Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

Dandy

Assim falava Pinto da Costa, de Fernando Martins, no dia em que conquistou o bi-campeonato de 1985-86.

Ao minuto 13:

http://www.youtube.com/watch?v=cMDv4CA8R5I

pcssousa

Citação de: luis.live em 30 de Julho de 2013, 20:22
Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:04
Citação de: luis.live em 30 de Julho de 2013, 00:03

doc grande post, tintim por tintim tudo dito...  O0  , não me custa reconhecer que sabes mais da história do SL BENFICA do que eu, li coisas que de facto aconteceram mas já não me lembrava , no futuro tenho de picar-te mais vezes ;D a ver se deitas cá para fora mais episódios da história do glorioso...
O prazer é todo meu. Só conheço uma forma de viver o Benfica, com paixão... por vezes isso faz-me escrever as coisas de forma apaixonada e "destravada".

Bem, já que lá para trás coloquei todos os resultados eleitorais de Fernando Martins, bem como os cargos que desempenhou no Benfica, posto agora uma "memória":

João Santos venceria estas eleições, como todos já sabem.

Roy Kent

Citação de: Dandy em 16 de Agosto de 2013, 01:37

Assim falava Pinto da Costa, de Fernando Martins, no dia em que conquistou o bi-campeonato de 1985-86.

Ao minuto 13:

:ashamed:

AG

Citação de: G-Man em 16 de Agosto de 2013, 17:42
Citação de: Dandy em 16 de Agosto de 2013, 01:37

Ao minuto 13:

:ashamed:

Só demostra que o Martins foi completamente «papado» por PdC.

Trezeguet

Benfiquismo

Está a dar agora na BTV1 um programa sobre este grande presidente.

RedVC

Foi um presidente com obra. Muitos tijolos e algumas boas equipas.

No princípio teve a sorte de herdar uma boa base e conseguiu ter capacidade para a apetrechar de mais alguns bons jogadores. Construiu assim uma das melhores equipas que já vi jogar no Benfica. E depois destruiu-a.

As vendas de Chalana, Stromberg, seriam talvez inevitáveis mas não as soube compensar devidamente. Depois foi só comprar tijolos.

Fechou o terceiro anel? Sim. Justamente, uma obra que foi um erro histórico. Se fizessem as contas ao investimento, ao tempo em que esteve a uso, aos custos de manutenção, aos custo de demolição então se veria o erro dessa decisão. Dinheiro que foi desviado do investimento na equipa. Basta ver os relatos dos jogadores que viveram essa triste época de 1984/1985. O barulho das obras e o caos instalado dentro da equipa. Os restos, os cacos da melhor equipa que (ainda) vi jogar no Benfica.

Foi também o tempo em que o Benfica deixou crescer o monstro. É certo que os que lhe sucederam não tiveram igualmente a habilidade de combater o sr. da Costa e seus lacaios. Mas o monstro já estava no terreno. Mas foram justamente os últimos anos da presidência de Fernando Martins em que se iniciou o regime sujo. E nada foi feito. E tudo foi permitido.

Contratou Eriksson? Sim mas depois contratou Csernai. Incrível como nunca teve o bom senso e a coragem de admitir o seu disparate e mandar aquela criatura repelente para fora do Benfica. Foi uma época vergonhosa. Um alheamento absurdo, autista dos dirigente face a uma equipa de campeões que foi desmantelada. Uma equipa trocada por tijolos. Uma equipa desfeita do ponto de vista táctico, anímico e físico. Jogadores de talento que se perderam. Outros que vegetaram durante uma ano. E viu-se como o Benfica tinha bons jogadores. A final da Taça de 1985 mostrou bem isso com uma vitória inquestionável sobre o fecepe dos srs. Jorge e da Costa.

Só por milagre é que não tivemos a humilhação de ver Carlos Manuel, Diamantino e Chalana a deixarem o Benfica e a assinarem com o Boavista. Se na época estivesse outro presidente no scp talvez tivesse tido outros dissabores. Estava lá talvez o último grande presidente que o clube dos viscondes teve: o Sr. João Rocha. Um homem que o meu pai conheceu e que me disse sempre ser um homem sério e vertical. E também se não fosse a tristemente reafirmada "amizade" de Fernando Martins com o sr. da Costa então o Benfica teria sido rapinado à fartazana. O scp que o diga...

Fernando Martins é um dos casos em que a passagem do tempo será sempre e cada vez mais cruel. Tenho pena em dizer porque era uma das figuras que admirei nos meus tempos de menino e que depois com o passar os anos percebi o equívoco. Se calhar é incontornável termos estas figuras de herói que depois nos desiludem. Se calhar é injusto. Mas enfim somos a medida dos nossos sonhos e desilusões. As que provocamos e as que os outros nos provocam.

E dito isto não quer igualmente fazer crer que quem lhe sucedeu não fez disparates muito graves. Fez sim e bem graves... mas é de Fernando Martins que estamos a falar.

Theroux

Campanhas eleitorais no Benfica não são para meninos.

Nas urnas ficou assim:

João Santos: 51%
Fernando Martins: 45%
Cavaleiro Madeira: 4%

TJSF

Os meus comentários anteriores foram exagerados. A verdade é que sendo Benfiquista, foi estupido.
A aliança com PdC que permitiu que não houvesse desvios á la Futre foi uma estupidez. Acabou a fortelecer mais o Porto, que sem ter se preocupar com o Benfica, formou aquela equipa 84-87.
O erro estratégico foi o Estádio. Para ganhar 50 mil lugares, foi-te tirar dinheiro do core business. O Porto a investir em jogadores e ganhar titulos e nós em cimento para encher algumas vezes por ano.
Acho que o campeonato de 86-87 já foi mais o Porto estar focado na Europa, porque nem tínhamos melhor equipa que eles. 4-2 em casa para Supertaça foi uma premonição do que aconteceria cerca de 10 anos depois.
Até tremo de imaginar o que seria o Benfica pós 87 com Fernando Martins á frente, provavelmente não seria de estranhar um tetra ou penta corrupto logo á abrir os anos 90. Com muitos roubos e muita complacência dele. Acho que foi o investimento nos  Valdo, Ricardo Gomes, Mozer, Aldair, Thern e cª que nos permitiram voltar á final da TCCE e ganhar 2 campeonatos.
O legado que deixou é impossível de esquecer. Não acho que João Santos depois tenha acertado sempre, mas já tinha que lidar com um Porto hostil, depois do amigo Fernando Martins ter perdido o lugar e já ter as bases instaladas. Jorge de Brito ainda fez uma grande equipa mas era praticamente impossivel vencer o sistema.
Este estádio de 70 mil não chegava para a época? 

Alexandre1976

Tambem desmantelou uma super equipa de hóquei pois em 1983 depois de perdermos na Luz a Taça das Taças com os porcos nos penaltis 4 jogadores foram para o Cascais(José Carlos Fernando Pereira Picas e Piruças)Leste foi para Italia e Cristiano regressou á suinicultura.No futebol a partir de 1984 fomos sempre uns unhas de fome nas contratações.Até deixar a presidencia em 1987 apenas Rui Águas Dito Silvino e Chiquinho foram aquisições de insuspeita qualidade.

VitorPaneira7

Ao preferir investir no estádio em vez da equipa de futebol permitiu que o Porto desse um salto importante com o bicampeonato e a TCE de 87 foi um fôlego importante para o Porto se impôr na Europa e ameaçar o prestígio europeu do Benfica.

O resultado do desinvestimento foi o reinvestimento no período João Santos para recuperar o domínio perdido. Conseguimos 2 finais europeias e 2 titulos nacionais mas também se ganhou dívidas. Em 1991 Eriksson vai de férias com a dupla Geraldão-Ricardo Gomes na defesa e um meio campo com Valdo, Thern e Paulo Sousa para atacar a TCE, lembrar que em 1991-92 chegamos à ultima jornada a depender de nós para chegar à final em Wembley, mesmo sem os jogadores idealizados por Eriksson. Nem Geraldão, nem Ricardo e nem Valdo, curiosamento todos para o PSG. Era preciso dinheiro. Em 1993 mais dívidas e usou-se o dinheiro em Futre quando precisava-se de dinheiro para pagar salários e outras contas. Benfica assistiu a verões diiceis entre 1991-1995 que aos poucos foi destruindo uma equipa finalista da taça dos campeões . Depois veio a má gestão e a incapacidade para se adaptar à realidade da lei Bosman.

Foi um efeito bola de neve avassalador que resultou na entrega do domínio ao Porto, em dívidas financeiras, consequência da tentativa de recuperar o domínio perdido, e na machadada final que foi os verões de 1994 e 1995.

darkwolf

ele e João Santos podiam e deviam de ter morto o monstro à nascença. mas a amizade com o PdC toldou-lhe a inteligência.

Pancho Lopes 67

Acho exagerado quando ouço gente a considerar este homem o melhor Presidente na história do Benfica, criou a dívida, houve desinvestimento nas modalidades e como consequência não se ganhava nada no hóquei (período negro) e voleibol, também deu mão ao Pinto da Costa e permitiu o crescimento da sua influência no futebol português...

Além do investimento no estádio ter feito o Porto ganhar "fogo" e torna-se o nosso principal rival, e um rival mto perigoso como a história o diz...

Alexandre1976

Para mim não chega ao nivel de Ferreira Bogalho,Vieira de Brito e Borges Coutinho.