Museu Benfica: Cosme Damião

O_Glorioso

Todos os troféus oficiais, desde o futebol à natação, têm de estar permanentemente no museu. Os mais importantes não-oficiais (pelo valor estético, pelo prestígio, pela História) também devem estar permanentemente expostos.

Aka

Basta ao Real Madrid mostrar isto para que um visitante sinta que valeu a pena a visita:




E ainda têm as Taças UEFA, a Supertaça Europeia e as Intercontinentais para exibir.


Infelizmente, nós só temos duas das primeiras (e das pequenas) para mostrar.

A força está mesmo no gigantesco número de troféus em todas as modalidades.

Aka

Citação de: BC em 16 de Outubro de 2011, 19:50
Aka não entendes-te o que eu disse.

Independentemente dos troféus que lá meterem, para mim é OBRIGATÓRIO que metam os mais prestigiantes.

E dou outro exemplo, para mim é importante meterem lá os 32 títulos por exemplo, e não meterem só uns 10 por exemplo, como acontece agora na exposição. É isso que estou a dizer.

Agora, quantos mais títulos postos melhor. Isso é óbvio e nem tem discussão.

Mas, aquela exposição é uma... coisita. A comparar seria com o museu do antigo estádio.

O_Glorioso

Esse expositor do Real mete inveja. Que lindas! E eles já têm a versão original do troféu.

Dava tanto jeito uma "orelhuda" para se centrar no meio das duas existentes.

Aka

A original que eles têm é uma das pequenas, não é?

xeriff

as da taça da liga não que não contam para alguns , depois tem que dar dinheiro para ver taças da treta


O_Glorioso

Citação de: xeriff em 16 de Outubro de 2011, 19:57
as da taça da liga não que não contam para alguns , depois tem que dar dinheiro para ver taças da treta

Não contam o quê? Não são oficiais? Deixem-se lá disso. Uma coisa é o valor absoluto ou relativo do troféu, outra é perceber que é um título oficial, e que, pelo menos complementa o palmarés.

A Taça da Liga, é uma questão de tempo, vai passar a ser o terceiro troféu mais importante, destacadamente.

van33

Citação de: O_Glorioso em 16 de Outubro de 2011, 19:54
Esse expositor do Real mete inveja. Que lindas! E eles já têm a versão original do troféu.

Dava tanto jeito uma "orelhuda" para se centrar no meio das duas existentes.
se o museu abrir em junho de 2012 já la estará uma dessas "orelhudas" ainda com um cheiro ao alcool nefasto  ::)

pcssousa

Citação de: Aka em 16 de Outubro de 2011, 19:35
Claro que é um depósito, mas é preferível ter algo assim do que estarem enfiadas num caixote.
Claro que sim...claro que sim.
Nem sei como é que preferem que eles não sejam expostos o que implicaria que estivessem encaixotados.

Já que falaram já praqui do museu do Barça, vamos lá ver uma imagem de troféus menos importantes:




Falaram também do do Real Madrid, então vamos ver como eles expõem esses:



Todos os troféus, que eu estimo à volta dos 14 mil (vejam um meu comentário anterior) devem ser expostos, até por respeito por quem os conquistou. Claro que os oficiais merecem natural destaque, mas também uma série de oficiosos, nem vale a pena enumerar pois não? mas pronto, desde os Ramón Carranza, até ao Teresa Herrera, passando pelo General Craveiro Lopes ou pelo Torféu totobola ou trorneio de Paris sem esquecer o primeiro troféu do clube que já mencionei também anteriromente, o Bronze (ou troféu) Bernardino Costa.
E alguém se sentirá satisfeito sem ter visto também os troféus das modalidades?
O tamnaho do museu parece-me suficiente para expôr tudo, aquilo que merece mais destaque deve estar naturalmente destacado, e o que merece menso pode estar nessas tais estantes corridas.


Concordo cok as exposições temáticas, rotativas, que deveriam servir para destacar troféus de uma ou outra modalidade ou relativos a uma qualquer efeméride e que posteriorrmente poderiam voltar ao seu local. poderiam ainda fazer exposições para divulgar o espólio pessoal de alguns antigos desportitas do clube e posteriormente devolver as coisa ao seu propriet
ario. Poderiam até fazer uam de equipamentos: camisolas ao longo da história... ou da evolução do matreial de alguns desportos, por exemplo o hóquei era um bom exemplo.

BC

Mas todos os troféus que o Benfica tem dá para meter no Museu? Se dá... então melhor ainda. se não dá, então metem-se os mais importantes.

Mas o sentido é haver espaço para os ter a todos.

Begpr

Museu a sério, é organizado por modalidades, com todas as conquistas expostas.

SimpSLB

Citação de: BC em 16 de Outubro de 2011, 19:44
Uma coisa para mim é certa e deveria e deve ser aposta: Todos os troféus principais deveriam ficar no Museu.

Ou seja, dando o exemplo do futebol todos os 32 ceptros de campeão Nacional, as 24 taças de Portugal, as 4 Supertaças e as 3 Taças da Liga, a Taça Latina as 2 Champions devem ficar no Museu... sempre. E cada vez que se conquiste mais 1 títulos "mais" importante como estes é juntar.

O resto aí sim poderia "rodar" consoante o tempo de estada dos troféus.

E nas modalidades igual.
Concordo, quando fiz uma visita guiada, e fui ao museu, as taças dos campeões europeus estavam em Macau ou algo assim... E fiquei um pouco desiludido por não ter visto isso...

O_Glorioso

Mas esses do Barça, como é fácil reparar, pelo menos têm uma legenda, não estão "para ali arrumados". O conceito do museu do Real é outro, com o qual não concordo de todo. Mais do que expor os troféus é preciso enquadrá-los na História.

pcssousa

Citação de: BC em 16 de Outubro de 2011, 20:11
Mas todos os troféus que o Benfica tem dá para meter no Museu? Se dá... então melhor ainda. se não dá, então metem-se os mais importantes.

Mas o sentido é haver espaço para os ter a todos.
Já os vi todos, ou quase, na antiga sala de troféus na Rua Jardim do Regedor, antes de irme para o estádio... como já disse, creio que andariam à volta dos 12 mil e agora estimo que andem à volta dos 14 mil.
Claro que essa sala não os tinha expostos como devia ser, devido ao tamanho, mas se se fala de 2 mil m2 então sim, creio que dá para os expôr a todos, como o devido destaque, realce e cuidado para os mais importantes e em estantes corridas para os menos importantes.

É como disseram, vale mais assim do que estarem encaixotados.

Citação de: Begpr em 16 de Outubro de 2011, 20:12
Museu a sério, é organizado por modalidades, com todas as conquistas expostas.
Exactamente. Já que se está a fazer algo de raíz mais vale fazer uma coisa em condições e que impressione não só pela importância dos troféus, mas também pelo seu nº.