Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

Bekambol

A Grande Lenda do nosso Grandioso e Glorioso, Sport Lisboa e Benfica.

lcferreira

Citação de: Bella Gutman em 09 de Outubro de 2009, 10:41
A forma correcta de escrever o seu nome é tal e qual como está o meu nick...

Não é por nada, mas ou tens a mania ou a família não sabia o nome do homem:


lcferreira

Citação de: Bella Gutman em 09 de Outubro de 2009, 10:41
A forma correcta de escrever o seu nome é tal e qual como está o meu nick...

Já podes alterar, tiras um L do nome próprio e acrescentas um T e um N no apelido

Ferreiro da Floresta

#63
Citação de: lcferreira em 09 de Outubro de 2009, 12:45
Citação de: Bella Gutman em 09 de Outubro de 2009, 10:41
A forma correcta de escrever o seu nome é tal e qual como está o meu nick...
Não é por nada, mas ou tens a mania ou a família não sabia o nome do homem:


ano de nascimento 1899 e no topico esta 1905???

TJSF

Citação de: lcferreira em 09 de Outubro de 2009, 12:38
Citação de: TJSF em 09 de Outubro de 2009, 10:32
Citação de: Slb-Ag em 09 de Outubro de 2009, 00:55
Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 21:54
Até hoje só houve 3 treinadores que revolucionaram o futebol (jogado) do Benfica, Gutmann, Eriksson e Jorge Jesus.
:o
Tira de lá o Jesus, não abuses.

Há mais de 15 anos que vejo o futebol no Benfica ser jogado aos repelões, só por isso é que escrevi o nome do Jesus.
Isso não faz merecer ser mencionado na mesma frase que Gutmann e Eriksson. Talvez mais tarde, agora é cedo.

lcferreira

Citação de: TJSF em 09 de Outubro de 2009, 13:03
Citação de: lcferreira em 09 de Outubro de 2009, 12:38
Citação de: TJSF em 09 de Outubro de 2009, 10:32
Citação de: Slb-Ag em 09 de Outubro de 2009, 00:55
Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 21:54
Até hoje só houve 3 treinadores que revolucionaram o futebol (jogado) do Benfica, Gutmann, Eriksson e Jorge Jesus.
:o
Tira de lá o Jesus, não abuses.

Há mais de 15 anos que vejo o futebol no Benfica ser jogado aos repelões, só por isso é que escrevi o nome do Jesus.
Isso não faz merecer ser mencionado na mesma frase que Gutmann e Eriksson. Talvez mais tarde, agora é cedo.


Sim, claro... foi da euforia pelo que já vi e deixei de ver durante muuuuuitos anos.

Os 2 1os são Deus no futebol, o Jesus ainda está a aprender, mas que continue assim que vai no bom caminho.

lcferreira

Citação de: zevitor em 09 de Outubro de 2009, 12:52
Citação de: lcferreira em 09 de Outubro de 2009, 12:45
Citação de: Bella Gutman em 09 de Outubro de 2009, 10:41
A forma correcta de escrever o seu nome é tal e qual como está o meu nick...
Não é por nada, mas ou tens a mania ou a família não sabia o nome do homem:


ano de nascimento 1899 e no topico esta 1905???

pois pah, isso nem vi.... mas eu tenho aqui muitos recortes e um deles está assim:

"Só quem está lá dentro do Benfica é que pode saber o que é a mística. Eu, antes, já tinha ouvido falar na mística. Mas encolhia os ombros. Não sabia o que era. Francamente, até pensava que não fosse nada, que não passasse de uma simples e vã palavra. Agora, porém, que a conheci, senti e vivi, afirmo-lhe que ela existe. Não há nenhum clube do Mundo que possua mística igual à do Benfica. E é este, afinal, um dos grandes segredos dos seus êxitos e da sua força. Tentarei explicar algumas das suas manifestações exteriores mais palpáveis. Veja, por exemplo, a sua massa associativa. Chove? Está frio? Faz calor? Que importa? Nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves da serra ou no meio das chamas do Inferno, por terra, por mar ou pelo ar, eles aí vão, os adeptos do Benfica, atrás da sua equipa. Grande, incomparável, extraordinária massa associativa!"
Bela Guttmann (1899-1981)

Bela Guttmann

Citação de: lcferreira em 09 de Outubro de 2009, 12:45
Citação de: Bella Gutman em 09 de Outubro de 2009, 10:41
A forma correcta de escrever o seu nome é tal e qual como está o meu nick...

Não é por nada, mas ou tens a mania ou a família não sabia o nome do homem:


Pá, procura na net e verás que não fui só eu que me enganei...
Nomeadamente a RTP, maisfutebol, etc...
E só por ter frisado isso tenho a mania!? Vai lá vai...

Um viva a alguém que já mete Jesus no mesmo patamar do que Gutmann e Eriksson... :estrelas:

lcferreira

Já vi.... deve ter sido por causa do post que o Thor colou aqui do Planeta do Futebol.

E que já vi que também tem a referência do texto que aqui escrevi agora.

Só posso dizer que o site Planeta do Futebol é escrito pelo Gabriel Alves 2, como tal só diz lá merda.

lcferreira

"Pá, procura na net e verás que não fui só eu que me enganei...
Nomeadamente a RTP, maisfutebol, etc..."

E porque os outros são burros nós também temos de ser?

"Um viva a alguém que já mete Jesus no mesmo patamar do que Gutmann e Eriksson... :estrelas:"

Já expliquei!

Pessoalmente só posso falar de Eriksson, do feiticeiro Húngaro só recolho informações de viva voz de variadíssimas pessoas que viveram aquele Benfica e do que oiço retenho que todos consideram o homem o mais importante da Historia do Benfica não por ter ganho as TCE mas pela sua forma de pensar o futebol, treinado e jogado bem como a sua vertente psicológica sobre os jogadores.

pcssousa

Otto Glória foi fundamental na implementação de um profissionalismo sério em Portugal e na criação do lar do jogador, acabando por revolucionar o futebol do Benfica e português. Sobre Gutman não vale a pena dizer nada, mágico, mago, fantástico, só espero é que um dia retire a "maldição" e que nesse dia comemore junto com tantos outros benfiquistas que estão no céu!

Elvis the Pelvis

Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 19:01
Citação de: Elvis the Pelvis em 07 de Outubro de 2009, 21:53

Exacto exacto, mas quem mudou o paradigma do futebol do Benfica e do País foi o Otto Glória, não o Bella Gutmann. O Bella Gutmann teve óbvio mérito em ter dado o passo seguinte, os títulos europeus, mas não foi ele que formou a base da equipa.

PS: Não é preciso o Bola7 vir explicar, basta ler a história do Benfica.

Caro benfiquista dos 7 costados como eu, qual História do Benfica?
Escrita por quem?

Se tenho em casa quem viu o benfica comandado pelo Ted Smith, Otto Glória, Valdivieso, Caiado, Bela Gutmann, Czeiler, Riera entre outros, para quê ir ler a opinião de alguêm que nem conheço?

Mas já que fala na história do Benfica, vá lá ver a diferença "gritante" do modelo táctico e da esquematização de movimentos do Benfica de Otto Glória e o de Bela Gutmann por favor... depois disso trocarei mais umas palavrinhas com todo o prazer.

História escrita por várias pessoas, que eu saiba nenhum dos que aqui posta.

Eu também tenho em casa quem tenha vivido isso(O meu Pai, apesar de nunca ter sido um fanático, muito menos hoje). Não preciso que outras pessoas me falem da história do Benfica, eu sou relativamente novo mas conheço-a, porque já a li muitas vezes. Também conheci e lidei pessoalmente com um dos melhores Presidentes da História do Benfica, o Ferreira Queimado mais o filho dele, João Queimado, o melhor jogador de rugby da história do País.

Em relação ao Bella Guttmann propriamente dito, não me viste a retirar qualquer espécie de mérito, seria completamente ridículo aliás. Foi ele o treinador Bi-Campeão Europeu, ninguém lhe tira isso, mas a espinha dorsal dessa grande equipa foi construída antes. Foi o Otto Glória que iniciou esse processo, o hungaro chegou depois. Foi isso que disse e repito.

Eagle Fly Free

A 2ª passagem de Gutmann pelo Benfica não foi extraordinária (estou a picar, ehehehehe). 

Mas eu mantenho a minha opinião, sem o trabalho de Glória a modificar a mentalidade portuguesa, de uma forma que eu diria até radical, duvido que o futebol português tenha tido tanto o sucesso como teve na década de 1960.

Para mim, os títulos europeus do Benfica e do Scp, a saga dos "Magriços", devem-se em larga margem a uma estruturação profissionalizante que foi realizada a partir de Glória. E a estruturação profissionalizante passou também da introdução de novas componentes tácticas, claro.

É claro que, repito, não pretendo tirar qualquer mérito a Gutmann, evidentemente. Esses dois anos foram mágicos.

rkc

Citação de: lcferreira em 08 de Outubro de 2009, 21:15
EFF, eu não quero ser massacrante, mas conheces o percurso do Bela Gutmann?

Eu vou ser-te sincero, eu conheço porque o meu pai me conta coisas que acho que mais nenhum treinador vai conseguir na vida.

Além de treinador do Honved nos 40's e 50's, foi campeão olímpico em 52, vice campeão do Mundo em 54 e campeão da Holanda entre estas épocas com o Twente.
Chega a Itália em 54 e é campeão com o Milão saindo no final desse campeonato. (54/55)
Vai para o Uruguai, torna-se campeão em 56 e sai para o Brasil.
Em 1957 faz do São Paulo campeão.
Vem até Portugal e é campeão com o Porto na 1ª época, segue para o Benfica e faz o que faz....

Foi tudo herdado pelos treinadores anteriores... parece que estamos a falar do Domingos Paciência.

Era sorte. Como o Scolari.

Eagle Fly Free

Continua a confusão. Eu não estou a pôr em causa o trabalho de Gutmann quando digo que beneficiou da vinda de Glória para o futebol português alguns anos antes.

O futebol português em meados dos anos 1950 era ainda semi-amador.

Quando Gutmann chegou, é óbvio que o futebol português tinha-se organizado de outra forma, o que permitiu que Gutmann conseguisse tirar todo o potencial da equipa do Benfica.

É preciso ver as coisas como um todo. Todo o sucesso do futebol português na década de 1960 está directamente relacionado com o início de uma revolução mental a partir da 2ª metade da década de 1950.

Quando se começa a falar de sorte, então, simplesmente não se está a debater nada.

Aliás, a própria vinda de Gutmann para o futebol português faz parte dessa mesma revolução, mas numa fase mais adiantada.