Museu Benfica: Cosme Damião

Theroux

Citação de: pcssousa em 19 de Setembro de 2012, 18:35
Em finais de 1989, o responsável pela sala de troféus, também chamada "pré-museu" do antigo Estádio, brigadeiro Rodrigues de Carvalho, falecido pouco depois, já dizia que quem entrou uma única vez que fosse na antiga sala da Rua Jardim do Regedor, jamais esqueceria o que lá viu, tamanha a sensação. Acrescentava que ali estavam 1200 troféus, dos estimados 12 mil do clube. Os restantes encontravam-se metidos em variadíssimos caixotes em arrecadações nos baixos do 3º anel antigo, temendo-se bastante pelo seu estado de conservação, calculando-se já na altura que alguns seriam quase impossíveis de restaurar. Já lá vão 23 anos...
Hoje temos cercade 22 mil...

Presumo que isto, o degradar da história do clube seja o que agrada a alguns. Meter troféus conquistados com sangue, suor e lágrimas, ao monte, impedindo os benfiquistas de os visionarem uma única vez que seja na vida.

Quero lá saber dos outros museus... os outros não são do Benfica nem albergam o património construido pelos Benfiquistas... vergonha que tenho disto tudo!


Porque é que insistes em afirmar algo que já foi demonstrado como sendo falso?

Os troféus, documentos e outros objectos relativos ao Benfica NUNCA foram tão valorizados. Isto é um facto.

pcssousa

Isto é simples... há quem se contente com o bonzinho e quem procure a excelência.
Para mim, no Benfica deve sempre procurar-se a excelência.
Eu tive a felicidade de ver os mais de 10 mil troféus na antiga Sede. Avassalador.
Um complemento fantástico para o museu, seria ter uma bela sala contígua com todos, ou quase todos, dos restantes troféus expostos.
A partir daí, poderiam retira-los para fazer as exposições temáticas, onde se poderiam conhecer com mais detalhe.
Isto seria excelência... ter menos de 5% dos troféus em exposição, por muito bonito e agradável que seja o espaço e por muitos detalhes e informações que haja, é apenas e só bonzinho...
Falamos do Benfica, e a grandeza do clube está naquilo que ele tem de avassalador, não só a quallidade mas tambéma a quantidade de títulos.

pcssousa

Citação de: Theroux em 19 de Setembro de 2012, 18:52
Citação de: pcssousa em 19 de Setembro de 2012, 18:35
Em finais de 1989, o responsável pela sala de troféus, também chamada "pré-museu" do antigo Estádio, brigadeiro Rodrigues de Carvalho, falecido pouco depois, já dizia que quem entrou uma única vez que fosse na antiga sala da Rua Jardim do Regedor, jamais esqueceria o que lá viu, tamanha a sensação. Acrescentava que ali estavam 1200 troféus, dos estimados 12 mil do clube. Os restantes encontravam-se metidos em variadíssimos caixotes em arrecadações nos baixos do 3º anel antigo, temendo-se bastante pelo seu estado de conservação, calculando-se já na altura que alguns seriam quase impossíveis de restaurar. Já lá vão 23 anos...
Hoje temos cercade 22 mil...

Presumo que isto, o degradar da história do clube seja o que agrada a alguns. Meter troféus conquistados com sangue, suor e lágrimas, ao monte, impedindo os benfiquistas de os visionarem uma única vez que seja na vida.

Quero lá saber dos outros museus... os outros não são do Benfica nem albergam o património construido pelos Benfiquistas... vergonha que tenho disto tudo!


Porque é que insistes em afirmar algo que já foi demonstrado como sendo falso?

Os troféus, documentos e outros objectos relativos ao Benfica NUNCA foram tão valorizados. Isto é um facto.
Falso? tudo o que escrevi está publicado na imprensa do clube, escrito pelo Luis Pereira.
Tenho documentos acerca disso dados desde 1989.
Não te admito a ti nem a ninguém que digam que espalho falsidades.
Se os ditos troféus não estiverem expostos, então, não podemos de forma alguma atestar que se encontram todos restaurados e em condições.

Theroux

Citação de: pcssousa em 19 de Setembro de 2012, 18:56
Citação de: Theroux em 19 de Setembro de 2012, 18:52
Citação de: pcssousa em 19 de Setembro de 2012, 18:35
Em finais de 1989, o responsável pela sala de troféus, também chamada "pré-museu" do antigo Estádio, brigadeiro Rodrigues de Carvalho, falecido pouco depois, já dizia que quem entrou uma única vez que fosse na antiga sala da Rua Jardim do Regedor, jamais esqueceria o que lá viu, tamanha a sensação. Acrescentava que ali estavam 1200 troféus, dos estimados 12 mil do clube. Os restantes encontravam-se metidos em variadíssimos caixotes em arrecadações nos baixos do 3º anel antigo, temendo-se bastante pelo seu estado de conservação, calculando-se já na altura que alguns seriam quase impossíveis de restaurar. Já lá vão 23 anos...
Hoje temos cercade 22 mil...

Presumo que isto, o degradar da história do clube seja o que agrada a alguns. Meter troféus conquistados com sangue, suor e lágrimas, ao monte, impedindo os benfiquistas de os visionarem uma única vez que seja na vida.

Quero lá saber dos outros museus... os outros não são do Benfica nem albergam o património construido pelos Benfiquistas... vergonha que tenho disto tudo!


Porque é que insistes em afirmar algo que já foi demonstrado como sendo falso?

Os troféus, documentos e outros objectos relativos ao Benfica NUNCA foram tão valorizados. Isto é um facto.
Falso? tudo o que escrevi está publicado na imprensa do clube, escrito pelo Luis Pereira.
Tenho documentos acerca disso dados desde 1989.
Não te admito a ti nem a ninguém que digam que espalho falsidades.
Se os ditos troféus não estiverem expostos, então, não podemos de forma alguma atestar que se encontram todos restaurados e em condições.

Então o Benfica cria um departamento específico para restaurar o património do clube e depois deixa os trófeus aos montes?  Faz sentido esse departamento receber um prémio por trabalho que não existe?

A situação de que falas, e que é inegável, faz parte do passado, não percebo o sentido de tentares colar isso ao que se está a passar em 2012.

É falso, repito, FALSO que a história do clube se esteja a degradar. Afirmar tal coisa quando um museu está prestes a ser inaugurado é surreal.


pcssousa

Tudo o que escreví está publicado na imprensa do clube e escrevi o nome do seu autor e ainda de quem já na altura o afirmou.
Se se está a degradar ou não neste preciso momento não o posso atestar, se está tudo em condições ou não neste preciso momento, não o posso afirmar.
Se não estiver à mostra para todos poderem ver, duvidarei, sim, do seu estado de conservação.

Se têm um local onde tudo está em condições porque não mostrar todo o espólio, mas apenas uma pequena parte? em que condições estará o restante? 

Repito, não te admito nem a ti nem a ninguém que digas que espalho falsidades. Não estou aqui para defender pessoa alguma, mas antes os interesses do Benfica, que é muyito maior que qualquer individuo.
Agradeço que não me faltes ao respeito que também não te faltei a ti.

Theroux

#860
Citação de: pcssousa em 19 de Setembro de 2012, 19:17
Tudo o que escreví está publicado na imprensa do clube e escrevi o nome do seu autor e ainda de quem já na altura o afirmou.
Se se está a degradar ou não neste preciso momento não o posso atestar, se está tudo em condições ou não neste preciso momento, não o posso afirmar.
Se não estiver à mostra para todos poderem ver, duvidarei, sim, do seu estado de conservação.

Se têm um local onde tudo está em condições porque não mostrar todo o espólio, mas apenas uma pequena parte? em que condições estará o restante? 

Repito, não te admito nem a ti nem a ninguém que digas que espalho falsidades. Não estou aqui para defender pessoa alguma, mas antes os interesses do Benfica, que é muyito maior que qualquer individuo.
Agradeço que não me faltes ao respeito que também não te faltei a ti.

Mas se estás a dizer algo que não corresponde à verdade queres que diga o quê?

Os artigos que mencionas obviamente correspondem à realidade da altura, que nada tem a ver com a de hoje.

Quando dizes: "Presumo que isto, o degradar da história do clube seja o que agrada a alguns.", estás a ser deselegante pois deixas implícito que quem não concorda contigo está de alguma forma satisfeito com a degradação do património do clube que aconteceu nas últimas décadas, e estás a afirmar algo que já admitiste não saber se de facto acontece, e que pode ser facilmente esclarecido, por exemplo, pelo Alberto Miguéns, que está neste preciso momento a trabalhar para o museu.

No mínimo, estás a levantar suspeições e a incitar ataques baseado em algo que admites desconhecer, o que também não é nada agradável, nem vejo como possa ser benéfico para o clube.

Uma coisa é ter duvidas outra é fazer acusações baseado numa realidade que se alterou.

pcssousa

#861
Se não estiver à vista de todos não podemos aferir que tudo está em condições, é simples.
Se há quem defenda por cá que só lhe uinteressa o "mais importante", seja lá o que isso fôr, significa que se borrifa para o estado de conservação do resto, logo posso questionar se lhe desagradará que o restante se deteriore. é simples.

Volto a afirmar, fazendo fé naquilo que dizem que irá acontecer, a reduzida quantidade de espólio exposto, é na minha óptica indigna do Benfica. Posso dizer isto?

Acrescentei lá atrás, que aguardarei serenamente para ver se isto se confirma. A confirmar-se, pronunciar-me-ei mais detalhadamente acerca do assunto.

Confio no Miguéns, se ele diz, está dito. Não é contudo, tal como qualquer um de nós, isento de falhas e erros. A tal história do Dinis que afinal é Denis mostra que ninguém é perfeito.
É um grande Benfiquista, um grande historiador do Benfica, das pessoa que mais sabem acerca do assunto, senão mesmo o que mais sabe. Veremos, mesmo que restaurem tudo, em que condições o armazenarão para ver se se degrada ou não... mas se não está á vista, nunca o saberemos, e como eu tenho tudo em dia para com o clube, estou no meu direito de questionar, bem como de ver aquilo que aqyueles que envergaram a camisola vermelha conquistaram.

pcssousa

Já que se fala em Miguéns... não foi ele que disse que o espaço inicialmente apontado para o Museu era manifestamente exiguo e sugeriu outro, acrescentando que mesmo esse não era o ideal? foi de certeza absoluta, está escrito por ele.
Para surpresa dele, uma vez que inicilamente tinham rejeitado a ideia, soube que acabaram por escolher esse tal que ele sugeriu, mas fica aqui o mais importante, mesmo esse, conforme disse inicialmente, não é o ideal.

Se não é o ideal, porque não fazer logo algo ideal? porque contentarmo-nos com o bonzinho quando ao Benfica se deve exigir a excelência? 

Theroux

Citação de: pcssousa em 19 de Setembro de 2012, 19:48
Já que se fala em Miguéns... não foi ele que disse que o espaço inicialmente apontado para o Museu era manifestamente exiguo e sugeriu outro, acrescentando que mesmo esse não era o ideal? foi de certeza absoluta, está escrito por ele.
Para surpresa dele, uma vez que inicilamente tinham rejeitado a ideia, soube que acabaram por escolher esse tal que ele sugeriu, mas fica aqui o mais importante, mesmo esse, conforme disse inicialmente, não é o ideal.

Se não é o ideal, porque não fazer logo algo ideal? porque contentarmo-nos com o bonzinho quando ao Benfica se deve exigir a excelência? 

O AB não se pronunciou sobre a qualidade do trabalho de restauração, quis apenas dizer que ele certamente estaria disponível para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o mesmo.

Quanto ao resto, acho muito bem que questiones tudo e mais alguma coisa, contra isso só falam os que têm medo de saber a verdade ou que a procuram esconder.

Superga1949

falam com ou sem saberem ? se nao tiver os 22 mil trofeus achas mal ? entao que se compre um estadio so para os trofeus.... se nao tiverem 22 mil trofeus no museu estarao certamente espalhados pelo estadio que vai ser resultante de um percurso que se estende para o estadio... tanto drama

Endless

"Em finais de 1989, o responsável pela sala de troféus, também chamada "pré-museu" do antigo Estádio, brigadeiro Rodrigues de Carvalho, falecido pouco depois, já dizia que quem entrou uma única vez que fosse na antiga sala da Rua Jardim do Regedor, jamais esqueceria o que lá viu, tamanha a sensação. Acrescentava que ali estavam 1200 troféus, dos estimados 12 mil do clube. Os restantes encontravam-se metidos em variadíssimos caixotes em arrecadações nos baixos do 3º anel antigo,"

Eu posso confirmar que isto é verdade. E não era só em caixotes, algumas taças estavam simplesmente envoltas de simples panos em farrapos, isto na década de 90. Eu e o meu pai vimos isso, no final de um jogo à saída passamos por uma arcada que ficava por debaixo do terceiro anel e estavam encostadas à parede, no chão, uma série de taças e troféus. Não sei se iam para alguma arrecadação ou se de momento ia ali pernoitar (estavam lá 2 funcionários do clube e um agente da policia), mas que algumas das peças estavam em mau estado, estavam.

Contaram-me que alguns dos troféus, fisicamente, já não existem e que a degradação de outros (por causa do tempo e do mau acondicionamento) estavam num estado que sua restauração era impossível. Depois de ler o que o pcsousa escreveu temo que seja bem verdade. Acho normal, dada a magnitude da colecção, mas não me deixa nada feliz este evidente desleixo pela nossa história.

O_Glorioso

Até já foi falado que estavam a demolir o estádio e muitos troféus da secção de ginástica não foram retirados a tempo... Já houve aí quem tivesse dito que afinal estava tudo direito, não faltava nada, foi tudo recuperado, mas eu só vendo com os meus olhos (pois não acredito). Ver para crer!

4ever Red Devil

Citação de: O_Glorioso em 21 de Setembro de 2012, 02:42
Até já foi falado que estavam a demolir o estádio e muitos troféus da secção de ginástica não foram retirados a tempo...

Surreal, no mínimo.

bda9

Independentemente disso, não acho que os mais de 20 mil troféus devam estar em exposição. Esse tipo de museu que mais não é do que um amontoado de taças já não se usa e nem sequer é o mais agradável à vista.

Estamos em 2012, façamos alguma coisa em condições e própria do nosso tempo. Espero para ver, mas quero acreditar que o museu será algo bem superior a umas vitrines com taças amontoadas.

pcssousa

Citação de: bda9 em 21 de Setembro de 2012, 10:02
Independentemente disso, não acho que os mais de 20 mil troféus devam estar em exposição. Esse tipo de museu que mais não é do que um amontoado de taças já não se usa e nem sequer é o mais agradável à vista.

Estamos em 2012, façamos alguma coisa em condições e própria do nosso tempo. Espero para ver, mas quero acreditar que o museu será algo bem superior a umas vitrines com taças amontoadas.
Repito: museu, com o principal com devido destaque e factos detalhados acerca disso e restante numa sala contigua, chamada sala de troféus, e com comunicação com o museu. Os troféus nessa sala todos bem restaurados e cuidados. Bem melhor que estarem num quallquer local longe da vista de todos nós... afinal porque "escondê-los"? têm vergonha deles? é que se não gostam de os ver, há quem goste, e portanto quem preferir que não visitasse essa sala ou fechasse os olhos... agora, se eles têm que estar em algum lugar, que estejam à vista.
Quando quisessem fazer exposições temáticas, rotativas, tiravam-nos de lá e era só levá-los para o lado e fazer a exposição.
Simples, não?