Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Far(away)

Citação de: nfgl em 23 de Janeiro de 2015, 00:06
Citação de: Far(away) em 23 de Janeiro de 2015, 00:00
Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 23:55
Lá está Far, cresceste a idolatrar o JVP.
O mesmo JVP que foi capaz de comer a mulher do melhor amigo no plantel.

Esta coisa das referências tem muito que se lhe diga.

Eu para mim referências foram o Bento e o Chalana. E mesmo o Bento só continuou a ser porque o biqueiro foi metido no mete-nojo, caso tivesse sido noutro jogador já via a questão com outros olhos.

A partir daí, são jogadores que por cá passaram.

O que eles fazem fora do campo deixo para outros espaços.
Eu limito-me a notar a importância que é ter no plantel jogadores que sintam a camisola em campo. O Benfica aprende-se como Luisão e Maxi o comprovam. Mas também nasce connosco e em algumas raras excepções podem manifestar no campo o talento aliado ao Benfiquismo. E ter essa oportunidade e a desperdiçar ou abdicar dela em função de outras coisas... doi.

Se me dissessem que os 15 milhões do Bernardo vai entrar no clube por inteiro eu podia não concordar com a sua venda mas entenderia a perspectiva.

Mas não acredito que esse dinheiro venha para o clube por inteiro. E para mim também é essa a questão à volta deste tipo de negócios.

Então na prática era pouco relevante o facto do BS ir para as bancadas ver jogos do Benfica?

É que na realidade, no Benfica, os seus atletas são representantes do clube em todas as ocasiões e não só no campo. E daí se peça uma atitude à prova de bala.

Daí que por vezes dizemos que temos orgulho em que o Sr. Coluna ter sido uns dos representantes da luta pela independência de Moçambique.

O sentir a camisola não é só quando ela está vestida.

Nem eu digo o contrário.

O sentir a camisola não é só ser profissional a 100% nas suas competências em campo.
Mas acho que com o passar do tempo vão existir falta de referências para os mais jovens. Porque um jogador de qualidade não vai durar mais de uma/duas épocas no clube. Isto já acontecia com os bons que vinham de fora. Agora acontece com os que de bons temos mas que ainda não se impuseram no clube. Está aqui qualquer coisa de errado.

E com esta tendência absurda de comprar e vender desta forma por vezes caótica, o cenário não se adivinha bom.

nfgl

Far, o futebol há 20 anos era uma coisa, há 10 era outra, hoje é o que é, daqui as 10 logo veremos o que será.
Eu não consigo ver com tanto distanciamento, sendo que nunca imaginei, há 10 anos, que o futebol se tornasse o que é hoje.

Semper_SLB

Citação de: Çula em 23 de Janeiro de 2015, 00:04
Citação de: GTtdi_SLB em 22 de Janeiro de 2015, 23:48
Citação de: JackWhite em 22 de Janeiro de 2015, 23:40
A romantização que fazem do Bernardo Silva é absolutamente absurda. Tenho a certeza que não está a sofrer neste momento nem 1% da angústia daqueles que vêem nele uma espécie de salvador do Benfica e do benfiquismo.

O Bernardo Silva é mais um excelente jogador que infelizmente foi vendido. Não é uma figura mitológica indispensável à continuidade do Benfica nem é uma parte do Benfica que morreu.

Amigo, todos somos poucos nesta causa que é o Benfiquismo. É o Benfiquismo que se está a perder, não o Benfiquista.

O benfiquismo está-se a perder?

Eu acho que o meu nunca esteve tão presente e tão vivo.

Eu tenho 35 anos ainda fresquinhos e até ao início da época passada eu tinha celebrado (desde que tenho memórias vivas) 5 campeonatos, 3 Taças de Portugal, 2 supertaças e 4 Taças da Liga.
Desde o início da época passada já celebrei 4 canecos e com perspectivas interessantes de voltar a celebrar alguma coisa este ano.
80% do pessoal deste fórum nunca viu um Benfica tão forte como este actual, isso nunca poderá ser sinónimo de "desbenfiquização". Isso aconteceu em certa medida naqueles anos inenarráveis, hoje não.

Falando por mim acho mesmo que nunca me senti tão inundado de benfiquismo como nestes ultimos tempos.

Em todos os anos desportivos de merda do Benfica dos ultimos 25 anos sempre me senti muito benfiquista... E senti muito benfiquismo. Mais do que agora vejo ao meu redor.

Acho que o clube há 20 anos era mais pobre...menos dominador... Mas benfiquismo havia para dar e vender em toda a massa adepta.

Nao foi por ganharmos mais agora que me sinto mais benfiquista.

No dia em que benfiquismo seja apenas apoiar o clube que ganha, como poderei justificar ser do Benfica e nao do Real Madrid ou Chelsea? Eles ganham mais e têm mais dinheiro e tudo.

Benfiquismo deve haver sempre. E mais forte quando o Benfica mais precisa.

nfgl

Sim, por isso é que a malta aparece nas festas e não aparece normalmente.

Çula

Belo apontamento PICA_FOICES;D

P'raí meio ano depois de indicar o Ronaldinho ao Estrela, o Assis lamentava-se que tinha exagerado nas exigências feitas para ele vir para Portugal.
Dizia o gajo "não geri bem o processo, e olha que o meu irmão vale bem mais do que aquilo que pedi para ele (200 contos mais casa e carro), mas devia ter tido mais calma, mais importante que as condições era tirá-lo do Brasil e integrá-lo numa realidade profissional fora da sua zona de conforto. Ele é "boa vida" de mais, precisa de foco. Tenho medo que se perca no meio de mais 20 miudos com o mesmo espírito dele. É que se os outros se perderem ninguém vai notar mas se o meu irmão se perder o mundo do futebol vai perder um craque".

Isso que o Lucescu disse é bem verdade (embora numa realidade já bem diferente daquela que relatei).

10Baggio

Mais depressa Portugal ganha o festival da Eurovisâo da Cançâo do que algum destes miudos é aposta na equipa principal do Benfica, e atençâo que Gonçalo Guedes e Renato Sanches sâo dois dos maiores talentos da formaçâo do Benfica em largos anos...

Johnny|SLB

Citação de: Çula em 23 de Janeiro de 2015, 00:04
Citação de: GTtdi_SLB em 22 de Janeiro de 2015, 23:48
A romantização que fazem do Bernardo Silva é absolutamente absurda. Tenho a certeza que não está a sofrer neste momento nem 1% da angústia daqueles que vêem nele uma espécie de salvador do Benfica e do benfiquismo.

O Bernardo Silva é mais um excelente jogador que infelizmente foi vendido. Não é uma figura mitológica indispensável à continuidade do Benfica nem é uma parte do Benfica que morreu.

Amigo, todos somos poucos nesta causa que é o Benfiquismo. É o Benfiquismo que se está a perder, não o Benfiquista.

O benfiquismo está-se a perder?

Eu acho que o meu nunca esteve tão presente e tão vivo.

Eu tenho 35 anos ainda fresquinhos e até ao início da época passada eu tinha celebrado (desde que tenho memórias vivas) 5 campeonatos, 3 Taças de Portugal, 2 supertaças e 4 Taças da Liga.
Desde o início da época passada já celebrei 4 canecos e com perspectivas interessantes de voltar a celebrar alguma coisa este ano.
80% do pessoal deste fórum nunca viu um Benfica tão forte como este actual, isso nunca poderá ser sinónimo de "desbenfiquização". Isso aconteceu em certa medida naqueles anos inenarráveis, hoje não.

Falando por mim acho mesmo que nunca me senti tão inundado de benfiquismo como nestes ultimos tempos.

Sentes-te mais benfiquista agora porque tens melhores equipas? Porque ganhas?

Eu senti-me Benfiquista a 300% quando em épocas seguidas de miséria, continuava a ver o Benfica a encher estádios por esse país fora.

Claro que quero ganhar, todos queremos. Mas este Benfica do LFV está a descaracterizar-se, a tornar-se uma empresa mais do que um clube.

Eu não quero apoiar uma marca, quero apoiar um símbolo. Não perceber o porquê de um miúdo como o Bernardo NUNCA poder sair do Benfica sem pelo menos ter jogado 2 ou 3 épocas com o Manto Sagrado é não perceber o que fez do futebol a paixão que o distingue de praticamente todos os outros desportos.

Não tenho a menor dúvida que se os adeptos vissem um Benfica com jogadores como Luisão, Maxi, Gaitán e Salvio, acompanhados por Bernardo, André Gomes, Cancelo, João Teixeira e Gonçalo Guedes a ganhar um campeonato, o iriam 'sentir' muito mais do que um campeonato ganho com jogadores que estão cá de passagem para outro campeonato qualquer. Jogadores que nem sabem o que é vestir esta camisola.

O Bernardo sabe o que é vestir esta camisola pois tal como eu e tu vestiu-a desde o dia em que nasceu. Ter um jogador do talento do Bernardo com o amor que ele tem ao Benfica, tem um valor inestimável.

Çula

Se me sinto mais Benfica agora? Mas sem qualquer duvida. Finalmente estou a começar a viver aquilo que outras gerações viveram, um Benfica vencedor, o Benfica que sempre pedi. Rezo com todas as minhas forças para que este ciclo esteja apenas no seu inicio e não se transforme em apenas fumaça.

Acho engraçada esta onda repentina do "benfiquismo against all odds" e depois olho para os numeros vejo que afinal esse benfiquismo ou andava muito envergonhado ou andava esquecido.

Anos e anos de equipas e épocas miseráveis não foram sinónimo de maior amor à causa, foram sinónimo de distanciamento por parte da massa adepta. Isso sim é que mata o benfiquismo, não são os jogadores do Seixal, nem os do Brasil nem os da China, são os ciclos vitoriosos. Esses é que mantêm a chama acesa.

Quando se começam a fazer paralelismos entre formação e benfiquismo é sinal que o futebol está cada vez mais mudado.

Çula

Agora é que vi que fiz referência ao Theroux (tinha acabado de ler um post dele) e afinal quem postou a entrevista foi o pica!  :-X :-X

Que besta!  ;D

Maka

Citação de: Çula em 23 de Janeiro de 2015, 01:04
Agora é que vi que fiz referência ao Theroux (tinha acabado de ler um post dele) e afinal quem postou a entrevista foi o pica!  :-X :-X

Que besta!  ;D

Por acaso também li que tinhas escrito Theroux, andei para cima e não vi nada dele.
Por um momento pus a hipótese de estares a perder faculdades  :rir:

SLBCARLOS

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

SLBCARLOS

Citação de: GTtdi_SLB em 22 de Janeiro de 2015, 23:51
O Benfica é hoje por hoje, uma barriga de aluguer.
so mesmo o chelsea, man utd, city, barca, real, bayern, psg e que não são barriga de aluguer.

nao sei aonde esta o drama.   e a realidade do tugao.

HJDK

O Benfica está muito mais descaracterizado do que há alguns anos atrás. É mais distante, mais frio, mais impessoal. Há muito menos lugares comuns do que antes. E já agora, quando o futebol se resumir só à competição...é no mesmo dia que salto fora.

Theroux

Se o facto de se ter jogadores da formação na equipa aumenta a identificação com o clube hoje o Sporting devia estar a pensar num estádio para 80.000, tal a procura. Caraças, já iam a caminho dos 400.000 mil sócios. Do espaço só se via a Muralha da China e um mar de camisolas verdes e brancas, do Patrício ao Tobias, a passear na rua.

Paixão?!?!?!?! Mais paixão que o JVP causou em nos 3 - 6? Mais paixão que o Luisão despertou em 2005? Que o JJ despertou em 09/10? Mais paixão do que o largartão Simão despertava sempre que pegava na bola para marcar um livre? Mais paixão que uma bomba do Cardozo? Ou do Miccoli? Que um corte do David Luiz? Que uma cacetada do Javi? Que um salto para o aquecimento do Mantorras (deixem-no jogar!!!) Que uma defesa impossível do Oblak?

Vejo aqui pessoal que nem sequer era nascido na altura, mas que ficou parado no dia 30 de Junho. 2015 já chegou e está à vossa espera!

pguerreiro

Guardo grandes recordações do Benfica da minha infância, mas não é como agora em que ganhar é habitual e discutimos questões que não sobrevivência. Ouvia a megalomania dos sócios cativos da bancada central que viveram nos tempos áureos e pensava que era tudo alucinado. ;D Afastámo-nos em parte do Benfica Clube, mas não tenho saudades nenhumas da década de 90.