Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

Shoky

Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.

Trezeguet

Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:59
Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.
e o 3º anel. este homem começou destruir isto

Strata

Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:59
Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.

Essa está boa. Gostava de saber no que te baseias para dizer isso. É o diz que disse, é o quê? Eu também acho infeliz essa amizade com Pinto da Costa, mas daí a misturar isso com a corrupção, como que quase se dando a entender que Fernando Martins engendrou o "sistema" com o Padrinho, é no mínimo caricato, para não dizer outra coisa. E colocar Fernando Martins no mesmo patamar que Vieira....epá....nem no plano pessoal, nem no plano desportivo. Neste aspecto, em 6 anos, Fernando Martins conquistou aquilo que Vieira nem em 20 anos de Presidência conquistará.

O que vejo aqui é muita malta sem saber do que fala. Tenho ouvido com agrado algumas pessoas por quem tenho estima a pronunciarem-se sobre Fernando Martins de ontem para hoje, algumas delas que não dizem o que dizem só para agradar e ficar bem, e depois chego aqui e só se fala na amizade com Pinto da Costa quase que fazendo de Fernando Martins um Pedroto, um dos arquitectos do sistema. Que complexo do crl que anda para aqui. Cada vez estamos mais parecidos aos andrades. Só menos nas vitórias.

Strata

Tive agora a ler os comentários atrás e, sinceramente, tenho pena do que se escreve aqui. E provavelmente a maioria nem sabe do que fala. Tão cedo não volto a este tópico....vai lá vai.

Denim

Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:42
Tive agora a ler os comentários atrás e, sinceramente, tenho pena do que se escreve aqui. E provavelmente a maioria nem sabe do que fala. Tão cedo não volto a este tópico....vai lá vai.
O0

Bethinho

no tempo em que F.Martins e o bimbo coincidiram na presidencia dos respetivos clubes,o Benfica esteve longe de ser dominado,por assim dizer.
eu detesto o PdC mas sinceramente ñ tou a ver em que é que a amizade entre os dois tenha prejudicado o clube.

_Benfiquista_

Que Descanse em Paz.

Quanto ao resto, não me quero alongar muito mais, que já dei a minha opinião por aqui...

Acho apenas que Fernando Martins fez coisas boas sim, por nós, mas meteu também autenticamente uma passadeira, para o fcporco começar a hegemonia no futebol português que ainda hoje dura.O velho corrupto do bimbo da costa a aproveitou-se disso.

A amizade com o corrupto e o dar o hotel com todas as comodidades aos gajos cada vez que cá vêm, faz-me imensa impressão.

Não sou hipócrita.

Dandy

Citação de: pcssousa em 28 de Julho de 2013, 21:20
Citação de: Andris em 28 de Julho de 2013, 21:07
6 anos no Benfica e teve 4 campeonatos, 5 Taças de Portugal, 1 Supertaça e 1 final europeia. Aprende Vieira.

Que DEP.
1º Mandato: 29-05-1981 / 26-03-1983
2º Mandato - 26-03-1983 / 29-03-1985
3º Mandato - 29-03-1985 / 03-04-1987

Ora, quando tomou posse, em 81, já éramos campeões nacionais e ganhariamos a Taça precisamente uma semana depois. Campeonato e taça de 80/81 não contam, óbviamente. Nem a supertaça que tinha sido conquistada a 29 de Outubro de 1980, vários meses antes da sua entrada, claro.
81/82, 2º no campeonato e eliminado nas meias da taça pelo Braga.
82/83, Campeonato e Taça, final europeia.
83/84, Taça Ibérica e Campeonato, perdemos a supertaça com o porto e fomos eliminados pelo Sporting (creio) na taça, nos 4ºs ou oitavos de final.
84/85, Ganhámos a Taça ao porto, fomos 3ºs no campeonato e perdemos a supertaça para o porto.
85/86, Ganhámos a taça ao Belenenses e perdemos o campeonato para o porto. Ganhámos a supertaça.
86/87, Só fomos campeões e ganhámos a taça após a sua saida, mas devem ser contabilizados como seus. Perdemos a supertaça numa derrota por 2-4 em casa ante o porto.


Resumindo: 3 campeonatos, 3 taças, 1 supertaça, 1 taça Ibérica, 1 final europeia.




   Taças de Portugal são 4:


   83, 85, 86 e 87.




luis.live

#338
Citação de: pcssousa em 29 de Julho de 2013, 17:25
Citação de: luis.live em 28 de Julho de 2013, 23:12
mais uma vez não concordo contigo, é verdade que o fc porko venceu a taça dos campeões europeus em 87 porque no ano anterior perdemos o campeonato nacional , a duas jornadas do fim tínhamos 2 pontos de vantagem sobre eles, e nessa jornada perdemos 1-2 na luz com o sportém com golos de Manuel fernandes e morato e golo do SL BENFICA maniche na 2 parte, e só nos podemos queixar de nós próprios. Alias nessa altura não me venhas com histórias que eramos prejudicados, porque é mentira. o fc porko só começa a dominar a arbitragem portuguesa quando o antonio garrido vai trabalhar para eles, e os roubos á séria até acontecem mais nos anos 90 do que no final dos anos 80. Sim porque o clube que era mais beneficiado com erros de arbitragem no inicio e meados dos anos 80 não era certamente o fc porko, e não me faças escrever quem era, porque conheço bem o sr julio Borges e o sr gaspar ramos. óbvio que nem de perto  nem de longe se compara ao fc porko de garrido, Lourenço pinto, adriano pinto, calheiros e outros que tais, mas também agora não vamos entrar no choradinho e enterrar a cabeça na areia a fingir que inacio de almeida nunca existiu e que o SL BENFICA -sportém da época 81/82 não aconteceu...

tu podes saber muito de SL BENFICA que sabes e em termos de pormenores até sabes mais do que eu, porque nunca liguei a relatórios e contas e também nunca li livro algum sobre o SL BENFICA o que sei é do que os mais antigos me contavam em frente ao ponto vermelho por baixo do acesso ao antigo terceiro anel, e dos jogos que vi ao vivo, desde finais dos anos 70 que frequento a luz são mais de 30 anos a ver jogos com muita regularidade na luz e não me venhas falar que os outros é que eram beneficiados (anos 80- principio e meados) , e nós não porque me lembro de "muita coisa" tipo estar a perder 0-1 a 5 min do fim e no final do jogo estar lá 2-1 falo do jogo contra o leixoes e do penalty fantasma sobre o pacheco, e tb sou do tempo em que se gritava penalty no antigo terceiro anel, ao mesmo tempo que batiamos com os pés na pedra nos jogos mais complicados, enfim...   óbvio que o que falo nada tem a ver com os roubos que houve para o fc porko bem ilustrativo no golo anulado ao amaral nas antas, mas tb não eramos santinhos nenhuns...  e o sportém a mesma coisa ainda me lembro do 1-0 da final da taça de Portugal em que venceram o fc porko no jamor e no dia seguinte estava na comitiva leonina o arbitro mario lino, lagarto assumido que foi de visita á china, e do golo do manaca em guimaraes tb me lembro, que foi um verdadeiro escândalo, marcou um golo na própria baliza para o sportem vencer o campeonato de 79/80...

o fernando martins não era anjinho nenhum.  Anjinhos são estes que falam falam mas o beneficiado é sempre o mesmo.
É de facto mentira que seja mentira que o Benfica tenha sido prejudicado pelo simples facto de que o porto foi beneficiado e sem esses beneficios jamais teria ganho o campeonato de 1985/86 mesmo sabendo que perdemos os dois últimos jogos, em casa ante sporting e no Bessa.
A mim, que assisti ao vivo ao mais escandaloso penalty da história do futebol português, num Académica 0 - Porto 1, teria eu na altura uns 8 anos, só me desmentem acerca disso mostrando provas do contrário.
Mas até posso mostrar que há Benfiqusitas que sabem bem que o porto já há muito era beneficiado, veremos o que diz Alberto Miguéns acerca de um empate caseiro do Benfica ante o porto em 78/79, que permitiria ao porto ser campeão:

Citação
Esse dia de invernia em 21 de Janeiro de 1979 tem muito que se lhe diga. Que não cabe nesta evocação. No entanto quatro notas:
(...)
3.  Nas bancadas confirmei aquilo que se dizia de Pinto da Costa e Pedroto, desde a época anterior. Gente sem qualidades;
4. Depois de presenciar o golo do empate (1-1) do FCP, aos 77 minutos, por Duda com um "fora-de-jogo escandaloso de dois metros encostado ao guarda-redes Bento" deixado passar pelo árbitro de Leiria, Porém Luís (golo decisivo para o FCP conquistar o bicampeonato...  40 anos depois do "outro": 38/39-39/40!) disse "cá para os meus botões molhados": «É mesmo verdade aquilo que se diz do FC Porto ganhar sempre, nem que seja a roubar!»

Penso que isto é... sintomático.

Mais umas notas:

- Esse tal Benfica - Sporting de 80/81, foi disputado no consuladfo de Ferreira Queimado (grande Presidente com P grande), nada tendo a ver com Fernando Martins ou com 85/86, sendo que de facto, muitos Benfiquistas se queixavam que os roubos portistas já vinham de longe.
- De facto, a minha estreia na Luz só ocorreu a 20 de abril de 1988 (tinha eu 10 anos), pelo que não tenho, infelizmente, a tua experiência em jogos nossos. Mas, assim como referes as tuas conversas com outros associados mais antigos, muito do que sei acerca do Benfica (e de outros clubes também) foi por conversas com protagonistas que suaram as camisolas em campo e outros simples adeptos. Por exemplo, com o meu avô João, que em 1962 largou tudo para ir a Amesterdão assistir à nossa final da TCCE, ou com Pinto Machado, nosso guarda-redes no final dos anos 40, ou com Manuel Maria, nosso antigo defesa-central, ou com Álvaro (Magalhães) nosso antigo defesa-esquerdo, ou com António Oliveira, mais conhecido por Toni, ou até com quem defrontou o nosso clube, o meu avô Carlos, que até foi campeão nacional pelo Sporting, ou os ex-portistas Manuel António Silva e Jacques, ambos ex-bolas de prata e sendo que o último já me transmitiu bastante bem o que se passava no porto daqueles tempos... É que conversar com quem observou atentamente o que se foi passando dá-nos uma tarimba que nenhum livro pode dar, mas em relação a isso, até posso aconselhar uns quantos à malta, pese embora a minha maior referência até seja a imprensa da época, que teimo em consultar.




PS: que fique claro a todos que lá por divergir nestes pontos da opinião do luis isso signifique que tenho algo contra ele, bem pelo contrário. Nutro estima e admiração em relação ao luis.live

cada um fica com a sua opinião, eu acho que o fernando martins foi um grande presidente e quem me dera a mim voltar a esse tempo em que vencíamos mais campeonatos e taças de Portugal que o fc porko,e sportém, de qualquer maneira  a tua referencia ao SL BENFICA -sportém de 81 e a ináco de almeida é muito ligeira, eu apenas referi isso porque escrevi e reafirmo que nessa altura principio dos anos 80 não temos que nos queixar de nada que diga respeito á arbitragem...

esse jogo que referes contra o fc porko do golo do duda , em off side(sim, é verdade) , tinha 9 anos e sim estava lá, tarde de chuva torrencial , 1-0 pelo alves de penalty, depois o lance do toni com o marco aurelio, depois o golo em off side que nasceu de um livre, mas repara nos anos 70, vencemos quantos campeonatos? arrisco dizer e mais uma vez estou a falar de memoria bem uns 6 campeonatos em 10 anos...  quem te dera a ti que o duda fizesse o mesmo nestes nossos anos e nós tivéssemos o registo da altura...

nós nesses anos, tínhamos directores experientes e inteligentes que se moviam muito bem no futebol , comparar o fernando martins com o damasio como acho que o shoky fez, a mim  faz-me sorrir, só mesmo quem não viveu esses tempos e conheceu bem as presidências tanto de um como de outro pode escrever uma alarvidade dessas. o fernando martins foi incomparavelmente melhor presidente que o damasio. A amizade com o porko mor é da esfera pessoal, não me meto nisso, assim como não me meto na vida dos muitos users que aqui tem amigos/família chegados que são portistas...

a amizade com o porko mor na altura não prejudicou os interesses do SL BENFICA, a amizade do damasio com o porko mor prejudicou... basta relembrar que fernando martins se recusou a jogar a final da taça de Portugal nas antas, com a  data a ser varias vezes adiada, e só acedeu depois de uma conversa com eriksson... o interesse do SL  BENFICA nada tinha a ver com a amizade entre ambos, o fernando martins sempre defendeu os interesses do SL BENFICA...

continuando e aproveitando o teu post para responder a algumas coisas que foram ditas por aqui, que o fecho do 3 anel foi projecto megalómano, diria que é pena o presidente joao santos já não estar entre nós pois ele podia testemunhar as enormes receitas que a sua presidência beneficiou com o fecho do 3 anel, com muitos jogos a rondarem as 100 000 pessoas e alguns as 120 000.

p.s. obviamente nada de pessoal contra ti, a estima é reciproca... O0

Shoky

Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:38
Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:59
Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.

Essa está boa. Gostava de saber no que te baseias para dizer isso. É o diz que disse, é o quê? Eu também acho infeliz essa amizade com Pinto da Costa, mas daí a misturar isso com a corrupção, como que quase se dando a entender que Fernando Martins engendrou o "sistema" com o Padrinho, é no mínimo caricato, para não dizer outra coisa. E colocar Fernando Martins no mesmo patamar que Vieira....epá....nem no plano pessoal, nem no plano desportivo. Neste aspecto, em 6 anos, Fernando Martins conquistou aquilo que Vieira nem em 20 anos de Presidência conquistará.

O que vejo aqui é muita malta sem saber do que fala. Tenho ouvido com agrado algumas pessoas por quem tenho estima a pronunciarem-se sobre Fernando Martins de ontem para hoje, algumas delas que não dizem o que dizem só para agradar e ficar bem, e depois chego aqui e só se fala na amizade com Pinto da Costa quase que fazendo de Fernando Martins um Pedroto, um dos arquitectos do sistema. Que complexo do crl que anda para aqui. Cada vez estamos mais parecidos aos andrades. Só menos nas vitórias.

Extrapolaste imenso do que eu disse...e tiraste conclusões extremamente erradas e que eu não penso de todo.
Não sei porque o fizeste.

Fernando Martins foi banana. Foi enganado por Pinto da Costa até ao dia da sua morte.
Tinha bom coração e carácter mas por ter sido banana...lançou as bases para a desgraça do Benfica e o crescimento imundo do Porto...nomeadamente ao apoiar todas as decisões que o Pinto da Costa tomava para os cargos da FPF, disciplina, arbitragem...tudo...

Elvis the Pelvis

#340
Como em tudo na vida, existem pessoas que não sabem ter uma opinião equilibrada. O Fernando Martins é um dos Presidentes marcantes da nossa história, mas a verdade é que nem ele está isento de erros. Muito longe disso.

Mas vamos a factos. O que é que o Fernando Martins fez de bom e mau afinal?

Factores positivos:

- Contratação do Eriksson, o "Mourinho" daqueles tempos.
- Aposta nas infraestruturas anexas ao Estádio, tais como pavilhões para as modalidades, campos de ténis, etc.
- Títulos conquistados.

Factores negativos:

- Construção do 3º anel. Qualquer benfiquista que se preze, tem profunda saudade pelo monstro que era o antigo estádio da Luz. É óbvio, era o maior da Europa. Mas a que preço? É que foi precisamente com a construção do 3º anel, que o Benfica começou a entrar em colapso financeiro, algo que atingiria o seu auge, no célebre verão quente de 1993. Isso resultou, em grande medida, da construção do 3º anel.

- Amizade com Pinto da Costa. Aqui talvez tenha sido alguma ingenuidade, não digo que não. Agora, passado tantos anos, e conhecendo toda a história do futebol português dos últimos 30 anos, história que se confunde com a pessoa Pinto da Costa e seus súbditos, a verdade é que continuou a ser amigo do maior criminoso do futebol português. Isso é, indesculpável.

Concluindo e resumindo, fez coisas boas sim, mas também cometeu erros. E graves. Continuo a dizer, Presidente marcante sim, mas não acima de outros. Borges Coutinho, Ferreira Queimado, João Santos, Jorge de Brito, entre outros, foram Presidentes mais marcantes, e sobretudo, mais defensores dos interesses do Benfica.


luis.live

Elvis o fernando martins deixou o SL BENFICA em 87 , o verão quente aconteceu em 93.

uma coisa nada tem a ver com outra. o presidente joao santos mais do que uma vez teve dinheiro Para pagar o que Restava do fecho do 3 anel, mesmo dando de barato que o fernando martins deixou parte da divida por liquidar, no entanto para os mais curiosos basta ir ler a imprensa da época e o fernando martins mais do que uma vez afirmou que quando saiu do SL BENFICA deixou os 600 000 mil contos no cofre para pagar á Teixeira Duarte. epah alguém que vá pesquisar sobre isto que estou a escrever se  não acreditam.

entre 87 e 93 são 6 anos de diferença, o verão quente aconteceu por dois episódios , a contratação do futre por 800 000 mil contos e a posição da família do Jorge de brito que exigiu o reembolso total do dinheiro que o grande Jorge de brito tinha no SL BENFICA, algo segundo se falava na altura a rondar o 1,5 milhões de contos, estes dois episódios desnortearam por completo as finanças do clube nada teve a ver com o fecho do 3 anel quase 8 anos antes...

Elvis the Pelvis

No meu post está lá bem explícito o que disse. "... começou a entrar em colapso financeiro, algo que atingiria o seu auge, no célebre verão quente de 1993." Isto é um facto histórico.

O verão quente aconteceria sempre, com ou sem contratação do Paulo Futre. O Benfica já estava muito mal financeiramente, essa contratação foi apenas a machadada final. E esse foi o grande erro do Jorge de Brito. Mas que o clube já estava na corda bamba em termos financeiros, isso toda a gente sabe.

Mortimore

Citação de: luis.live em 30 de Julho de 2013, 00:22
Elvis o fernando martins deixou o SL BENFICA em 87 , o verão quente aconteceu em 93.

uma coisa nada tem a ver com outra. o presidente joao santos mais do que uma vez teve dinheiro Para pagar o que Restava do fecho do 3 anel, mesmo dando de barato que o fernando martins deixou parte da divida por liquidar, no entanto para os mais curiosos basta ir ler a imprensa da época e o fernando martins mais do que uma vez afirmou que quando saiu do SL BENFICA deixou os 600 000 mil contos no cofre para pagar á Teixeira Duarte. epah alguém que vá pesquisar sobre isto que estou a escrever se  não acreditam.

entre 87 e 93 são 6 anos de diferença, o verão quente aconteceu por dois episódios , a contratação do futre por 800 000 mil contos e a posição da família do Jorge de brito que exigiu o reembolso total do dinheiro que o grande Jorge de brito tinha no SL BENFICA, algo segundo se falava na altura a rondar o 1,5 milhões de contos, estes dois episódios desnortearam por completo as finanças do clube nada teve a ver com o fecho do 3 anel quase 8 anos antes...
E uma equipa de futebol que precisava de ser reforçada.

JJ SLB

Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:42
Tive agora a ler os comentários atrás e, sinceramente, tenho pena do que se escreve aqui. E provavelmente a maioria nem sabe do que fala. Tão cedo não volto a este tópico....vai lá vai.
Escreveste tudo.  O0