Jan Oblak

Guarda-redes, 31 anos,
Eslovénia
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 26 jogos (2251 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

lonstrup

Citação de: glorioso41 em 04 de Julho de 2014, 01:09
Citação de: Castro_SLB em 04 de Julho de 2014, 01:04
Eu acho é que vou ter que deixar de ver as noticias desportivas ou se não dou em maluco... a saída do Oblak vai ser a machadada final, estou fartinho de sermos o saco de pancada de certos clubes que se abastecem no nosso clube com meia dúzia de trocos, e quem sofre sempre somos nós, os adeptos...
Desde a chegado do JJ que passamos a ser dos clubes que mais têm facturado em vendas de jogadores e falas em meia duzia de trocos ? O melhor mesmo é que a bola começe a rolar .
sabes que só fomos campeões com jesus em anos em que não vendemos jogadores importantes e ainda reforçámos o plantel. sabes disso, certo?

Sparrow

Citação de: lonstrup em 04 de Julho de 2014, 01:07
Citação de: Çula em 04 de Julho de 2014, 01:03
Citação de: Sparrow em 04 de Julho de 2014, 00:56
O oblak entrou e praticamente deixamos de sofrer golos. É realmente incrível e até "assustador" imaginar a margem de progressão que terá.
Também é um facto que a equipa ficou mais equilibrada nessa altura (está muito longe de ser alheia ao facto do feijsa substituído omatic). O garay começou muito mal a época e também melhorou.

Uma das coisas que nos quicamos muito é o oblak não ter começado a época. Analisando friamente, apesar de incompreensível, não sei até que ponto não foi positivo isso acontecer. Da maneira horrível que nos exibíamos no primeiro terço da época, o próprio oblak poderia ter sofrido com isso.

No futebol há coisas que são muito relativas...e nós caímos no erro de analisar sempre como se as coisas fossem "preto ou branco"

Fim do calvário do Siqueira com a porcaria das lesões, Maxi a deixar de atacar como uma maluca, mudança clara na forma como os extremos passaram a encarar o processo defensivo.....

Enfim, muita coisa mudou nessa altura, e o Oblak fez parte dessa feliz mudança.
a principal mudança foi na cabeça dos jogadores. a defesa começou a subir e os sectores mais juntos, e a pressão a resultar melhor, porque os jogadores já não tinham de estar sempre inconscientemente preocupados com a baliza.
Eu concordo com isso...
A maior prova que aconteceu foi deixarmos de sofrer golos de bola parada...
Agora...dissociar o facto de deixarmos de sofrer golos...de todos os outros factores não faz sentido...
A subida de forma dos dois laterais e do garay...a entrada do do feijsa...a forma como pressionavam os avançados...a evolução táctica do markovic...
Há imensos jogos que os adversários não fizeram um remate sequer. Tudo isso somado...deu, que de um momento para o outro o Benfica passasse de uma equipa permeável e fácil de marcar golo...para uma das equipas mais consistentes a nível defensiva que havia na Europa...

Android1974

Citação de: glorioso41 em 04 de Julho de 2014, 00:54
Citação de: Velazquez em 04 de Julho de 2014, 00:42
Citação de: glorioso41 em 04 de Julho de 2014, 00:39
A época foi a meias com o Artur e toda a gente sabe que a defesa meteu água por todos os lados no começo do campeonato , as bolas indefensavéis são para todos os redes do Mundo , a defesa esteve melhor logo o redes sofre menos golos , a mim tanto me faz que fique ou que vá , é igual ao litro , ele ou outro qualquer .

Faz-te alguma diferença jogar com craques ou com cepos?Não pois não?A mim faz
O que te faz crer que vamos ter um cepo na baliza ?
Hábito.

smp a malhar

Citação de: KKK24 em 04 de Julho de 2014, 01:11
O problema é que é quase impossível ir buscar um guarda redes do nível do Oblak.
Com a mesma idade era um milagre, incrivel cm não se percebe que com ele podiam liderar o top de vendas num Gr...45 milhoes era o preço justo, se quiserem, se não quiseram, melhor ainda!

Çula

O oblak entrou e praticamente deixamos de sofrer golos. É realmente incrível e até "assustador" imaginar a margem de progressão que terá.
Também é um facto que a equipa ficou mais equilibrada nessa altura (está muito longe de ser alheia ao facto do feijsa substituído omatic). O garay começou muito mal a época e também melhorou.

Uma das coisas que nos quicamos muito é o oblak não ter começado a época. Analisando friamente, apesar de incompreensível, não sei até que ponto não foi positivo isso acontecer. Da maneira horrível que nos exibíamos no primeiro terço da época, o próprio oblak poderia ter sofrido com isso.

No futebol há coisas que são muito relativas...e nós caímos no erro de analisar sempre como se as coisas fossem "preto ou branco"

Fim do calvário do Siqueira com a porcaria das lesões, Maxi a deixar de atacar como uma maluca, mudança clara na forma como os extremos passaram a encarar o processo defensivo.....

a principal mudança foi na cabeça dos jogadores. a defesa começou a subir e os sectores mais juntos, e a pressão a resultar melhor, porque os jogadores já não tinham de estar sempre inconscientemente preocupados com a baliza.

O que eu acabei de escrever não me parece que tenha nada a ver com a cabeça dos jogadores.
Ou o siqueira andava sempre na enfermaria porque andava afectado com as exibições do Artur?

Aliás, se o problema era a falta de confiança no Artur como é que explicas que a partir do jogo com o fcp (dois jogos depois da lesão em Olhão) a equipa tenha passado a jogar de forma muito mais fechada relativamente ao que tinha acontecido no inicio da época?

Então se o problema residia na confiança faz algum sentido passarmos a jogar de forma mais cerebral quando se passa a ter alguém em quem confiamos na baliza? O processo não deveria ser o inverso? Menos segurança na baliza não deveria significar mais cautelas dos jogadores, e mais segurança não deveria significar menos cautelas?

Flirt4ever

Esta é que é a paga sobre nos re-contratarem o Roberto ?

glorioso41

Eu acho quem no por 45M devia ser vendido .
É um Deus este guarda redes  :metal:

lonstrup

Citação de: Sparrow em 04 de Julho de 2014, 01:12

Eu concordo com isso...
A maior prova que aconteceu foi deixarmos de sofrer golos de bola parada...
Agora...dissociar o facto de deixarmos de sofrer golos...de todos os outros factores não faz sentido...
A subida de forma dos dois laterais e do garay...a entrada do do feijsa...a forma como pressionavam os avançados...a evolução táctica do markovic...
Há imensos jogos que os adversários não fizeram um remate sequer. Tudo isso somado...deu, que de um momento para o outro o Benfica passasse de uma equipa permeável e fácil de marcar golo...para uma das equipas mais consistentes a nível defensiva que havia na Europa...
mas a equipa já treinava assim desde o inicio da temporada. o que mudou foi a cabeça dos jogadores. porque o treinador era o mesmo, os jogadores os mesmos, os métodos de treinos os momentos, e no entanto a execução e desempenho mudou quase da noite para o dia.

a presença do artur na baliza estava a sabotar a mentalidade competitiva e capacidade de concentração e confiança dos restantes elementos da equipa.

entrou oblak, e quase que por milagre todos os sectores começaram a jogar melhor.

Çula

Citação de: Flirt4ever em 04 de Julho de 2014, 01:16
Esta é que é a paga sobre nos re-contratarem o Roberto ?

O Oblak se for inteligente fica cá mais um aninho. O caminho dele ainda está a ser feito.

Se acabar por sair e tiver o azar de enterrar enquanto não ganhar a titularidade ainda se vai lixar como aconteceu com o Enke.

Castro_SLB

Citação de: glorioso41 em 04 de Julho de 2014, 01:09
Citação de: Castro_SLB em 04 de Julho de 2014, 01:04
Eu acho é que vou ter que deixar de ver as noticias desportivas ou se não dou em maluco... a saída do Oblak vai ser a machadada final, estou fartinho de sermos o saco de pancada de certos clubes que se abastecem no nosso clube com meia dúzia de trocos, e quem sofre sempre somos nós, os adeptos...
Desde a chegado do JJ que passamos a ser dos clubes que mais têm facturado em vendas de jogadores e falas em meia duzia de trocos ? O melhor mesmo é que a bola começe a rolar .
Garay saiu pelo que saiu, se Oblak sair por 16M não é meia duzia?

Flirt4ever

Oh Çula, dá 2 passos atrás e olha novamente para tudo.

Isso do Artur acho que te está a torvar um pouco a análise da dinâmica da equipa e dos jogadores.

Falas como se o Silvio não tivesse jogado (e relembro que joga muito melhor a defesa esquerdo do que a direito) e dizes que o Maxi passou a quê ?? porra, o maxi tanta e tanta vez à frente do Lima. É o Maxi a ser o Maxi. Para o bem e para o mal, o homem é coerente consigo.

Tudo melhorou desde que o Oblak entrou na equipa. Tudo.

E já dizia a Margarida Rebelo Pinto..... "Não há coincidências".

Marvel

Citação de: misticaslb em 03 de Julho de 2014, 23:31
Um amigo meu da Eslovénia está a dizer que os jornais de lá dizem que ele já assinou pelo Atleti por troca de 16M para o Benfica  e que inclusivé pessoas da terra do Oblak já lhe afirmaram a venda  :-X Ou lá são experts a inventar ou não sei  :-X

Sim... está bem...

::)

lonstrup

Citação de: Çula em 04 de Julho de 2014, 01:16

O que eu acabei de escrever não me parece que tenha nada a ver com a cabeça dos jogadores.
Ou o siqueira andava sempre na enfermaria porque andava afectado com as exibições do Artur?

Aliás, se o problema era a falta de confiança no Artur como é que explicas que a partir do jogo com o fcp (dois jogos depois da lesão em Olhão) a equipa tenha passado a jogar de forma muito mais fechada relativamente ao que tinha acontecido no inicio da época?

Então se o problema residia na confiança faz algum sentido passarmos a jogar de forma mais cerebral quando se passa a ter alguém em quem confiamos na baliza? O processo não deveria ser o inverso? Menos segurança na baliza não deveria significar mais cautelas dos jogadores, e mais segurança não deveria significar menos cautelas?
não.

não é uma questão de segurança. é uma questão de confiança, e de concentração. antes de oblak, mesmo no momento ofensivo o jogador dispersava a sua concentração porque tentava pensar e executar os momentos e movimentos treinados, e inconscientemente pensava também em como minimizar a perda de bola na mesma jogada atendendo à nossa baliza.

os jogadores passaram de ter medo de ceder sequer um canto , e passaram a concentrar-se exclusivamente nas marcações durante o canto e como organizar a saída pro ataque a seguir.

é que tudo mudou. a maneira de abordar os jogos mudou.

smp a malhar

melo7

Citação de: Marvel em 04 de Julho de 2014, 01:22
Citação de: misticaslb em 03 de Julho de 2014, 23:31
Um amigo meu da Eslovénia está a dizer que os jornais de lá dizem que ele já assinou pelo Atleti por troca de 16M para o Benfica  e que inclusivé pessoas da terra do Oblak já lhe afirmaram a venda  :-X Ou lá são experts a inventar ou não sei  :-X

Sim... está bem...

::)
Olha que por acaso já me chegou aos ouvidos que o Benfica so encaixa 16M com o Oblak...