Museu Benfica: Cosme Damião

pcssousa

Está no meu post anterior.
Cumprimentos.

Twister

Citação de: pcssousa em 09 de Janeiro de 2015, 12:45
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 21:25
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 20:26
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 20:25
Citação de: M1904 em 08 de Janeiro de 2015, 18:27
Citação de: Twister em 08 de Janeiro de 2015, 17:40
A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

UEFA, a FIFA existe desde 1904.

A UEFA desde 1954.

E é oficial porque foi organizada pelas 4 federações nacionais que participavam (Portugal, França, Italia, Espanha).

É como a Taça Ibérica, é oficial também, pois foi organizada pela Federação Portuguesa e Espanhola.

Mas então não foi a UEFA que declarou que não é uma competição oficial?

Não.

Então foi quem? A FIFA?

Tanto quanto sei foi a agência Lusa. A Lusa difundiu uma noticia alegando ter contactado a FIFA, simplesmente não disseram quem contactaram na FIFA, se o porteiro, se o Presidente ou uma empregada da limpeza.
A verdade é que a FIFA nunca se pronunciou oficialmente acerca da competição nem tinha que o fazer, não foi a FIFA que a organizou e no seu próprio site, em relação ao palmarés do Benfica tem (ou tinha) a referência à Taça Latina de 1950.

A sério? Eu não sabia disso.

Então o Benfica deveria ter feito um comunicado oficial a falar disso! Muita gente pensa que a FIFA fez mesmo esse anúncio oficial...

Theroux

A primeira taça que o Eusébio viu o Benfica conquistar... com 8 anos.

Enorme trabalho do Museu.

MOZ

http://museologiaporto.ning.com/events/atelier-hist-rias-de-um-rei

Histórias de Um Rei
Atelier no Museu Benfica - Cosme Damião
25 de Janeiro de 2015 | 15:00 - 17:30
No dia em que o rei faria 73 anos, vamos descobrir o Museu Benfica – Cosme Damião e dar asas à imaginação. Através de pinturas, recortes e colagens, os mais pequenos podem conhecer e recordar os momentos mais marcantes da carreira de Eusébio.
A partir dos 6 anos | Preço: 4€
Actividade sujeita a marcação prévia | Lotação limitada a 20 crianças
Para mais informações e marcações: [email protected]

SERNADA_SLB

Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 23:50
Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 22:25
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 22:11
Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 21:31
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 21:19
Dou o braço a torcer. Não encontro explicação para isso.

Mas de facto vencemos a competição internacional realizada em Turim com o mesmo nome.

Esta é a versão correcta:

Tal como indicam as fotos da taça e a descrição do Museu essa competição era nacional MAS, e aqui está a origem da confusão, aberta a nadadores da C.E.E. (para comemorar a integração de Portugal), daí a designação.

Foi então essa competição, a que corresponde essa taça, que o Benfica venceu, e não uma competição com os campeões europeus da natação.

O Benfica ganhou uma competição denominada taça dos clubes campeões da CEE em Turim.

A integração de Portugal na CEE deu-se em 1986.

A competição era de clubes, logo não entendo o que queres dizer com a abertura a nadadores da CEE. Se algum clube quisesse inscrever um nadador americano ou da Arábia Saudita era (e continua a ser) livre de o fazer.

Ganhou em 1990 certo? A Taça C.E.E. que está na imagem e substituíu o Campeonato Nacional (informação do próprio Museu) também foi conquistada em 1990. Parece-me que bate tudo certo com o que afirmei. Fica aqui a informação que acredito corresponde à realidade (até prova em contrário, claro).

Uma coincidência ter o mesmo nome da competição disputada em Turim. Não vejo porque outra razão um campeonato nacional de Portugal seria disputado em território italiano e incluiria campeões de outros países como Italia ou França.

Coloquei informação oficial sobre este assunto no tópico da Natação.

Ruud

Museu Benfica - Cosme Damião
Gostei · 10 min · Editado ·

Braçadeira de capitão usada por Luisão durante o luto de Eusébio entregue no Museu Benfica - Cosme Damião. — em Museu Benfica - Cosme Damião.

https://www.facebook.com/SportLisboaBenfica/posts/10155130860895716?notif_t=notify_me

Pedro.SLB.71

Por motivos profissionais e laços afectivos... só digo isto... o nosso Museu é dos melhores do Mundo!!!

pirolito1

Citação de: jmovalente em 19 de Janeiro de 2015, 14:38
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 23:50
Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 22:25
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 22:11
Citação de: Theroux em 08 de Janeiro de 2015, 21:31
Citação de: pcssousa em 08 de Janeiro de 2015, 21:19
Dou o braço a torcer. Não encontro explicação para isso.

Mas de facto vencemos a competição internacional realizada em Turim com o mesmo nome.

Esta é a versão correcta:

Tal como indicam as fotos da taça e a descrição do Museu essa competição era nacional MAS, e aqui está a origem da confusão, aberta a nadadores da C.E.E. (para comemorar a integração de Portugal), daí a designação.

Foi então essa competição, a que corresponde essa taça, que o Benfica venceu, e não uma competição com os campeões europeus da natação.

O Benfica ganhou uma competição denominada taça dos clubes campeões da CEE em Turim.

A integração de Portugal na CEE deu-se em 1986.

A competição era de clubes, logo não entendo o que queres dizer com a abertura a nadadores da CEE. Se algum clube quisesse inscrever um nadador americano ou da Arábia Saudita era (e continua a ser) livre de o fazer.

Ganhou em 1990 certo? A Taça C.E.E. que está na imagem e substituíu o Campeonato Nacional (informação do próprio Museu) também foi conquistada em 1990. Parece-me que bate tudo certo com o que afirmei. Fica aqui a informação que acredito corresponde à realidade (até prova em contrário, claro).

Uma coincidência ter o mesmo nome da competição disputada em Turim. Não vejo porque outra razão um campeonato nacional de Portugal seria disputado em território italiano e incluiria campeões de outros países como Italia ou França.

Coloquei informação oficial sobre este assunto no tópico da Natação.
Por acaso já encontrei informação num site de um clube de Leeds em como foram eles a ganhar a Taça dos Campeões da CEE no ano em que o o SL Benfica ganhou...

pcssousa

E o mestre Shintaro continua a confirmar que foi o Benfica.

De todas as formas, sabemos agora que, ao contrário do que tinha sido escrito a competição existiu. Sabemos também que o Benfica a disputou.

Ao contrário do que por vezes se quer fazer crer, o Benfica já ganhava títulos muito antes de se saber sequer quem era Luís Filipe Vieira.

Seria óptimo que a FPN fosse igualmente célere e eficaz no esclarecimento das asneira que publicaram relativamente aos títulos nacionais de pólo aquático. Seria um óptimo serviço que fariam ao país.
Estou em crer que um dia acordo e descubro que o Alexandre nunca foi finalista olímpico nem vice-campeão europeu (absoluto, que isso das piscinas curtas é o que é...), nunca foi finalista em Mundiais e outros que tais. É o país que temos e merecemos, são as federações que temos e merecemos, é o Benfica que os Benfiquistas merecem e são os Benfiquistas que este Benfica merece.

poiudivino

Nao sei se ja partilharam aqui a info, mas o Paulo Gonçalves vai dar o capacete q usou no Dakar para o Museu ;)

pirolito1

Citação de: Twister em 09 de Janeiro de 2015, 18:46
A Taça Latina sempre foi considerada oficial. Só porque a FIFA não existia na altura que direito lhes dá em dizer que não é um troféu oficial?

A UEFA desde 1954.

E é oficial porque foi organizada pelas 4 federações nacionais que participavam (Portugal, França, Italia, Espanha).

É como a Taça Ibérica, é oficial também, pois foi organizada pela Federação Portuguesa e Espanhola.

Não.

Então foi quem? A FIFA?

Tanto quanto sei foi a agência Lusa. A Lusa difundiu uma noticia alegando ter contactado a FIFA, simplesmente não disseram quem contactaram na FIFA, se o porteiro, se o Presidente ou uma empregada da limpeza.
A verdade é que a FIFA nunca se pronunciou oficialmente acerca da competição nem tinha que o fazer, não foi a FIFA que a organizou e no seu próprio site, em relação ao palmarés do Benfica tem (ou tinha) a referência à Taça Latina de 1950.

Então o Benfica deveria ter feito um comunicado oficial a falar disso! Muita gente pensa que a FIFA fez mesmo esse anúncio oficial...
Eu tenho um email da FIFA em que eles me informam que não se pronunciam sobre isso porque não é uma competição organizada por eles e aconselham-me a contactar a UEFA. Também o posso encaminhar para quem quiser.

pcssousa

Citação de: pirolito1 em 29 de Janeiro de 2015, 11:34
Citação de: Twister em 09 de Janeiro de 2015, 18:46

A UEFA desde 1954.

Não.

Então foi quem? A FIFA?

Eu tenho um email da FIFA em que eles me informam que não se pronunciam sobre isso porque não é uma competição organizada por eles e aconselham-me a contactar a UEFA. Também o posso encaminhar para quem quiser.

Como é óbvio. Aliás, decorre nos tribunais uma acção judicial contra a Lusa, colocada por um grupo de adeptos.

É perfeitamente natural que o Benfica nem se digne a pronunciar-se. Era o mesmo que pronunciar-se sobre no site da AFL atribuirem a Taça de Honra ao sporting em anos em que foi o Benfica a vencê-la e pode exibir os exemplares no Museu Cosme Damião.
O desprezo é o melhor.