Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

TMMSLB

Citação de: DMSG em 20 de Maio de 2013, 02:01
Citação de: TMMSLB em 20 de Maio de 2013, 01:57
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 01:53
Estou cansado de discutir treinadores...desde 2005 aqui a discutir treinadores.
Não acho que seja por aqui, nem de perto nem de longe.
Com a matéria prima que lhe foi dada...o homem fez milagres.

Precisamente.

A malta só vê treinador à frente, bem estávamos nós se bastasse trocar de treinador para resolver tudo.

Eu também sou da opinião que o problema esta no presidente e no resto da direcção, mas não acham que perder os últimos campeonatos da maneira que perdemos seja um bocado culpa do treinador também?

Nos 2 ultimos sim. Neste não.

Perdemos o campeonato porque empatamos contra o estoril depois de mandar 2 bolas ao poste, o lima a falhar imenso. Lesão do enzo e depois o carlos martins fez aquilo que todos sabemos.

Perdemos contra o porto num choriço aos 92. Quando eles tiveram no total do jogo 2 oportunidades de golo: 1 fora de jogo e a outra o golo dos 92min.

isto é a minha opinião.

GiiB_10

Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
Andaria a brincar aos Emersons.

O Jesus teve um plantel muito bom, se não o soube aproveitar melhor, é culpa dele. E não ter tido um lateral esquerdo e trinco suplente é culpa dele. Que só queria o Eliseu, e despachou o Airton por exemplo.

Ramiro Lopes

Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
Porque o Jesus não adora brincar aos Melgarejos nem nada...
Deram-lhe um campeão do mundo e pôs-se a brincar com um gajo que foi dispensado do Tranzbaspor em Dezembro...

Shoky

Citação de: Slb-Ag em 20 de Maio de 2013, 02:02
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
O Jesus também tem culpa no cartório: «Eliseu? Não é preciso.»
Jesus e Vieira estão intimamente ligados, são as faces da mesma moeda. Rasca.

O Jesus no Porto tinha um defesa esquerdo a sério.
E ganhava os putos dos 30 jogos do campeonato.

TMMSLB

Citação de: Slb-Ag em 20 de Maio de 2013, 02:02
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
O Jesus também tem culpa no cartório: «Eliseu? Não é preciso.»
Jesus e Vieira estão intimamente ligados, são as faces da mesma moeda. Rasca.

Onde é que ele disse isso? Primeiro o mito aqui era '' Eliseu ou ninguém '' agora é '' Eliseu não é preciso. '' ? Decidam.-se.

GiiB_10

Citação de: Ramiro Lopes em 20 de Maio de 2013, 02:03
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
Porque o Jesus não adora brincar aos Melgarejos nem nada...
Deram-lhe um campeão do mundo e pôs-se a brincar com um gajo que foi dispensado do Tranzbaspor em Dezembro...
Ora bem.
Só não vê quem não quer.

TMMSLB

Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:03
Citação de: Slb-Ag em 20 de Maio de 2013, 02:02
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
O Jesus também tem culpa no cartório: «Eliseu? Não é preciso.»
Jesus e Vieira estão intimamente ligados, são as faces da mesma moeda. Rasca.

O Jesus no Porto tinha um defesa esquerdo a sério.
E ganhava os putos dos 30 jogos do campeonato.

Quando derem 11 bons jogadores em cada posição ao JJ, ele fará o que fez em 09.

Shoky

Quando Vieira voltar a ter um Rui Vitória...logo voltamos ao normal com Vieira.
3ºs e 4ºs lugares.

Só eu é que nunca mais vejo este pesadelo sem fim terminar.
Puta que pariu.
Sempre a perder...e a culpa é sempre do treinador. Já não dou mais para este peditório.

Robert Dee

Citação de: GiiB_10 em 20 de Maio de 2013, 02:03
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
Andaria a brincar aos Emersons.

O Jesus teve um plantel muito bom, se não o soube aproveitar melhor, é culpa dele. E não ter tido um lateral esquerdo e trinco suplente é culpa dele. Que só queria o Eliseu, e despachou o Airton por exemplo.

€mersons

ptmam

Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.

Não tem ninguém que lhe meta o dedo no nariz, o Treinador tem de ser parte integrante na construção do plantel, mas tem de haver alguém que lhe faça ver as coisas. Começar sem lateral esquerdo foi uma asneira. E sem meio campo também poderia ter dado mau resultado, mérito para as invenções do JJ.

GiiB_10

Citação de: TMMSLB em 20 de Maio de 2013, 02:04
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:03
Citação de: Slb-Ag em 20 de Maio de 2013, 02:02
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
O Jesus também tem culpa no cartório: «Eliseu? Não é preciso.»
Jesus e Vieira estão intimamente ligados, são as faces da mesma moeda. Rasca.

O Jesus no Porto tinha um defesa esquerdo a sério.
E ganhava os putos dos 30 jogos do campeonato.

Quando derem 11 bons jogadores em cada posição ao JJ, ele fará o que fez em 09.
Tinha um mau onze este ano também?
Muito bom.

Amsterdam Vallon

Citação de: DMSG em 20 de Maio de 2013, 02:01
Citação de: TMMSLB em 20 de Maio de 2013, 01:57
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 01:53
Estou cansado de discutir treinadores...desde 2005 aqui a discutir treinadores.
Não acho que seja por aqui, nem de perto nem de longe.
Com a matéria prima que lhe foi dada...o homem fez milagres.

Precisamente.

A malta só vê treinador à frente, bem estávamos nós se bastasse trocar de treinador para resolver tudo.

Eu também sou da opinião que o problema esta no presidente e no resto da direcção, mas não acham que perder os últimos campeonatos da maneira que perdemos seja um bocado culpa do treinador também?

Na primeira semana de Setembro acreditavas que farias esta época? Eu digo-te que as minhas expectativas para esta época eram ZERO. O Benfica não planeou a época de forma a poder sustentar o sucesso que teve. O Jesus fez um trabalho notável este ano. Claro que dadas as circunstâncias perder este campeonato foi doloroso.

Shoky

Jesus é o principio e o fim deste Benfica.
É ele que segura o Benfica.
É o homem que faz com que este Benfica pareça quase um clube de futebol bem gerido.

Inacreditável. Um clube sem presidente, sem estofo, sem alma na sua direcção...quase a ganhar tudo graças a um treinador.

No verão mais do mesmo. Matic vendido a 31 de Agosto.
Enzo sai a 3 de Setembro. Sem substitutos.
Garay vai e fica Jardel...

Mais um plantel estraçalhado. Mais milagres e mais um melão no final da época.

TMMSLB

Citação de: GiiB_10 em 20 de Maio de 2013, 02:05
Citação de: TMMSLB em 20 de Maio de 2013, 02:04
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:03
Citação de: Slb-Ag em 20 de Maio de 2013, 02:02
Citação de: Shoky em 20 de Maio de 2013, 02:01
Se a estrutura do Benfica não fosse inexistente...Jesus não andaria a brincar aos Melgarejos e Carlos Martins.
O Jesus também tem culpa no cartório: «Eliseu? Não é preciso.»
Jesus e Vieira estão intimamente ligados, são as faces da mesma moeda. Rasca.

O Jesus no Porto tinha um defesa esquerdo a sério.
E ganhava os putos dos 30 jogos do campeonato.

Quando derem 11 bons jogadores em cada posição ao JJ, ele fará o que fez em 09.
Tinha um mau onze este ano também?
Muito bom.

Um meio campo que ele inventou? Quando a época já tinha começado? Que quando começou dizias que era uma merda? Tem noção pá.

E o defesa esquerdo que falharam em contratar? Ah já sei foi o JJ também.

pica_foices

vindo de um topico trancado

Citação de: benfiquista1984 em 20 de Maio de 2013, 01:58
Apesar de já existir um tópico sobre Jorge Jesus, resolvi criar 1 para o meu post visto que o que pretendo falar é muito extenso.

Boa noite, depois das emoções vividas do clássico e da final em Amesterdão, decidi expor o meu ponto de vista acerca dos últimos 4 anos de Jorge Jesus no comando do Benfica. Trata-se apenas de uma opinião que pode ser tão válida como qualquer outra.

   O Benfica nos últimos 4 anos tem vindo a desenvolver um trabalho superior em relação a anos transactos, no entanto julgo que muito mais se poderia ter alcançado durante estes anos. Várias vezes ficámos no "quase", "quase isto", "quase aquilo", não sei se me estão a entender...

Quais as razões que levaram que em 4 anos com tanto investimento monetário se ganhasse tão pouco?
   Bem as razões podem ser as mais variadas: mau planeamento da equipa no inicio da época, péssimas  arbitragens, bastante azar.

Estas razões valem à volta de 50 % do insucesso do Benfica, os outros 50 % são da inteira responsabilidade de Jorge Jesus, muitos de vós provavelmente pensarão, este "gajo" está a ser injusto, o Benfica só está no topo em todas as frentes graças ao treinador, eu reconheço que sim.
   Então estou a criar aqui algo de ambíguo ou antagónico, será que é possível que alguém possa ser ao mesmo tempo a "cura e a doença"?

   Eu penso que sim, o Jorge Jesus tem aspectos positivos, mas também aspectos negativos que acabam muitas vezes por anular o que o treinador faz de bom.
Julgo que após 4 anos esta é a melhor altura para fazermos um "raio-X" ao nosso treinador:

Então o que é que o treinador do Benfica tem que faz chegar tão longe?

   Na minha opinião, é o melhor do mundo a trabalhar os seus jogadores em termos tácticos, é incansável a dar indicações tendo em vista a perfeição táctica, isto no futebol moderno é essencial!
   Os jogadores do Benfica sabem sempre que terrenos pisar, e quando não sabem levam prontamente reprimenda, mesmo aqueles que revelam alguma relutância em fazer o que o treinador pede, são a seu tempo vencidos pela repetição incansável de Jorge Jesus.

   Outro aspecto positivo, é um aspecto que para muitos é motivo de risota, a maneira do treinador comunicar para com os seus atletas parece-me ser muito boa, fala uma língua simples (sem recorrer a Manuel machades), em que os jogadores interiorizam tudo.
   Não podemos confundir a comunicação efectuada nas conferências de imprensa e a comunicação que ele faz com os seus jogadores, são maneiras de comunicar completamente diferentes.
   Na verdade, em termos de comunicação a imprensa, não julgo que seja mau é apenas mediano, mas também o futebol não precisa assim de tantos "mind games", o que precisa é de ser jogado no relvado.
   Um aparte, um dos piores treinadores que vi no Benfica nos últimos 10 anos foi o senhor Quique Flores, era um mestre nas conferências de imprensa e um desastre na arte de treinar.

   Em termos de matéria disciplinar, observa-se que o treinador do Benfica tem mão nos seus jogadores. De facto conseguir manter na ordem jogadores como Cardozo, Enzo Perez, Carlos Martins não é para todos...
   E se olharmos com atenção para o trajecto de Jorge Jesus, não se vê grandes atritos entre jogadores e treinador, sim por vezes (principalmente jogadores que saíram do Benfica) vê-se uma boca ou outra mas nada de por ai além.
Nota-se que em termos gerais os jogadores gostam do treinador ,respeitam-no e um ponto muito importante – não o esquecem.


   Algo ligado ao respeito que os jogadores nutrem pelo treinador, é a sua personalidade, que parece-me ser bastante temperamental. Não quero entrar muito por este aspecto porque seria necessário conviver com a pessoa em causa, portanto tudo isto é pura especulação.
   Como já disse acima dá a ideia de ser temperamental mas muito directo com os jogadores, é bem possível que diga aquilo que pensa sem muitos rodeios. Coloco-me na posição de jogador de futebol e posso dizer que seria a melhor coisa que me poderiam fazer, nunca gostei de joguinhos...
Nota-se que é alguém muito determinado.

Depois dito isto, onde é que Jorge Jesus falha?

   A primeira questão tem haver com aquilo que disse acima, a sua determinação é boa, até certo ponto!
   Havia uma pessoa que eu conhecia que dizia que quando a teimosia passa aquilo que é aceitável transformasse em burrice.
   Se observar-mos, foi a sua persistência e determinação que criaram magníficos jogadores de futebol: Di maria (que muita gente anunciava o seu regresso à argentina), fabio coentrão (perdido em empréstimos), o cardozo neste momento é muito mais jogador do que na altura que Jorge Jesus chega ao Benfica, ele estava sempre relegado no Banco (se bem me recordo a sua utilização foi preterida em relação ao suazo).
Javi Garcia também foi seu produto, hoje em dia temos o Enzo transformado em médio, por ai adiante...
   Só que isto não têm sido só rosas. Neste capitulo temos o pior de Jorge Jesus e que nos custou muito sofrimento de bancada:
A utilização de jogadores que toda a gente, observa que não têm capacidade mínima para jogar no Benfica. Todos os anos o treinador do Benfica tem um jogador, que eu lhe chamo o jogador fetiche:

   O primeiro foi a utilização de Roberto como guarda-redes, mesmo que ele fosse bom jogador, via-se à distância que estava emocionalmente perturbado, a sistemática perda de pontos devido aos "patos" escandalosos que levava deixava-o cada vez mais intranquilo, digamos que era como um efeito domino. Jorge Jesus em vez de meter um ponto final na situação constrangedora, achou que aquilo iria mudar, a sua determinação foi tão longe que o Benfica perdeu mais de uma dezena de pontos (à volta disso) por culpa de um guarda-redes que não estava capaz de jogar nem numa terceira divisão. Eu tenho quase a certeza que com um Guarda-rede minimamente capaz (era preferível um júnior) teríamos lutado pelo título nesse ano.

   O segundo caso alarmante, a utilização Emerson. Se o primeiro caso ainda poderiamos referir que Jorge Jesus estaria obrigado de certa maneira a usar o Roberto, porque o seu preço (10 milhões de euros, julgo eu) assim o exigia. Neste caso foi um jogador barato. Eu que não sou nenhum expert na matéria mas vi logo nos 3 primeiros jogos que era 1 jogador muito fraco. Lembro-me que em cada 10 passes que efectuava, falhava 6. Não sabia colocar-se no terreno, tinha estampa física mas não sabia como usá-la, não era rápido.... Enfim não servia para nada.
Aquele lado esquerdo era uma auto-estrada.
Auto-estrada essa que serviu para o Porto ser campeão.

   O terceiro caso e o mais recente fetiche de Jesus, chama-se Roderick Miranda, não vou falar nas qualidades do jovem por respeito. Formou-se no Benfica e isso merece a minha consideração.
Fico-me por isto: alguém tem de lhe dizer que se enganou na profissão, enquanto ainda é tempo.

Poderia falar na utilização errada de outros jogadores mas abstenho-me de o fazer porque estes são aqueles que mais prejudicaram o Benfica.


   
   Ligado à falta de qualidade de alguns jogadores está a falta de olho que o nosso treinador tem, de facto seria um péssimo olheiro (pelo menos no Benfica), a grande parte dos jogadores que ele recomendou para contratação são de péssima qualidade, alguns exemplos são: Kardec, Felippe menezes etc.
Alguns acertou é certo, ao que parece foi ele que deu o aval na contratação de Matic. Mas foram mais os erros que os acertos...

E se aliar-mos o excesso de determinação (teimosia) a erros estratégicos?

Este é o ponto onde Jorge Jesus pensa ser mais forte mas não é!
Quer dizer, ele em grande parte dos jogos estrategicamente até se safa: Monta a equipa inicial bem, faz as substituições de forma eficaz...
   Dá-me a sensação que a pressão de jogos de grande envergadura ou de importância vital lhe faz perder a lucidez.
O que eu quero dizer é que nos momento críticos Jesus falha!

Já foram bastantes e que custaram pontos e eliminatórias. Os erros estratégicos que mais me custaram foi a utilização de David luiz a lateral esquerdo com o Porto e com o Liverpool.
   Obviamente que tenho de referir estes mais recentes, que foi a utilização de Carlos Martins e Aimar no jogo com o Estoril.  Há muito que deveria se ter tido uma conversa com o Carlos e explicar-lhe que não tem mais condições para jogar no Benfica. Neste caso poderia-se subir o Miguel Rosa que não é extraordinário mas é jovem e acima da média. O mesmo se aplica a Aimar.
Podem não acreditar mas no momento que vi o Carlos entrar no Benfica pensei logo no pior.

   O erros estratégicos iniciais não se aplicaram ao jogo de ontem com o Porto. Ao contrário da maior parte das pessoas considero que no jogo de ontem Jesus pensou muito bem a mecânica que deveria aplicar, digo que a maneira de jogar do Benfica foi das mais inteligentes que já vi e que ninguém no seu perfeito juízo iria jogar aberto sabendo que o meio campo do Porto é fortíssimo.
Não existiram erros estratégicos, mas apareceu o jogador fetiche deste ano que naquela jogada do Kelvin poderia ter feito muito melhor. Mas enfim não se pode culpar quem não tem culpa.
Não é o Roderick quem escolhe quem entra, ele simplesmente entra e faz aquilo que sabe, ponto final.
Diga-se de passagem que o Aimar também não foi fazer nada no jogo.

Há pessoas que me dizem: "então e tu punhas quem a jogar?"; "O Jesus não tem mais ninguém"·

   A minha resposta é que num clube com a dimensão do Benfica, com equipa B e camadas jovens, há sempre opções. Sempre!
Vejam o exemplo de Mourinho, não joga Pepe, lança Varane.
Se o Benfica não tem ninguém na equipa B capaz, que vá aos juniores, não me venham com a treta de queimar etapas, que isso não cola, vejam as equipas holandesas não têm problemas com isso. Além do mais o plantel do Benfica tem jogadores experientes que podem apoiar qualquer jovem que apareça.

Já agora onde anda André Gomes!?

   Por fim o último problema de Jesus, que admito seja pouco consensual, varia de pessoa para pessoa. A táctica usada para se ganhar jogos é em minha opinião importantíssima.
   Continuo com a opinião que um sistema tão aberto de jogo é demasiado perigoso, é como viver constantemente no limbo, sem contar que os jogadores de meio-campo são submetidos a uma carga de esforço quase "paranormal". Fico perplexo como é que Matic e Enzo não estão em sub-esforço.
Quer dizer se calhar até estão...
Este problema levar-nos-ia a um outro problema a gestão de esforço efectuado por Jesus. Fica para outra altura, porque ai também tinha muito por onde pegar.

Posto isto, vê-se que as próximas temporadas serão ricas no lado bom e no pior de Jesus.
A incógnita no inicio de cada época é simples: qual dos dois lado penderá mais para este ano?

Não menciono nada referente a Amesterdão porque penso que neste caso Jorge Jesus fez tudo o que podia, aqui foi mesmo falta de sorte. :disgust:

Resta-me apenas observar 1 pseudo-treinador ganhar outro campeonato sem saber ler e escrever.


E pluribus unum.