Nemanja Matić

Médio, 36 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (2011-2014), 99 jogos (7521 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

CR9

Bom dia!

Pelo que já vi deste jogador no campeonato holandês ao serviço do Vitesse, tem tudo para dar certo no Benfica, mas a central.

Para a posição "6" existe Javi e Airton. Para a posição "8", a de médio interior esquerdo, temos o Gaitán (evoluiu imenos em termos defensivos!) e o recém-contratado (Bruno César). Assim sendo, para estas duas posições seria sempre a 3ª opção.

No entanto, visto que Roderick Miranda deverá sair em empéstimo para ganhar experiência competitiva, ficará aberta uma vaga para central. Atendendo às características técnicas, físicas e tácticas do Matic, penso que poderiamos ter um central que soubesse subir no terreno com segurança, criando aí uma função única para o sérvio desempenhar no plantel encarnado.

Fica aqui a ideia para um aproveitamento do atleta e um possível retorno chorudo ao fim de duas épocas, pois existem poucos centrais de grande nível com essas características. Seria igualmente uma forma de valorizar ainda mais a venda de David Luiz...

Cumprimentos Gloriosos,

CR9

iSLBenfica

Qual central qual quê. A central também já temos Luisão, Sidnei, Miguel Vitor, Jardel,..
Acho que deveríamos aproveitar a sua altura (1.97m) e coloca-lo a guarda-redes.

rotepa

Nem era um mau ponto de vista do CR9.

Adaptações ja as fizemos e mais de que uma vez e com sucesso! Miguel e Coentrão são exemplos clamorosos.

Agora o jogador deve gostar mais de tocar na xixa no meio, por isso acho que não dava por ser contra a vontade do jogador, mas quem sabe?..

CR9

Citação de: iSLBenfica em 02 de Abril de 2011, 12:25
Qual central qual quê. A central também já temos Luisão, Sidnei, Miguel Vitor, Jardel,..

Caro iSLBenfica,

Para mim retornar o Miguel Victor à Luz para ser terceira opção dos centrais, atrás de Luisão, Sidnei e Jardel, não muito obrigado!

E digo não, porque estou a defender o crescimento de um jogador que o mais tardar daqui a duas épocas será para mim um dos centrais titulares da defesa do Benfica.

Ele que fique a ganhar experiência competitiva em Inglaterra com um excelente professor chamado Eriksson. Já agora, gostava que o Fábio Faria fizesse-lhe companhia, pois poderá estar aí uma excelente dupla para o Benfica daqui a uma ou duas temporada.

Cumprimentos Gloriosos,

CR9

CR9

Citação de: rotepa em 02 de Abril de 2011, 12:30
Nem era um mau ponto de vista do CR9.

Adaptações ja as fizemos e mais de que uma vez e com sucesso! Miguel e Coentrão são exemplos clamorosos.

Agora o jogador deve gostar mais de tocar na xixa no meio, por isso acho que não dava por ser contra a vontade do jogador, mas quem sabe?..

Caro rotepa,

Quanto ao teu receio de "o jogador deve gostar mais de tocar na xixa no meio", não vejo que seja um verdadeiro problema, pois a forma como vejo o Benfica actuar na próxima temporada, sobretudo na Luz, é jogar bem em cima do adversário, tal como faz o Barcelona, logo um central com bom toque de bola será na prática o mesmo que ter mais um médio.

Mas, claro que tudo dependerá da adaptação do jogador e do que a equipa técnica tem reservado para ele.

Apenas quis dar esta ideia pois penso que é um jogador que se integrar bem terá mercado em qualquer campeonato mais competitivo, permitindo um bom encaixe e subir ainda mais o valor da transferência do David Luiz...

Cumprimentos Gloriosos,

CR9

iSLBenfica

Citação de: CR9 em 02 de Abril de 2011, 13:30

Caro iSLBenfica,

Para mim retornar o Miguel Victor à Luz para ser terceira opção dos centrais, atrás de Luisão, Sidnei e Jardel, não muito obrigado!

E digo não, porque estou a defender o crescimento de um jogador que o mais tardar daqui a duas épocas será para mim um dos centrais titulares da defesa do Benfica.

Ele que fique a ganhar experiência competitiva em Inglaterra com um excelente professor chamado Eriksson. Já agora, gostava que o Fábio Faria fizesse-lhe companhia, pois poderá estar aí uma excelente dupla para o Benfica daqui a uma ou duas temporada.

Cumprimentos Gloriosos,

CR9

Porque é que queres colocar o Matic a central? Sendo um médio com mais caracteristicas ofensivas do que defensivas não me parece o ideal colocar este jogador no centro da defesa. A tua opinião está-se a basear apenas e só no facto de ele ser gigante, porém isso não é nem nunca foi sinónimo de se ser um grande central. Além disso temos grandes centrais, para quê o Matic ir para uma posição onde esta preenchida com jogadores de qualidade? Já ele fazer a posição 6 é muito bom, quanto mais mete-lo a central.
Já agora em relação ao Miguel Vitor, a ver vamos quem é que vai ser 3ª opção..

Ian

é incrivel a facilidade com que se critica, analisa e avalia a partir do youtube...

Far(away)

Citação de: Ian em 02 de Abril de 2011, 14:06
é incrivel a facilidade com que se critica, analisa e avalia a partir do youtube...

Falta aí dizer, "elogia".

Ian

Citação de: Far(away) em 02 de Abril de 2011, 14:08

está implicito no meu conceito de "crítica", afinal uma critica pode ser positiva ou negativa...

Far(away)

Citação de: Ian em 02 de Abril de 2011, 14:09

está implicito no meu conceito de "crítica", afinal uma critica pode ser positiva ou negativa...

Sím, mas normalmente a palavra "crítica", implicitamente está mais associada ao negativismo.

Do Matic, não posso dizer nada, a não ser isto: espero que seja uma mais valia.

Ian

Citação de: Far(away) em 02 de Abril de 2011, 14:11
Citação de: Ian em 02 de Abril de 2011, 14:09

Sím, mas normalmente a palavra crítica, implicitamente está mais associada ao negativismo.

Do Matic, não posso dizer nada, a não ser isto: espero que seja uma mais valia.

sim, está, infelizmente...

GTtdi_SLB

Um pouco off-topic...espero ver em Matic (ou noutro jogador qualquer que seja "transferível" do SLB para outro clube) a transferência do DLuiz a "render juros", seja, que os outros se apercebam de uma vez por todas que quem é titular no SLB e consegue dar réplica a um clube que joga "fora dos campos e na lama" então é porque tem realmente que ser bom jogador.

Trapattoni

Acho ainda muito cedo para ter uma conclusão se foi ou não uma boa contratação, por enquanto não vou por as mãos no fogo, no Verão logo se verá

CR9

Citação de: iSLBenfica em 02 de Abril de 2011, 13:54
Citação de: CR9 em 02 de Abril de 2011, 13:30

Caro iSLBenfica,

Cumprimentos Gloriosos,

CR9

Porque é que queres colocar o Matic a central? Sendo um médio com mais caracteristicas ofensivas do que defensivas não me parece o ideal colocar este jogador no centro da defesa. A tua opinião está-se a basear apenas e só no facto de ele ser gigante, porém isso não é nem nunca foi sinónimo de se ser um grande central. Além disso temos grandes centrais, para quê o Matic ir para uma posição onde esta preenchida com jogadores de qualidade? Já ele fazer a posição 6 é muito bom, quanto mais mete-lo a central.
Já agora em relação ao Miguel Vitor, a ver vamos quem é que vai ser 3ª opção..

Olha que ser um médio de transição de uma equipa de meio-baixo da tabela holandesa não significa que tenha de ser um médio de transição numa equipa de top.

Posso dar-te vários exemplos. Por exemplo, o David Luiz, com 18 anos era um médio ofensivo, depois tornou-se defesa central. Outro exemplo, o Rafael Marquez era médio defensivo, mas no Barcelona conhecêmo-lo mais como central. Outro exemplo, o Petit no Boavista era um médio "8", veio para o Benfica e mesmo na selecção tornou-se num belo "6". O próprio Javi Garcia, conhecia-o no Osasuna mais como um médio "8" do que como um "6".

É normal que os jogadores com melhor técnica, embora defensivos, tenham em equipas de menor nomeada papéis mais ofensivos.

Depois, escrito isto, não significa que o tipo como central não possa ter mais tarde ou mais cedo uma oportunidade mais à frente. Dependerá de factores tão simples como momentos de forma, lesões, características dos adversários, adaptação do próprio atleta.

Digamos que estou a tentar encontrar um lugar para o Matic neste plantel, para o fazer melhor jogador e assim comprovar a toda a gente do clube e "haters" que a venda do David Luiz foi um belo negócio.

Reparar que Javi Garcia e Gaitán, muito provavelmente deverão ficar mais uma época de encarnado, isto seguindo uma ordem natural das coisas. Airton e agora Bruno César serão depois os titulares e Matic se verificar a sua adaptação e utilidade poderá ter outro tipo de funções nessa altura.

Quanto a achar que ele ser central por ser gigante, estás redondamente enganado. É por ter um pézinho esquerdo delicioso, passada larga, sentido táctico, que penso que poderá ser um central que neste momento falta ao Benfica: daqueles que gostam de subir no terreno com bola controlada criando os desiquilíbrios ofensivos, um pouco à imagem do David Luiz.

Luisão e Jardel são centrais "patrão" de coordenar o sector defensivo. Jardel até apresenta alguma propensão para sair a jogar, mas vejo-o mais a comandar. Sidnei é de marcação, assim como o Miguel Victor. São todos jogadores de instinto e não tanto cerebrais no sentido ofensivo. Embora possuem técnica de controlo de bola acima da média para defesas centrais, falta-lhes aquilo que define esse tipo de centrais que defendo serem úteis para equipas de topo, ou seja, a capacidade de decisão.

E por fim, quanto ao Miguel Victor, face ao facto de a aposta ter sido no Sidnei (tem a mesma idade do Miguel) já desde o tempo de Quique, penso que seria mesmo a 3ª opção ou 4ª opção caso voltasse, atrás dos brasileiros. Por isso mesmo, prefiro vê-lo a jogar noutro lado, pois o melhor que pode acontecer a um jovem é JOGAR!

Sendo assim, o que estou aqui a tentar fazer é o que um director desportivo, juntamente com a equipa técnica, deve fazer, ou seja, gerir as carreiras dos seus atletas de forma a criar maior valor acrescentado tanto para eles como para o clube.

Escrito isto, penso que se Sidnei fizer uma excelente temporada, com 21 anos ou 22 anos, terá a europa aos seus pés, ainda para mais quando olhamos para as principais equipas de top europeias e vemos duplas de centrais já na casa dos 30 e muitos...

CR9

banbino

vi os resumos dos jogos de apuramento para o campeonato da europa desta quarta feira que passou e no jogo servia- estónia andava lá um matacão salvo erro com o numero 15 que me parecia o "nosso" MATIC.

alguém me pode confirmar?

p.s

já vi que nao..era afinal de contas o petrovic qe os osgas aqui á tempos tentaram comprar