Nolito

Avançado, 38 anos,
Espanha
Equipa Principal: 2 épocas (2011-2013), 63 jogos (3325 minutos), 16 golos

Títulos: Taça da Liga (1)

PB

Citação de: TJSF em 22 de Abril de 2012, 11:42
Citação de: PB em 22 de Abril de 2012, 11:24
Num texto em que constatei a posição do Nolito em campo e o seu enquadramento na equipa.
O que se fala é eu ter dito que, no próximo ano, neste esquema de jogo aposto que ficará o Melgarejo e o substituto do Gaitan.


Isso é se Melgarejo fizer o mesmo no Benfica que faz no Paços.
Para mim, é o seguinte. Enquanto, o Porto tem 3 médios que equilibram. O Benfica tem um médio exclusivamente defensivo que obriga a que a linha de 3 médios à sua frente, recupere muito defensivamente.
O Nolito é avançado. É nisso que é bom porque não tem o tal "pulmão" para recuperar rapidamente para funções defensivas. Neste esquema, com Melgarejo e outro jogador para substituir Gaitan, acho que acabará por ser sacrificado, como escrevi.
Se mudarmos de treinador, para um esquema de 3 médios e 3 avançados. Claro que ficará.

franciscoafonso

Citação de: VALEBEM em 22 de Abril de 2012, 11:22
O Nolito vive de momentos! Não é um jogador consistente, alterna períodos fabulosos com períodos de obscuridade, mas é capaz de fazer jogos brilhantes como o de ontem!
A jogar a extremo vai ser sempre assim. Para além disso, o Cardozo bem que pode lá andar que raramente vai ter um centro de jeito e aquela finta para dentro "aos tropeções" vai tornar-se na coisa mais previsível de sempre.

O Nolito é um jogador de decisão e tem de jogar muito mais próximo da área do que aquilo que o fez durante esta época. Só assim poderemos ver alguma regularidade.

PB

Fanas, eu não digo que ele é incapaz. Digo que o Ronaldo tem Ozil e Di Maria a trabalharem para ele marcar enquanto o Nolito tem que criar para marcar.
Este esquema com Nolito na linha de três de meio-campo, não favorece o equilíbrio da equipa.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: PB em 22 de Abril de 2012, 11:27
Sim, leram bem. Pelo que vou observando e me apercebendo, Nolito acabará mesmo por ser dispensado na próxima temporada.

Chegou como o melhor jogador da equipa B do Barcelona. É certo que foi mesmo o melhor jogador da equipa, seguido de Thiago Alcântara e Jonathan Soriano. Porém, é preciso ter em conta que o brasileiro Thiago já se encontrava numa fase em que alternava entre a equipa principal e a filial. De outra forma, seria o brasileiro a se destacar porque é, sem margem para dúvidas, melhor jogador que Nolito.
O espanhol do Benfica, na sua última época de Barça, fez 13 golos na Liga Adelante. Apartir deste dado, podemos constatar que se trata de um finalizador. Acabava por ser o segundo avançado da equipa no esquema de 4-3-3, característico de todas as categorias do Barcelona.

Chegou ao Benfica e foi enquadrado no único esquema de jogo que Jorge Jesus trabalha. O 4-1-3-2 que coloca um trinco atrás de uma linha de 3 jogadores de meio-campo que alternam missões ofensivas com responsabilidades defensivas. Sempre se colou sobre o flanco esquerdo apesar de o seu pé predilecto ser o direito, esta colocação acaba por o aproximar do golo. No entanto, as exigências que Jorge Jesus lhe colocou de contribuir primeiro para o futebol de criação ou construção das jogadas ofensivas foi-o afastando da baliza e o jogador banalizou-se.

Em jeito de comparação, podemos encontrar o caso de Cristiano Ronaldo. No Real Madrid, tem Ozil e Di Maria a criar para ele finalizar. Os seus números acabam por ser excepcionais. (Nesta comparação não estou a comparar a qualidade dos jogadores mas sim, as características.)
Enquanto, Nolito tem que criar para finalizar. Juntando a isto, o facto de Nolito ser um jogador pouco potente em termos físicos, o que acaba por o afastar ainda mais do golo porque demora mais tempo a coloca-se na área em zonas de finalização.

Para concluir, acho que o espanhol será dispensado porque Melgarejo terá uma oportunidade na pré-temporada e acabará por demonstrar que é muito mais veloz que Nolito e também, sabe fazer golos. Como também, presumivelmente acabará por entrar um jogador para substituir, o tão falado Nico Gaitán. Não prevejo que o Benfica fique com 3 jogadores para um posição. Portanto, Nolito terá que procurar um novo projecto.

Lê o texto todo. Cumprimentos.

PB,

Embora considere que muita da análise que tu fazes ao Nolito esteja correcta, tenho algumas dúvidas quanto a algumas afirmações e ideias que fazes acerca do modelo de jogo do Benfica e na ideia de que o Nolito não serve.

Para mim, e ficou demonstrado nos primeiros 15 minutos de jogo ontem, que se o Benfica jogar com a linha defensiva bastante avançada e com os jogadores muito próximos uns dos outros, jogadores mais tecnicistas e menos velozes como são o caso de Nolito, mas também Cardozo, Saviola e Bruno César, tornam-se bem mais perigosos.

Por outro lado, o Nolito fica suficientemente perto da área adversária para não só criar jogadas de perigo, como também aparecer a concluir.

É por isso que defendo que o maior reforço da equipa para a próxima temporada deva ser nos centrais e nas laterais. Termos um central que se sinta à vontade de jogar a 30-50 metros longe da sua grande área e laterais ofensivos que dêm verticalidade ao onze encarnado, permite que a equipa esteja sempre em cima do adversário, por exemplo.

Quanto a Melgarejo e a sua preferência quanto ao Nolito... até tens lógica. No entanto, eu acho que as dispensas e a continuidade de certos jogadores seguem critérios ilógicos. Por exemplo, porquê se dispensou/emprestou Urreta no início da temporada quando foi dos melhores no defeso? Preferiu-se um Bruno César (uma espécie de Nolito sobre a direita) ao rapidíssimo e vertical Urreta.

Em suma, compreendo o que escreveste; acho que Nolito pode ser solução neste Benfica se ele se reforçar bem noutros sectores que precisam de ser reforçados.

Uma coisa é certa: eu defendo para a posição de extremo esquerdo/médio-ala esquerdo 2 jogadores de características distintas, conforme já tive oportunidade de escrever no tópico do mercado, mais concretamente no tópico do Julian e Patito.

Fanas012slb

Com todo o respeito, comparar Nolito a Bruno não faz sentido.....Nolito é jogador de vertigem, enquanto Bruno é jogador de posse.....ambos tem tendência para as diagonais mas o Bruno tem outra cultura e outra inteligência......sabe segurar e soltar no momento certo, sabe mudar os ritmos de jogo.....Jogador de nível superior (um Indispensável para a próxima época)

PB

#21350
Guerreiro, num jogo em casa é normal que não tenha as exigências defensivas que outro jogo terá.
Quanto a mim, este esquema de jogo não favorece uma equipa que se quer equilibrada a meio-campo. Com três médios e 3 avançados, o Nolito é um dos três da frente, sem dúvida.

Com 4 médios e 2 avançados, como jogamos actualmente, acho que o Bruno César e o Gaitan são jogadores mais completos e os titulares. Melhores a construir, a equilibrar em termos tácticos, por aí fora.

Quanto ao Urreta, tens visto o jogador no Vitória de Guimarães? É do mais inconsequente que há. Eu gosto muito dele mas assim, é impossível defender o jogador.

Tiago#30

Citação de: joao_manike em 22 de Abril de 2012, 11:26
O James é melhor que o Nico e que o Nolito. Mas não posso ser eu a dizer isto porque depois dizem que só falo no Fcp.

Só quem andar muito tapadinho, é que não concordo.

Na minha opinião...

Envoyé depuis mon HD2 avec Tapatalk

Di_SLB

Quando joga alguém daquele lado ajuda efectivamente.

Hanzo

Se Jesus ficar como treinador é bastante crível que Nolito de facto seja dispensado. Se se for embora já tenho as minhas dúvidas. Melgarejo ainda não provou que é superior ao Nolito: uma coisa é jogar num Paços de Ferreira muito fraco, outra coisa é jogar no Benfica.

HoMiCiDaL

o Nolito teve um mau período de forma, sim, mas acabou por ser o nosso extremo/médio ala mais competente desta época, e o que acaba com melhores números.

Nolito dispensado não cabe na cabeça de ninguém.

Di_SLB

Não sei onde é que vocês vão buscar a ideia de que o Jesus não gosta dele ou que o mandaria embora...
Se jogasse sempre é porque devia rodar porque tinha banco, não joga sempre é porque não gostam dele...

S-Line

Sei JJ ficar vai dispensar Nolito...he pá ... Menos...

nokas7

Concordo com o temos banco e que se deve rodar tendo outras opções, contudo, acho que o Nolito em geral devia ter tido mais minutos ao longo da época..

Di_SLB

Citação de: nokas7 em 22 de Abril de 2012, 12:46
Concordo com o temos banco e que se deve rodar tendo outras opções, contudo, acho que o Nolito em geral devia ter tido mais minutos ao longo da época..
Eu também. Mas não acho que seja para o drama todo que se faz aqui...

*Crow*

grande joga do Nolito. e aquele passe para o 4º golo não foi nada mau para quem "joga com os cornos no chão"