Airton

Médio, 34 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2010-2011), 34 jogos (1633 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (2)

T1n0_SLB

Era mais passes do que Javi poque arisca mais, o Javi raramente faz  passe longo.

Far(away)

Citação de: T1n0_SLB em 28 de Janeiro de 2011, 03:59
Era mais passes do que Javi poque arisca mais, o Javi raramente faz  passe longo.

Quem tem que arriscar é o Martins e o Aimar. Ali, naquela posição é jogar simples.

4ever Red Devil

Citação de: André Sousa em 28 de Janeiro de 2011, 03:57
Viu-se uma grande diferença e tudo, quando o Airton jogou...

Não consegues ver uma grande diferença num trinco num jogo em que o adversário simplesmente não ataca, ou ataca com dois homens de cada vez.

Airton teve um grande teste esta época, a Supertaça, e não preciso de te contar como é que correu... é que nem houve meio-campo.

Edu

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:58
Eu concordo que a diferença entre um e outro é para já ainda grande. E o titular terá que ser obviamente o Javi, até porque atravessa o melhor momento da temporada.
Nisso já não concordo. Não vejo uma diferença significante.

Far(away)

#4849
Citação de: 4ever Red Devil em 28 de Janeiro de 2011, 04:00
Citação de: André Sousa em 28 de Janeiro de 2011, 03:57
Viu-se uma grande diferença e tudo, quando o Airton jogou...

Não consegues ver uma grande diferença num trinco num jogo em que o adversário simplesmente não ataca, ou ataca com dois homens de cada vez.

Airton teve um grande teste esta época, a Supertaça, e não preciso de te contar como é que correu... é que nem houve meio-campo.

Eu concordo com a tua análise, mas nesse jogo em particular, existiram outros factores que contribuiram para aquela ridícula exibição. Houve um certo relaxamento não só dos jogadores, como da equipa técnica, que pensaram que estavam ainda no Marquês a celebrar.

No fundo o Porto foi com o fato de macaco vestido. Nós com o fatinho de gala.

T1n0_SLB

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:59
Citação de: T1n0_SLB em 28 de Janeiro de 2011, 03:59
Era mais passes do que Javi poque arisca mais, o Javi raramente faz  passe longo.

Quem tem que arriscar é o Martins e o Aimar. Ali, naquela posição é jogar simples.

Exacto,  mas se repares o jogo que isso veio a tona foi contra a academica na segunda parte, em qe o Martins encostou-se aos avançados e e o airton teve de fazer a transição. No entanto ele pode treinar esse aspecto e em algum momebto do jogo poderá ser útil.

4ever Red Devil

Claro que houve. Mas Airton foi o principal factor. Aliás, ele estava a caminhar para a titularidade... até esse jogo. Foi o reality check para o Jorge Jesus.

André Sousa

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:59
Quem tem que arriscar é o Martins e o Aimar. Ali, naquela posição é jogar simples.

Isso é falacioso. Se o Airton, após interceptar um passe, por exemplo, tiver a oportunidade de jogar longo e aproveitar um eventual desposicionamento do adversário, o Benfica só tem a ganhar com isso. É como digo. O Airton tenta outro tipo de coisas que o Javi não arrisca. Por um lado dá mais segurança, mas um passe vertical que queime linhas contrárias não é algo tão arriscado de se fazer, por exemplo.

Citação de: 4ever Red Devil em 28 de Janeiro de 2011, 04:00
Não consegues ver uma grande diferença num trinco num jogo em que o adversário simplesmente não ataca, ou ataca com dois homens de cada vez.

Airton teve um grande teste esta época, a Supertaça, e não preciso de te contar como é que correu... é que nem houve meio-campo.

Eu consigo avaliar um jogador, a sua capacidade posicional, se decide bem em cada acção que tem ou não, por aí fora, na maioria dos jogos. E não vale a pena tomar o jogo da Supertaça, por exemplo. Se quiseres também te posso falar da final da Taça da Liga, onde o Airton meteu o Micael, e o Belluschi no bolso. Aliás, basta ver como é que surge o primeiro golo do Amorim nesse jogo.

O jogo da Supertaça foi um mau jogo a nível colectivo. Não foi por culpa do Airton ter jogado que o Benfica perdeu.

Far(away)

Citação de: Edu em 28 de Janeiro de 2011, 04:02
Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:58
Eu concordo que a diferença entre um e outro é para já ainda grande. E o titular terá que ser obviamente o Javi, até porque atravessa o melhor momento da temporada.
Nisso já não concordo. Não vejo uma diferença significante.

Sinceramente acho que sim, que a diferença ainda é grande. Mas também digo que Airton tem o potencial necessário, para um dia poder ser melhor jogador que Javi, embora seja algo difícil de prever, pois com 24 anos, o espanhol certamente ainda vai crescer como jogador.

Far(away)

Não é falacioso, é regra geral. Obviamente que pode fazer passes longos, mas a norma será jogar ao primeiro toque, e entregando a bola aos médios criativos por diante dele.

André Sousa

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 04:10
Não é falacioso, é regra geral. Obviamente que pode fazer passes longos, mas a norma será jogar ao primeiro toque, e entregando a bola aos médios criativos por diante dele.

Se após a recuperação da bola, momento em que o adversário contrário se encontra desequilibrado a nível defensivo, e em organização defensiva, ter um jogador que consiga ver qual é a melhor opção para a equipa, em vez de jogar certo num jogador que está a poucos metros dele, só é benéfico para o nosso tipo de jogo. Não que seja mau o facto do Javi jogar sempre simples, mas vejo o Airton bem mais capacitado do que o espanhol para oferecer outro tipo de soluções à equipa.

4ever Red Devil

André Sousa, parece-me que estás a descrever o Beckenbauer. O Airton farta-se de falhar passes, e estás para aí a falar em passes de ruptura como se ele fosse o Rui Costa.

Whatever. Jesus errou uma vez e corrigiu, não me parece que volte a cometer o mesmo erro tão cedo.

Espero que Airton jogue na Vila das Aves.

Far(away)

Citação de: 4ever Red Devil em 28 de Janeiro de 2011, 04:08
Claro que houve. Mas Airton foi o principal factor. Aliás, ele estava a caminhar para a titularidade... até esse jogo. Foi o reality check para o Jorge Jesus.

Também acho que nessa altura Airton tinha a posição ganha, e após esse jogo, perdeu o lugar. No entanto também penso que o facto de não jogar com um Amorim ao lado (não digo Ramires, porque esse já se foi) também o prejudicou, pois os mecanismos da equipa, parecendo que não, eram outros. Mecanismos esses que agora foram assimilados pela equipa, que teve que encontrar uma outra forma de jogar sem Di Maria e Ramires, o que sabemos que demorou o seu tempo.

4ever Red Devil

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 04:13
Citação de: 4ever Red Devil em 28 de Janeiro de 2011, 04:08
Claro que houve. Mas Airton foi o principal factor. Aliás, ele estava a caminhar para a titularidade... até esse jogo. Foi o reality check para o Jorge Jesus.

Também acho que nessa altura Airton tinha a posição ganha, e após esse jogo, perdeu o lugar. No entanto também penso que o facto de não jogar com um Amorim ao lado (não digo Ramires, porque esse já se foi) também o prejudicou, pois os mecanismos da equipa, parecendo que não, eram outros. Mecanismos esses que agora foram assimilados pela equipa, que teve que encontrar uma outra forma de jogar sem Di Maria e Ramires.

A diferença é:

Javi García provou que consegue aguentar aquele meio-campo sozinho, com ou sem Rúben Amorim. Airton não.

T1n0_SLB

Citação de: 4ever Red Devil em 28 de Janeiro de 2011, 04:15
Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 04:13
Citação de: 4ever Red Devil em 28 de Janeiro de 2011, 04:08
Claro que houve. Mas Airton foi o principal factor. Aliás, ele estava a caminhar para a titularidade... até esse jogo. Foi o reality check para o Jorge Jesus.

Também acho que nessa altura Airton tinha a posição ganha, e após esse jogo, perdeu o lugar. No entanto também penso que o facto de não jogar com um Amorim ao lado (não digo Ramires, porque esse já se foi) também o prejudicou, pois os mecanismos da equipa, parecendo que não, eram outros. Mecanismos esses que agora foram assimilados pela equipa, que teve que encontrar uma outra forma de jogar sem Di Maria e Ramires.

A diferença é:

Javi García provou que consegue aguentar aquele meio-campo sozinho, com ou sem Rúben Amorim. Airton não.

Eu não diria sozinho, eu diria com o Ramires ao lado.