Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

L3GEND

Se o Jota conseguir perder este campeonato, merece uma estátua no Estádio da Luz. Tanto fracasso, de forma tão monumental, seria um feito bem maior do que o Guttman ganhar 2 Taças dos Campeões Europeus.

Çula

Citação de: Endless em 06 de Março de 2014, 01:08
E desculpa que diga isto, mas dizer que um treinador não se avalia só nos títulos é pura treta...
Qualquer treinador é avaliado na obtenção dos seus objectivos. No nosso caso, os nossos objectivos são os títulos, e será esse o parâmetro principal de avaliação de Jesus.

Fazer evoluir jogadores (e consequentemente a equipa) é inerente às suas funções. Os jogadores são as suas ferramentas para alcançar o sucesso. Gabar-se da evolução das suas ferramentas (quando falha) soa um pouco a uma falácia. No fundo seria ver um carpinteiro, que tem por objectivo final construir uma cadeira, falhar nesse propósito, vir-se gabar do seu martelo e serrote...

As coisas não são assim tão lineares.
Camacho em ano e meio ganhou uma Taça de Portugal e na minha opinião foi dos treinadores mais importantes da nossa história recente.

Shoky

Citação de: _JonasThern_ em 06 de Março de 2014, 01:17
Citação de: Shoky em 06 de Março de 2014, 01:13
Citação de: _JonasThern_ em 06 de Março de 2014, 01:13
Eu na época passada não acho que tenha sido borrar a cueca. Não acho mesmo. Acho que foi até o contrário. Confiança a mais. Estava a ser uma época próxima da perfeição e ninguém pensou que fosse o Estoril, na Luz, a por tudo em risco...

Estavamos todos cagadinhos...
Fizemos jogos de merda contra Olhanense, Sporting e Maritimo.

Olhanense não concordo. Foi um jogo seguro. Sporting sim, acusámos a pressão. O Marítimo era o "jogo final". O tal jogo de nervos em que o tínhamos que jogar com pinças para, com maior ou menor dificuldade, assegurar a vitória. Foi o que fizemos. E era o que deveríamos ter feito contra o Estoril. Mas "já estava no papo".

Bela visão romântica.
Olhão foi um jogo fodido salvo por um tiro de Salvio, inspiração pura.
Sporting péssimo, péssimo, péssimo. Novamente Salvio.

Marítimo o cúmulo. 1-0 cedo num penalty. Trancas à porta. Marítimo sempre por cima. 1-1.
O 2-1 surge a 18 minutos do fim num auto-golo ridiculo.

Borsalin

Citação de: Mestre30 em 06 de Março de 2014, 01:14
Eu na época passada não acho que tenha sido borrar a cueca. Não acho mesmo. Acho que foi até o contrário. Confiança a mais. Estava a ser uma época próxima da perfeição e ninguém pensou que fosse o Estoril, na Luz, a por tudo em risco...
Ano passado o que eu acho que foi perdido por incompetência pura foi a final no Jamor.
Concordo...

Shoky

O Exemplo que coloquei do jogo da Taça contra o Porto é só para mostrar que é-me impossível ver aquele homem, completamente perdido no tempo e espaço, sem confiança e cheio de medo do rival...a levar o Benfica a uma hegemonia de vitórias.

Parece-me que uma versão muito forte do Porto é suficiente para o colocar em pânico.

Çula

Olhanense e Marítimo, Shoky? Não concordo.
Em Olhão fizemos uma bela primeira parte e merecíamos ir para o intervalo com uns dois golos de vantagem. Contra o Marítimo fizemos um fraca primeira parte mas depois massacrámos na segunda, fartámos-nos de falhar golos e ainda mandámos umas duas bolas aos ferros. Contra o sporting sim, salvou-se o resultado.

Shoky

Citação de: Çula em 06 de Março de 2014, 01:22

Em Olhão fizemos uma bela primeira parte e merecíamos ir para o intervalo com uns dois golos de vantagem. Contra o Marítimo fizemos um fraca primeira parte mas depois massacrámos na segunda, fartámos-nos de falhar golos e ainda mandámos umas duas bolas aos ferros. Contra o sporting sim, salvou-se o resultado.

Bem...parece que tenho uma imagem errada desse jogo com o Marítimo.
Estava tão nervoso a vê-lo que se calhar fiquei com a ideia errada.

brazio

Incompetência foi empatar contra o Estoril em casa.

Foi esse jogo que precipitou tudo bastava olhar para a cara do catedrático quando viu que a almofada dos 4 pontos antes de irmos ao dragão tinha ido ao ar...

Era o pânico e o desespero de quem não acreditava que seria capaz de pontuar no dragão... E isso passou para os jogadores.

Um treinador à altura dos pergaminhos do Benfica de forma alguma falhava naquele jogo.

_JonasThern_

Citação de: Shoky em 06 de Março de 2014, 01:19
Citação de: _JonasThern_ em 06 de Março de 2014, 01:17

Olhanense não concordo. Foi um jogo seguro. Sporting sim, acusámos a pressão. O Marítimo era o "jogo final". O tal jogo de nervos em que o tínhamos que jogar com pinças para, com maior ou menor dificuldade, assegurar a vitória. Foi o que fizemos. E era o que deveríamos ter feito contra o Estoril. Mas "já estava no papo".

Bela visão romântica.
Olhão foi um jogo fodido salvo por um tiro de Salvio, inspiração pura.
Sporting péssimo, péssimo, péssimo. Novamente Salvio.

Marítimo o cúmulo. 1-0 cedo num penalty. Trancas à porta. Marítimo sempre por cima. 1-1.
O 2-1 surge a 18 minutos do fim num auto-golo ridiculo.

Epah... Foram 3 jogos em que os estava a ver e sentia que, mais cedo ou mais tarde, íamos marcar e ganhar. Total confiança na equipa apesar de serem jogos menos conseguidos. Em relação ao de Olhão acho mesmo que foi um jogo "normal", em que o mais forte ganhou naturalmente. Os outros dois foram exibições mais pobrezinhas, principalmente o do Sporting, mas sentia que aquela dinâmica de vitória acabava por se sobrepor. O que aconteceu.

O jogo com o Estoril foi diferente. É complicado explicar mas mesmo depois do Maxi marcar o golo do empate tinha aquela sensação que iam foder tudo. A atitude dos jogadores foi diferente... E quando deram por ela já não conseguiram controlar o jogo...

Shoky

É como disse atrás...até tenho medo de falar nisto desta forma, sob risco de agoirar, mas se o Jesus ganhar este campeonato, não tenho dúvida nenhuma que é porque o Porto não foi à Tópreira...ou seja não conseguiu manter-se à coca, sem nos dar margem.

Acredito que mesmo sendo o Porto dos Licás...se se fossem mantendo a 4 ou 5 pontos apenas de distância até à 29ªjornada...o Benfica ia foder tudo outra vez.

Çula

Citação de: Shoky em 06 de Março de 2014, 01:23
Citação de: Çula em 06 de Março de 2014, 01:22

Bem...parece que tenho uma imagem errada desse jogo com o Marítimo.
Estava tão nervoso a vê-lo que se calhar fiquei com a ideia errada.

Estavas era bêbedo!

Eu não sou muito bom em termos de memórias recentes mas do jogo do Funchal lembro-me bem, e era uma injustiça se não ganhássemos aquilo.

Manuel Simões

Revejam o falhanço do Maxi logo no início da segunda parte contra o Estoril.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=g8Keoxb3axs#t=55
Imaginem agora como tudo poderia ter sido diferente.

Shoky

Citação de: Manuel Simões em 06 de Março de 2014, 01:26

Foi claramente o momento do jogo.
Tinhamos sido campeões...e ganho a Taça de Portugal.
A Liga Europa não sei.

Manuel Simões

Citação de: Shoky em 06 de Março de 2014, 01:27
Citação de: Manuel Simões em 06 de Março de 2014, 01:26

Foi claramente o momento do jogo.
Tinhamos sido campeões...e ganho a Taça de Portugal.
A Liga Europa não sei.

A Liga Europa é para colocar numa prateleira à parte das competições internas.

MSAM

Foi tudo isso e tentarem ser campeões no dragão nos descontos quando o jogo estava controlado, consequência deu num contra-ataque e o resto da história já nós sabemos.