Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Far(away)

E temos um Gaitán que pode ser a ligação entre o meio campo e o ataque.

JackWhite

4-4-2 não origina a situação X, porque hoje a equipa Y jogou em 4-4-2 e X não se verificou.

PAslb, o cientista.

rotepa

Citação de: Miguelito22 em 14 de Outubro de 2014, 23:11
Eu não vi avançados em portugal...vi 3 jogadores na frente a mudarem de posição e muito moveis.
Isso é bom. Se os jogadores forem inteligentes e se precebem as movimentações de uns e outros, pode ser bom.
Faz lembrar o meio-campo galactico com Zidane, Figo e Beckham onde cada um podia jogar em qualquer lugar.

Persie

Alguém sabe qual foi a equipa que apresentámos contra o Irão?

Maka

Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:32No plano meramente teórico sao os dois igualmente válidos, por alguma razao sao os sistemas mais comuns do mundo.

(...)

Acho uma maneira mais objectiva de se analisar um problema, do que elevar um sistema táctico a um outro, quando para mim não há vantagem nenhum de um em relaçao ao outro, desde que bem aplicados.

Era só para avisar que o Jorge discorda de ti.

Mestre30

Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:39
Em Braga o Gaitán tem que jogar no meio para o Benfica ficar bem mais perto de vence o jogo.

X-Blazer

Citação de: Mestre30 em 15 de Outubro de 2014, 00:06
Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:39
Em Braga o Gaitán tem que jogar no meio para o Benfica ficar bem mais perto de vence o jogo.

Em Braga e não só..

Bailey

Citação de: Maka em 15 de Outubro de 2014, 00:05
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:32No plano meramente teórico sao os dois igualmente válidos, por alguma razao sao os sistemas mais comuns do mundo.

(...)

Acho uma maneira mais objectiva de se analisar um problema, do que elevar um sistema táctico a um outro, quando para mim não há vantagem nenhum de um em relaçao ao outro, desde que bem aplicados.

Era só para avisar que o Jorge discorda de ti.

E o que e que eu tenho a ver com isso? Se me vais citar procura ter mais inteligencia nas respostas

Endless

Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:39
(...)
Impôe-se um plano B na saída para o ataque, o tal 3 5 2 momentaneo, que permita baralhar a equipa contrária quanto à nossa fase de construção

De certa forma, o nosso ataque funciona um pouco assim, em certos momentos no inicio do ataque: Tens o trinco a descer para o meio dos centrais criando uma linha de 3 homens, que faz os laterais subirem um pouco para lá da linha de meio campo. Não é um 352 como no papel (3 blocos distintos), porque vês muitas vezes um dos avançados a descer para puxar a defesa contrária, para um Sálvio ou um Gaitan explora ali um espaço ou então forma-se um triângulo (lateral, ala e "8") se a bola for colocada na ala. Tem muitas nuances, dependendo de onde vai ser lançada a bola...

André Sousa

Então mas em Leverkusen o JJ disse que entrámos em 4-3-3...

Como é que é?

André Sousa

Tentar colar o 4-4-2 de Portugal ao do JJ é... sei lá, parvo?

O nosso 4-4-2 não tem interiores. Tem alas. São coisas completamente diferentes. Com um 4-4-2 como o de Portugal, não estaríamos em inferioridade numérica no meio campo. Nem em igualdade. Estaríamos em superioridade. O problema seriam os corredores laterais. Isto é básico. É tapar de um lado, para destapar do outro.

Além disso, Portugal tem Ronaldo e Nani/Danny na frente, o Benfica joga com Lima + um, que tem sido o Talisca.

Bailey

Citação de: André Sousa em 15 de Outubro de 2014, 02:44
Tentar colar o 4-4-2 de Portugal ao do JJ é... sei lá, parvo?

O nosso 4-4-2 não tem interiores. Tem alas. São coisas completamente diferentes. Com um 4-4-2 como o de Portugal, não estaríamos em inferioridade numérica no meio campo. Nem em igualdade. Estaríamos em superioridade. O problema seriam os corredores laterais. Isto é básico. É tapar de um lado, para destapar do outro.

Além disso, Portugal tem Ronaldo e Nani/Danny na frente, o Benfica joga com Lima + um, que tem sido o Talisca.

Ng tentou colar os dois. Simplesmente disse q ha mais vida para alem do 4 3 3 tao pedido por aqui, seja o 4 4 2 do jj seja o 4 4 2 losango do santolas

policeMAN

O sistema tatico do Santos em nada se assemelha ao do JJ..

até o mesmo jogador num sistema ( SLB ) ataca demasiado e noutro é mais contido e deveria ser ao contrario.

No sistema do Jesus o 4x4x2 está quase sempre descompensado, pois os defesas laterais têm sempre ordem para atacar.. e chegamos ao cumulo de ter o meio campo completamente descompensado quando um centro campista vai fazer a dobra na lateral..

por isso é que nos jogos dificeis temos sempre dificuldade em vencer.. e até perdemos a maior parte deles fora!!

policeMAN

Ah, e o 4x3x3 é pedido porque o SLB ao longo destes ultimos 5 anos têm + jogadores para jogar em 4x3x3 do que noutro sistema qualquer...

é o treinador que tem de saber adaptar o sistema aos jogadores e não o contrario... foi o que o Santos fez, uma vez que Portugal não tem um PL de valor...

PAslb

Citação de: Bailey em 15 de Outubro de 2014, 07:20

Ng tentou colar os dois. Simplesmente disse q ha mais vida para alem do 4 3 3 tao pedido por aqui, seja o 4 4 2 do jj seja o 4 4 2 losango do santolas
O que se tentou demonstrar é que o 4-4-2 é um sistema tático equilibrado e com várias vantagens em relação ao 4-3-3.
Lembro-me bem de ler aqui que o 4-4-2 já não se usava, que o JJ estava ultrapassado, que o 4-4-2 implicava um meio campo em inferioridade numérica, etc.

Pois eu acho o 4-4-2 o sistema mais completo que há. É o sistema que permite melhor mudanças táticas no decorrer do jogo como se referiu muito bem JJ na entrevista que deu.