Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

andre_diogo

Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 22:49
Se um gajo não sabe mais que Aimar, e não sabe de certeza, as mãos ficam atadas. Talvez o melhor seja fazer como no tópico da física: não sabes mais que o Einstein, não vais dizer que a sua visão da mecânica quântica era absurda.
Mas ficaste chateado comigo foi? É que eu disse exactamente o contrário do que estás aí a descrever...

Soundwave

Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 22:26
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 22:16
Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:12
Bom post, siga Jaime.

Vamos lá ver uma coisa.

Gottschalk diz que o Leo Jardim é o melhor treinador português da atualidade e tu dizes que é ridículo porque esse treinador não tem títulos, ou seja, se não tem títulos não pode ser o melhor da atualidade. Quem te diz que o Gottschalk não trabalhou com o Leonardo Jardim?

Çula diz que o Jesus é um enorme treinador porque os jogadores que trabalharam com ele têm sempre opiniões positivas e tu vens com a ladaínha de que os outros é que sabem porque trabalharam com ele em jeito de concordância com o Çula. Não avalias, nem por um segundo os títulos como fizeste com o Leonardo Jardim.

Não, eu digo que o Jesus é um enorme treinador porque sei que é um enorme treinador, não porque outros jogadores também o acham.
Agora, isso não implica que tu o aches um enorme, bom, mediano ou péssimo treinador.

Eu posso é concordar ou discordar da tua opinião, tal como tu da minha.

Mas ó Jaime, aqui para nós que ninguém nos ouve, acredita que é mesmo um treinador diferente.
Agora, isso não implica que volta e meia não lhe dê um ataque de cólicas e se meta a fazer cócó como gente grande. Mas isso está para o Jesus como está para o Guardiola ou para o Mourinho.

Não está não. Para esses, uma cagadela acontece mais de vez em quando do que regra. Particularmente em grandes jogos e em grandes decisões.

O histórico de Jesus prova o contrário.

Pode-se é dizer e com evidências que é dos melhores a nível mundial a trabalhar um jogador. Mas também se pode dizer que isso só acontece porque o jogador é particularmente talentoso. Não fez do Melga um Coentrão e não foi por falta de tentativas ou trabalho. Aí pode-se usar a carta do trabalho invisível e do treino?

Matic, já se via qualidades desde os primeiros tempos de Benfica. Matic foi aproveitado, André Gomes não. E sobre o AG, o próprio Matic disse que era o melhor (ou dos melhores) médios do Benfica.

Pode-se utilizar só a carta que resulta? Nos jogadores que resultam?

Sobre o testemunho deles, estou para ver um jogador que venha dizer que o treinador x do clube y por onde passou no ano z era uma besta e que nada aprendeu com ele.

enzogaitan

O MPH lá continua a sua caminhada mágica. De treinadores "low profile" era o único que eu aceitava para substituir o Jotas.

Rikurveojmal

Citação de: andre_diogo em 26 de Fevereiro de 2015, 22:12
Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 21:15
(...)
Isto é raro (raríssimo) no mundo do futebol.
Eu concordo em absoluto quando se diz que o medo da mudança nunca poderá ser argumento para a manutenção de um treinador (desde que faça sentido essa mesma mudança), mas também tenho a certeza que no dia que o Jesus sair do Benfica vamos perder muita coisa boa que na esmagadora maioria das vezes o adepto comum nem sequer se apercebe que estão lá.

É uma enorme treinador que tem deixado a sua marca há mais de 20 anos por onde tem passado.
Tivesse ele hoje 40 anos e teria uma carreira completamente diferente da que teve.
Ele sempre foi conhecido por corrigir aspectos tácticos ao milímetro. É o melhor treinador do Benfica desde a saída de Eriksson, a quilómetros de distância de todos os outros.

Não digam isso pá...
Temos que mudar porque sim. Porque quero inventar e ir buscar outro treinador que isto assim não tem piada estar sempre com o mesmo treinador. O que importa mesmo é termos aquele suspense no Verão do próximo treinador e reportagens sobre o novo treinador e novos jogadores para o plantel.
Que saudades que tenho desses tempos belp Verões que passa na esperança que o meu Benfica fosse campeão e depois não era.
Agora? Agora até chateia andarmos a ganhar títulos e a mandarmos no nosso estádio.
Enfim...

Rikurveojmal

Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 22:44
Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:13
Citação de: Vieri em 26 de Fevereiro de 2015, 22:12
Era o que faltava não se poder criticar o mister, porque o roncato ou o Silas gostam muito dele...
Não foi isso que foi dito...

Por acaso foi.

Começa aqui:

Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 21:15
Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 14:58
JJ, um catedrático da psicologia invertida.

Segunda Miúde, comé que foi o domingue? Não comeste frites pois não?
É que o Ri-bé-rri vai-te fritar todo na quinta eheheh

Terça Então miúde? Dormiste bem?
Espero que sim porque na quinta quando te fores deitar vais ter pesadêles com o Ri-bé-rri eheheh

Quarta Miúde, hoje só fazes corrida qué pra na quinta estares preparado para
passar o jogo todo a sprintáre atrás do Ri-bé-rri ehehe

Quinta Tás pronte miúde? Só faltam umas horas. Trouxeste os binóculos? ehehe

O trabalho que o Jesus fez no Belém foi fantástico, deixou a sua marca em quase toda a gente (aliás, tal como em todos os lados por onde passou).

Rodrigo Alvim

"A culpa é do Jesus! Tenho de agradecer a paciência que ele tem tido comigo... Ainda hoje o pessoal brinca comigo porque o Jesus cobrava-me muito, passava os treinos a chamar-me a atenção, a corrigir isto e aquilo... e no começo, muitas vezes nem percebia o que ele dizia, porque há expressões que eu desconhecia." E vai mais longe: "Gosto que ele faça isso comigo ainda hoje. Eu próprio em campo gosto de gritar com os colegas, discutir com eles, porque fico mais concentrado, mais motivado. Lembro-me que nas primeiras semanas nem chegava às bolas, passava sempre ao lado. Tenho consciência de que cresci muito como jogador e se estou sendo valorizado é por culpa do Jesus."

Dady

"Sinto uma satisfação grande em ser o segundo melhor marcador do meu clube e ainda bem que estou a conseguir atingir os meus objectivos. O facto de ter começado a jogar mais vezes, permitiu-me ganhar mais confiança e subir de rendimento, mas o grupo foi importante para que isso acontecesse, corrigindo os meus erros."
Erros que o olhar atento e a voz crítica de Jorge Jesus apagaram de cena. Primeiro Dady sentiu vergonha, depois colheu a glória. "Nenhum jogador se sente bem com o treinador sempre em cima do que fazemos. Foi determinante e, se dúvida houvesse, agora vê-se que Jorge Jesus estava certo"

Gonçalo Brandão

Como definiria o sistema defensivo de Jorge Jesus?

É um sistema a nível táctico muito rigoroso. Não há ligação com os pontas de lança. Em Portugal vê-se muito os centrais agarrados aos ponta de lança, os laterais de um lado, tudo descoordenado. Ali não, é tudo muito metódico. Lembro-me que às vezes ele "passava-se" por falharmos uns centímetros na táctica, mas depois íamos a ver no final da época que uns centímetros para o lado esquerdo ou lado direito faziam a diferença, porque a bola já não entrava.

Em Itália passa-se o mesmo. Temos treinos de 1h30 ou 2h em que nós, defesas, não saímos do campo até aprendermos bem a táctica. Às vezes nem tocamos na bola, é só aspectos tácticos. Reforça muito a aprendizagem.

E como é Jorge Jesus no relacionamento com os jogadores?

É um treinador muito exigente. Quem for trabalhar com ele agora, se calhar ao principio vai ficar surpreendido pela maneira como ele fala e é exigente (nós não estávamos habituados). Para ele falhar um metro é o fim do mundo. Mas a meio da época já pensávamos e queríamos que ele não fosse embora. Todos sabem que fomos à UEFA com ele e quase eliminávamos o Bayern de Munique. Muito devido à maneira como ele estuda as equipas. É uma excelente aposta do Benfica.

Hoje todas as equipas usam muito o vídeo e estudam muito os adversários. Mas ele vai ao pormenor. Por exemplo, ao falar de um avançado ele não diz só que é forte fisicamente, explica a percentagem de jogadas habituais, pé mais utilizado, etc. O pormenor faz a diferença, recordo-me de vários exemplos em que esse conhecimento foi fulcral.

Meyong

"Aprendi mais com Jorge Jesus, até porque trabalhei com ele no Belenenses, Sporting de Braga e Vitória de Setúbal. Foi o treinador que me ensinou quase tudo o que sei. Para mim é o melhor treinador em Portugal, e em termos táticos não sei se há alguém que se possa comparar com ele"

Silas

"foi um dos melhores treinadores que já tive. O mister Jesus sabe muito de futebol e vive para o futebol"

Rolando

"Taticamente, foi ele que me ensinou tudo o que sei. Consegui aprender muito com ele e sou-lhe muito agradecido. Ele sabe-o, e acima de tudo é um amigo. Foi azar, porque foi para um clube rival, mas a ele desejo tudo de bom, sempre"

Djurjevic

O treinador a quem mais deves?

"Em todos os treinadores, mesmo o pior, tu aprendes sempre algo. Mas de longe, o que mais me deu foi Jorge Jesus, com quem trabalhei em Guimarães e Belém. Impressionava-me a forma como tratava todos os jogadores de forma igual, era duro mas justo. No campo era de outro mundo, toda a gente sabia o que tinha que fazer e quando fazê-lo. Motivava-nos a dar 100% todos os dias, tirando dessa forma o máximo desempenho de cada jogador. Quem não conhece o seu trabalho ri-se, mas para quem trabalhou com ele sabe que é dos melhores do mundo."

Rocatto

"É um amigo e um treinador raro, o melhor de Portugal, e um dia irá treinar a Selecção"

Etc, etc, etc.........

Isto é raro (raríssimo) no mundo do futebol.
Eu concordo em absoluto quando se diz que o medo da mudança nunca poderá ser argumento para a manutenção de um treinador (desde que faça sentido essa mesma mudança), mas também tenho a certeza que no dia que o Jesus sair do Benfica vamos perder muita coisa boa que na esmagadora maioria das vezes o adepto comum nem sequer se apercebe que estão lá.

É uma enorme treinador que tem deixado a sua marca há mais de 20 anos por onde tem passado.
Tivesse ele hoje 40 anos e teria uma carreira completamente diferente da que teve.

O Jaime dá a sua opinião:

Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 21:45
Enorme treinador... Que exagero.

E tu atacas.

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 21:50
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 21:45
Enorme treinador... Que exagero.
Acredito que saibas mais do que quem trabalhou com ele.

Conclui-se que se não trabalhaste com alguém não o podes criticar. E que não se deve criticar porque o Silas e o Roncatto, inclusive, disseram bem de JJ.

Será válido para todos os aspectos da vida? Ou seja, se não trabalhaste com PPC, podes criticar o seu trabalho?

Agora eu pergunto-me é o que raio isto trás de jeito à discussão. Só vejo bullying, mas quando o Benfica está em altas. Porque em certos dias ninguém vê o Slb23 e o Theroux o que mostra que estão demasiado inquinados para uma discussão saudável, desculpem lá a sinceridade.

Se é assim em semana de paz, imagina quando temos um deslize no campeonato...

Francescoli

Citação de: enzogaitan em 26 de Fevereiro de 2015, 22:56
O MPH lá continua a sua caminhada mágica. De treinadores "low profile" era o único que eu aceitava para substituir o Jotas.

E o Torino também passou.

;)

nfgl

Citação de: André Sousa em 26 de Fevereiro de 2015, 22:50
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 22:46
Mas repara que eu não falo no contexto actual, mas sim abordando os jogos com a estratégia da época passada, em que baixavas as linhas para atrair o adversário.

Eu entendo o que dizes, o Pizzi, no contexto actual a melhor solução para o lugar, é mais criativo, mais inteligente a ler o jogo, e num jogo que posse que é o que tens agora é mais efectivo, mas caso tenhas que o colocar a comer metros, um pouco à imagem do que o Enzo fazia, provavelmente não consegues tirar o mesmo dele.

Eu acho que é uma questão de tempo, até ele ganhar confiança e começar a optar por correr mais com bola, porque tem características para isso. Por exemplo, eu não vejo o Talisca a fazer muito isso, apesar de ter as características para o fazer, como mostrou o golo na Amoreira.

O Talisca ainda está muito em bruto. As características estão lá, mas in game, a coisa é completamente diferente. O Pizzi é mais jogador, actualmente, em qualquer tipo de jogo.

Não sei, até porque a questão acaba por se ver na reacção no momento da recuperação da bola. Invariavelmente o Pizzi procura o apoio curto para se desmarcar e tentar fazer a saída em posse.
Eu entendo também isso porque neste momento a estratégia da equipa passa por aí e mais, sendo o Pizzi um extremo de origem esse comportamento até me parece contra-natura.

Uma das características que perdemos com a saída do Enzo foi a capacidade de saídas rápidas pelo corredor central.

Mas sim, neste momento o Pizzi é muito mais jogador em todas as variáveis. Mas também sabemos que nem sempre o melhor jogador pode ser a melhor solução para a equipa.

|OnE|

Citação de: Francescoli em 26 de Fevereiro de 2015, 22:58

;)
Contra o Bilbao não conta.

Theroux

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:50
Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 22:44
Porque em certos dias ninguém vê o Slb23 e o Theroux o que mostra que estão demasiado inquinados para uma discussão saudável, desculpem lá a sinceridade.
Sim, sim eu nunca estou aqui.

Aliás é ver-me escondido debaixo da cama com medo do bicho papão.

Sabes provavelmente nos dias em que não me vês aqui são os dias em que estou a apoiar o Benfica.

Abraço

Eu também só venho para aqui nas vitórias, daí ter 0 posts neste tópico entre Setembro de 2010 e Maio de 2014.

Francescoli

Citação de: |OnE| em 26 de Fevereiro de 2015, 22:59

;)

Custou-me.

Mas ha muitos anos não se via o Torino na Europa...

AnotherDoom

Tanta bajulação ao JJ e relembro que ele perdeu 2 campeonatos para o pedreiro do Vitó com:

- Garay
- Matic
- Enzo Perez
- Rodrigo
- Witsel
- Coentrão
- Javi Garcia
- Aimar

Jogadores que poucos treinadores em Portugal almejaram treinar.

|OnE|

Citação de: Francescoli em 26 de Fevereiro de 2015, 23:00
Citação de: |OnE| em 26 de Fevereiro de 2015, 22:59

;)

Custou-me.

Mas ha muitos anos não se via o Torino na Europa...
A mim custava-me era ver aqueles mecos que nem um chuto na bola sabem dar passarem a eliminatória.

kingvata

Deram aqui exemplos de testemunhos de jogadores como o Rodrigo Alvim, o Dado, o Gonçalo Brandão, Mekong, Simas, Rolando, Djurjevic, Recanto, etc

Deixo mais uns:

Outros testemunhos:

Emerson - "Foi o treinador que me ensinou tudo o que eu sei, no segundo ano já conseguia rematar à baliza"

Luís Felipe - "Bastou um mês para me fazer mudar a minha vida, quando fiz o terceiro jogo já me mantinha em pé e não chutava no ar"

Bernardo Silva - "Fez-me nascer outra vez... soube reconhecer o meu valor e dar vários minutos de jogo"

Djalo - "Com ele atingi o sonho de qualquer homem... chegar à América!"

Derlei - "Tem sido um pai para mim. Passados 6 meses já consigo ir para os treinos sozinho"

:coolsmiley:

Napster03

Citação de: AnotherDoom em 26 de Fevereiro de 2015, 23:00
Tanta bajulação ao JJ e relembro que ele perdeu 2 campeonatos para o pedreiro do Vitó com:

- Garay
- Matic
- Enzo Perez
- Rodrigo
- Witsel
- Coentrão
- Javi Garcia
- Aimar

Quem te oiça pensa que o Matic, o Enzo, Coentrao, Rodrigo e Javi eram jogadores de top europeu quando chegaram às mãos do JJ.

De todos esses apenas Aimar era um jogador estabelecido. E chegou com o Quique numa primeira época muito fraca.

andre_diogo

Citação de: AnotherDoom em 26 de Fevereiro de 2015, 23:00

- Garay
- Matic
- Enzo Perez
- Rodrigo
- Witsel
- Coentrão
- Javi Garcia
- Aimar

Quem te vê a falar ainda pensa que os tivemos sempre cá todos juntos e em alta rotação... O Matic quando veio nada sabia, o Enzo tirou um ano de férias, o Rodrigo meh, e o Coentrão teve cá meia época.