Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

pcssousa

Ainda acerca de Fernando Martins, foi o primeiro presidente a ter uma visão empresarial para o clube. Com ele entraram a publicidade nas camisolas de futebol (no basquetebol, pelo menos, já havia antes), pela exploração da bomba de gasolina da Shell na 2ª circular, pela exploração do Bingo, junto ao Coliseu dos Recreios, pela construcção da urbanização na Luz.

Apanhou, é verdade, o clube em graves dificuldades financeiras.
Foi um homem de obra, e por isso era alcunhado de "pedreiro". Em 87, ainda na ressaca do campeonato perdido de forma incrível em 1986, e da derrota por 7-1 em Alvalade, o lema de João Santos "Por Um Benfica Europeu", venceu.

Festivus

Citação de: Tiago1982 em 30 de Julho de 2013, 17:37
Citação de: Festivus em 30 de Julho de 2013, 17:35
Citação de: Tiago1982 em 30 de Julho de 2013, 17:34
Não quero entrar em controvérsias porque, como já disse noutros "posts", ser "Saudade" ou "Imortal" é meramente indicativo. Cada um tem a sua opinião e, desde que bem justificada, é tão válida como qualquer outra.

Mas não deixo de sentir alguma tristeza quando vejo adeptos do Benfica a aclamarem um qualquer Davi como Imortal e querer "empurrar" um dos grandes como o Fernando Martins para a Saudade.

Maneiras de ver diferentes, eu sei, mas tenho pena que assim seja.

Para mim será sempre um Imortal por tudo o que fez pelo Benfica. Errou, tal como Jorge de Brito, mas sempre teve o Benfica acima de tudo, tanto um como outro.

Os dois ultimos Presidentes com P grande, com o João Santos também perto desse nível.

Muito obrigado por tudo e paz à sua alma!

PS: Quanto ao famoso "caso" do 3º Anel, já alguém disse e muito bem: era uma promessa eleitoral e quando alguém ganha eleições com determinadas promessas e os sócios as elegem, convém cumpri-las. Hoje em dia as promessas de um Luis Filipe Vieira são cumpridas? Nem por sombras... Outros tempos, não é mal exclusivo do Desporto ou do Benfica... é da sociedade em geral.

O David Luiz já não está na secção imortais. E a maior parte dos utilizadores deste fórum nunca concordaram com a inclusão dele nesta secção.

Em lado nenhum falei em "David Luiz" e em lado nenhum falei na "maior parte dos utilizadores" :(

Custa assim tanto ler tudo com atenção antes de disparar?

Pensei que te estivesses a referir ao David Luiz e que a falta de "d" tenha sido uma falha.

Hanzo

Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:29
Eram tempo diferentes, em que se assistia a um equilibrio eleitoral mesmo quando presidentes "campeões" se recandidatavam.
Tempos em que quem queria ser Presidente do Benfica, independentemente de cometer erros (que é algo que todos cometemos), se candidatavam para servir o clube e o defender e pensando apenas e só nos interesses do mesmo.

O próprio Fernando Martins perde as eleições para o João Santos no ano em que acabamos por ser campeões.

Festivus

Citação de: Hanzo em 30 de Julho de 2013, 17:44
Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:29
Eram tempo diferentes, em que se assistia a um equilibrio eleitoral mesmo quando presidentes "campeões" se recandidatavam.
Tempos em que quem queria ser Presidente do Benfica, independentemente de cometer erros (que é algo que todos cometemos), se candidatavam para servir o clube e o defender e pensando apenas e só nos interesses do mesmo.

O próprio Fernando Martins perde as eleições para o João Santos no ano em que acabamos por ser campeões.
Os padrões de exigência eram mais elevados na altura. Ninguém estava acomodado.

NunoDuarte

Fernando Martins ganhou as eleições uma semana após sermos campeões com Ferreira Queimado na presidência.

kneissl

Nasci quando ele saíu do clube, portanto não vou opinar.
Só os que viveram o clube nessa altura, e conheceram a realidade é que sabem realmente quem e o que era Fernando Martins, tudo resto são diz que disse...

luis.live

Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:04
Citação de: luis.live em 30 de Julho de 2013, 00:03
cada um fica com a sua opinião, eu acho que o fernando martins foi um grande presidente e quem me dera a mim voltar a esse tempo em que vencíamos mais campeonatos e taças de Portugal que o fc porko,e sportém, de qualquer maneira  a tua referencia ao SL BENFICA -sportém de 81 e a ináco de almeida é muito ligeira, eu apenas referi isso porque escrevi e reafirmo que nessa altura principio dos anos 80 não temos que nos queixar de nada que diga respeito á arbitragem...

esse jogo que referes contra o fc porko do golo do duda , em off side(sim, é verdade) , tinha 9 anos e sim estava lá, tarde de chuva torrencial , 1-0 pelo alves de penalty, depois o lance do toni com o marco aurelio, depois o golo em off side que nasceu de um livre, mas repara nos anos 70, vencemos quantos campeonatos? arrisco dizer e mais uma vez estou a falar de memoria bem uns 6 campeonatos em 10 anos...  quem te dera a ti que o duda fizesse o mesmo nestes nossos anos e nós tivéssemos o registo da altura...

nós nesses anos, tínhamos directores experientes e inteligentes que se moviam muito bem no futebol , comparar o fernando martins com o damasio como acho que o shoky fez, a mim  faz-me sorrir, só mesmo quem não viveu esses tempos e conheceu bem as presidências tanto de um como de outro pode escrever uma alarvidade dessas. o fernando martins foi incomparavelmente melhor presidente que o damasio. A amizade com o porko mor é da esfera pessoal, não me meto nisso, assim como não me meto na vida dos muitos users que aqui tem amigos/família chegados que são portistas...

a amizade com o porko mor na altura não prejudicou os interesses do SL BENFICA, a amizade do damasio com o porko mor prejudicou... basta relembrar que fernando martins se recusou a jogar a final da taça de Portugal nas antas, com a  data a ser varias vezes adiada, e só acedeu depois de uma conversa com eriksson... o interesse do SL  BENFICA nada tinha a ver com a amizade entre ambos, o fernando martins sempre defendeu os interesses do SL BENFICA...

continuando e aproveitando o teu post para responder a algumas coisas que foram ditas por aqui, que o fecho do 3 anel foi projecto megalómano, diria que é pena o presidente joao santos já não estar entre nós pois ele podia testemunhar as enormes receitas que a sua presidência beneficiou com o fecho do 3 anel, com muitos jogos a rondarem as 100 000 pessoas e alguns as 120 000.

p.s. obviamente nada de pessoal contra ti, a estima é reciproca... O0
Posso responder a este teu post e faço-o com agrado, na certeza que se trata de uma afável troca de impressões:
- Aquando do tal jogo Benfica - sporting de Maio de 1981, teria eu 3 anitos, mesmo assim posso falar do que me foi sendo contado e do que pude mais tarde ver (o jogo foi transmitido na altura em directo na RTP, certo?): Com o resultado em 0-0 houve uma carga de Veloso passível do assinalar de grande penalidade, o árbitro de Setúbal deu, erradamente, a lei da vantagem (ou simplesmente deixou seguir o lance). Na sequência disto, a bola acaba por chegar a Bento, que depois de a ter segura a acaba por largar. Jordão marca golo que é anulado (presumo que por carga, inexistente, ao guarda-redes), de forma injustificada.
Mais para a frente no jogo, marca grande-penalidade favorável ao Benfica por carga (duvidosa) sobre Chalana (a mim, que já vi imagens, não me parece tão duvidosa assim). Nené é chamado a marcar, faz a paradinha (que era permitida na altura e depois deixou de ser, creio), Vaz sai da baliza antes de tempo e o penalty é mandado repetir, de forma justa, diga-se. Na 2ª parte, Jordão faz o empate.
De resto, ao que se diz, ocorreram uma série de trapalhadas ao longo do jogo inteiro, sendo que o dito árbitro era já conhecido internacionalmente pelas suas trapalhadas, graças a uma patética arbitragem em Madrid.

- Continuando, nos anos 70 vencemos, 6 campeonatos, a saber: 1970/71, 1971/72, 1972/73, 1974/75, 1975/76, 1976/77. Como deves saber, durante grande parte da década, o Benfica tinha, de muito longe, as melhores equipas e os melhores planteis, de tal forma que muita imprensa dizia que a 2ª melhor equipa de Portugal seriam os suplentes (ou reservistas) do Sport Lisboa e Benfica... e de forma justa e meritória, basta ver os 12 convocados Benfiquistas para o Mundialito do Brasil e a forma brilhante como por Terras de Vera Cruz se exibiram. Acerca dos ditos anos 70, é justo referir que na grande época de 1972/73, num campeonato em que vencemos 28 jogos, empatámos 2 e não perdemos um único, o primeiro ponto desperdiçado por nós ocorreu à passagem de 24ª jornada, num empate a 2 golos no antigo estádio das antas, em que o 2º golo portista, de Flávio, foi deveras escandaloso, tendo sido durante anos alvo de chacota e de trocadilhos com o dia das mentiras pois o jogo realizou-se no dia 1 de Abril. Já na 1ª volta, na recepção caseira ao mesmo porto, estivemos a perder 0-2, num jogo marcado por uma arbitragem bem tendenciosa a favor da equipa andrade, mas no último quarto de hora marcámos 3 e demos a volta.
Ainda nos anos 70, no meio de muitos outros benefícios, não podia deixar de referir o negro dia em que num porto-sporting, Gomes remata para fora, o apanha-bolas insere a bola dentro da baliza através de um buraco na rede e concedem golo ao porto.

- O facto de não ter abordado isto noutros posts deve-se a que aquando do tal Benfica - sporting o presidente era Ferreira Queimado e que os anos 70 nada têm a ver com a presidência de Fernando Martins, sendo que nenhum destes assuntos deveria ser para aqui chamado. Mas já que por cá estamos a ser jsutos, sérios e honestos, esta é a minha resposta, da forma mais honesta que posso dar, sem deturpar factos, sem omitir nada e tentando ser fiel à verdade.

- Final da Taça disputada no já então antro da corrupção, vulgo estádio das antas: mais uma vergonha à portuguesa. De facto Fernando Martins não cedeu, razão pela qual a fianl só teve lugar a 21 de Agosto de 1983. Na realidade, PdC atribuia o fraco pecúlio em vitórias em finais ante o Benfica à disputa dos ditos jogos em Lisboa (hoje em dia diz que é no Municipal de Oeiras, coerências...), esse magro pecúlio estende-se aos dias de hoje e engloba ainda a final da Taça da Liga que lhes ganhámos (supertaças à parte que isso para mim, e já expliquei porquê, é competição menor embora goste bastante de as ganhar), sendo que até aos dias de hoje, creio eu, só nos ganharam uma final de uma grande competição, já nos distantes anos 50, perdendo muitas e com goleadas severas à mistura.
Adiante, a disputa da final foi-se atrasando e ficou para o inicio da época seguinte, tendo até ficado em risco. Fernando Martins, e muito bem e como não podia deixar de ser, ainda ameaçou que mandaria a equipa de juniores, mas Eriksson, disse que estava convicto que ganharia e ganhou. Foi uma final disputada no intervalo dos jogos a contar para a Taça Ibérica ante o Bilbao, única edição oficial dessa competição, pelo que no espaço de 3 dias o Benfica venceu na altura 2 troféus oficiais.

- 3º anel: não foi quanto a mim obra catastrófica ou farónica. Foi promessa eleitoral, questão de orgulho e que acabou por orgulhar o clube. Não foi paga por Fernando Martins, mas antes por Damásio. Fernando Martins argumentou que deixou nos cofres do clube os tais 600 mil contos para pagar à Teixeira Duarte...de acordo, mas se a obra foi finalizada bem dentro do seu mandato, porque não a pagou ele?

- Não comparo Fernando Martins a Damásio, esse sim, o verdadeiro banana. Entendo, e os meus posts foram sempre nesse sentido, que o que fez e que a sua aproximação a PdC foi no sentido de, no seu entendimento, defender os interesses do Benfica. Foi um erro crasso e histórico, não por aquilo que deixou de ganhar na altura mas porque permitiu o crescimento do "monstro portista". Mesmo mais tarde, e há luz do que se conhece hoje em dia, nunca admitiu esse erro.

- Fernando Martins, um presidente de "obra", além do fecho do 3º anel, procedeu à aquisição da sede na Rua Jardim do Regedor (creio não estar enganado). Merece um grande elogio por isso.

- Nas modalidades, que me são tão queridas, revolucionou o nosso Basquetebol, contratando o Prof. Curado e dando-lhe tempo e meios para consolidar o projecto, primeiro à roda de Henrique Vieira e depois também do enorme Carlos Lisboa, que quando foi contratado já era o melhor jogador português.




Falei de forma aberta e sincera, muito mais haveria a acrescentar, mas o post vai já bem longo, as minhas desculpas pelo facto.


Abraço, Luis.

doc grande post, tintim por tintim tudo dito...  O0  , não me custa reconhecer que sabes mais da história do SL BENFICA do que eu, li coisas que de facto aconteceram mas já não me lembrava , no futuro tenho de picar-te mais vezes ;D a ver se deitas cá para fora mais episódios da história do glorioso...

Strata

Citação de: pcssousa em 30 de Julho de 2013, 17:38
Ainda acerca de Fernando Martins, foi o primeiro presidente a ter uma visão empresarial para o clube. Com ele entraram a publicidade nas camisolas de futebol (no basquetebol, pelo menos, já havia antes), pela exploração da bomba de gasolina da Shell na 2ª circular, pela exploração do Bingo, junto ao Coliseu dos Recreios, pela construcção da urbanização na Luz.

Apanhou, é verdade, o clube em graves dificuldades financeiras.
Foi um homem de obra, e por isso era alcunhado de "pedreiro". Em 87, ainda na ressaca do campeonato perdido de forma incrível em 1986, e da derrota por 7-1 em Alvalade, o lema de João Santos "Por Um Benfica Europeu", venceu.

A 1ª camisola que tive do Benfica foi com o patrocínio da Shell que o meu pai me comprou em mais uma das tardes de bola (belos tempos!) que ele me levava ao estádio da Luz para ficar com o bichinho desde puto. Nessa altura era fácil ser benfiquista.

Dandy







   Talvez... o Presidente com maior número de derrotas eleitorais.




Anti-Anti

Há tópicos e discussões que merecem muito ser lidos por aqui, pelo menos para quem se interessa por tudo o que acontece com o nosso clube.
Obrigado aos users envolvidos, em especial ao pcsousa e ao luis.live por partilharem conosco um pouco do seu conhecimento Benfiquista numa discussão de salutar neste tópico... É por users como estes que vale a pena frequentar este fórum!

A conclusão que retiro é que apesar de tudo se tem sido um pouco injusto com o Fernando Martins por aqui, a aproximação aos andrades é discutivel, mas não deixou de ser um presidente com obra importante no clube! No mínimo merece o nosso respeito!

kallou

O Fernando Martins fez tudo o que o Vieira fez...e venceu mais títulos em 6 anos de mandato...que o Vieira em 12 anos!

O Fernando Martins inovou na altura como muitos aqui já disseram...

O Fernando Martins dotou o Benfica de um complexo desportivo, e fechou o 3º anel...

O Fernando Martins venceu 4 Campeonatos em 6 anos...venceu Taças de Portugal...Supertaças...e também esteve presente em finais europeias...

O Fernando Martins venceu numa altura em que a corrupção dos porcos já existia e bem...só que venceu mais, porque foi mais inteligente e competente que os outros...

O Fernando Martins...fez uma coisa de um homem sábio...tinha junto de si os seus inimigos para os controlar melhor!!

Podem dizer o que quiserem...mas para mim é isto:

4 CAMPEONATOS EM 6 ANOS!!


kallou

O Fernando Martins PROVOU...que é possível fazer tudo (obra/inovar)...vencendo (Campeonatos/Taças)...cotra tudo e todos (Porto/Corrupção)!!

Dandy

Citação de: kallou em 31 de Julho de 2013, 15:53
O Fernando Martins fez tudo o que o Vieira fez...e venceu mais títulos em 6 anos de mandato...que o Vieira em 12 anos!

O Fernando Martins inovou na altura como muitos aqui já disseram...

O Fernando Martins dotou o Benfica de um complexo desportivo, e fechou o 3º anel...

O Fernando Martins venceu 4 Campeonatos em 6 anos...venceu Taças de Portugal...Supertaças...e também esteve presente em finais europeias...

O Fernando Martins venceu numa altura em que a corrupção dos porcos já existia e bem...só que venceu mais, porque foi mais inteligente e competente que os outros...

O Fernando Martins...fez uma coisa de um homem sábio...tinha junto de si os seus inimigos para os controlar melhor!!

Podem dizer o que quiserem...mas para mim é isto:

4 CAMPEONATOS EM 6 ANOS!!






   Na verdade, foram 3 campeonatos:

   83, 84 e 87.

   O campeonato de 81 é inteirinho de Ferreira Queimado.




Xerife Vermelho


fyure

Descanse em paz.

Obrigado por tudo o que fez pelo Benfica.