Museu Benfica: Cosme Damião

Shoky

Citação de: pcssousa em 24 de Janeiro de 2014, 22:42
Citação de: Shoky em 24 de Janeiro de 2014, 22:20
Em relação ao badge...o Benfica esteve a um pintelho de o ter hoje em dia.
Seria uma enorme honra...que infelizmente nos passou ao lado.
O badge e a Taça original, a que conquistámos em Berna e Amesterdão. Podia e devia repousar no nosso Museu.
A puta da vida é assim, os homens fazem planos e Deus ri-se. O Benfica a jogar efectivamente com 10 e a ganhar ataca porque Riera queria muitos golos e os italianos capitalizam... Trágico.

Grande erro do Riera.
Custou-me ouvir o António Simões dizer que subestimamos os italianos e achávamos que eram favas contadas.

4x4x2

Citação de: pcssousa em 22 de Janeiro de 2014, 20:17
Desde que surgiu a história dos badges que deixaram de dar em definitivo a original. Se mais alguém, dos que ainda não os usam, fizer as tais 3 seguidas ou 5 alternadas passa a ter o direito de usar o badge. Penso que foi isto que li.
Basicamente uma estupidez.

Parece-me ainda que a tal ideia das taças mais pequenas fazia sentido mas para o vencido, ao invés das actuais placas. Uma final europeia é sempre algo marcante.

Gostava mesmo de saber o que é feito dessas taças, bem como dos diversos galardões comemorativos oferecidos ao clube aquando das conquistas, taças, placas, salvas e distinções.
Ainda acerca disso, tenho algures postada uma foto dos jogadores no autocarro (o tal que está no Museu do Bussaco), com Águas com o troféu maior e Zé Augusto com o mais pequeno.

Ainda me criticam quando aponto falhas ao Museu... Enfim...

Se eu te disser que conheço um antigo funcionário do Benfica que se quisesse podia ter roubado as 2 TCCE, tal era a estima com que as guardavam... Na destruição do antigo estádio ainda guardou algumas lembranças do estádio dado que, iam ser, literalmente destruídas (e muitas foram!).

pcssousa

Citação de: 4x4x2 em 24 de Janeiro de 2014, 23:16
Citação de: pcssousa em 22 de Janeiro de 2014, 20:17
Desde que surgiu a história dos badges que deixaram de dar em definitivo a original. Se mais alguém, dos que ainda não os usam, fizer as tais 3 seguidas ou 5 alternadas passa a ter o direito de usar o badge. Penso que foi isto que li.
Basicamente uma estupidez.

Parece-me ainda que a tal ideia das taças mais pequenas fazia sentido mas para o vencido, ao invés das actuais placas. Uma final europeia é sempre algo marcante.

Gostava mesmo de saber o que é feito dessas taças, bem como dos diversos galardões comemorativos oferecidos ao clube aquando das conquistas, taças, placas, salvas e distinções.
Ainda acerca disso, tenho algures postada uma foto dos jogadores no autocarro (o tal que está no Museu do Bussaco), com Águas com o troféu maior e Zé Augusto com o mais pequeno.

Ainda me criticam quando aponto falhas ao Museu... Enfim...

Se eu te disser que conheço um antigo funcionário do Benfica que se quisesse podia ter roubado as 2 TCCE, tal era a estima com que as guardavam... Na destruição do antigo estádio ainda guardou algumas lembranças do estádio dado que, iam ser, literalmente destruídas (e muitas foram!).
Não duvido nada, nadinha... Até andaram perdidas por Angola ao Deus dará. Ninguém nos garante sequer que não são réplicas.
Algumas das secções mantinham troféus de modalidades e algumas, muitas mesmo, taças e placas foram resgatadas por várias pessoas no meio dos escombros aquando da demolição. Andam por aí.
Isto até foi noticiado.

Roy Kent

O Liverpool em 2005 leva a Taça original, nessa altura já se usava a badge certo?

Que história é essa das Taças andarem perdidas em Angola?

pcssousa

Citação de: Shoky em 24 de Janeiro de 2014, 22:43
Citação de: pcssousa em 24 de Janeiro de 2014, 22:42
Citação de: Shoky em 24 de Janeiro de 2014, 22:20
Em relação ao badge...o Benfica esteve a um pintelho de o ter hoje em dia.
Seria uma enorme honra...que infelizmente nos passou ao lado.
O badge e a Taça original, a que conquistámos em Berna e Amesterdão. Podia e devia repousar no nosso Museu.
A puta da vida é assim, os homens fazem planos e Deus ri-se. O Benfica a jogar efectivamente com 10 e a ganhar ataca porque Riera queria muitos golos e os italianos capitalizam... Trágico.

Grande erro do Riera.
Custou-me ouvir o António Simões dizer que subestimamos os italianos e achávamos que eram favas contadas.
Ainda hoje é vista como "a mais fácil".
Também ouvi Eusébio dizer o mesmo que disse Simões. Muita, muita pena.
O meu pai diz que ainda hoje tem pesadelos com esta final, pois eu juro que ainda hoje tenho pesadelos com a de Estugarda. Que raiva!

pcssousa

Citação de: G-Man em 24 de Janeiro de 2014, 23:35
O Liverpool em 2005 leva a Taça original, nessa altura já se usava a badge certo?

Que história é essa das Taças andarem perdidas em Angola?
Foram para uma exposição em Angola e depois os angolanos retiveram-nas lá, não as deixando embarcar. Estiveram lá semanas, creio. Foi já no consulado de Vieira.

Não tenho a certeza do que aconteceu com o Liverpool, mas os badges dourados com o n de vezes que se venceu a competição parece-me posterior.
Li algo sobre isso, creio ter sido o aka que me alertou e deu o link.

Roy Kent

Esses com o número de vezes não sei, mas lembro-me nos tempos do Figo de o Real já usar uma badge qualquer na manga da camisola.



Nesta imagem vê-se uma badge, também não sei é em que época é que a foto foi tirada.

Mas a Taça mudou de formato depois da vitória do Liverpool em 2005.

pcssousa

Citação de: G-Man em 24 de Janeiro de 2014, 23:53
Esses com o número de vezes não sei, mas lembro-me nos tempos do Figo de o Real já usar uma badge qualquer na manga da camisola.



Nesta imagem vê-se uma badge, também não sei é em que época é que a foto foi tirada.

Mas a Taça mudou de formato depois da vitória do Liverpool em 2005.
Epá, creio que a decisão foi mesmo tomada após a vitória do Liverpool.
Creio até que isso poderá estar algures neste tópico... Ou não.


pcssousa

Citação de: G-Man em 25 de Janeiro de 2014, 00:06
No site da UEFA têm isto sobre este assunto.

http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/thetrophy/index.html
Hummm, se a Uefa o diz... Como te disse, li algo sobre o assunto e deve ter sido acerca de 1 ano. Até creio que ou está ou esteve como uma das referências na wiki.

De todas as formas fico feliz por se manter a tradição, se realmente se confirmar.

poiudivino

http://www.youtube.com/watch?v=0jW2XurJdzQ

Que saudades disto. Só de pensar que esteve quase a vir parar ao Museu

pcssousa


Roy Kent

Citação de: pcssousa em 25 de Janeiro de 2014, 15:42
G-Man, aqui fica o tópico acerca das taças retidas em Angola. Foi em 2008:

http://serbenfiquista.com/forum/geral/tacas-do-benfica-retidas-no-aeroporto-de-luanda!/

Fico parvo, como é que deixam as taças sair da Luz e andam sabe-se lá por onde durante tanto tempo.

Já estou como tu dizes, será que as Taças que temos são ainda as dadas pela Uefa?

Benfiquismo

Vi 3 finais europeias (duas Taças dos Campeões e 1 Liga Europa) e em todas elas não merecíamos perder, 3 taças europeias que poderiam estar neste museu. :disgust:

José Águas

#4199
Citação de: Benfiquismo em 28 de Janeiro de 2014, 13:00
Vi 3 finais europeias (duas Taças dos Campeões e 1 Liga Europa) e em todas elas não merecíamos perder, 3 taças europeias que poderiam estar neste museu. :disgust:
A final da Uefa contra o Anderlecht (que falhanço Diamantino... :cry2:) devia estar cá e a Liga Europa também.
Na final contra o PSV atrevo-me a dizer que ninguém merecia ganhar. Foi um jogo fraco mas eles tinham melhores individualidades (Koeman, Gerets, Vanemburg, Soren Lerby, Kieft...). Com Diamantino (sempre ele!) poderia ter sido bem diferente dado que estava num momento de forma excepcional! Contra o Milan (que era a melhor equipa de então) concordo que em nada fomos inferiores. Decidiu-se num pequeno detalhe.  O0