Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Zlatan

Citação de: PAslb em 10 de Março de 2014, 19:55
Citação de: Toronto_SLB em 10 de Março de 2014, 19:54
Ao ganhar o campeonato, JJ e' para ficar!!  :metal:
Isso nem se discute.

Não percebo porquê. Se quando perdeu tudo devia ter saído (palavras tuas), por ganhar o campeonato já pode ficar?

x@ng@i

A época está a ser igual ou pior às 2 anteriores..  A grande diferença é que os porcos estão piores.. Com isto não quero dizer que se está a trabalhar mal, mas, podia ser muito melhor.

SkiL

Está a ser pior que as anteriores? Em quê???
Está a ser uma época diferente, muito menos golos sofridos, por exemplo, um estilo de jogo bem mais seguro... logo são motivos  para que seja uma grande época, é apenas manter toda esta solidez.

nightcrowler

Citação de: lonstrup em 10 de Março de 2014, 20:03
Se ganhar ao campeonato é para ficar, então o ano passado e no anterior ao perder o campeonato deveria ter saído? O critério é esse? Porque a diferença entre ser e não ser campeão pode se dever a um penalti falhado, ou uma bola que bate no poste e em vez de sair entra.

O Benfica tem de respirar, e quanto mais tempo mantivermos sempre os mesmos, mais a nossa caixa toraxica se vai adptando e moldando a essas pessoas.

A Mudança faz bem, não devemos ter medo de tentar ser melhor, de tentar arriscar, de tentar inovar e evoluir. Errar, todos podem errar. A diferença é saber se todos têm a coragem de tentar, ou se todos têm medo de errar.

meu caro, para variar, discordo.
o JJ se for campeão, tem que continuar.

para mim, mudar é ter a coragem de manter um treinador durante bastante tempo, "romper" o ciclo habitual de trocar de treinador de ano a ano.

se for campeão, fica. não faz sentido.

lonstrup

Citação de: nightcrowler em 10 de Março de 2014, 20:21
Se ganhar ao campeonato é para ficar, então o ano passado e no anterior ao perder o campeonato deveria ter saído? O critério é esse? Porque a diferença entre ser e não ser campeão pode se dever a um penalti falhado, ou uma bola que bate no poste e em vez de sair entra.

O Benfica tem de respirar, e quanto mais tempo mantivermos sempre os mesmos, mais a nossa caixa toraxica se vai adptando e moldando a essas pessoas.

A Mudança faz bem, não devemos ter medo de tentar ser melhor, de tentar arriscar, de tentar inovar e evoluir. Errar, todos podem errar. A diferença é saber se todos têm a coragem de tentar, ou se todos têm medo de errar.

para mim, mudar é ter a coragem de manter um treinador durante bastante tempo, "romper" o ciclo habitual de trocar de treinador de ano a ano.

Mas as coisas devem ser mantidas com um objectivo. Ter um treinador muito tempo não é um objectivo per si. Claro que se ficarem 5 ou 6 anos, treinadores como Jesus, Santos, Bento e Jesualdo conseguem uns 2 ou 3 campeonatos.

Mas a questão é que o paradigma do Benfica vai mudar no futuro proximo. Vamos continuar a vender Rodrigos e afins, mas vai deixar de haver a guita aos montes como tem havido.

A aposta nos jogadores da B vai ter de acontecer.

Portanto muita coisa vai mudar. É altura de mudar. Sejamos ou não campeões. Sob pena de mudarmos já em reacção em vez de ser por opção.

Çula

Citação de: lonstrup em 10 de Março de 2014, 19:53
Citação de: Çula em 10 de Março de 2014, 19:45
Citação de: supersueca em 10 de Março de 2014, 19:34
Citação de: xiribiti em 10 de Março de 2014, 19:22
e de certeza que se ganharmos este ano - friso SE- a equipa vai ser toda desbaratada e o seguinte volta a ser dos porcos, e o seguinte, e o...

Com JJ e com esta direcção, torna-se difícil planear qq coisa q vá para além da presente época. Ninguém aqui sabe dos condicionalismos financeiros (e não só)a q estamos sujeitos. Como diz o nosso Presidente e bem, no Benfica não há impossíveis e por isso acredito q enquanto for matematicamente possivel podemos ser campeões, mesmo com JJ ao leme. E acredito mesmo no título qdo ninguem mais q nós tiver hipóteses de ser campeão.
Ser ou não ser campeão vai condicionar e mto o q vem ai. Mas independentemente disso não acredito q poderemos manter este ritmo gastador de ano para ano. E JJ só consegue brilhar com planteis mto melhores q a concorrência.

Isso é bem verdade, sueco.
Mas por outro lado, há algum treinador que possa dar essas garantias?

A ultima vez que tiveste um treinador que tenha ficado por cá mais de duas épocas ganhámos um em três campeonatos, zero em três edições da Taça, e uma supertaça. E era o treinador que era.

Ninguém nos garante a nós que se o Jesus ficasse mais dois anos no Benfica não ganhava dois campeonatos nem que se viesse para cá o Mourinho não ficávamos duas vezes em segundo lugar. Esse tipo de certeza nós nunca teremos.

Temos que ter é a capacidade de fechar e iniciar ciclos de forma inteligente sem medos de qualquer espécie, uma vez que não há treinador no mundo que seja insubstituível.

A mim não me choca minimamente que se feche um ciclo com um treinador acabado de ganhar nem que se continue um com um treinador que não o tenha conseguido fazer. Tem é que haver um plano bem definido por trás desse tipo de decisões. A meu ver é isso que a longo prazo tráz vitórias de forma consistente.
Concordo contigo.

E é por isso que defendo saída do Jesus, idealmente depois de sermos campeões.

O projecto do Benfica tem de dar passos em frente, e os passos que podíamos dar com Jesus já foram dados.

Jesus saindo campeão até era melhor para ele, para a sua imagem, e até para um dia poder voltar, quem sabe.

O processo de competitividade interna já foi alcançado alicerçado num extraordinario investimento em talento de jogadores. Agora o passo tem de ser outro, o de competitividade no primeiro palco internacional, e na capacidade de integrar os jogadores da formação no projecto.

é preciso outro homem, outra cara nova.

Certo, mas depois há outro ponto não menos importante. O tal planeamento que tem que estar por trás deste tipo de decisões.

É que há aqui um ponto que muda tudo. Este ano do Jesus não foi só mais um desde que chegou. Na prática sim, é o 5º ano seguido mas na teoria não é bem a mesma coisa. Não nos podemos esquecer que houve uma renovação de contrato (bem ou mal não interessa. na minha opinião sem qualquer cabimento) e isso altera muito este tipo de equações.

Uma direcção que renova um contrato com um treinador que vem de 3 épocas sem ganhar o campeonato é a mesma que depois termina essa ligação quando se ganha (se tal vier a acontecer)? Será que isto faz sentido?

Se o Jesus estivesse a cumprir um contrato de 5 anos e o mesmo terminasse esta época era perfeitamente aceitável que não se continuasse com essa ligação. Depois de uma renovação polémica fazer uma inversão de marcha depois de se ganhar um caneco seria uma decisão não menos polémica.

nightcrowler

Citação de: lonstrup em 10 de Março de 2014, 20:28

Mas as coisas devem ser mantidas com um objectivo. Ter um treinador muito tempo não é um objectivo per si. Claro que se ficarem 5 ou 6 anos, treinadores como Jesus, Santos, Bento e Jesualdo conseguem uns 2 ou 3 campeonatos.

Mas a questão é que o paradigma do Benfica vai mudar no futuro proximo. Vamos continuar a vender Rodrigos e afins, mas vai deixar de haver a guita aos montes como tem havido.

Portanto muita coisa vai mudar. É altura de mudar. Sejamos ou não campeões. Sob pena de mudarmos já em reacção em vez de ser por opção.

o que estás a dizer é que, cada vez mais, o Benfica vai ficar dependente da venda de jogadores.
conheces alguém melhor para esse tipo de situação?

Trapattoni

Citação de: x@ng@i em 10 de Março de 2014, 20:16
A época está a ser igual ou pior às 2 anteriores..  A grande diferença é que os porcos estão piores.. Com isto não quero dizer que se está a trabalhar mal, mas, podia ser muito melhor.
Eu até era dos menos otimistas este ano por razões óbvias, mas dizer que esta época está a ser igual que as outras duas é ter falta de ética na avaliação das coisas.
Nos últimos 2 anos tivemos uma distância máxima de 5 pontos para os porcos tendo perdido das duas vezes (a segunda com 4), o número de golos sofridos por jogo era bem maior e os altos e baixos eram constantes quer a nível exibicional, quer de resultados.
Com isto não quero dizer que esteja tudo ganho porque faltam ainda alguns jogos, mas a continuarmos assim tenho a certeza que no fim seremos campeões

pedroslb18

Citação de: nightcrowler em 10 de Março de 2014, 20:34

o que estás a dizer é que, cada vez mais, o Benfica vai ficar dependente da venda de jogadores.

O que ele está a dizer é que vai ser preciso alguém que aposte em jogadores formados no Benfica. Conheces algum pior?

lonstrup

Pois Çula,

O problema é que como nós sabemos, planeamento no Benfica é algo que não existe.

mas de qualquer forma um erro não legitima outro.

e os interesses do Benfica são mais importantes que o que possa parecer mais ou menos polémico.

isto sou eu a dizer o que deveria suceder.

------

a realidade é a da resignação ao vieira e ao jesus, acomodação, e o navegar à vista.

lonstrup

Citação de: nightcrowler em 10 de Março de 2014, 20:34

Ainda mais dependente das vendas é impossível, visto que neste momento estamos já totalmente dependentes das vendas. Aliás, a dependência só tem aumentado. Grande gestão.

O que estou a dizer que vai deixar de haver tantos markovics, rodrigos, djuricic, ola john, gaitan, salvios para fortalecer a equipa. em vez desses agora terão de brilhar os urretas, os nelsons oliveiras, os mitrovic e afins.

Aakeonan

Eu estou convencido que o Jesus sai, ganhando ou perdendo. E que será seleccionador depois do mundial.

Festivus

Citação de: Aakeonan em 10 de Março de 2014, 20:55
Eu estou convencido que o Jesus sai, ganhando ou perdendo. E que será seleccionador depois do mundial.
Jesus como selecionador? Confesso que nunca imaginei tal cenário.

Pedro Nunes 28

Citação de: Aakeonan em 10 de Março de 2014, 20:55
Só se for do Burundi....

Festivus

mais depressa vejo o Fernando Santos ou até mesmo o Villas-Boas como os próximos selecionadores nacionais.