Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

E repito: dizer que tivemos sorte, ontem, não deve ser discutido. Tivemo-la.

Mas isto é conversa para quem é coerente e diz que tivemos azar na final da Liga Europa ou no 2-1 do Dragão, que lhes garantiu o título.

Porque sim, isso também conta no futebol. É impossível controlar todos os contextos que o futebol cria durante os 90'.

Slb23

Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:04
Queria dizer que os números, por si só, não valem nada.

Até porque muito dificilmente o Ola faria uma primeira época com os números do Nolito, no respetivo período.

Não há que negar que a gestão do caso Nolito foi uma falha do JJ. O Ola tem qualidade e bem fez o JJ em repescá-lo, depois de ter sido emprestado na época passada.
Claro que os números por si só não valem nada, mas sendo o futebol algo ao qual os números estão ligados acaba por ser um dos pontos de comparação. O Ola fez uma época muito boa, com diversas assistências e golos.

O Nolito da primeira época já não era o mesmo, o JJ falhou e o feitio do Nolito fez o resto. Ah e não é o craque que fazem dele.

bnfc

Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:59
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.
Tal como qualquer treinador...

E agora é analisar isto no contexto do Benfica dos últimos 25 anos.
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.

Claro que é preciso seleccionar um intervalo. Até acho que 25 anos são demasiados. Uma vitória na década de 60, qdo eles estavam na merda, era mt mais simples que agora, qdo nós é que estamos a reerguer-nos da merda. Chama-se a isso contextualizar e é o que as pessoas fazem quando querem avaliar resultados de forma ponderada.

abar85

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:55
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 12:50
É gozo é, no primeiro ano de Matic a titular e Enzo, ganhaste o quê? Estou a gozar o quê?
Ganhaste no ano a seguir... adaptações de sucesso mas que não resultaram no sucesso do Benfica. Sorte, azar, o Artur, o Melga... escolhe aquilo que achares menos gozo.

Claro que não foi pelo Talisca, foi pela magnifica politica de contratações para esta época, que já sei que apreciaste, e na qual esta inserido o Talisca.

O JJ na primeira época poe o pessoal a jogar o dobro, logo de inicio, depois há sempre desculpas para não passar contra tubarões.

E ontem, foi tudo menos o 442 das convicções do JJ.
Desculpa mas isso do não deu titulos só pode ser gozo porque todos nós sabemos como foi injusto não termos ganho tudo...

Não, o problema não foi a politica de contratações, o problema foi a politica de vendas. Só vocês podem achar que isto é vender um cromo e comprar outro que fica tudo igual...

Outra uma vitória da convicção do JJ, por muitos aqui a central era o Lisandro, a lateral o Benito, a 6 o André, a 10 o Pizzi e a PL o Jonas. Olha o JJ e o Benfica ganharam no seu modelo com as suas convicções...

Injusto ou não, o que eu disse era um facto, não estava a gozar com ninguém, essas adaptações por vezes não trazem o beneficio máximo para o clube, e esse é que é importante. Umas tiveram sucesso, outras não.

Quanto às contratações, claro, se queres um medio defensivo e compras um 8 para adaptar, queres um avançado e trazes um miudo para titular que não sabe os momentos do jogo (JJ), trazes um lateral que defende mal, sai um central de topo e vem outro miudo... queres que seja igual como? A politica de contratações é má, e querer fazer passar o contrário é gozo também. Ninguém acha que se ficas sem o Gray, mentes la outro e é igual, podes é estar mais proximo ou menos próximo disso.

E agora já falas em modelo porque o sistema não foi bem o mesmo da convicção dele, se calhar foi mais próximo da convicção de quem queria o Pizzi a 10, como terceiro medio, que foi o que foi o Talisca ontem, e podia ate ter bons resultados.
E o Jonas não é para ti o nosso melhor avançado?

SLB Stars

Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: SLB Stars em 15 de Dezembro de 2014, 13:01
Citação de: Rikurveojmal em 15 de Dezembro de 2014, 12:42
Para os campistas do mal dizer neste tópico qual é a desculpa desta vez?
"Ganhou sem saber como.."  "Muita sorte neste jogo" ...
Semana negra para esses campistas...

Se foi sorte não sei, mas nunca é demais lembrar que só à sexta vez conseguiu vence-los para o campeonato  :coolsmiley:

Também nunca é demais lembrar que desde que sou vivo só vi o Benfica ganhar três vezes nas Antas/Dragão para o campeonato.

E uma delas foi com o Jesus.

O Koeman com uma equipa reconhecidamente inferior tem 100% de eficácia. Mas já que falas numa era, também podes comparar as condições que cada treinador teve à sua disposição. Assim sem exagerar muito, Jorge Jesus teve à sua mercê os melhores recursos humanos e infraestruturas dos últimos 24/25 anos.

Tiago1982

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:59
Citação de: Flirt4ever em 15 de Dezembro de 2014, 12:56
Só acho que perdeu mais do que ganhou (no que a titulos e troféus diz respeito).

Uma coisa é não ganhar sempre, outra coisa é não ganhar a maioria das vezes.
Tal como qualquer treinador...

E agora é analisar isto no contexto do Benfica dos últimos 25 anos.
Nunca vou perceber o porquê de se querer impingir um intervalo de tempo (seja ele qual for). Mas o Benfica por acaso só existe à 25 anos ?!?

Isso é vão válido como eu querer comparar SÓ o intervalo de 2010/11 a 2012/13 com os ultimos 10, 15, 20, 25 (ou os que quiseres) anos.

Eu acho que isso muitas vezes é feito para enquadrar o treinador no seu tempo.

E quem fala de treinador fala de jogadores ou dirigentes.

Por exemplo, o Benfica desde 1980 para cá, para o campeonato, só ganhou 3 vezes fora contra o Porto.

Isto mostra que é manifestamente difícil ir ganhar lá. E o Jesus conseguiu.

E tenho de lhe dar os parabéns por isso, afinal foi um dos 3 treinadores que me deu essa alegria.

O 2-0 do César Brito não foi muito diferente deste. Retranca e eficácia.

André Sousa

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:07
Claro que os números por si só não valem nada, mas sendo o futebol algo ao qual os números estão ligados acaba por ser um dos pontos de comparação. O Ola fez uma época muito boa, com diversas assistências e golos.

O Nolito da primeira época já não era o mesmo, o JJ falhou e o feitio do Nolito fez o resto. Ah e não é o craque que fazem dele.

Pá, mais depressa não é o Ola John o mesmo, já que é o único período pós-Benfica onde conseguiu mostrar qualidade, ao contrário do Nolito, que depois do Benfica tem espalhado qualidade pela BBVA que até já lhe valeu a chamada à seleção espanhola.

Não acho que tenha sido o feitio, por mais que a personalidade possa importar. Pela imagem que passou cá para fora, percebo perfeitamente o Nolito. Btw, vou ler a entrevista dele.

abar85

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 12:55
Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 12:52
Uma convicção do JJ que pôs o Nolito de ca para fora. Depois os outros é que estão no gozo.
Sim, o JJ levou-o por uma orelha ao aeroporto e tudo...

Queres ver os números do Ola nessa época?

Podes colocar, e depois os da época seguinte e desta. Não me importo nada!

Tiradas dessas do aeroporto e depois os outros e que gozam.

As convicções do JJ mudam como mudam as de toda a gente, nalguns casos mais depressa, noutros a ferros, noutros não mudam.

Zak

Neste ano civil já enrrabamos os porcos 4x.
Essa é que é essa.

Slb23

Citação de: abar85 em 15 de Dezembro de 2014, 13:09
Injusto ou não, o que eu disse era um facto, não estava a gozar com ninguém, essas adaptações por vezes não trazem o beneficio máximo para o clube, e esse é que é importante. Umas tiveram sucesso, outras não.

Quanto às contratações, claro, se queres um medio defensivo e compras um 8 para adaptar, queres um avançado e trazes um miudo para titular que não sabe os momentos do jogo (JJ), trazes um lateral que defende mal, sai um central de topo e vem outro miudo... queres que seja igual como? A politica de contratações é má, e querer fazer passar o contrário é gozo também. Ninguém acha que se ficas sem o Gray, mentes la outro e é igual, podes é estar mais proximo ou menos próximo disso.

E agora já falas em modelo porque o sistema não foi bem o mesmo da convicção dele, se calhar foi mais próximo da convicção de quem queria o Pizzi a 10, como terceiro medio, que foi o que foi o Talisca ontem, e podia ate ter bons resultados.
E o Jonas não é para ti o nosso melhor avançado?
Uma equipa deve ser o mais diversificada possivel, se tens 2 laterais que defendem bem como o Sílvio e o André ter um jogador como o Eliseu é bem visto e tanto é bem visto que já nos safou...

A politica de contratações é a possivel quando se está endividado até aos tomates, compras putos para valorizar e vender...

Sim o Jonas é o melhor mas para ontem não era, porque em termos de pressão alta que foi o que fizemos não tem tanta qualidade como o Lima.

Tiago1982

Citação de: SLB Stars em 15 de Dezembro de 2014, 13:09
Citação de: Tiago1982 em 15 de Dezembro de 2014, 13:03
Citação de: SLB Stars em 15 de Dezembro de 2014, 13:01
Citação de: Rikurveojmal em 15 de Dezembro de 2014, 12:42
Para os campistas do mal dizer neste tópico qual é a desculpa desta vez?
"Ganhou sem saber como.."  "Muita sorte neste jogo" ...
Semana negra para esses campistas...

Se foi sorte não sei, mas nunca é demais lembrar que só à sexta vez conseguiu vence-los para o campeonato  :coolsmiley:

Também nunca é demais lembrar que desde que sou vivo só vi o Benfica ganhar três vezes nas Antas/Dragão para o campeonato.

E uma delas foi com o Jesus.

O Koeman com uma equipa reconhecidamente inferior tem 100% de eficácia. Mas já que falas numa era, também podes comparar as condições que cada treinador teve à sua disposição. Assim sem exagerar muito, Jorge Jesus teve à sua mercê os melhores recursos humanos e infraestruturas dos últimos 24/25 anos.

Meu caro, infelizmente eu não tenho nem vejo futebol há apenas 24/25 anos. Gostava de ser mais novo, mas infelizmente não sou.

Houveram grandes equipas do Benfica que inevitavelmente caiam contra o Porto fora.

Desde os finais dos anos 70 o Benfica só por 3 vezes lá foi ganhar para o campeonato.

Faço-te este desafio, vai ver "os recursos humanos" do Benfica entre 1977 e 1995 e depois diz-me se realmente o Jesus teve o melhor plantel e afins.

Quanto às infra-estruturas... convém também comparar com os rivais nas respectivas alturas porque senão ainda é mais descabido.

Onde é que já se viu o Benfica com uma academia e com as condições de treino que tem agora não fazer melhor que o Benfica do Guttmann que não tinha condições nenhumas comparadas com os dias de hoje?

VitorPaneira7

Citação de: Slb23 em 15 de Dezembro de 2014, 13:05

Porque não tem lógica comparares com o Benfica do tempo do Eusébio.

Um exemplo, tu comparas o trabalho do Van Gaal ao do Ferguson ou vais comparar com o do United antes do Fergunson?
Depende do período do Ferguson já que o homem esteve 20 anos.Se for os últimos 5 anos, agora os primeiros 5 anos....nunca na vida.
Não tem lógica pegar no período do eusébio como não tem lógica pegar num período onde desses 25 anos houve um período sem lei bosman , um outro sem dinheiro e com o Benfica endividado e sem capacidade para ter uma equipa capaz de competir pelo título e por fim o outro a reconstruir tudo de novo e recuperar credibilidade andando a pagar dividas atrás de dívidas.
Vamos mesmo comparar resultados de uma equipa cuja defesa foi durante anos Bruno Basto-Ronaldo-Paulo Madeira- n laterais direitos com as equipas que Jesus teve.

Bailey

se ganhamos ao porto tendo eles oportunidades: tivemos sorte. Se ganhamos ao porto sem eles terem oportunidades: sao eles que sao fracos

Está me a faltar cenários hipotéticos onde a gente ganhe, e tenhamos mérito

Çula

Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:07
E repito: dizer que tivemos sorte, ontem, não deve ser discutido. Tivemo-la.

Mas isto é conversa para quem é coerente e diz que tivemos azar na final da Liga Europa ou no 2-1 do Dragão, que lhes garantiu o título.

Porque sim, isso também conta no futebol. É impossível controlar todos os contextos que o futebol cria durante os 90'.

Como é lógico.

A sorte que tivemos ontem foi exactamente a mesma sorte que nos acompanhou em muitas das jornadas mais gloriosas da nossa história.

Mas atenção que nos estamos a referir à sorte do jogo, daquela sorte que só se conquista quando fazemos as coisas bem feitas. Essa sorte estará sempre de braço dado com o sucesso.

E sejamos sinceros, foi bem merecida.

Slb23

Citação de: André Sousa em 15 de Dezembro de 2014, 13:10
Pá, mais depressa não é o Ola John o mesmo, já que é o único período pós-Benfica onde conseguiu mostrar qualidade, ao contrário do Nolito, que depois do Benfica tem espalhado qualidade pela BBVA que até já lhe valeu a chamada à seleção espanhola.

Não acho que tenha sido o feitio, por mais que a personalidade possa importar. Pela imagem que passou cá para fora, percebo perfeitamente o Nolito. Btw, vou ler a entrevista dele.
Não o Nolito da 2ª temporada estava uns furos abaixo...

Foi chamado uma vez à Seleção, o Eliseu também foi chamado e é tratado como um cepo.