Nemanja Matić

Médio, 36 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 3 épocas (2011-2014), 99 jogos (7521 minutos), 9 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Slb23

Citação de: Fly 13 em 24 de Outubro de 2011, 12:55
Citação de: andrer2926 em 24 de Outubro de 2011, 12:52
o jesus tem mts defeitos mas já demontrou que é um bom professor, senão não tinha levado aqueles jogadores bons ao topo, e as falhas do matic podem ser corrigidas com trabalho...já as do javi...
Só falta dizeres que o Matic é superior ao Javi...
Nunca será pois são jogadores que se complementam se jogarem em conjunto. O problema do Matic é que as pessoas teimam que os suplentes devem ser uma réplica dos titulares, ou seja, o substituto do Javi devia ser um mini Javi (Airton ou Nuno Coelho). Para mim é claro que a opção do JJ é legitima e tem por base o querer ter 2 jogadores diferentes em termos de caracteristicas para a mesma posição. Javi é fabuloso, um verdadeiro 6 como existem poucos no mundo, Matic tem um fisico impressionante que alia a qualidade tecnica assinalável e uma leitura de jogo boa. Tem tudo para ser um grande jogador mas ainda não o é. Neste momento está  a passar por uma fase de transformação das suas carateristicas, passou de ser um 8 e ás vezes 10 para pasar a ser um médio defensivo (nunca um 6). Acontece que estas mudanças não ocorrem de um dia para o outro e levam o seu tempo. Em Fevereiro iremos ver como estará o Matic...

Fly 13

Citação de: andrer2926 em 24 de Outubro de 2011, 13:00
já disse atras que se estivesse há tanto tempo no benfica como o javi, sim, considerava melhor. mas é a minha opinião
Fdx  :2funny:

Troglodite

Citação de: joao_manike em 24 de Outubro de 2011, 12:55
Não acho que o Matic seja assim tão melhor que o Javi na construção. Digo isto porque, para construir, não basta ter capacidade técnica. Nisso o Matic é melhor. Mas neste momento, o Javi decide melhor. Dá mais critério. Sabe pensar como trinco, sabe os riscos que corre naquele lugar, sabe que está muito exposto. O Javi solta com mais critério, e por norma, não costuma falhar o passe naquela zona.

O Matic, reconheço que tem mais qualidade técnica que o Javi. Mas precisa de decidir melhor. Saber quando soltar, os riscos a que está exposto, etc. Ainda não tem cultura de 6.

Mas isto é a minha opinião.

O Javi falha menos passes porque joga sempre para o lado. Não é uma critica, é uma realidade.

O Matic joga de cabeça levantada a olhar para a frente. É por isso que leva mais tempo a decidir e é por isso que falha mais passes, porque essa decisão causa a que quando vai passar tenha um jogador em cima dele e assim mesmo que depois decida jogar para o lado ou para trás vai ter mais dificuldade em passar.

joao_manike

Pois, aí está. Javi pensa como trinco. Que é a posição que ele realmente ocupa. Matic joga como 6, mas não pensa como trinco. Naquela zona tem é de jogar simples e fácil. Decidir bem e jogar prático. É uma posição em que o risco é elevado, a equipa fica muito exposta.

BenficaSetsFire

Não confio no Matic para segurar o nosso meio campo, é simples. Pode ser um 8, um box-to-box ou o que quiserem, a 6 não serve.

Fly 13

Citação de: joao_manike em 24 de Outubro de 2011, 13:11
Pois, aí está. Javi pensa como trinco. Que é a posição que ele realmente ocupa. Matic joga como 6, mas não pensa como trinco. Naquela zona tem é de jogar simples e fácil. Decidir bem e jogar prático. É uma posição em que o risco é elevado, a equipa fica muito exposta.
Bingo!

joao_manike

Na minha opinião, o Matic tem de tomar consciência que qualquer falha naquela posição, pode deixar a deixar a equipa demasiado exposta. Falta-lhe pensar como um trinco. Enquanto não jogar simples e prático, não vejo um Matic capaz de ser titular no Benfica, contra qualquer equipa. E eu no Benfica, gostava que os suplentes directos, tivessem qualidade para representar o Benfica em qualquer jogo contra qualquer adversário.

Matic para a generalidade da liga portuguesa aguenta-se na boa. Agora contra Porto, Sporting, Braga, equipas da Champions, etc..  o Matic de agora, ainda não dá garantias. Pode dar, daqui a uns tempos. Tem potencial para atingir um nível mais elevado, a 6.

Miguelito22

É assim o Matic nunca foi um trinco isso é um facto mas também é um facto que aos poucos vai melhorando nessa posição e tendo ele qualidade de passe e visão e jogo ajuda muitas vezes o precesso de transição defesa/ataque.
Falta lhe na minha opinião alguma intensidade e agressividade porque de resto tem melhorado aos poucos.

andrer2926

Citação de: Fly 13 em 24 de Outubro de 2011, 13:13
Citação de: joao_manike em 24 de Outubro de 2011, 13:11
Bingo!

era aí que eu queria chegar, com o tempo tenho esperança que ele ganhe essa mentalidade daí eu ter dito aquilo do jj

leather

Eu tenho uma opinião diferente. O Que é o Pivot defensivo actual? é um jogador que só participa nos momentos defensivos, que não inicia o ataque na 1ª fase de construção? Que joga muitas vezes com 3º central, que não sai da sua área de responsabilidade?

Se é assim que o Jesus, pensa o pivot, então Javi é melhor que o Matic.

Se querem um jogador, que defenda, mas que também saia em posse, que consiga fazer passes de média/ longa distância, que seja a peça fundamental na 1ª fase de construção, então o Matic talvez seja melhor.

Acho que têm características diferentes, mas são ambos boas opções. Não desgostei da exibição do matic contra o Beira Mar. O Javi pressionado, também perde bolas, como aconteceu contra a Académica ou contra o Porto.

Eu acho é que o Javi, tem mais intensidade nos duelos, do ponto de vista posicional, talvez pelas suas características parece melhor. Arrisca muito menos e condiciona a saída de bola do Benfica pelas faixas, pois ele não sai a jogar.

As nossas faixas, estão uma miséria. Sem um lateral esquerdo de grande qualidade, por vezes o adversário vai conseguir  dificultar muito a saída de bola apartir da defesa. Está tudo ligado.

Acho que se está a crucificar o Matic, sem necessidade....

andrer2926

Citação de: leather em 24 de Outubro de 2011, 13:25
Eu tenho uma opinião diferente. O Que é o Pivot defensivo actual? é um jogador que só participa nos momentos defensivos, que não inicia o ataque na 1ª fase de construção? Que joga muitas vezes com 3º central, que não sai da sua área de responsabilidade?

Se é assim que o Jesus, pensa o pivot, então Javi é melhor que o Matic.

Se querem um jogador, que defenda, mas que também saia em posse, que consiga fazer passes de média/ longa distância, que seja a peça fundamental na 1ª fase de construção, então o Matic talvez seja melhor.

Acho que têm características diferentes, mas são ambos boas opções. Não desgostei da exibição do matic contra o Beira Mar. O Javi pressionado, também perde bolas, como aconteceu contra a Académica ou contra o Porto.

Eu acho é que o Javi, tem mais intensidade nos duelos, do ponto de vista posicional, talvez pelas suas características parece melhor. Arrisca muito menos e condiciona a saída de bola do Benfica pelas faixas, pois ele não sai a jogar.

As nossas faixas, estão uma miséria. Sem um lateral esquerdo de grande qualidade, por vezes o adversário vai conseguir  dificultar muito a saída de bola apartir da defesa. Está tudo ligado.

Acho que se está a crucificar o Matic, sem necessidade....

isto. precisamos de um jogador que saiba fazer isso, mas saber quando, ( matic tem a capacidade, mas não sabe quando), e um jogador como javi...viu-se que no jogo do beira-mar que precisávamos mais de um matic de que um javi..com o tempo o matic poderá tornár-se nos 2...e que o javi nunca poderá atingir...

joao_manike

Leather, mas o problema é que o JJ não quer um trinco que seja essa tal peça mais importante na fase de construção. Agora há Witsel para transportar jogo, e esse mesmo Witsel também dá muito critério com a bola nos pés. Na fase atacante, o trinco do Benfica resume-se a ser um jogador que não falhe o primeiro passe, porque depois quem transporta é o Witsel. Quando há Aimar, organiza ele. Quando não há, contra as equipas médias/fracas, nem é preciso organizar. Temos muitos criativos como o Nico, Bruno, etc, que criam as jogadas de perigo.

joao_manike

Vou fazer o ponto de situação da minha opinião.

O Matic tem mais capacidade técnica que o Javi. Mas o Javi, tem mais cultura posicional. Pensa como um trinco. Sabe os riscos da posição. O Matic ainda não. Vemos muito o Matic a passar a bola e a subir, ou a querer fazer um passe longo. Não compete ao trinco do Benfica fazer isso. Ao trinco compete ter critério a passar a bola, porque se a perder, a equipa fica muito exposta. O Matic sai muitas vezes da posição e depois não está no lugar para fazer as compensações necessárias.
Agora acredito que se o Matic evoluir nesse aspecto das decisões e da cultura de médio defensivo ( que certamente irá evoluir), que será uma solução muito boa para essa posição. Neste momento, nos jogos de média/elevada dificuldade, tem de jogar Javi.

Bola7

Citação de: joao_manike em 24 de Outubro de 2011, 13:38
Vou fazer o ponto de situação da minha opinião.

O Matic tem mais capacidade técnica que o Javi. Mas o Javi, tem mais cultura posicional. Pensa como um trinco. Sabe os riscos da posição. O Matic ainda não. Vemos muito o Matic a passar a bola e a subir, ou a querer fazer um passe longo. Não compete ao trinco do Benfica fazer isso. Ao trinco compete ter critério a passar a bola, porque se a perder, a equipa fica muito exposta. O Matic sai muitas vezes da posição e depois não está no lugar para fazer as compensações necessárias.
Agora acredito que se o Matic evoluir nesse aspecto das decisões e da cultura de médio defensivo ( que certamente irá evoluir), que será uma solução muito boa para essa posição. Neste momento, nos jogos de média/elevada dificuldade, tem de jogar Javi.
correcto...mas nada me leva a pensar que alguma vez na vida o Matic será trinco pq não foi formatado como o Javi para a posição...

joao_manike

Não acreditas no trabalho do mestre da táctica?  ::bater:: ::bater::