Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

lonstrup

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:35
Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 16:25
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:20
Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 16:12
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 15:47
Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 14:47
Citação de: Becken em 29 de Abril de 2021, 23:26
O problema não está só no fracasso depois do investimento, porque às vezes esses investimentos precisam de certo tempo para dar fruto e a nossa equipa estava claramente fraca e precisava ser renovada. Aqui o principal factor de fracasso é a falta de evolução, de melhorias, de inclusão de jogadores jovens interessantes e da falta de aposta em jogadores que se vê que podem dar um melhor rendimento à equipa. Neste clube, a estrutura devia ser reforçada com gente que dê identidade ao clube e aqui falta isso e vê-se um desinteresse grande nesse sentido. Dá a sensação que este Benfica é o Benfica, mas podia ser outro clube qualquer. Muitos jogadores deviam sair para dar lugar a quem realmente quer estar aqui e lutar por ganhar.
falas em coisas muito importantes.

Para apoiar um clube, tu tens de te identificar com alguma coisa nesse clube. Com as caras de quem dirige, com as ideias do treinador, com os atletas, ou até com um projeto. Tens de ter pelo menos algum destes fatores para justificares seguir o clube.

Um clube não é uma religião. Não há fé envolvida. Se existir então estamos a falar de pessoas que precisam de ajuda.

Um clube de futebol é tu torceres por ele, porque identificas com ele por algum dos aspectos que foquei em cima.

E o atual Benfica, com a contratação de Jesus, simplesmente destruí a ligação com os adeptos. Não nos revemos em nada neste Benfica, então o que nós pode levar a trocar por ele?

Não sei se concordo com essa racionalização do apoio a um clube.

pensar que se gosta de  um clube por nenhuma razão é que para mim me parece uma grande patranha.

Mas aí também há diferentes categorias de apoio. Ser apoiante é diferente daquilo de ser adepto.

Para ser apoiante não é preciso convicção. Para ser adepto já tens de ter razões próprias para o ser.

O que eu estou a dizer é que podes estar a sobre-racionalizar a razão  do apoio.

Há motivos emocionais muito mais difíceis de explicar e por vezes muito pouco racionais.

estás a misturar conceitos.

Tu, como benfiquista, racionalizas por exemplo as tuas emoções. Se eu te perguntar por exemplo quais os jogos que te marcaram, tu vais responder com base nos que tocaram mais emocionalmente. Mas mesmo nesse momento tu estás a racionalizar os momentos mais importantes. A criar uma hierarquia.

Ter memória, ter passado, é racionalizar.

Quando das significado a uma emoção, estás a racionalizar.

Se fosse tudo uma base de emoção, trocas de clube a toda a hora.

Tu, eu, quem quer que seja, não racionalizamos as emoções. Caso contrário deixam de ser emoções.

Aliás, o facto de uma ligação a um clube ser essencialmente emocional é o que explica a longevidade dessas relações particulares.

Caso contrário, a partir do momento em que o Eusébio foi para os EUA, o Benfica tinha perdido 2 milhões de adeptos.

É muito complicado explicar os motivos pelo qual um míudo nos anos 60, das beiras, que o único contacto que tinha com o Benfica era a partir de um rádio, seja hoje um adulto que continua a apoiar. Não há racionalidade nessa escolha, é acima de tudo emociional.
claro que há racionalidade. Se tu analisares vais encontrar as respostas. Podes te questionar porque decidi assim e assado. Mas a cadeia de eventos vai estar lá explícita.

As emoções racionalizam os sentimentos.

Tu não vives de sentimentos, apesar de todos os livros do Pedro chagas que possas ler.

Se alguém for adepto do Benfica por causa do Eusébio, então sim, vai deixar de ser adepto do Benfica. Como vários deixaram de ser da Juventus, quando o Ronaldo bazar de lá.

Mas esses eram adeptos do Ronaldo.

Há muitas razles para sermos adeptos de um clube. Um familiar. Um jogo que vimos, etc etc.

Mas a razão está lá e podes encontrar

Diogo Brito

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:43
Citação de: Diogo Brito em 30 de Abril de 2021, 16:42
Estive a ver a entrevista completa do Cândido Costa ao Sagrado Balneário ;)

Surreais as histórias do JJ... principalmente aquela em que ele substituiu os médicos todos do Belém e decidiu que o Candido Costa, que tinha uma micro rotura, estava apto para jogar em Munique.

E isto foi na fase "humilde" do JJ. Se já na altura era o que era... imaginem agora.

Para a maioria das personalidades que existem por aí, deve ser extremamente complicado ter uma relação de trabalho longa com o Jorge.

Qual foi a fase humilde do JJ?
Isso é um mito, e estou à vontade para dizer isso porque tive a oportunidade de o ver de perto quando ele estava no Estrela.
Nunca teve essa fase, daí ter usado as aspas. Mas julgo que desde que teve sucesso, principalmente no Brasil, deve ter exponenciado esta sua personalidade...

tnlemos

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:39
Citação de: tnlemos em 30 de Abril de 2021, 16:32
Apraz-me dizer que o nível quase filosofico e quase extra-sensorial a que a discussão está a ser levada não é condizente com a figurinha que dá nome ao tópico, cujas frases mais relevantes estes ano foram:

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

Peço imensa desculpa por sair do tom.
Não tens que pedir desculpa :D

É tão mau termos esta figura a treinador que até nos colocamos a pensar "porque somos Benfiquistas" :D É mesmo mau...

No polo oposto, li ontem um bife num forum do Manchester City, a postar sobre o Ruben Dias que vai a um extremo oposto ao nosso :D

"Pride (ou Proud)! Dias is making me doubt of my sexuality!"

Assim muito parecido com quem dizia "Jonas faz-me um filho!" por aqui :D 

lonstrup

Citação de: tnlemos em 30 de Abril de 2021, 16:47
Apraz-me dizer que o nível quase filosofico e quase extra-sensorial a que a discussão está a ser levada não é condizente com a figurinha que dá nome ao tópico, cujas frases mais relevantes estes ano foram:

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

É tão mau termos esta figura a treinador que até nos colocamos a pensar "porque somos Benfiquistas" :D É mesmo mau...

No polo oposto, li ontem um bife num forum do Manchester City, a postar sobre o Ruben Dias que vai a um extremo oposto ao nosso :D

atenção, para mim Jesus é só um treinador, e é só um sintoma do mal maior. Que o completo desnorte do clube.

Com a decisão de ir buscar Jesus deitou-se no caixote do lixo muita coisa

nfgl

Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 16:45
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:35
Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 16:25
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:20
Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 16:12
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 15:47
Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 14:47
Citação de: Becken em 29 de Abril de 2021, 23:26
O problema não está só no fracasso depois do investimento, porque às vezes esses investimentos precisam de certo tempo para dar fruto e a nossa equipa estava claramente fraca e precisava ser renovada. Aqui o principal factor de fracasso é a falta de evolução, de melhorias, de inclusão de jogadores jovens interessantes e da falta de aposta em jogadores que se vê que podem dar um melhor rendimento à equipa. Neste clube, a estrutura devia ser reforçada com gente que dê identidade ao clube e aqui falta isso e vê-se um desinteresse grande nesse sentido. Dá a sensação que este Benfica é o Benfica, mas podia ser outro clube qualquer. Muitos jogadores deviam sair para dar lugar a quem realmente quer estar aqui e lutar por ganhar.
falas em coisas muito importantes.

Para apoiar um clube, tu tens de te identificar com alguma coisa nesse clube. Com as caras de quem dirige, com as ideias do treinador, com os atletas, ou até com um projeto. Tens de ter pelo menos algum destes fatores para justificares seguir o clube.

Um clube não é uma religião. Não há fé envolvida. Se existir então estamos a falar de pessoas que precisam de ajuda.

Um clube de futebol é tu torceres por ele, porque identificas com ele por algum dos aspectos que foquei em cima.

E o atual Benfica, com a contratação de Jesus, simplesmente destruí a ligação com os adeptos. Não nos revemos em nada neste Benfica, então o que nós pode levar a trocar por ele?

Não sei se concordo com essa racionalização do apoio a um clube.

pensar que se gosta de  um clube por nenhuma razão é que para mim me parece uma grande patranha.

Mas aí também há diferentes categorias de apoio. Ser apoiante é diferente daquilo de ser adepto.

Para ser apoiante não é preciso convicção. Para ser adepto já tens de ter razões próprias para o ser.

O que eu estou a dizer é que podes estar a sobre-racionalizar a razão  do apoio.

Há motivos emocionais muito mais difíceis de explicar e por vezes muito pouco racionais.

estás a misturar conceitos.

Tu, como benfiquista, racionalizas por exemplo as tuas emoções. Se eu te perguntar por exemplo quais os jogos que te marcaram, tu vais responder com base nos que tocaram mais emocionalmente. Mas mesmo nesse momento tu estás a racionalizar os momentos mais importantes. A criar uma hierarquia.

Ter memória, ter passado, é racionalizar.

Quando das significado a uma emoção, estás a racionalizar.

Se fosse tudo uma base de emoção, trocas de clube a toda a hora.

Tu, eu, quem quer que seja, não racionalizamos as emoções. Caso contrário deixam de ser emoções.

Aliás, o facto de uma ligação a um clube ser essencialmente emocional é o que explica a longevidade dessas relações particulares.

Caso contrário, a partir do momento em que o Eusébio foi para os EUA, o Benfica tinha perdido 2 milhões de adeptos.

É muito complicado explicar os motivos pelo qual um míudo nos anos 60, das beiras, que o único contacto que tinha com o Benfica era a partir de um rádio, seja hoje um adulto que continua a apoiar. Não há racionalidade nessa escolha, é acima de tudo emociional.
claro que há racionalidade. Se tu analisares vais encontrar as respostas. Podes te questionar porque decidi assim e assado. Mas a cadeia de eventos vai estar lá explícita.

As emoções racionalizam os sentimentos.

Tu não vives de sentimentos, apesar de todos os livros do Pedro chagas que possas ler.

Se alguém for adepto do Benfica por causa do Eusébio, então sim, vai deixar de ser adepto do Benfica. Como vários deixaram de ser da Juventus, quando o Ronaldo bazar de lá.

Mas esses eram adeptos do Ronaldo.

Há muitas razles para sermos adeptos de um clube. Um familiar. Um jogo que vimos, etc etc.

Mas a razão está lá e podes encontrar

Mas eu não disse que a razão não existia.
O que eu referi é que estás a sobre-valorizar o papel da racionalidade neste aspeto.

O que eu disse também, é que a partir do momento em que tentas racionalizar as tuas emoções, deixam de ser emoções, passam consequências dos teus condicionamentos particulares, devidamente explicadas e enquadradas no teu esquema de valores.

Mas deste o salto da história do miudo das beiras. É que na minha opinião é muito dificil de explicar essa ligação à luz do racionalismo.

nfgl

Citação de: lonstrup em 30 de Abril de 2021, 16:50

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

atenção, para mim Jesus é só um treinador, e é só um sintoma do mal maior. Que o completo desnorte do clube.

Até os próprios principios que se apregoavam, independentemente de serem praticados ou não.

Foi a maior pirueta que esta gente fez nestes anos todos.

nfgl

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

Mas aqui estou com o lonstrup.
Se não é uma decisão deste tipo desta direção, que nos faz questionar o motivo pelo qual devemos continuar a levantar esta bandeira, então têm carta branca para fazerem o que quiserem, e mais vale ir buscar as pipocas e ver o incêndio.

tnlemos

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

Mais uma vez concordo a 100% ;)

Muitos valores foram deitados ao lixo! Que vão demorar anos a recuperar...

Infelizmente a decisão foi tomada por quem pensava mais em si do que no Benfica.

Contratou a estrela de novela brasileira que muitos viam e agora vamos levar mais quatro anos de LFV (espero que de LFV JJ não).

tnlemos

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:56

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

Mas aqui estou com o lonstrup.
Se não é uma decisão deste tipo desta direção, que nos faz questionar o motivo pelo qual devemos continuar a levantar esta bandeira, então têm carta branca para fazerem o que quiserem, e mais vale ir buscar as pipocas e ver o incêndio.
Opa, eu sou contra este tipo na Direção... Por mim já tinha ido há sua vida.

Mas um ano antes da eleição em que ele foi reeleito tinha um orgulho enorme no Benfica do Lage a dominar porcos, lagartos e outros... E não era por sentir orgulho nesse meu Benfica, que não o queria fora do clube. Eu já era um enorme critico dele nesta altura...

Não gosto de LFV racionalmente e emocionalmente... E não acho que a sua saída tenha que estar associada em mais um cair no poço do Benfica!

Se estão a falar do efeito na massa adepta, isso será outra história, não consigo falar de como meio mundo sente o clube.

Acho, e é apenas um acho, que se houvesse uma cara que fosse credível de uma oposição, mesmo na pequenas vitórias que esta gente festeja (como o recorde europeu de não sofrer golos :P), ajudava muito à sua queda... Mas é um acho... 

lonstrup

Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:54

"A culpa não é minha"
"Eu nunca falho"
"Baterem-te com um pau?"

e a mais recente

"Até o gato salta"

Até os próprios principios que se apregoavam, independentemente de serem praticados ou não.

Foi a maior pirueta que esta gente fez nestes anos todos.
foi um valente "vão à merda" para os adeptos.

Rafa like Silva

Citação de: SLBForça em 30 de Abril de 2021, 15:45
Citação de: Rafa like Silva em 30 de Abril de 2021, 15:34
Citação de: SLBForça em 30 de Abril de 2021, 15:34
Força Jesus não ligues aos que mal de ti dizem, despedir-te seria novamente um erro histórico, despedir um treinador que atualmente tem mais dimensão e mais competência que o próprio clube era só ridiculo

Podes dar meia volta, estás no fórum errado. Denunciado obviamente.

Mas denunciado porque? Porque disse algo que não concordas? 25 de abril não te diz nada?

Que resposta surpreendente. Já tinha visto uma mensagem de um user que explicou o que fizeste aqui: defender o Jesus (ou o Vieira) apelando à "democracia". Irónico, não?

Carlos Amorim

Citação de: Diogo Brito em 30 de Abril de 2021, 16:45
Citação de: nfgl em 30 de Abril de 2021, 16:43
Citação de: Diogo Brito em 30 de Abril de 2021, 16:42
Estive a ver a entrevista completa do Cândido Costa ao Sagrado Balneário ;)

Surreais as histórias do JJ... principalmente aquela em que ele substituiu os médicos todos do Belém e decidiu que o Candido Costa, que tinha uma micro rotura, estava apto para jogar em Munique.

E isto foi na fase "humilde" do JJ. Se já na altura era o que era... imaginem agora.

Para a maioria das personalidades que existem por aí, deve ser extremamente complicado ter uma relação de trabalho longa com o Jorge.

Qual foi a fase humilde do JJ?
Isso é um mito, e estou à vontade para dizer isso porque tive a oportunidade de o ver de perto quando ele estava no Estrela.
Nunca teve essa fase, daí ter usado as aspas. Mas julgo que desde que teve sucesso, principalmente no Brasil, deve ter exponenciado esta sua personalidade...
Eu já falei dessa situação, do cândido, aqui no fórum.
Ele foi ao António Gaspar, que confirmou o que tinham dito os médicos do Belém, microrrotura. Depois do diagnóstico, O jj pega na perna do cândido e diz que não é nada. Jogo seguinte, o cândido rebenta e o jj ainda lhe disse porque é que ele não lhe tinha dito nada, lol.
Mas isto é um pequeno exemplo do feitio do jj. Ele pensa que sabe tudo, desde medicina à roupa que usam, lol, e contraria a opinião de médicos, etc. Quando corre mal, não tem culpa de nada.
Em suma, ao contrário do que afirmam os jesuítas, que andam por aqui a inventar desculpas e a dizerem que o homem não manda em nada, que não foi ele que indicou darwin, que custou 25, etc, o jj quer mandar em tudo e, por isso, é um dos grandes responsáveis pela péssima temporada.

Coiso123

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 30 de Abril de 2021, 15:11
Citação de: Coiso123 em 30 de Abril de 2021, 14:28
A puta da moral com que vem para as CI's falar sobre os problemas do futebole em Portugal é de rir

Anseio pelo dia que o metam no programa do amigalhaço Otávio, Futre e o palonço que dizia que o Matic era um cepo.
Se ele não pode falar sobre os problemas do futebol em Portugal então mais ninguém pode.
Certo. Esqueci-me que ele vem do campeonato mais evoluído do mundo.

ForçadoBloqueio

Mais um jogo a começar com 10. Quando fores com o caralho leva contigo o Everton Zerinho!

Lord_of_Tuborg

Meio campo de pastelões e prima donas

Grande mister