Benfica x Manchester United 01/12/1992 - Jogo dos 50 Anos de Eusébio

alfredo

olá benfiquistas.
alguem se lembra do jogo amigável entre o benfica e manchester a 1.12.1992 para comemoracao do 50° aniversário de eusébio?
quem me arranja os nomes dos jogadores que actuaram nesse jogo de ambas as equipas?
obrigado pela ajuda!
saudacoes benfiquistas

Corrosivo

Se não me engano o Cantona estreou-se pelo ManU nesse jogo

Eu estive lá. Antes do Benfica-ManU houve um jogo entre velhas glórias do Benfica e uma selecção do resto do Mundo, grande golo de cabeça do nosso Torres

Arhamiis


JotaTê

http://www.ionline.pt/conteudo/35510-manchester-estreou-cantona-na-gala-do-comendador-eusebio
Eric Daniel Pierre Cantona. No dia 1 de Dezembro de 1992, por ocasião da festa do 50.º aniversário de Eusébio, o nome do francês passou despercebido à esmagadora maioria dos presentes no Estádio da Luz. Dos 50 mil espectadores, dos 70 jogadores e dos seis árbitros que desfilaram naquela tarde de festa, só Hernâni e Vítor Pereira é que se deram conta de um sujeito alto e mal-encarado. O médio benfiquista porque ficou com os pitons do enfant terrible cravados na perna direita; o árbitro lisboeta porque lhe mostrou o respectivo amarelo num jogo em que não era suposto recorrer-se a cartões.

Mas porquê tanto alarido? Foi neste 1 de Dezembro que Cantona se estreou no Manchester United, uma semana depois de ter assinado pelo Manchester United, via-Leeds United, onde o seu ar de "franciú" não combinava com o estilo british de Howard Wilkinson, o treinador - mesmo que estes tivessem sido campeões ingleses nesse Verão de 1992.

Para evitar mais problemas entre eles, o Leeds United vendeu o passe de Cantona por 1,2 milhões de libras ao Manchester United, que precisava urgentemente de golos face à seca de Brian McClair e Mark Hughes. No dia 26 de Novembro, Cantona assinou para delírio de Alex Ferguson, que o estreou no dia 1 de Dezembro.

O dia foi indiscutivelmente do rei Eusébio, mas também se pode afirmar que outro rei (ou melhor, Le Roi, como lhe chamariam os adeptos em Manchester) deu o ar da sua graça. Porque um jogo sem cartões é monótono, porque 90 minutos sem adrenalina não é nada, porque sim... Fosse pelo que fosse, Cantona esticou a corda com duas entradas fora de tempo na segunda parte: aos 49', sobre Fernando Mendes; aos 55', sobre Fernando Mendes. Foi aí que Vítor Pereira parou o jogo. E a brincadeira. Cantona reagiu bem ao amarelo, vá lá. O golpe de kung-fu ficou para mais tarde (1995), até porque festa é festa e não se estraga assim sem mais nem menos. E porque Eusébio é Eusébio.

PARTE 1 A glória portuguesa jogou 37 minutos e até marcou um dos golos dos veteranos nacionais, a passe de José Torres. Na hora da substituição, solicitada pelo próprio ao treinador Mário Wilson, o público levantou-se e aplaudiu até mais não, levando o futuro comendador às lágrimas. Porque Eusébio foi condecorado com a medalha de bronze da Ordem do Infante D. Henrique por Mário Soares, então Presidente da República. Os veteranos internacionais, com Pfaff, Neeskens, Camacho, Rivelino, Bobby Charlton, Milla e Kempes, ganharam 4-2 aos nacionais, com Carvalho, Humberto Coelho, João Alves, Seninho e Shéu, entre outros.

PARTE 2 Para completar a festa, só faltava o Benfica-Manchester United, que assinalava os regressos de João Vieira Pinto e Hernâni, por lesão e doença, respectivamente, e a estreia de um tal Eric Cantona, a fazer dupla de ataque com Giggs.

O jogo, esse, foi resolvido por Rui Costa, então com 20 anos, aos 81 minutos, a aproveitar uma defesa incompleta de Peter Schmeichel a remate de fora da área de Kenedy. No caderno de Vítor Pereira, ficou registado esse golo, bem como o cartão amarelo a Cantona, o tal que iria transformar o mundo do futebol em Inglaterra, ao ponto de estes, arrogantemente nacionalistas, entoarem a Marselhesa, hino da França (país rival da Inglaterra), nos estádios onde ele estivesse a jogar.

JotaTê

Também lá estive. O que postei acima foi o que encontrei já que não me lembrava dos jogadores que alinharam e aí refere alguns.

Lembro-me de que foi dos primeiros jogos que vi no Topo Sul e que estavam uns gajos bêbedos do Man United no 3º anel por cima a mandar bocas, o que me pareceu estúpido num jogo amigável, mas enfim não passou disso.

alfredo


Sparrow

Engraçado que já tinha comentado com muita gente este jogo...mas não são muitos a lembrarem-se.

O jogo deu em directo na rtp...e lembro-me perfeitamente do golo do rui costa.

Outra coisa que fez confusão...foi festejarem os 50 anos do eusébio em dezembro.  :whistle2:
Era a vaga de calendário que haveria...

Joaquim Ferreira Bogalho

Estive neste jogo...foi uma grande tarde...o Pfaff deu show de cómico, saindo da baliza e pondo-se atrás desta, durante o jogo...recordo-me do golo de Rui Costa e de algumas antigas glórias jogarem...o Eusébio marcou um golo de belo efeito...

_Benfiquista_

Eu estive lá!

Golo do Rui Costa!

Que bela tarde/noite de Festa e Magia!

Dandy





   1966 was a great year for english football.


   Eric was born...




zerocool

Estive lá e levei uma câmera de video para registar a tarde de futebol. O jogo das velhas glórias foi hilariante em alguns momentos.
Aproveitei e nessa noite vi o SLB - Cibona Zagreb em basquet no antigo pav. 1.
Tive um dia de aniversário inesquécivel.

Trezeguet

foi dos melhores dias que o Benfica teve

_Benfiquista_

#12
Fui com o meu Pai.Quando acabou a Festa do Eusébio, que teve grande momentos, não sabia que iria dar a seguir o jogo entre o Benfica e o MU.Quando os vi a aquecer fiquei radiante!Penso que foi o 1º golo do Rui Costa com a nossa Camisola.

Não tinha a ideia que se jogava também em Basquetebol nesse dia.

Lembro a tarde de sol fantástica que teve nesse dia e depois o jogo já á noite :)

P.S.Como não conseguia encontra registos deste jogo, estava na dúvida se o jogo tinha sido mesmo no final desse ano.Tinha essa ideia, mas não batia certo porque o Eusébio fez 50 anos no inicio desse mesmo ano.Vi afinal, que foi devido a não haver datas disponíveis e só ter-se podido realizar a 1 de Dezembro de 1992.