Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

VitorPaneira7

Citação de: nightcrowler em 17 de Fevereiro de 2015, 16:19
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:53
Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 15:30
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:01
Houve uma altura em que o sporting dominava o futebol nacional. Que fez o Benfica, acomodou-se ou aumentou-se o grau de exigência de forma a resgatar-lhes o domínio?
Isso conseguiu-se a contratar bons jogadores e treinadores para cá. Duvido que passasse sequer pela cabeça daqueles senhores despedir homens que tinham contribuído significativamente para aumentar o nível competitivo da equipa.

Com isto não quero dizer que o Jesus deva ficar se não ganhar este ano...

Duvidas? Bem... Um dia despediu-se Otto Glória para se contratar um certo treinador húngaro... E o Benfica nunca mais foi o mesmo.

isso é verdade, mas dá para ambos os sentidos.
um dia despediu-se o Toni, com campeonato no bolso e meias finais da taça das taças para chegar o Artur Jorge. e o Benfica não foi mais o mesmo durante muitos anos.
O Benfica de Otto glória vinha de 5 anos de construção onde o objectivo foi implementar profissionalismo e criar uma equipa competitiva .
O Benfica de Toni veio de dois 3 verões quentes onde perdeu primeiro Ricardo e Valdo, em segundo perdeu Eriksson e a seguir a traição de Sousa e Pacheco. A direcção decidiu substituir o treinador e fazer-lhe uma equipa nova sem termos estrutura financeira e desportiva para isso e depois mais 2 verões ,1994 e 1995 quentes, onde se destruiu uma equipa campeã. Artur Jorge era conhecido por mau balneário e ainda por cima passado no Porto.
O Benfica de Glória a direcção manteve o plantel,normal naquela época, a estrutura e deu o poder do futebol a alguém que vinha da melhor escola europeia da altura, a húngara, e que tinha como características a disciplina e ser , um "mago" do futebol como veio provar.Além do mais vinha acabado de ser campeão nacional contra nós.
Houve falta de bom senso por parte da direcção, sem dinheiro para investir nunca na vida tinha que ceder aos desejos de Artur Jorge, nunca mesmo.
O passo seguinte tem de ser dado com alguém que queira servir o clube e não a si próprio e que nunca se ponha acima do clube.

10Baggio

Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:29
Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:27
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:25
Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:19
Com o plantel do ano passado e sem concorrência qualquer treinador minimamente competente teria sucesso.

No plano teórico sim.
Na prática vemos que já tivemos no passado planteis melhores, com treinadores competentes, se calhar até mais, e mesmo assim não tivemos grande sucesso.

Considero o plantel do ano passado melhor que o de 92-93, e adoro as recordações da equipa desse ano, foi a minha primeira final de Taça no Jamor...

Um plantel que tem Futre, na minha opinião, está acima do que quer que se tenha passado daí para cá.
Mas eu acho que o Futre foi o 3º melhor português a pisar o relvado.

Mas tenho toda a consideração pelas outras opiniões.

Futre só chegou em Janeiro...

nfgl

Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:34
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:29
Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:27
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:25
Com o plantel do ano passado e sem concorrência qualquer treinador minimamente competente teria sucesso.

No plano teórico sim.
Na prática vemos que já tivemos no passado planteis melhores, com treinadores competentes, se calhar até mais, e mesmo assim não tivemos grande sucesso.

Considero o plantel do ano passado melhor que o de 92-93, e adoro as recordações da equipa desse ano, foi a minha primeira final de Taça no Jamor...

Um plantel que tem Futre, na minha opinião, está acima do que quer que se tenha passado daí para cá.
Mas eu acho que o Futre foi o 3º melhor português a pisar o relvado.

Mas tenho toda a consideração pelas outras opiniões.

Futre só chegou em Janeiro...

Eu sei.

pcssousa

Citação de: Miklosf0rev3r em 17 de Fevereiro de 2015, 16:04
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:04
Falta de exigência é dizer "perdemos mas não faz mal pois estamos melhor que há uns anos atrás".
Isso é falta de exigência e pulula por cá.
Exigir é facil e escrever num forum ainda é mais facil, mas fazer é mais dificil.

Quer queiras quer não a historia do Benfica faz-se com as vitorias, mas também com as derrotas, as finais europeias são espelho disso.
O meu desejo é que o Benfica ganhe sempre, mas eu não posso exigir essa impossibilidade ao Benfica, até porque a essencia do desporto dita essa impossibilidade. Quem nao percebe isso provavelmente nunca praticou desporto, devia largar a playstation. O que eu exijo é que o Benfica se bata dentro de campo, lute até ao fim e digne a camisola, coisa que tem feito nos anos do JJ.

O JJ erra, e então? Ainda está para nascer um ser humano que não erra. Na minha opinião o seu percurso tem sido globalmente positivo. Somos os campeões em titulo e ainda estamos a frente do campeonato, mas as contas so se fazem no fim.

Não esquecer também que existe uma guerra aberta contra o Benfica, que não é de agora, a CS tem vindo constantemente a ter uma dualidade de criterios face aos nossos rivais.
1º caso - O sporting é eliminado da taça da liga e ninguem diz nada é normal
2º - o porto ganha com os 3 golos irregulares e nao se levantam ondas, nem há linhas. 3º preocupação com eliminação precoce da europa, quando foi com o sporting (que nem cheirou) era normal e tal focava-se no campeonato. Quando  o porto era eliminado precocemente também era a mesma cantiga.... mas quando e o Benfica é uma humilhação atroz.

É como digo uma guerra da CS contra o Benfica demonjstrada pela tremenda dualidade e parcialidade, mas o problema e que muitos adeptos se deixam embalar nesse canto de sereia. Mas a explicação dessa guerra é simples, o Benfica vende mais jornais, dá mais audiencia, faz a casa aos pasquins. E contra isso nao ha volta a dar, apenas saber que quando se está a comprar um jornal ou ouvir um dos programas de TV sobre futebol aquilo nao passa de um programa de entreternimento e nada mais.

Interessante usares uma das expressões que mais uso no fórum bem como na minha vida "a história do Benfica faz-se de vitórias mas também de derrotas".

Tem que se exigir sempre a vitória, sabendo que por vezes esta não é possível. Exigir que no mínimo quem nos representa ambicione conquistas.

É claro que é mais fácil escrever na net que fazer. Por isso é que eu sou forista e não presidente, o que não me impede de lhe apontar erros. Também não sou futebolista e sei que o Patrício deu um frango no Sábado.
Sei ainda que em consciência 3 campeonatos em 13 é muito pouco e sei que os 10 anos anteriores não são desculpa, pois 13 anos dá para fazer muita coisa.

nfgl

Citação de: VitorPaneira7 em 17 de Fevereiro de 2015, 16:31
Citação de: nightcrowler em 17 de Fevereiro de 2015, 16:19
Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 15:30
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:01
Houve uma altura em que o sporting dominava o futebol nacional. Que fez o Benfica, acomodou-se ou aumentou-se o grau de exigência de forma a resgatar-lhes o domínio?
Isso conseguiu-se a contratar bons jogadores e treinadores para cá. Duvido que passasse sequer pela cabeça daqueles senhores despedir homens que tinham contribuído significativamente para aumentar o nível competitivo da equipa.

Com isto não quero dizer que o Jesus deva ficar se não ganhar este ano...

Duvidas? Bem... Um dia despediu-se Otto Glória para se contratar um certo treinador húngaro... E o Benfica nunca mais foi o mesmo.

isso é verdade, mas dá para ambos os sentidos.
um dia despediu-se o Toni, com campeonato no bolso e meias finais da taça das taças para chegar o Artur Jorge. e o Benfica não foi mais o mesmo durante muitos anos.
O Benfica de Otto glória vinha de 5 anos de construção onde o objectivo foi implementar profissionalismo e criar uma equipa competitiva .
O Benfica de Toni veio de dois 3 verões quentes onde perdeu primeiro Ricardo e Valdo, em segundo perdeu Eriksson e a seguir a traição de Sousa e Pacheco. A direcção decidiu substituir o treinador e fazer-lhe uma equipa nova sem termos estrutura financeira e desportiva para isso e depois mais 2 verões ,1994 e 1995 quentes, onde se destruiu uma equipa campeã. Artur Jorge era conhecido por mau balneário e ainda por cima passado no Porto.
O Benfica de Glória a direcção manteve o plantel,normal naquela época, a estrutura e deu o poder do futebol a alguém que vinha da melhor escola europeia da altura, a húngara, e que tinha como características a disciplina e ser , um "mago" do futebol como veio provar.Além do mais vinha acabado de ser campeão nacional contra nós.
Houve falta de bom senso por parte da direcção, sem dinheiro para investir nunca na vida tinha que ceder aos desejos de Artur Jorge, nunca mesmo.
O passo seguinte tem de ser dado com alguém que queira servir o clube e não a si próprio e que nunca se ponha acima do clube.

É descobrir um Eriksson no sec XXI.

clipper_slim

Pois, depende o que consideras "sucesso" e "treinador minimamente competente" ! Outro treinador poderia ganhar o campeonato o ano passado com aquele plantel? Se calhar...

Outro treinador qualquer "minimamente competente", ganhava Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, chegando a final da Liga Europa deixando pelo caminho Tottenham e Juventus...Tenho muitas dúvidas...

pcssousa

Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 16:24
Correctíssimo. Mas o Benfica vinha de dois anos sem ser campeão. Aqui fala-se em despedir um treinador depois de um bicampeonato, se acontecer.

É claro que para melhor muda-se sempre. Confiar no Vieira para isso é que é outra coisa!

Jesus devia ter saído assim que se lhe mostrou que no Benfica ganhar ou perder é igual. Fizeram-no quando o mantiveram apesar de perder 3 campeonatos seguidos, ainda por cima mantendo-lhe o salário.

andre_diogo

Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:25
Fala-se em despedir treinador?

Ainda nâo vi ninguém dizer isso...
Há vários a defender isso. Não é totalmente descabido, o problema é confiar no Vieira para esse processo.

andre_diogo

Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 16:39
Jesus devia ter saído assim que se lhe mostrou que no Benfica ganhar ou perder é igual. Fizeram-no quando o mantiveram apesar de perder 3 campeonatos seguidos, ainda por cima mantendo-lhe o salário.
A decisão de o manter foi correctíssima, os anos seguintes comprovam-no.

cernache1

Citação de: L@udrup em 17 de Fevereiro de 2015, 12:21
Citação de: cernache1 em 17 de Fevereiro de 2015, 07:26
A ganhar 3 em 6, simplesmente fora do comum.
tirando o Pilas Boas que tinha grande plantel poderiam ter sido 5 em 6...

Falta saber se este já está garantido também... Desde aquele jogo no Curral que com este artista estou sempre com os dois pés atrás...

Tal como eu estou. 4 pontos é muito curto mas antes 4 à frente...

10Baggio

Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 16:41

Há vários a defender isso. Não é totalmente descabido, o problema é confiar no Vieira para esse processo.

Ninguem fala em despedir, acaba contrato e se não ficar há mais treinadores para alem de JJ e um deles pode estar a poucos klms da Luz...

Mago Aimar

Citação de: clipper_slim em 17 de Fevereiro de 2015, 15:05
Citação de: Mago Aimar em 17 de Fevereiro de 2015, 14:58
Citação de: clipper_slim em 17 de Fevereiro de 2015, 14:45
Citação de: Mago Aimar em 17 de Fevereiro de 2015, 14:23
Há benfiquistas que me fazem lembrar o Luís Filipe Vieira.

O Benfica não pode começar a ganhar muitos títulos, não podemos ser muito exigentes, pois essa ideia é assustadora...

Temos sempre de levar como referência os anos negros do Benfica.

A exigencia é só uma palavra, exigir é fácil, fazer é mais díficil. Se for só exigir eu para o ano exigo que o Benfica ganhe a champions, e fico fodido se isso não acontecer! Porquê? Porque sou um adepto do "caralho" que não se contenta com pouco...

A referencia aos anos negros do Benfica tem de ser uma constante porque esses anos negros não aconteceram nos anos 40 ou 50...aconteceram nos anos 90 e 00 !!!

Não se pode ter exigencia sem consciência e noção da realidade...

Exigência é ter consciência da realidade. E a realidade é que já não estamos nos anos negros de 90 e 2000. Por isso, o que é que me interessa a não exigência?

O Benfica é um clube grande, não é o Arrentela.

Já não estamos nesses anos negros e para isso acontecer algum trabalho deve ter sido feito. Agora é continuar a crescer!

Não podes é pedir que o Benfica passe de um clube que ganhou 3 campeonatos em 20, para um clube que ganhe 9 em 10 campeonatos de um dia pro outro só porque és exigênte...

E não podemos pedir porquê? É com essa mentalidade que o Benfica não volta a conquistar títulos com regularidade.

Toronto_SLB

Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 17:14

Ninguem fala em despedir, acaba contrato e se não ficar há mais treinadores para alem de JJ e um deles pode estar a poucos klms da Luz...
Treinadores a' de certeza.  Agora treinadores com a competencia do JJ ja' e' outra conversa...

Quem e' esse que esta' a poucos km's da Luz??

manjob

Citação de: Toronto_SLB em 17 de Fevereiro de 2015, 17:26

Treinadores a' de certeza.  Agora treinadores com a competencia do JJ ja' e' outra conversa...

Vindo de quem vem, não me digas que não adivinhas?

10Baggio

Citação de: manjob em 17 de Fevereiro de 2015, 17:30
Citação de: Toronto_SLB em 17 de Fevereiro de 2015, 17:26

Vindo de quem vem, não me digas que não adivinhas?

Frequenta muito um WC a poucos quilometros da Luz...