Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

abar85

Citação de: André Sousa em 06 de Julho de 2015, 01:52
Citação de: abar85 em 06 de Julho de 2015, 01:49
André, não achas que o afastamento maior do PdC levou à queda do Porto?

Pode ter sido, não sei. Não estou a par da situação do Porto.

Mas acho um caso diferente do Benfica. O Porto tem um salto qualitativo absimal com a entrada do PdC. Com LFV, o Benfica começa a ganhar com algum frequência a partir de 2010. E isso fez-se tudo com um homem ao leme. O JJ.

É perfeitamente natural não achar que as vitórias do Benfica se devem à estrutura, seja lá o que isso for.

Como te disse já, muito da estrutura será mérito de JJ, de ideias suas, outra parte da evolução da liderança, mas as ideias boas e que dão resultados continuarão, independentemente das pessoas, e aí JJ terá perdido importância para Vieira. E André, é o próprio JJ a falar de estrutura.

A mim parece-me que o afastamento de PdC e a guerra pela sucessão mudaram e muito o Porto, e aí acho que fica claro o papel da lidarança.

iKatz


André Sousa

Citação de: abar85 em 06 de Julho de 2015, 01:59
Mas então se a estrutura é um chavão e não existe estás a querer dizer o quê?
E eu já te expliquei o que é para mim a tal estrutura que tem evoluido muito e que tem sido uma das bases importantíssimas do sucesso recente no campeonato.
politica de contratações, vendas e o que isso acarreta, continua a ser muito criticável.

E quando JJ era treinador, antes desta saida ter provocado o ódio de muitos, não faltava quem dissesse que a estrutura era o JJ.

Estou a querer dizer, uma vez mais, que a estrutura, com o sentido que muitos lhe querem dar, não existe. Não explica nada.

É o mesmo que eu dizer que o Benfica ganha porque... é o Benfica. Achas isto algum argumento? Eu também não.

O que era perfeitamente legítimo. Foi o JJ que trouxe as vitórias ao Benfica. Foi o JJ, o grande factor de diferenciação face aos últimos anos. O treinador, por si só, não ganha tudo, mas tem uma influência muito grande naquilo que são os resultados de uma equipa.
Repare-se... o Benfica teve um último defeso inenarrável. Quem salvou o barco? O JJ. Claro que outro treinador o podia ter feito. Mas apenas digo isto, porque considero que há sempre alguém, perdido pelo mundo, capaz de fazer melhor. Mas se o Benfica não tem ganho o campeonato, o que podia ter acontecido, o que se teria dito de uma estrutura que faz uma das melhores épocas da história do clube, e no ano seguinte, depena uma equipa campeã quase por completo?

Era digno da super-estrutura que têm falado no Benfica?

abar85

Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 01:57
Depois de anos e anos a gozarmos com essa conversa de "estrutura" no Porto...agora estamos a fazer o mesmo papelinho.
Qualquer merda é a estrutura.

Gozar? E a admirar?

Theroux

Citação de: André Sousa em 06 de Julho de 2015, 02:03
Citação de: Theroux em 06 de Julho de 2015, 01:58
"Estrutura, para mim, não existe."

Como é que é suposto interpretar isto? Dizes que não existe e isto para mim é completamente absurdo. Podes é dar-lhe outro nome, agora que existe EXISTE.

Se aceitas isto então de facto é erro meu, pois é disto que estou a falar, quer se ganhe quer se perca.

Cita o resto. "Pelo menos no sentido que muitos lhe querem oferecer".

A estrutura existe. A estrutura que diz respeito às condições de trabalho que dão aos profissionais, ao departamento médico, ao scouting... sei lá. A todas essas coisas que existem.

Agora, a estrutura, naquele definição mais abstrata que outra coisa... não.

As pessoas falam da estrutura como se o Benfica ganhasse por isso. Falavam da estrutura do Porto como se eles ganhassem por isso. Não. Errado.

Se desses a mesma estrutura a todos, e quando digo estrutura, falo daquela que enunciei no segundo parágrafo, uns ganhavam, outros perdiam. Porquê? Porque uns eram, simplesmente, melhores que outros. E, no fim, salvo algumas excepções, porque isto é futebol e ninguém controla todos os factores envolventes à modalidade, ganha quem foi mais competente nas quatro linhas.

Então estamos de acordo, não vale a pena dizer mais nada.

Alves86

O SLB hoje tem uma "Estrutura".

Se isso chega para ganhar? Não.
Basta ter um mau treinador ou um mau plantel.

Agora, é inegável que o SLB hoje tem "Estrutura", "Organização"...o que entenderem chamar!

Isso não significa que aqueles que decidem...o façam sempre bem ou que isso seja garantia de sucesso!

Shoky

A estrutura do Benfica vendeu o melhor jogador que a casa formou desde Rui Costa por causa dum capricho dum treinador que foi para o Sporting à traição no ano seguinte. Ano em que o Benfica vai buscar um treinador novo para apostar...na formação.

Tudo bom. Tudo bom.

dltccorreia

Há coisas que não percebo. O JJ disse claramente que não era um sonho treinar o sportem.
Sonha sim ganhar a champions... Se, como ele disse, teve propostas do Milan e do Inter, porque raio foi para o sportem? Tendo estes mais poderio financeiro para atacar a champions? Não faz sentido...

A mim parece-me algo do género: "Ai o Benfica não me quer? Então vou fazer birra e vou para o sportem!"

Manto Sagrado

Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 01:57
Depois de anos e anos a gozarmos com essa conversa de "estrutura" no Porto...agora estamos a fazer o mesmo papelinho.
Qualquer merda é a estrutura.

Também acho que sim, é ir buscar de novo o jj, vender o seixal, vender os melhores jogadores, não contratar os que prospecção descobre, ir treinar hoje a Odivelas amanhã ao jamor e no fim ganhamos na mesma!

Theroux

Citação de: abar85 em 06 de Julho de 2015, 02:07
Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 01:57
Depois de anos e anos a gozarmos com essa conversa de "estrutura" no Porto...agora estamos a fazer o mesmo papelinho.
Qualquer merda é a estrutura.

Gozar? E a admirar?

Só rir. Agora já ninguém veio arrasar a direcção utilizando como arma de arremesso o porto. "Lá seguram os jogadores. "Lá renovam com eles a tempo." "Lá protegem o treinador." "Lá não toleram indisciplina." E por aí fora.

Godescalco

Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 02:08
A estrutura do Benfica vendeu o melhor jogador que a casa formou desde Rui Costa por causa dum capricho dum treinador que foi para o Sporting à traição no ano seguinte. Ano em que o Benfica vai buscar um treinador novo para apostar...na formação.

Tudo bom. Tudo bom.

Tudo planeado ao pormenor.

abar85

Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 02:03
Acho que o que o André Sousa está a dizer é básico.
Estrutura é um cliché ambulante do futebol português.

Quando um clube ganha em anos consecutivos, de repente é uma máquina infalivel que tem uma "estrutura fabulosa" a quem nada escapa e na qual tudo acontece com um motivo. Se o roupeiro der um peido sonoro, foi certamente para alertar que é preciso colocar mais cheirinho no balneário do clube.

Estrutura existe. Em todos os clubes. Os que têm sucesso é porque constroem uma estrutura com pessoas mais qualificadas nos lugares certos. Mas basta falhar um treinador. Imaginemos que o Rui Vitória tem 3 anos miseráveis. Passa a ser tudo mau no Benfica? Toda a gente uma besta? Estrutura de merda porque o treinador de futebol se revelaria uma merda?

Tudo tão volátil. O conceito de estrutura em Portugal é deprimente.
Metia-me nojo no "foculporto"...tanta era a bajulação. Incomoda-me um pouco no Benfica actualmente.

Depende das circunstâncias. Se vês que o treinador tem tdas s condições e falha consecutivamente vais dizer que não ha estrutura ou que o treinador é fraco?

Alves86

Citação de: Gottschalk em 06 de Julho de 2015, 02:05
Mas espera aí: alguém daqui REALMENTE acredita que alguma vez foi a nossa (agora) "super -estrutura" a principal responsável pelo título de 14/15?

Uma estrutura que andou a vender meia equipa campeã durante o defeso e que só foi buscar 3 jogadores decentes nos últimos dias de mercado, já com o treinador a fazer ameaças em público?

Por amor de Deus.

Eu acho é que cada um dá significados diferentes à estrutura...

Para mim, estrutura não se cinge às decisões do Vieira sobre o planeamento do futebol!


André Sousa

Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 02:08
A estrutura do Benfica vendeu o melhor jogador que a casa formou desde Rui Costa por causa dum capricho dum treinador que foi para o Sporting à traição no ano seguinte. Ano em que o Benfica vai buscar um treinador novo para apostar...na formação.

Tudo bom. Tudo bom.

Bem apanhado. Não me tinha lembrado.

A estrutura, para mim, vê-se muito mais na política de contratações, por exemplo, do que na maioria das coisas que têm enunciado para aí.

Ah e tal, condições top... sim, é importante. Mas ninguém ganha um campeonato por ter quatro banheiras XPTO. Agora entre contratar um Jonas e um Derley, a coisa já é capaz de pender um bocado.

Shoky

Citação de: Theroux em 06 de Julho de 2015, 02:10
Citação de: abar85 em 06 de Julho de 2015, 02:07
Citação de: Shoky em 06 de Julho de 2015, 01:57
Depois de anos e anos a gozarmos com essa conversa de "estrutura" no Porto...agora estamos a fazer o mesmo papelinho.
Qualquer merda é a estrutura.

Gozar? E a admirar?

Só rir. Agora já ninguém veio arrasar a direcção utilizando como arma de arremesso o porto. "Lá seguram os jogadores. "Lá renovam com eles a tempo." "Lá protegem o treinador." "Lá não toleram indisciplina." E por aí fora.

Não. Agora o pessoal (só posso falar por mim) diz que o Porto está a cometer o mesmo erro que o Benfica na época passada.
Chama-se coerência.