Atletismo Internacional



nokas7


Miguel Gouveia

Citação de: joaonunes em 03 de Setembro de 2011, 14:25
Citação de: Miguel Gouveia em 03 de Setembro de 2011, 14:10
Citação de: joaonunes em 03 de Setembro de 2011, 14:08
Ok.

Discordo mas compreendo.

É normal, felizmente tivemos grandes nomes... Se formos a ver por títulos, a Rosa Mota, por exemplo, apenas tem mais títulos europeus... É discutível, e muito. Mas espero que no futuro não seja, era sinal que ainda ganharia muito. :)

Eu também espero que o Nelson continue a coleccionar títulos nos próximos anos e a dar alegrias aos portugueses.

Mas não o considero o melhor atleta português de todos os tempos. Tem todo o mérito nos títulos que conquistou mas para mim ainda está longe de ser o melhor.

PS: Quanto aos Europeus da Rosa Mota ganhou três medalhas de ouro numa altura em que os Campeonatos da Europa e do Mundo se disputavam apenas de quatro em quatros anos. Foi campeã da Europa em 1982, 1986 e 1990 o que se significa que durante campeã europeia durante 11 anos numa altura em que a Maratona era uma das "provas rainhas" do atletismo. Também subiu ao pódio por duas vezes no JO (bronze em LA e ouro em Seul) e foi uma vez campeã do Mundo. Fora destas provas ainda venceu pelo menos uma vez quase todas as grandes maratonas da altura ... Maratona de Londres, Maratona de Boston, Maratona de Osaka, Maratona de Tóquio, Maratona de Chicago e Maratona de Roterdão ...


É verdade, no campeonato europeu tem um mérito incrível. Ela dominou uma prova dificílima anos a fio naquela altura. Campeão do mundo Nelson também foi e vice-campeão e amanhã logo se vê. Também foi campeão Olímpico e para o ano tem mais uma participação para amealhar medalhas. Quantos às maratonas são feitos enormes e incomparáveis, até porque o Nelson poderia eventualmente ganhar os "meetings". São curriculums e atletas fabulosos.

Bernardo.8

Nelson melhor atleta Português de sempre? Está bem que é do Benfica, mas ...

faneca_slb4ever

Citação de: faneca_slb4ever em 03 de Setembro de 2011, 13:27
Dia 4 de Setembro:

Hora     Sexo     Evento     Ronda          
01:00    M    Maratona    Final    

Hora     Sexo     Evento     Ronda          
10:15    F    Martelo    Final    
10:30    F    4x100m    Eliminatórias    
11:00    M    4x100m    Eliminatórias    (Portugal com Ricardo Monteiro, João Ferreira, Yazaldes Nascimento, Arnaldo Abrantes)
11:05    M    Triplo Salto    Final    (Nelson Évora)
11:40    M    5000m    Final
12:15    F    800m    Final    
12:35    F    4x100m    Final    
13:00    M    4x100m     Final    

Mickey_Mouse

Exactamente, um ponto que o João Eugénio tocou, a Maratona é uma prova emblemática do Atletismo. Sem menosprezar o triplo salto, o impacto de uma medalha de ouro na Maratona é francamente superior... bem como todas as Maratonas de prestigio a nível Mundial.

A Fernanda Ribeiro tem um currículo incrível também. A final de 10.000 metros em Atlanta é um dos momentos de maior orgulho Nacional, recuperação incrível nos últimos 200 metros. Arrepiante.

Miguel Gouveia

Percebo perfeitamente isso, Mickey. É óbvio que o lado mítico e de dificuldade da maratona está num patamar superior ao triplo. Atlanta infelizmente não assisti, não tinha idade para perceber o que se passava, mas acredito que sim. Aliás, vou ver se encontro a prova. :)

Por isso nem vou insistir nesse capítulo, porque sei que é uma opinião muito polémica.

@Bernardo, a minha opinião não tem nada a ver com ser do Benfica ou não, até porque o coloco num "panteão" de atletas com Carlos Lopes, Rosa Mota, Mamede, Ribeiro...

Freire

Nova geracao a dar cartas: James, Blake, Storl, Jeilan, ...

pcssousa

Citação de: Bernardo.8 em 03 de Setembro de 2011, 14:40
Nelson melhor atleta Português de sempre? Está bem que é do Benfica, mas ...
Na modalidade de atletismo e em termos masculinos só vejo o Lopes à sua frente... a verdade é que é o único homem português a ser simultâneamente campeão olimpico e mundial (ao mesmo tempo, para não deixar dúvidas).
Para mim: Rosa Mota, Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora por esta ordem. Sendo que o mais certo é o Nélson ainda chegar mais longe.

pcssousa

Citação de: Miguel Gouveia em 03 de Setembro de 2011, 13:52
Pode ser que em Londres o Lemaitre consiga bater o record europeu dos 200 metros. Chegar aos 9.86 do Obikwelu é que não me parece que lhe assista.

Mais um bronze em 2011, depois dos campeonatos europeus em pista coberta.
Lemaitre está a uma distãncia de 6 e 8 centésimos para igualar os records europeus de 100 e 200 m respectivamente... atendendo à sua idade e à progressão que leva, o mais certo é batê-los.
Ou muito me engano ou hoje tornou-se o 2º europeu de sempre nos 200m. Marcas estrondosas, 9,92 aos 100 e 19,80 aos 200... estrondosas mesmo.

Miguel Gouveia

Citação de: pcssousa em 03 de Setembro de 2011, 20:35
Citação de: Miguel Gouveia em 03 de Setembro de 2011, 13:52
Pode ser que em Londres o Lemaitre consiga bater o record europeu dos 200 metros. Chegar aos 9.86 do Obikwelu é que não me parece que lhe assista.

Mais um bronze em 2011, depois dos campeonatos europeus em pista coberta.
Lemaitre está a uma distãncia de 6 e 8 centésimos para igualar os records europeus de 100 e 200 m respectivamente... atendendo à sua idade e à progressão que leva, o mais certo é batê-los.
Ou muito me engano ou hoje tornou-se o 2º europeu de sempre nos 200m. Marcas estrondosas, 9,92 aos 100 e 19,80 aos 200... estrondosas mesmo.

Sim, eu sei que está perto, mas não sei se consegue chegar aos 9.86 nos 100 metros. Nos 200 acredito que bata o record europeu, nos 100 é que já não tanto.

rlaranjeiro



EPluribusUnum