Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

ivodaniello

Citação de: Çula em 10 de Agosto de 2013, 18:26
Citação de: Slb-Ag em 10 de Agosto de 2013, 18:07
Citação de: TioPatinhas em 10 de Agosto de 2013, 17:45
Este Benfica em posse de bola há muito tempo que joga numa especie de 3-4-3, quase num 3-3-4, contra equipas mais fracas. Os laterais sobrem demasiado, o central do lado onde se sai a jogar abre na lateral, o Matic recua quase para central e a partir daí é um caos tático. Depois a posse de bola é fraquissima o que nos faz perde-la facilmente e expor-nos a contra-ataque com superioridade numerica do adversário.

Um 3-5-2 com 3 centrais desse perfil nunca resultaria, e em Portugal, onde os jogadores não têm bases nenhumas desse sistema, tenho sérias duvidas que resultasse. Agora, havendo alguem suficientemente louco para fazer uma coisa dessas, seria o JJ.
Lembro-me do V. Guimarães do Inácio que testou isso numa pré-época «para ver o que isto dá», e acabaram por fazer uma excelente época com esse sistema táctico.

No ano em que tiveram que jogar muitos jogos em Felgueiras?
Se bem me lembro resultou numa primeira fase, porque depois aquilo começou a correr mal. Nem sei se nesse ano conseguiram ir à Europa.

Acho que sim. Foi no ano em quando lá fomos jogar os nossos adeptos rebentaram um petardo num jogador deles. MAs também não me lembro muito da prestação deles nessa época

Bethinho

Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 17:39
Pessoal,

Tinha feito isso na brincadeira, e depois a olhar para isso pus-me a pensar, será possível esse tipo de tática resultar numa equipa dita "grande" ?

O 3-5-2 é viável ?! Tirando equipas holandeses, e algumas seleções (Uruguai), onde já viram essa tática ?

Algum dia poderia resultar num BENFICA ?

se em vez de Salvio e Gaitan tivessemos um Maggio e um Jordi Alba,por exemplo,sim.

Zlatan

Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 18:47
Citação de: Zlatan em 10 de Agosto de 2013, 18:42
Prefiro o 3-4-3 ao 3-5-2, mas ambos, bem oleados, dificilmente são anulados.

Mas então porque todos os grandes treinadores optam pelo 4x5x1 ? Quase todas as equipas de top Mundial jogam é em 4x5x1 ....

Eu só disse que prefiro o 3-4-3 em relação ao 3-5-2. A minha táctica "preferida" é o 4-3-3 ou 4-2-3-1, como queiras.

pec

Há uns tempos tinha lido que as formações de três centrais caíram de moda por tantas equipas jogarem com apenas um avançado na frente e também pelos desequilíbrios que acontecem na zona lateral onde os extremos flectem para o meio e o lateral sobe para dar largura.

ivodaniello

Eu prefiro o 4-4-3. Se jogássemos assim tenho a certeza que seríamos campeões.

Flirt4ever

Citação de: Zlatan em 10 de Agosto de 2013, 18:52
Mas então porque todos os grandes treinadores optam pelo 4x5x1 ? Quase todas as equipas de top Mundial jogam é em 4x5x1 ....
Eu só disse que prefiro o 3-4-3 em relação ao 3-5-2. A minha táctica "preferida" é o 4-3-3 ou 4-2-3-1, como queiras.
Sim, eu percebi. Mas ambas são apenas com 3 defesas. A pergunta mantém-se. Porque é que nenhum dos grandes de TOP mundial utiliza táticas com apenas 3 defesas, se todos dizem que são muito dificil de anular ?

Eu gosto do 3-5-2, mas apenas em plano teórico, na prática nunca vi nenhum que resultasse em pleno...

Flirt4ever

Citação de: ivodaniello em 10 de Agosto de 2013, 18:56
Vitor Pereira Concorda, mas Jorje Jesus diz que é a tática mais fácil de anular.....

ivodaniello

Citação de: Flirt4ever em 10 de Agosto de 2013, 18:58
Vitor Pereira Concorda, mas Jorje Jesus diz que é a tática mais fácil de anular.....

Mas eu não concordo com o Jorjus pois nos ultimos confrontos contra o Vitó tem tido dificuldade em anular essa tática.

mojo_j0jo

a equipa mais forte q deve andar por aí com um 3-5-2 deve ser a juventus, e o ano passado correu-lhes mal a champions, mas continuo achar q ficaram muito aquém do q podiam ter jogado na eliminatoria frente ao bayern

Zlatan

Flirt4ever, tens o caso da Juventus ou da selecção italiana.

cheio

Citação de: ivodaniello em 10 de Agosto de 2013, 19:00

Mas eu não concordo com o Jorjus pois nos ultimos confrontos contra o Vitó tem tido dificuldade em anular essa tática.

E o impressionante é que os jogos contra o Vitó, só se focou em tentar anular o Porto para não perder, e nem isso  :tomates:

Çula

Por vários motivos. O principal é mesmo a complexidade em trabalhar uma defesa a 3 homens. Estas tácticas só resultam (entre muitos factores) se houver uma harmonia e entreajuda muito grande entre os 3 defesas os dois laterais/extremos e ainda o jogador mais recuado do meio campo. Não é fácil.

O que aconte na maior parte das vezes (e pela sua complexidade) é estas equipas apresentarem-se muito mais num 5-3-2 até as rotinas começarem a aparecer, e isso não é compativel em equipas que lutam por titulos.

É muito mais seguro e fácil trabalhar uma base de 4 defesas e depois partir para as rotinas do meio campo para a frente.   

ivodaniello

Citação de: cheio em 10 de Agosto de 2013, 19:04
Citação de: ivodaniello em 10 de Agosto de 2013, 19:00

E o impressionante é que os jogos contra o Vitó, só se focou em tentar anular o Porto para não perder, e nem isso  :tomates:

O Porto é uma equipa fortissima, super competitiva em todas as frentes por isso comprendo a sua humildade. Até parece que o homem treina o Benfica ou um clube desse nível.

Çula

Citação de: ivodaniello em 10 de Agosto de 2013, 18:50
Citação de: Çula em 10 de Agosto de 2013, 18:26
Citação de: Slb-Ag em 10 de Agosto de 2013, 18:07
Citação de: TioPatinhas em 10 de Agosto de 2013, 17:45
Este Benfica em posse de bola há muito tempo que joga numa especie de 3-4-3, quase num 3-3-4, contra equipas mais fracas. Os laterais sobrem demasiado, o central do lado onde se sai a jogar abre na lateral, o Matic recua quase para central e a partir daí é um caos tático. Depois a posse de bola é fraquissima o que nos faz perde-la facilmente e expor-nos a contra-ataque com superioridade numerica do adversário.

Um 3-5-2 com 3 centrais desse perfil nunca resultaria, e em Portugal, onde os jogadores não têm bases nenhumas desse sistema, tenho sérias duvidas que resultasse. Agora, havendo alguem suficientemente louco para fazer uma coisa dessas, seria o JJ.
Lembro-me do V. Guimarães do Inácio que testou isso numa pré-época «para ver o que isto dá», e acabaram por fazer uma excelente época com esse sistema táctico.

No ano em que tiveram que jogar muitos jogos em Felgueiras?
Se bem me lembro resultou numa primeira fase, porque depois aquilo começou a correr mal. Nem sei se nesse ano conseguiram ir à Europa.

Acho que sim. Foi no ano em quando lá fomos jogar os nossos adeptos rebentaram um petardo num jogador deles. MAs também não me lembro muito da prestação deles nessa época

Acho que foi o Mirandinha.
Nesse jogo empatámos com um golo do Za, depois de uma falta escandalosa do Simão sobre o lateral deles.