Museu Benfica: Cosme Damião

PésDeCoentrão

Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 16:53
Citação de: PésDeCoentrão em 08 de Setembro de 2012, 16:35
Grande obra do Benfica, todos os benfiquistas ficarão orgulhosos do Museu Cosme Damião !
tem de ser uma cartada eleitoral o museu.. ao que chega o Benfica atual..

se não estou em erro já era uma promessa eleitoral no 2 mandato do LFV.. siga pra seca

Porque é que tem de ser uma "cartada eleitoral" ?

Vocês às vezes tratam os sócios como mentecaptos. Eu acho que é uma grande obra do Benfica, não do Presidente, e recuso-me a acreditar que há pessoas que decidem em quem votar pela data de inauguração de um museu.

G10

O Museu deve ser um espaço lúdico, didáctico, educativo, exemplificativo para todos, deve primar pela pedagogia, cultura, exigência e rigor.

G10

Citação de: PésDeCoentrão em 08 de Setembro de 2012, 17:21
Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 16:53
Citação de: PésDeCoentrão em 08 de Setembro de 2012, 16:35
Grande obra do Benfica, todos os benfiquistas ficarão orgulhosos do Museu Cosme Damião !
tem de ser uma cartada eleitoral o museu.. ao que chega o Benfica atual..

se não estou em erro já era uma promessa eleitoral no 2 mandato do LFV.. siga pra seca

Porque é que tem de ser uma "cartada eleitoral" ?

Vocês às vezes tratam os sócios como mentecaptos. Eu acho que é uma grande obra do Benfica, não do Presidente, e recuso-me a acreditar que há pessoas que decidem em quem votar pela data de inauguração de um museu.
ainda sou sócio.. as eleições aproximam-se... e o museu volta a ser falado com poupa e circunstancia.. por o "candidato" LFV 

Endless

Citação de: PésDeCoentrão em 08 de Setembro de 2012, 17:21
Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 16:53
Citação de: PésDeCoentrão em 08 de Setembro de 2012, 16:35
Grande obra do Benfica, todos os benfiquistas ficarão orgulhosos do Museu Cosme Damião !
tem de ser uma cartada eleitoral o museu.. ao que chega o Benfica atual..

se não estou em erro já era uma promessa eleitoral no 2 mandato do LFV.. siga pra seca

Porque é que tem de ser uma "cartada eleitoral" ?

Vocês às vezes tratam os sócios como mentecaptos. Eu acho que é uma grande obra do Benfica, não do Presidente, e recuso-me a acreditar que há pessoas que decidem em quem votar pela data de inauguração de um museu.

Desculpa que te diga, mas és um pouco ingénuo.

pcssousa

Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 17:24
O Museu deve ser um espaço lúdico, didáctico, educativo, exemplificativo para todos, deve primar pela pedagogia, cultura, exigência e rigor.
Concordo inteiramente. E acrescento que se querem fazer isso, poderão arranjar uma sala para expôr condignamente os troféus que não caibam no museu mas que foram igualmente conquistados com sangue, suor e lágrimas e merecem mais do que estar encaixotados num qualquer canto!

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: pcssousa em 08 de Setembro de 2012, 19:05
Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 17:24
O Museu deve ser um espaço lúdico, didáctico, educativo, exemplificativo para todos, deve primar pela pedagogia, cultura, exigência e rigor.
Concordo inteiramente. E acrescento que se querem fazer isso, poderão arranjar uma sala para expôr condignamente os troféus que não caibam no museu mas que foram igualmente conquistados com sangue, suor e lágrimas e merecem mais do que estar encaixotados num qualquer canto!


Sem dúvida, meu caro.

Independentemente de o Museu ficar espectacular ou não (espero bem que sim e acredito que sim - as minhas expectativas estão altíssimas, como não podia deixar de ser) acho que há sempre a apontar esse facto de cerca de 90% dos troféus ficarem fora. Nem que se fizesse uma sala-armazém anexa ou noutro local (numa sede por exemplo), para colocar lá todos e serem regularmente cuidados.

É que acho uma falta de respeito não só para com a história do clube mas também para com os atletas e treinadores que suaram para ganhar aquelas taças, sejam taças oficiais ou não, sejam de competições seniores ou jovens.

Podiam pôr numa sala qualquer divididas por modalidades e depois por anos.

óbvio que se calhar muito pouca gente teria interesse em ver a taça regional que os sub-17 de hóquei conquistaram em 80/81 (exemplo) mas seja como for, é património do clube, é uma pequena fracção daquilo que (ainda) nos faz ser o maior clube português.

Podiam até, uma vez por outra, fazer exposições no museu com todas as taças de uma determinada modalidade ou ano, para dar a conhecer a quem quiser.

Acho que aquelas que devem estar em exposição quase permanente são estas:

- tudo o que é campeonato nacional
- tudo o que é taça de portugal
- tudo o que é taça da liga
- tudo o que é supertaça
- regionais e distritais, só as oficiais mais importantes
- tudo o que é conquista internacional (ibérica, latina, europeia, mundial) oficial


também há uns tempos lembrei-me que podiam fazer uns bustos de algumas das maiores figuras do clube..

Theroux

Citação de: pcssousa em 08 de Setembro de 2012, 19:05
Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 17:24
O Museu deve ser um espaço lúdico, didáctico, educativo, exemplificativo para todos, deve primar pela pedagogia, cultura, exigência e rigor.
Concordo inteiramente. E acrescento que se querem fazer isso, poderão arranjar uma sala para expôr condignamente os troféus que não caibam no museu mas que foram igualmente conquistados com sangue, suor e lágrimas e merecem mais do que estar encaixotados num qualquer canto!

Essa fixação com os caixotes vem de onde? Já visitaste o departamento de restauro do património?

pcssousa

Citação de: Theroux em 08 de Setembro de 2012, 19:26
Citação de: pcssousa em 08 de Setembro de 2012, 19:05
Citação de: G10 em 08 de Setembro de 2012, 17:24
O Museu deve ser um espaço lúdico, didáctico, educativo, exemplificativo para todos, deve primar pela pedagogia, cultura, exigência e rigor.
Concordo inteiramente. E acrescento que se querem fazer isso, poderão arranjar uma sala para expôr condignamente os troféus que não caibam no museu mas que foram igualmente conquistados com sangue, suor e lágrimas e merecem mais do que estar encaixotados num qualquer canto!

Essa fixação com os caixotes vem de onde? Já visitaste o departamento de restauro do património?
Vem dos muitos e muitos e muitos caixotes armazenados há mais de 20 anos em condições deploráveis.
O departamento de restauro tem quantas pessoas a trabalharem? quantos anos demorariam a restaurar cerca de 10 mil troféus?

cristao69

Certamente uma obra que deixará os Benfiquistas orgulhosos.

Theroux

Passo a citar (sublinhados meus):

O Departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Benfica foi distinguido esta segunda-feira com o prémio de intervenção em conservação e restauro da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

O vice-presidente para o património referiu que o Benfica procura restaurar todas as peças desde a fundação do Clube em 1904. "Temos uma equipa de jovens na recuperação diária dessas mesmas peças e queremos ser pioneiros nisso", salientou.

É desde o dia 2 de Novembro de 2010 que o departamento trabalha em prol da conservação do património do Sport Lisboa e Benfica.

Aqui está a equipa:


________________

Isto significa que está a funcionar à volta de 650 dias. Se restaurarem 5 peças por dia dá 3250 até agora. Podem ser mais, ou menos, não sabemos.

Saliento também que os documentos do clube estão a ser conservados numa sala com temperatura própria.

Mas ok, cada um acredita no que quiser.


manjob

Pelos vistos não valia a pena fazer um museu, a maioria dos benfiquistas aqui parece preferir um armazém.

BlankFile

Se faz o Museu é uma cartada eleitoral, se não faz é um incompetente que não respeita a história e o palmarés do Sport Lisboa e Benfica. Enfim não há paciência para este tipo de comentários.

pcssousa

Citação de: Theroux em 08 de Setembro de 2012, 19:46
Passo a citar (sublinhados meus):

O Departamento de Reserva, Conservação e Restauro do Benfica foi distinguido esta segunda-feira com o prémio de intervenção em conservação e restauro da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

O vice-presidente para o património referiu que o Benfica procura restaurar todas as peças desde a fundação do Clube em 1904. "Temos uma equipa de jovens na recuperação diária dessas mesmas peças e queremos ser pioneiros nisso", salientou.

É desde o dia 2 de Novembro de 2010 que o departamento trabalha em prol da conservação do património do Sport Lisboa e Benfica.

Aqui está a equipa:


________________

Isto significa que está a funcionar à volta de 650 dias. Se restaurarem 5 peças por dia dá 3250 até agora. Podem ser mais, ou menos, não sabemos.

Saliento também que os documentos do clube estão a ser conservados numa sala com temperatura própria.

Mas ok, cada um acredita no que quiser.
Eu acredito inteiramente nisso. E mais, fico feliz. Só gostava era de saber onde vão armazenar esses mais de 20 mil troféus e porque raio eu, como sócio, não tenho direito de os ver.
A brincar ou a sério, pago ao Benfica há mais de duas dezenas de anos...

abar85

Citação de: BlankFile em 08 de Setembro de 2012, 19:58
Se faz o Museu é uma cartada eleitoral, se não faz é um incompetente que não respeita a história e o palmarés do Sport Lisboa e Benfica. Enfim não há paciência para este tipo de comentários.


A questão não é fazer ou deixar de fazer, é andar a inaugurar casas com isso no discurso, isso é que é campanha!
Tal como a aposta na formação! Há quanto tempo ouvimos isso?

Red Bullet