Museu Benfica: Cosme Damião

FranciscoSilva

Citação de: cachecolglorioso em 30 de Abril de 2013, 16:08
Pessoalmente e como colecionador de artigos do Benfica, suspeito muito desta iniciativa.

O objetivo é salvaguardarem património que durante épocas desprezaram e menosprezaram.

O que quero dizer é que o Benfica vai tentar usurpar peças que julgue interessantes.

Fogo, que exagero. Achas normal o que estás a dizer? Que raio de Benfiquismo que praí anda, a achar que o Clube lhe irá tirar peças que pertencem às pessoas. No máximo podem querer comprar alguma coisa ou assim, ou pedir que sejam doadas para irem para o museu, agora isso acho ridiculo.

mrfalcon

Citação de: cachecolglorioso em 30 de Abril de 2013, 16:08
Pessoalmente e como colecionador de artigos do Benfica, suspeito muito desta iniciativa.

O objetivo é salvaguardarem património que durante épocas desprezaram e menosprezaram.

O que quero dizer é que o Benfica vai tentar usurpar peças que julgue interessantes.

inqualificável este comentário.

acho boa a iniciativa.

quanto ao museu, também tive acesso a alguma inside information e, pelo que me disseram, está cheio de coisas inovadoras. e as taças devem estar lindas depois da recuperação de que foram alvo neste últimos tempos.

espero que em maio tenhamos mais 3 troféus "fresquinhos" para colocar no museu.

nogueira

Citação de: Aka em 30 de Abril de 2013, 17:01
Do museu do Barcelona há muitas fotos de efeitos especiais, do do Real Madrid só há uma.
Eu visitei o do Real, e aquilo de interactivo não tem nada.

Aliás, de museu tendo em conta a historial do clube deixa muito a desejar.

Mas um museu, onde tu entras e vês uma vitrine com 9 Champions, assusta.
E depois outra vitrine com 32 títulos espanhóis.
Depois tens outra com as bolas e botas de ouro, dos jogadores que lá estiveram.

Mas não é nada de especial, sinceramente. Valorizam pouco o muito que tem.


cachecolglorioso

Em relação ao comentário que fiz é díficil explicar algumas situações, é preciso estar por dentro delas...

Mas pergunto por exemplo porquê o que Benfica nunca se interessou pelo espólio de alguns ex atletas do Benfica, e que atualmente está nas mãos de privados ?

Conheço um colecionador que tem uma peça que eu considero impressionante que é a faixa de campeão europeu que pertenceu ao Bela Gutman, obtida num leilão, porque razão o Benfica não se interessou por isso na devida altura ?

Esta iniciativa é de louvar, estou certo que vão surgir coisas muito interessantes, mas mantenho a minha ideia...

Kyoto

Citação de: cachecolglorioso em 30 de Abril de 2013, 23:51
Em relação ao comentário que fiz é díficil explicar algumas situações, é preciso estar por dentro delas...

Mas pergunto por exemplo porquê o que Benfica nunca se interessou pelo espólio de alguns ex atletas do Benfica, e que atualmente está nas mãos de privados ?

Conheço um colecionador que tem uma peça que eu considero impressionante que é a faixa de campeão europeu que pertenceu ao Bela Gutman, obtida num leilão, porque razão o Benfica não se interessou por isso na devida altura ?

Esta iniciativa é de louvar, estou certo que vão surgir coisas muito interessantes, mas mantenho a minha ideia...

cachecolglorioso acompanho o teu blog regularmente, tenho grande admiração pela tua colecção e estou certo que o teu comentário não foi com intenção de ser depreciativo para com o clube.

Mas, eu acho que devemos reconhecer o esforço que esta direcção tem feito por reerguer o nosso património, primeiro com a celebração de protocolos com Universidades especializadas em restauração que permitiram uma restauração digna das nossas taças (segundo sei, nos anos 2000 haviam taças restauradas com CIMENTO!!!!). Depois a criação de uma secção de restauro e pesquisa da nossa historia, que funciona no estadio da luz (junto a sala do noticiário da Benfica Tv) e agora mais recentemente com o Museu. Portanto acho que se o Benfica tiver interesse em reaver algumas dessas peças, visto que dificilmente os detentores querem vender, esta ideia é uma excelente forma de alguns trofeus que estao em maos de particulares estejam no museu sem deixarem de pertencer a quem de devido.

não acho correcto, culpabilizar-se esta direcção pela inercia das anteriores em relaçao ao nosso patrimonio

Superga1949

não existia esse interesse porque obviamente nao tinhamos um museu , e o que tivemos estagnou com o antigo estádio....

Daqui para a frente tudo será diferente. Mas seria interessante o BEnfica ter pessoas dentro do clube que soubessem desses leilões

PabloAim@r

O caracoletas disse há pouco que já tinha sido inaugurado.

VitorFernando

Citação de: PabloAim@r em 06 de Maio de 2013, 01:07
O caracoletas disse há pouco que já tinha sido inaugurado.
e só para ele, esse caracolinhos só diz merda da boca para fora, está cada vez pior

ELITE

quem dera que tivesse mais 3 trofeus este ano... mas não creio... por culpa da merda do jogo do estoril

Theroux

Entrevista muito interessante. Deixo aqui a citação relevante para o tópico:

Sei que colaborou com o museu do Benfica. Houve alguma resistência em aceitar estas novas informações que recolheu e que contradizem a história oficial?

Antes de mais, gostava de dizer que o Benfica tem um projecto muito ambicioso e muito interessante para o museu. É um projecto inovador do ponto de vista tecnológico. Vai deixar todos os benfiquistas extasiados. Colaborei com o Benfica durante dois anos. Foi uma honra, assim como seria trabalhar com Sporting e FC Porto. Quanto à pergunta, só queria dizer que a verdade vem sempre ao de cima. A minha saída deveu-se a incompatibilidades intelectuais, sou um historiador e acima de tudo defendo a verdade e o conhecimento, acima de qualquer clube. Nenhum clube está acima do rigor histórico e do conhecimento científico.

http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003#/0

pirolito1

Citação de: Theroux em 11 de Maio de 2013, 15:30
Entrevista muito interessante. Deixo aqui a citação relevante para o tópico:

Sei que colaborou com o museu do Benfica. Houve alguma resistência em aceitar estas novas informações que recolheu e que contradizem a história oficial?

Antes de mais, gostava de dizer que o Benfica tem um projecto muito ambicioso e muito interessante para o museu. É um projecto inovador do ponto de vista tecnológico. Vai deixar todos os benfiquistas extasiados. Colaborei com o Benfica durante dois anos. Foi uma honra, assim como seria trabalhar com Sporting e FC Porto. Quanto à pergunta, só queria dizer que a verdade vem sempre ao de cima. A minha saída deveu-se a incompatibilidades intelectuais, sou um historiador e acima de tudo defendo a verdade e o conhecimento, acima de qualquer clube. Nenhum clube está acima do rigor histórico e do conhecimento científico.

http://www.publico.pt/desporto/noticia/fc-porto-foi-fundado-em-1906-e-nao-1893-e-nao-ha-indicios-de-cosme-damiao-ter-sido-fundador-do-sport-lisboa-1594003#/0
Gostava que lhe fosse dado mais crédito.

Enviei-lhe agora um email a dar-lhe os parabéns por essa entrevista.

lula da silva

Citação de: cachecolglorioso em 30 de Abril de 2013, 23:51
Em relação ao comentário que fiz é díficil explicar algumas situações, é preciso estar por dentro delas...

Mas pergunto por exemplo porquê o que Benfica nunca se interessou pelo espólio de alguns ex atletas do Benfica, e que atualmente está nas mãos de privados ?

Conheço um colecionador que tem uma peça que eu considero impressionante que é a faixa de campeão europeu que pertenceu ao Bela Gutman, obtida num leilão, porque razão o Benfica não se interessou por isso na devida altura ?

Esta iniciativa é de louvar, estou certo que vão surgir coisas muito interessantes, mas mantenho a minha ideia...

Na devida altura já existia este projeto? Se calhar não...

NunoDuarte

Vai ter um espaço sobre a Tragédia de Superga.

JohNxz1904

Espero um museu que represente bem a nossa grandeza.

iSLBenfica

Um gajo a pensar que iria ter 3 troféus novos em folha para abrir o museu  :cry2: