Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Çula

Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:26
Citação de: Çula em 28 de Novembro de 2013, 12:21
Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:18
Citação de: PAslb em 28 de Novembro de 2013, 10:12
Há 2 assuntos que queria abordar:

1º Deviam meter um adesivo na boca do JJ, a conferência de imprensa de ontem foi vergonhosa, aliás, a grande maioria das conferências de imprensa do JJ são vergonhosas e eu já nem as oiço, é uma perda de tempo...

2º Neste caso de elogio. A substituição do Enzo pelo Rodrigo aos 87 minutos foi decisiva para a vitória, já que 3 minutos depois, o Rodrigo marca o golo da vitória. O JJ já fez muitas substituições absurdas, mas ontem acertou em cheio.
O JJ deveria ter acompanhamento para saber o que dizer e não dizer nas Conferências de Imprensa. Não nos termos de levar a censura, nada disso, apenas e só aconselhá-lo de forma a proteger-se a si, à equipa e ao clube.
Devia ainda ter umas liçõezinhas para ver se aprende a exprimir-se melhor.

Ele tenta ter esse acompanhamento com o Manuel Sérgio, ao nivel do pensamento lógico e não só. Mas faltam-lhe bases para depois passar ao patamar seguinte.
Costuma-se dizer que "burro velho não aprende linguas". Não é bem verdade, pode é ter mais dificuldade.
Alguém que ambicione chegar a um dia a um clube de topo tem que saber desde cedo procurar ter outro tipo de discurso e tentar ir modulando também a forma do discurso.

Mas no caso do Jesus é um pouco diferente, Sousa.
O homem tem mesmo muitas limitações ao nivel do discurso, já nas ideias não tanto.

O que se vê em algumas situações é ele querer passar uma ideia com sentido mas que depois fica amarrado à falta de bases ao nivel do discurso, e depois saem pérolas como as que todos sabemos. Pior do que não dominar os termos é dize-los mal durante anos a fio, são coisas muito dificeis de mudar na idade dele.

Agora, concordo em absoluto que deveria haver alguém da estrutura a tentar limitar essa carências, o Jesus só tem a ganhar com isso.

Outra coisa, esta história do discurso só é alvo de gozação (às vezes de uma falta de gosto gritante) porque os ultimos anos foram o que foram, porque eu lembro-me perfeitamente o que é que por aqui se pensava e se dizia quando ainda andava tudo em lua de mel com o homem.

Slb23

Ouvir o JJ falar de futebol é apaixonante, ele sabe muito mesmo mas concordo com o Çula quando fala nas suas dificuldades de expressão.

E tivesse ele ganho nos últimos anos e toda a gente o identificava como uma personagem fantástica.

pcssousa

De acordo, mas o Benfica é o Benfica, fica sempre melhor ter um treinador que se saiba expressar.
Mas sim, eu sei que o que conta mais é ganhar e que tivemos muitos treinadores estrangeiros (por sinal com mais sucesso que os portugueses) e que teriam ainda outras dificuldades, inerentes à lingua.

Vieri

O problema não é o jogo de ontem, como é evidente. Nem sequer das substituições. Ganhamos, siga!
O pessoal aqui critica tudo, mesmo o que não merece crítica, porque já sabe como isto vai acabar, já conhece o filme.

O grande problema são os 3 anos seguidos de fracassos, de falhanços em momentos decisivos, de desperdícios de vantagens no campeonato, de táctica suicida e derrotas em jogos a doer, de repetidas humilhações.
Depois há a renovação e o salário milionário que ninguém percebe.
Por fim, há aquela personalidade narcisista, quase lunática, com um discurso em que o caminho acaba sempre no umbigo dele, na vitória e na derrota, da qual ele nunca é pai.
O discurso em que faz dos outros parvos, sem ponta de humildade ou realismo, como quando diz que o momento do jogo foi a entrada de A ou B, só para puxar a si os louros, mas nunca há momentos decisivos nas derrotas, só desculpas (ridículo!).

Tudo isto somado não faz dele um mau treinador, simplesmente o tornam hoje uma figura que me é insuportável.

Spartans

E quem assiste o Rodrigo para o golo é outro jogador lançado pelo treinador.

Não me lixem.

Pode ser um bronco a falar, um presunçoso e um arrogante. Podem até considerá-lo incompetente de um ponto de vista técnico. Até podem considerar que, em abstracto, as substituições tinham tudo para resultar num grande redondo "nada".

Sorte? Grande parte sim, mas também mérito, por mais que o neguem.

Abram um tópico à Sr.ª Sorte vão para lá cascar-lhe não ter protegido o audacioso Anderlecht.

pcssousa

Citação de: Slb23 em 28 de Novembro de 2013, 12:37
Ouvir o JJ falar de futebol é apaixonante, ele sabe muito mesmo mas concordo com o Çula quando fala nas suas dificuldades de expressão.

E tivesse ele ganho nos últimos anos e toda a gente o identificava como uma personagem fantástica.
Lembro-me de uma entrevista qualquer do palhacito do Rui Reininho.
A certa altura perguntaram-lhe acerca de JJ, ele respondeu mais ou menos isto:
" eu costumava troçar de JJ, até que dois ou três dias antes da supertaça (perdida para o porto de AVB) me encontrei num evento com AVB e lhe desejei sorte para a supertaça. Ele disse-me que bem precisava dela e eu brinquei com o facto de JJ ser um bocado bronco. Ele respondeu logo que JJ era das pessoas que mais percebia de futebol em Portugal e que o respeitava muito, teria obrigatóriamente que ganhar a Supertaça para marcar posição pois de outra forma o porto teria uma época bem complicada, mas para isso era preciso surpreender o Benfica".

O resto da história já vocês sabem.

Çula

Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:42

" eu costumava troçar de JJ, até que dois ou três dias antes da supertaça (perdida para o porto de AVB) me encontrei num evento com AVB e lhe desejei sorte para a supertaça. Ele disse-me que bem precisava dela e eu brinquei com o facto de JJ ser um bocado bronco. Ele respondeu logo que JJ era das pessoas que mais percebia de futebol em Portugal e que o respeitava muito, teria obrigatóriamente que ganhar a Supertaça para marcar posição pois de outra forma o porto teria uma época bem complicada, mas para isso era preciso surpreender o Benfica".

Esse jogo marca claramente um antes e um depois nos anos recentes do Benfica.
E o culpado foi o treinador.

Slb23

O que define as pessoas são momentos e no futebol isso passa por ganhar ou perder. Ele tem perdido logo é gozado, se ele tem ganho era uma figura mitica e o tom jocoso que se usa para certas expressões dele dariam lugar a expressões miticas criadas por ele.

pcssousa

Citação de: Vieri em 28 de Novembro de 2013, 12:38
O problema não é o jogo de ontem, como é evidente. Nem sequer das substituições. Ganhamos, siga!
O pessoal aqui critica tudo, mesmo o que não merece crítica, porque já sabe como isto vai acabar, já conhece o filme.

O grande problema são os 3 anos seguidos de fracassos, de falhanços em momentos decisivos, de desperdícios de vantagens no campeonato, de táctica suicida e derrotas em jogos a doer, de repetidas humilhações.
Depois há a renovação e o salário milionário que ninguém percebe.
Por fim, há aquela personalidade narcisista, quase lunática, com um discurso em que o caminho acaba sempre no umbigo dele, na vitória e na derrota, da qual ele nunca é pai.
O discurso em que faz dos outros parvos, sem ponta de humildade ou realismo, como quando diz que o momento do jogo foi a entrada de A ou B, só para puxar a si os louros, mas nunca há momentos decisivos nas derrotas, só desculpas (ridículo!).

Tudo isto somado não faz dele um mau treinador, simplesmente o tornam hoje uma figura que me é insuportável.
Claro.
JJ não devia ter continuado no Benfica depois de em 3 anos ter apenas conquistado duas taças da Liga. Logo à partida porque isso dá uma imagem de falta de exigência.
A ficar, jamais seria com o mesmo salário. Que lho reduzissem substancialmente e lhe aumentassem exponencialmente os bónus por conquistas.

Depois parece ter um ego do tamanho do Mundo... a verdade é que tem alguma debilidade e tenta transparecer algo que não é para o ocultar.

Slb23

Citação de: Çula em 28 de Novembro de 2013, 12:44
Esse jogo marca claramente um antes e um depois nos anos recentes do Benfica.
E o culpado foi o treinador.
Discordo que tenha sido o treinador.

A preparação dessa época foi anedótica...

pcssousa

Citação de: Slb23 em 28 de Novembro de 2013, 12:45

O que define as pessoas são momentos e no futebol isso passa por ganhar ou perder. Ele tem perdido logo é gozado, se ele tem ganho era uma figura mitica e o tom jocoso que se usa para certas expressões dele dariam lugar a expressões miticas criadas por ele.
Mais ou menos mas não só.

Lembro-me do malogrado rambo, com quem tive longas conversas telefónicas, se mostrar agastado com a "forma ordinária" (palavras do próprio) como JJ se expressava e da má imagem que isso dava do próprio clube. E isto numa altuar em que JJ ainda estava em estado de graça.

Vieri

Acho que ninguém se atreve a dizer que o JJ não percebe muito de futebol, até pelos anos que leva disto.
Outro é o Jesualdo. Gosto muito de o ouvir falar de futebol e a dissecar um jogo em que interveio não há igual, parece que viu o jogo de fora de tão fiel que é a tudo que se passou.

Slb23

Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:47
Mais ou menos mas não só.

Lembro-me do malogrado rambo, com quem tive longas conversas telefónicas, se mostrar agastado com a "forma ordinária" (palavras do próprio) como JJ se expressava e da má imagem que isso dava do próprio clube. E isto numa altuar em que JJ ainda estava em estado de graça.
Sousa ele na época passada se faz o triplete tudo era esquecido...

É o futebol.

PAslb

Citação de: CPA em 28 de Novembro de 2013, 12:12
Incrível a (quase) unanimidade benfiquista contra este tipo...
Aqui sim, mas aqui as pessoas são muito influenciáveis e pensa-se pouco antes de escrever

Vieri

Citação de: PAslb em 28 de Novembro de 2013, 12:49
Citação de: CPA em 28 de Novembro de 2013, 12:12
Incrível a (quase) unanimidade benfiquista contra este tipo...
Aqui sim, mas aqui as pessoas são muito influenciáveis e pensa-se pouco antes de escrever

Este teu post parece-me a prova evidente disso, mas não creio que seja a regra...