Treinadores

Jiujitsu

Citação de: PSR1993 em 09 de Março de 2022, 13:55
Para mim, o trabalho mais importante quanto à apreciação do Abel como treinador é o do Braga - e foi genuinamente um bom trabalho, tudo pesado e ponderado. O do Palmeiras vale muito pouco, considerando em particular o que o Crinas cá veio fazer depois de dinamitar o favelão.

Concordo com a questão do Braga.
Do Palmeiras, pouco não vale mas não lhe dou a relevância que querem fazer passar.
A questão é mesmo essa, o contexo. Lá um abanão tactico qualquer, é um terramoto para o que está instalado.

Baron_Davis

parece o forum dos sapos ate bem pouco tempo, tudo em busca do novo messias do banco, quando a questao está bem mais acima do treinador...


RV
Lage
JJ
Verissimo

quatro treinadores em quatro anos, tudo sobre a "liderança" da mesma grupeta...


Maldini

Citação de: Baron_Davis em 09 de Março de 2022, 14:07
parece o forum dos sapos ate bem pouco tempo, tudo em busca do novo messias do banco, quando a questao está bem mais acima do treinador...


RV
Lage
JJ
Verissimo

quatro treinadores em quatro anos, tudo sobre a "liderança" da mesma grupeta...



Liderança da mesma grupeta e com o mesmo núcleo de jogadores ...


tulio_slb

Mas onde foi falado isso do Abel ser a escolha?

Baron_Davis

Citação de: tulio_slb em 09 de Março de 2022, 14:30
Mas onde foi falado isso do Abel ser a escolha?

cm e tarolos do tuitã

Parece credível

Francescoli

Se o Veríssimo saca o segundo lugar, continua. Podem escrever.

Maldini

Citação de: Francescoli em 09 de Março de 2022, 14:35
Se o Veríssimo saca o segundo lugar, continua. Podem escrever.

Pois eu, se o próximo treinador do Benfica e o plantel não forem de acordo com o que é Benfica ... não pago nem mais um cêntimo de quotas.

Francescoli

Citação de: Maldini em 09 de Março de 2022, 14:36
Citação de: Francescoli em 09 de Março de 2022, 14:35
Se o Veríssimo saca o segundo lugar, continua. Podem escrever.

Pois eu, se o próximo treinador do Benfica e o plantel não forem de acordo com o que é Benfica ... não pago nem mais um cêntimo de quotas.

Eu pago senão depois não consigo votar contra isto.

AlexanderMostovoi

Citação de: Trapattoni em 09 de Março de 2022, 13:53
Citação de: Nutmeg em 09 de Março de 2022, 13:30
Eu já não tenho dúvidas. O Abel vai ser o nosso próximo treinador.

1 - yes man
2 - português
3 - desejoso de vir para o Benfica
4 - está em grande, com o bi na libertadores
5 - aposta em jovens, sem grande receio
6 - barato face às outras opções
7 - bom gestor de egos no balneário

É um Rui Vitória de 2022. Basta substituir "bi de libertadores" por "Taça de Portugal". Tudo igual.

Só espero que dê certo. Pensando bem, com o Rui Vitória ainda ganhámos umas coisas no início. Já me dava por contente se repetisse a cena. Significava que seríamos bi campeões. Surreal pensar nisso neste momento, com este plantel cheio de handicaps.

O Abel pode ter imensos defeitos mas duvido que o "yes manismo" seja um deles.

E isso é baseado em que?!

Tomahawk

#81699
Bom artigo sobre o Salzburgo, sobre a maneira como um clube competente de futebol se organiza, e onde se fala também de Ralf Rangnick e Roger Schmidt e Sadio Mané.

https://expresso.pt/tribuna/duas-letras-podem-explicar-futebol-rb/

TRIBUNA
Duas letras podem explicar futebol? RB
Que projeto é este do RB Salzburgo? O octacampeão da Áustria, clube da órbita Red Bull, está pela primeira vez na fase a eliminar da Liga dos Campeões e no dia em que joga com o Bayern Munique o comentador e analista Tomás da Cunha traça o seu perfil, explica o seu crescimento e fala da ligação ao futebol africano


A Arena de Amesterdão já se habituou a apresentar equipas de sonho. Estávamos a 20 de fevereiro de 2014 quando uns austríacos ofensivos e altamente descomplexados atropelaram o conjunto de Frank de Boer (0-3). Para muitos, foi nessa data que o RB Salzburgo provou que aquele projecto não era apenas para consumo interno. Merecia toda a atenção. Havia o bombardeiro Jonathan Soriano, com a companhia de Alan, mas também já brilhavam jovens como Sadio Mané ou Kevin Kampl. Na Liga dos Campeões, em casa, o Ajax havia batido o Barcelona e não perdera com o Milan. Mas a turma de Roger Schmidt não tinha medo de ninguém.

Os anos passaram, mas a mentalidade manteve-se – e até saiu reforçada. Depois de várias mudanças no nome do clube, a conhecida marca de bebidas energéticas apareceu em Abril de 2005 à procura da valorização que o desporto permite. No início, as intenções não se distinguiam das de outros investidores. Basta ver que, em 2006/2007, quando veio o primeiro título nacional da nova era, o treinador chamava-se Giovanni Trapattoni (também com Lotthar Matthäus) e a média de idades do plantel estava acima dos 28 anos. Também por lá passou Co Adriaanse. Só mais tarde haveria o desejo e a competência para transformar o Salzburgo numa escola de técnicos e numa rampa de lançamento para jovens talentos de todas as origens do globo.

O momento de viragem foi, provavelmente, em 2012. Ralf Rangnick, que tinha alavancado o "modesto" Hoffenheim nos mesmos moldes, foi anunciado como director desportivo dos austríacos e o mítico Gérard Houllier, já reformado dos relvados, pegou na pasta a nível global. Ao mesmo tempo, Roger Schmidt tinha sido escolhido, após dar nas vistas em Paderborn, para construir uma equipa atractiva e fazer evoluir a qualidade individual disponível. Não era um treinador muito jovem (46 anos, na altura), mas trazia uma frescura nas ideias que iria tornar aquele Salzburgo num dos conjuntos mais sedutores do futebol europeu. Não dispensava a pressão alta, o ritmo frenético, a verticalidade na forma como atacava.

Começava aí a desenhar-se a proximidade estilística com o futebol da Bundesliga, pela marca do gegenpressing que já se fazia sentir. O Salzburgo não tinha problemas em desorganizar-se defensivamente, promovendo o caos, porque a prioridade passava por marcar mais do que o adversário. Desde então, além de Roger Schmidt, também Adi Hütter, Marco Rose e Jesse Marsch saltaram para clubes importantes no campeonato alemão. E todos têm mais pontos em comum do que divergências na forma de pensar o jogo. Há continuidade e coerência nas escolhas que guiam o projecto, o que não significa que se acerte sempre.

O trabalho do actual técnico do Borussia Dortmund foi marcante e colocou-o na linha da frente para chegar aos principais clubes europeus. Venceu a Youth League pelos austríacos, numa final frente ao Benfica, revelando nomes como Amadou Haidara, Hannes Wolf e Patson Daka. E foi com alguns desses jovens que chegou às meias-finais da Liga Europa, deixando para trás adversários como a Real Sociedad, a Lazio ou o BVB. Ainda não era "equipa de Champions", mas o Salzburgo ia conquistando o respeito de todos.

Esta é, na verdade, a primeira vez que o octacampeão da Áustria está na fase a eliminar da maior prova de clubes, aproveitando também a presença num grupo menos exigente. Com Jesse Marsch, o fenómeno Haaland fez estragos. Marcou 29 golos naquela equipa, de onde também viriam a sair Takumi Minamino, Hwang Hee-chan, Szoboszlai ou Mwepu. Mas, se há algo que confirma a competência do projecto do Salzburgo, é a forma como antecipa as perdas e tem talento preparado para assumir o lugar dos que são transferidos.


Kevin Kampl, Sadio Mane e Jonatan Soriano eram as estrelas do Red Bull Salzburg que em 2014 surpreendeu o Ajax em Amesterdão (Foto: VI Images via Getty Images)
Karim Adeyemi é o nome mais sonante deste plantel e terminou a formação na Áustria. Quem sabe se não vai parar ao Bayern. Oferece electricidade ao ataque da equipa, pela forma como conduz, procura o espaço nas costas e assume a finalização. Não sendo perfeito a nível técnico, dá trabalho a qualquer adversário. Já fez a diferença na primeira mão, sobretudo no golo. Na origem desse lance, o "polvo" Camara mostrou uma das principais qualidades e por que vai chegar a clubes importantes. É um médio que enche o campo defensivamente, sobressaindo nas tarefas de pressão e recuperação de bola, mas também um lançador muito acima da média. Recupera, elimina a pressão e potencia a saída rápida. Ninguém notou que esteve três meses sem jogar, cumprindo uma suspensão por doping que afectou igualmente o compatriota maliano Sékou Koïta.

O aproveitamento do talento africano tem sido fundamental no crescimento recente do Salzburgo. Para uma equipa que atribui tanta importância à pressão no meio campo contrário, ter médios como Enock Mwepu, Samassékou ou o já destacado Camara ajuda a chegar ao sucesso. Depois de Sadio Mané, que chegou a um patamar de estrela mundial, os austríacos fizeram explodir Naby Keita, Amadou Haidara (sem o mesmo nível) e Patson Daka.

Apesar de haver uma tendência para a exploração de certos mercados, como o Mali ou a Zâmbia, o projecto dos austríacos não tem limites e coloca em prática o verdadeiro scouting global. Percebo aqueles que possam sentir alguma antipatia por clubes patrocinados, mas nem se trata de gastar dinheiro sem pensar duas vezes. Para dar exemplos actuais, falemos de Oumar Solet (um escândalo que o Lyon deixe sair o central por menos de 5 milhões de euros) e do norte-americano Brenden Aaronson, que se transferiu do Philadelphia Union por cerca de 6 milhões de euros. Quem ainda não o viu jogar, tenha cuidado: rapidamente se transforma em jogador fetiche, pela elegância e velocidade de execução.

Matthias Jaissle, com apenas 33 anos, está no comando de uma equipa jovem e esfomeada. Subiu do secundário Liefering, onde o Salzburgo dá espaço de crescimento aos mais novos e começa a prepará-los para o passo seguinte. Também o técnico fez esse caminho. Jogando com um característico losango no meio campo ou com o 4-2-2-2 em voga na escola alemã, sistemas que traduzem a intenção de pressionar e dominar a zona central, já guardou um lugar especial no clube e candidata-se a uma ascensão repentina. Em Munique, não sabemos qual vai ser o resultado. Mas sabemos que a montra europeia raramente é desperdiçada pelos bullen (touros). Mais vale, por isso mesmo, começar a decorar o nome do treinador e dos principais jogadores.


Nutmeg

Citação de: Francescoli em 09 de Março de 2022, 14:35
Se o Veríssimo saca o segundo lugar, continua. Podem escrever.

Se os porcos tivessem asas, voavam.

Stigmat

Citação de: Stigmat em 09 de Março de 2022, 11:57
Ao contrario do que um certo user diz por aí, o Abel é benfiquista. Teve problemas com o brunildo no sporting.

Um laique do fireeagle ?! O que me está a escapar?  :confused:

o Noruego

Citação de: ABenficaC em 09 de Março de 2022, 11:48
Abel? Não vai servir.

Não apresenta futebol para ganhar campeonatos.
Já eu acho o contrário pode muito bem ganhar o campeonato, mas quanto a jogos Europeus e jogos grandes tenho sérias dúvidas, o resto ganha tudo

Maldini

Citação de: Francescoli em 09 de Março de 2022, 14:41
Citação de: Maldini em 09 de Março de 2022, 14:36
Citação de: Francescoli em 09 de Março de 2022, 14:35
Se o Veríssimo saca o segundo lugar, continua. Podem escrever.

Pois eu, se o próximo treinador do Benfica e o plantel não forem de acordo com o que é Benfica ... não pago nem mais um cêntimo de quotas.

Eu pago senão depois não consigo votar contra isto.

Este Benfica não é o que reconheço ... vou esperar também os que atualmente decidem o nosso futuro, aqueles jovens de idade avançada de 20 votos que gostam muito de comer gelados com a testa ... abram os olhos

SousaLB

Citação de: Stigmat em 09 de Março de 2022, 11:57
Ao contrario do que um certo user diz por aí, o Abel é benfiquista. Teve problemas com o brunildo no sporting.
Passamos dum modus operandi que passava por só meter lagartos no clube para um que passa por dar carta branca a benfiquistas, mesmo que não percebam nada do assunto.