Jovens brasileiros em Portugal _ A bem ou a mal do Futebol Português ?

Miguel Gouveia

O que eu quero dizer nem é especificamente sobre o Benfica nem especificamente sobre as camadas jovens.

É a constante aposta neste tipo de mercados em detrimento do nacional... Como poderá o futebol português desenvolver-se? Como poderá a selecção actuar sem brasileiros? Como podem os clubes portugueses não ser eliminados logo nas primeiras fases das competições europeias ou sofrer humilhações históricas?
Cada vez mais o nosso campeonato tem uma quota de portugueses a decrescer e os sul-americanos estão em cada vez maior número. E isto está a transferir-se para as camadas jovens, até mais cedo.

Impor-se limites, criarem-se infra-estruturas... Mas a FPF 'tá-se nas tintas para a formação nacional.

maxi04

Bom tópico!!! O0
Em relação ao assunto em si, só a favor de a vinda de Brasileiros para Portugal só em caso de excepção, isto é,de miúdos com um talento excepcional.
Agora o que não aceito é a vinda de brasileiros para as posições dos nossos miúdos e com valor idêntico ou inferior,aliás custa-me muito quando isso acontece.
É certo também que o mercado Brasileiro é muito atractivo, tem milhões de jogadores,mas isso por si só isso não justifica a carrada de Brasileiros que têm "invadido" o nosso pais.
Eu pergunto, e nós??? e para quê temos um centro de estágio afinal??? e o futuro das  nossas selecções??...

::ZEBODA::

Citação de: maxi04 em 16 de Dezembro de 2009, 01:09
Bom tópico!!! O0
Em relação ao assunto em si, só a favor de a vinda de Brasileiros para Portugal só em caso de excepção, isto é,de miúdos com um talento excepcional.
Agora o que não aceito é a vinda de brasileiros para as posições dos nossos miúdos e com valor idêntico ou inferior,aliás custa-me muito quando isso acontece.
É certo também que o mercado Brasileiro é muito atractivo, tem milhões de jogadores,mas isso por si só isso não justifica a carrada de Brasileiros que têm "invadido" o nosso pais.
Eu pergunto, e nós??? e para quê temos um centro de estágio afinal??? e o futuro das  nossas selecções??...

O que é preciso compreender é que ás vezes a adaptação, evolução não correspondem ás espectativas. É complicado adivinhar que os jogadores ainda mto jovens poderão vir a dar frutos.

Acho que os brasileiros que temos ido buscar ultimamente tem sido boas apostas. Até mesmo na formação.

O Diego Lopes é fabuloso. O Fagner, Admir e Rafael são jogadores interessantes, que pelo menos para os júniores são mais valias e no ano anterior assinamos com jogadores(portugueses) bastante inferiores. O Jean e Charles ainda não vi o suficiente para sequer dar um palpite.

JTF

Concordo claramente que com a quantidade de estrangeiros no nosso futebol o desenvolvimento das selecções será sempre afectado.

Antigamente só era permitido um estrangeiro por escalão, não seria melhor assim?

Para quando uma resposta da federação neste sentido?

Saudações

Citação de: maxi04 em 16 de Dezembro de 2009, 01:09
Bom tópico!!! O0
Eu pergunto, e nós??? e para quê temos um centro de estágio afinal??? e o futuro das  nossas selecções??...

Red skin

N sei pq será afectado... acabam-se por naturalizar portugueses... olha o Saná, o Kaby, o Bruma, o Sancidino, o Liedson, o Pepe, o Deco, o Nélson,...

os q afectam são aqueles q n têm qualidade e vêm ocupar o lugar daqueles q cá estão, q podem tb n ter qualidade, mas tb n têm hipótese de evolução... tipo camiões de brasileiros q chegam ao Benfica... n me importo com Diegos, Ramires, Sidneis e outros q tal... o problema são os outros!

Pedro Terra

:rir: Os clubes do futebol Europeu tem gestão qualificada e profissional, desde as bases de formação. Isso acontece em poucos clubes do Brasil.  O sacrifício que faz um menino destes desde a tenra idade, deixando de lado a diversão e muitas das vezes a liberdade e desprendimento de responsabilidades da infância e da adolescência, para poder realizar o sonho maior de se tornar um  jogador de sucesso, parece ter uma maior recompensa quando se esta num clube da Europa , para os brasileiros pelo que parece, o caminho é Portugal, pela origem comum  e pela óbvia facilidade do idioma. Além do respeito e carinho com que são aceitos, mesmo sendo "estrangeiros". :rir:

vcart31

Citação de: RAFL em 15 de Dezembro de 2009, 19:12
é indiferente, acho que a questão deveria ser: Deve-se acabar com a formação no SLB? a minha resposta é sim, a formação deveria acabar, o SLB nunca vai apostar em jogadores da formação (Só apostará quando o dinheiro acabar)
exemplo:
Prefere comprar o fabio faria do que apostar no M vitor ou no roderick
Prefere ajudar o keirrison do barcelona a ganhar experiencia do que dar essa preferencia ao Nelson oliveira
Prefere dar 1,8 milhoes pelo patric do que dar hipoteses ao pedro correia
Prefere contratar o shaffer para ter no banco todos os jogos do que apostar no ruben lima
Prefere comprar o airton para ir p o banco do que apostar no danilo ou no felipe bastos
prefere apostar no balboa do que no carvalhas

enfim o SLB nunca vai apostar num jogador da formação independentemente de ser brasileiro ou não, por isso acho que a pergunta deverá ser: Deve-se acabar com os escalões de formação no Benfica?

Na mouche...

Rui Ramone

Citação de: vcart31 em 19 de Dezembro de 2009, 01:55
Citação de: RAFL em 15 de Dezembro de 2009, 19:12
é indiferente, acho que a questão deveria ser: Deve-se acabar com a formação no SLB? a minha resposta é sim, a formação deveria acabar, o SLB nunca vai apostar em jogadores da formação (Só apostará quando o dinheiro acabar)
exemplo:
Prefere comprar o fabio faria do que apostar no M vitor ou no roderick
Prefere ajudar o keirrison do barcelona a ganhar experiencia do que dar essa preferencia ao Nelson oliveira
Prefere dar 1,8 milhoes pelo patric do que dar hipoteses ao pedro correia
Prefere contratar o shaffer para ter no banco todos os jogos do que apostar no ruben lima
Prefere comprar o airton para ir p o banco do que apostar no danilo ou no felipe bastos
prefere apostar no balboa do que no carvalhas

enfim o SLB nunca vai apostar num jogador da formação independentemente de ser brasileiro ou não, por isso acho que a pergunta deverá ser: Deve-se acabar com os escalões de formação no Benfica?

Na mouche...
ora aí esta infelizmente a realidade, o benfica poderia na mesma contratar o ramires e o aimar e o saviola desde que colocasse um dos miudos com mais valor a jogar com eles, de certeza que ganharia confiança e iria ser uma referencia para os mais jovens

apostar em 3/4 de uma vez não concordo , mas apostar em 1 ou mesmo 2 devidamente acompanhados pelos jogadores mais fortes seria de facto uma optima rentabilização das camadas jovens

hdanyel

Barsileiros, e de outras nacionalidades, muitos,mas se forem de grande qualidade.Os portugueses sao caros, e em geral de fraca qualidade.Em 50,ha um excepcional.No benfica nos ultimos anos,temos o Rui costa, o Manuel Fernandes,o miguel vitor(ainda que nao seja de topo), e o resto ainda sao promessas.
Daqueles que sairam e que os dotos diziam que se lhes devia apostar na carreira, a carreira deles é e foi de medio nivel quanto muito,apos sairem do benfica..Enfim ,sem qualidade nenhuma para ambicionarem chegar a jogar no futebol senior do benfica. Yartei,, roderick, david simao e talvez o rosa,poderao la chegar.Nelson, é uma grande esperança,vamos la ver se consegue dar o tal salto.Com estas idades é sempre uma incognita.

Por isso digo, que se deve continar a contratar brasileiros, somalis, uzbekes,havaianos,desde claro esta que sejam de nivel superior aos que existem em portugal.E se possivel mais baratos.

Menino Do Rio

Saídos da formação em Portugal, quantos brasileiros vingaram?
A questão não passa pela qualidade do jovem português, e sim pelo mau trabalho efectuado nas camadas jovens em Portugal, não só em nível desportivo mas principalmente na formação enquanto pessoa. Esse mau trabalho associado à pouca aposta e à mentalidade "o que é de fora é melhor" tão típica dos portugueses é que faz com que os jovens lusitanos não sucedam no futebol.

É inadmissível, a meu ver, que Portugal tenha tido uma selecção campeã européia de sub-17 há 6 anos e apenas 3/4 jogadores tenham conseguido se firmar no futebol.

A formação em Portugal só vai melhorar quando for feita uma reestruturação nos quadros competitivos das camadas jovens, e quando houver uma mentalidade de dirigentes e treinadores mais voltada ao rendimento da formação. Enquanto a formação for vista como um acessório do clube, continuaremos o mau trabalho que tem vindo a ser realizado e os maus resultados das selecções jovens. Quando a formação de jogadores for vista como parte integral do sucesso do clube, aí não precisaremos tanto contratar brasileiros, chineses ou africanos: os jogadores portugueses estarão preparados para a concorrência.

De realçar que este trabalho a que me refiro, tem que ser muito bem feito dos 11 aos 15 anos do jogador. Trabalho técnico (passe, recepção, drible, remate) e trabalho táctico (posicionamento e movimentação), nesta idade, têm que ser trabalhados exaustivamente, independente dos resultados da equipa. O mais importante é a evolução dos jogadores enquanto indivíduos. Nos Juvenis e Juniores, preparação dos jogadores para o futebol sénior.

É assim que vejo a forma de se trabalhar a formação.

Foka

e uma vergonha as leis sobre inscriçoes de estrangueiros! sou treinador e tenho 2 miudos à espera de ser inscritos desde o inicio do ano e se nao forem inscritos ate ao fim do mes nao jogam este ano! um da guine e um brasileiro! e preciso e e urgente mudar as leis

andre_04_SLB

Citação de: Foka em 17 de Janeiro de 2010, 00:03
e uma vergonha as leis sobre inscriçoes de estrangueiros! sou treinador e tenho 2 miudos à espera de ser inscritos desde o inicio do ano e se nao forem inscritos ate ao fim do mes nao jogam este ano! um da guine e um brasileiro! e preciso e e urgente mudar as leis

Idem idem aspas aspas.

Foka

Citação de: andre_04_SLB em 17 de Janeiro de 2010, 00:03
Citação de: Foka em 17 de Janeiro de 2010, 00:03
Idem idem aspas aspas.
epa que motivaçao estao estes miudos para irem aos treinos? ja para nao falar que o desporto e essencial para o desenvolvimento de uma criança! e outra coisa, como se explica a um miudo de 12 anos que nao pode fazer o que gosta porque nao nasceu ca?