Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Jack Sparrow

O teu amigo LFV quer que apostes na formação. Ora aqui está uma contradição.

O Soberbo

Citação de: pcssousa em 04 de Dezembro de 2014, 19:53
Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Dezembro de 2014, 19:01
O Benfica não tem grande tradição de formador, excepção feita à geração de 70 formada por Angelo , e historicamente ia "beber" a clubes como Barreirense (que grandes jogadores nos deram),  e gostava de ir buscar jogadores a clubes do norte e centro do país (o Humberto Coelho veio do Ramaldense por exemplo e Toni da Académica, o Boavista deu-nos muitos).

O clube com maior marca no Benfica de grande fornecedor até hoje continua a ser o mitico Barreireinse desde José Augusto ao famoso grupo do Barreiro que ia na carrinha do peixe de um certo jogador, que nem era dele era do sogro e levantava-se às 04H00.

Vale o que vale. Os jogadores que passaram pela formação do Benfica são formados (também) pelo Benfica, desde o Simões ao Nené, ao João Alves ou ao Humberto Coelho ou Chalana, de entre muitos, muitos, muitos outros de craveira Mundial. Não é por se terem iniciado no Almada, Desportivo da Manga, Sanjoanense, Ramaldense ou Barreirense que deixam de ser formados pelo Benfica. Futre, Figo ou Cristiano Ronaldo também não iniciaram a sua formação no sporting.


O Benfica ao longo da sua história formou jogadores geniais e em maior quantidade que outros clubes considerados grandes formadores. Não há que omitir isto.

O Chalana foi contratado pelo Benfica com 16 anos. Aos 17 anos e 27 dias estreou-se na primeira equipa, época em que também se estreou na selecção A. É um caso absolutamente excepcional. Das duas, uma: ou o Benfica formou muito bem o jogador durante um ano ou incluiu na primeira equipa um jogador que ainda não está formado.

O caso de Simões é muito parecido. Foi contratado pelo Benfica com 16 anos. Aos 17 já era titular indiscutível da primeira equipa. Aos 20 foi considerado o melhor extremo-esquerdo da Europa. Mais uma vez, parece-me um sucesso de prospecção, não de formação.

Nené veio para o Benfica com 17 anos. Quantos anos teve de formação? É um jogador "formado no Benfica"?

João Alves também chegou ao Benfica como júnior. É um jogador "formado no Benfica"? Saiu para outros clubes. Só voltou ao Benfica com 26 anos. Jogou 4 (quatro) anos no Benfica.

Humberto Coelho também chegou ao Benfica como júnior. Aos 18 anos estreou-se na equipa principal.

A prospecção do Benfica era muito boa. Estes são jogadores excepcionais. Passaram pouquíssimo tempo nas camadas jovens do Benfica e quase todos se estrearam na equipa principal muito cedo. Provavelmente porque já estavam "formados".

Em todo o caso, a "escola" que eventualmente os teria "formado", já não existe. O Caixa Futebol Campus é um projecto recente. E ainda não forma jogadores de grande qualidade em quantidade suficiente. Dizer o contrário é negar o verdadeiro problema - e a realidade.

Francescoli

O Bakero é basco.

E era craque, na minha opiniao.

O Soberbo

Citação de: pcssousa em 04 de Dezembro de 2014, 21:42
Citação de: O Soberbo em 04 de Dezembro de 2014, 21:33
Citação de: pcssousa em 04 de Dezembro de 2014, 18:20
Citação de: Maka em 04 de Dezembro de 2014, 17:57
Citação de: O Soberbo em 04 de Dezembro de 2014, 14:01
A verdade é que o Benfica não foi, até hoje, aquilo a que se chama um clube formador. O Ajax e o Barcelona, por exemplo, são. O Benfica não é. Isso é muito fácil de comprovar historicamente: por cada jogador do Benfica de nível mundial formado pelas escolas do clube haverá 10 que vieram de outras proveniências. Os clubes que indiquei acima, provavelmente, conseguem fazer o exercício inverso.

Outra discussão é se devemos ou não ser um clube formador. Eu acho que sim, por razões financeiras e também, digamos, afectivas. Um jogador da casa sente o clube de outra maneira. Mas, enquanto não formos um clube formador, a "aposta na formação" é apenas uma expressão oca. Apostar na formação não é colocar miúdos da formação na equipa principal. Apostar na formação é garantir uma formação de qualidade mundial, e depois então colocar esses miúdos na equipa principal. Mas isso requer dinheiro e capacidade de gestão. Até agora, não tem havido.

Curioso falares do Barcelona. Porque, se eles tivessem seguido a tua lógica, nunca tinham tido esta geração que tiveram. Quem foram os grandes craques que saíram de lá antes da 'fornada Guardiola'? Busquets, o GR? O Amor? J.M. Bakero?
Se eles pensassem como tu, tinham-se cagado nos Xavis e nos Iniestas, porque "nunca tinham formado um craque mundial".

Nem sequer o Bakero, esse veio da Real Sociedad... A verdade é que falar-se do Barcelona como um clube historicamente formador é hilariante, a menos que se resuma a história do clube aos últimos 10 anos. Antes disso, formou bem mais craques de categoria internacional que o Barcelona.

O Barcelona é um clube formador desde 1979, data em que La Masia começou a funcionar. Quando, em 2010, se tornou a primeira escola a formar os três candidatos à Bola de Ouro (Xavi, Messi e Iniesta), eu confesso que não me fartei de rir. Mas devia porque, pelos vistos, é hilariante.

Quando se diz, como neste artigo do Telegraph, (http://www.telegraph.co.uk/sport/football/teams/spain/7895208/World-Cup-2010-Spains-battle-won-on-the-playing-fields-of-Barcelona.html), que La Masia substituiu a academia do Ajax como a mais proeminente linha de produção de futebolistas do mundo, ninguém se ri. Mas, pelos vistos, é hilariante.

E, sobretudo, muito parecido, em tempo de actividade, qualidade de trabalho e resultados, com o Caixa Futebol Campus.

O meu ponto, desde o início, é este: "apostar na formação" não é pôr jovens da formação na primeira equipa. É desenvolver uma estrutura capaz de produzir jovens para a primeira equipa. O Caixa Futebol Campus ainda não conseguiu.

Uma coisa é ter substituído o Ajax, outra é ser historicamente um clube formador.

O Benfica, nem é historicamente formador, nem substituiu o Ajax.

Holmesreis

Citação de: Francescoli em 04 de Dezembro de 2014, 22:10
O Bakero é basco.

E era craque, na minha opiniao.
Apesar do decepcionante Mundial de 90.

O Soberbo

Citação de: Far(away) em 04 de Dezembro de 2014, 21:48


Seria mais fácil ter jovens jogadores com qualidade na primeira equipa saídos da formação se o treinador estivesse em sintonia com a direcção nessa aposta.

O que não é o caso.

Seria mais fácil ter jovens com qualidade na primeira equipa saídos da formação se a formação formasse jovens com qualidade. O Caixa Futebol Campus não tem conseguido fazê-lo. O problema é muito anterior à fase do processo em que o treinador intervém.

L@udrup

Espero bem que se ponha na China no final da época...  :bandeiraslb2:

O Soberbo

#818797
Para haver jovens jogadores com qualidade é preciso haver prospecção de qualidade, infraestruturas de qualidade, treino de qualidade, plano de formação de qualidade, gestão de qualidade. O Caixa Futebol Campus e o Benfica, infelizmente, ainda não têm todas estas variáveis.

O lado positivo é que, em Portugal, nenhum clube tem uma estrutura de formação de grande qualidade. O Sporting, por exemplo, sempre tão elogiado, forma, quando muito, extremos de qualidade. Figo, Ronaldo, Nani, Simão, Quaresma, etc.. Nas outras posições tem de melhorar muito. Formou zero pontas-de-lança de qualidade, por exemplo.

peterslimer


Jonny-Venezuela

Citação de: pcssousa em 04 de Dezembro de 2014, 20:47
Citação de: AnotherDoom em 04 de Dezembro de 2014, 20:33
Citação de: peterslimer em 04 de Dezembro de 2014, 17:40
Treinador com mais Vitórias e jogos Europeus, de SEMPRE!  O0

Sabes que dantes quando eras eliminado da Champions, eras eliminado das competições europeias.

Não ias para as piscina dos pequenos bater em clubes de segunda.

Para quem quer simplificar as coisas: JJ, o treinador do Benfica com mais derrotas em competições europeias.

simples

Jonny-Venezuela

#818800


Evian quer encher os cofres com Daniel Wass
Protagonista de passagem discreta pelo Benfica, Daniel Wass está a despertar o interesse de emblemas europeus de nomeada. Para o empresário do dinamarquês, a saída do Evian no final da época é um dado adquirido.

«Se ele poderá sair em janeiro? Mediante uma boa proposta, claro que sim. Vai depender muito do Evian, que quer vendê-lo ao melhor preço. Em junho é quase certo que sairá», disse Michael Johansen ao Calciomercato, abrindo a porta a uma eventual transferência do lateral para a Serie A.

«Daniel Wass é um jogador completo, penso que está pronto para jogar em Itália. Inter e Fiorentina? Comigo ninguém falou, mas já ouvi dizer que pode haver interesse. Itália é, definitivamente, uma hipótese a ter em conta», referiu.


Em Inglaterra, o Chelsea, de José Mourinho, e o Liverpool têm sido apontados como potenciais candidatos à contratação do jogador de 25 anos.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=517010




Mais uma vítima do Jesús o grande "formador" de talentos, mas no fim quem perde somos noss, so por a teimosia de um homem que nao tem nível para um Benfica

pguerreiro

Se bem te lembras o Bernard Casoni também não lhe achou grande piada;
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=73&did=2124

iloy

Citação de: O Soberbo em 04 de Dezembro de 2014, 22:23
Para haver jovens jogadores com qualidade é preciso haver prospecção de qualidade, infraestruturas de qualidade, treino de qualidade, plano de formação de qualidade, gestão de qualidade. O Caixa Futebol Campus e o Benfica, infelizmente, ainda não têm todas estas variáveis.

O lado positivo é que, em Portugal, nenhum clube tem uma estrutura de formação de grande qualidade. O Sporting, por exemplo, sempre tão elogiado, forma, quando muito, extremos de qualidade. Ronaldo, Nani, Simão, Quaresma, etc.. Nas outras posições tem de melhorar muito. Formou zero pontas-de-lança de qualidade, por exemplo.

Tao elogiado? Quantos centros de formaçao na europa formaram 2 bolas de ouro?
Oxala que o Benfica consegue formar jogadores como ja o fez o sporting.

Vianense

Era uma boa pergunta para conferência de imprensa:

"Jorge Jesus, admite que pode fazer escolhas e avaliações erradas do potencial dos jogadores como é o caso dos jogadores escolhidos por si, e jogadores dispensados como é o caso do Daniel Wass?"


...piu piu...

Bailey

Citação de: Vianense em 04 de Dezembro de 2014, 23:27
Era uma boa pergunta para conferência de imprensa:

"Jorge Jesus, admite que pode fazer escolhas e avaliações erradas do potencial dos jogadores como é o caso dos jogadores escolhidos por si, e jogadores dispensados como é o caso do Daniel Wass?"


...piu piu...

sim realmente é uma lista gigante jogadores que passaram pelo Benfica do Jesus, foram dispensados, e agora sao grandes sucessos.