Fernando Santos

Treinador, 69 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2006-2007), 49 jogos (29 vitórias, 11 empates, 9 derrotas)

lonstrup

sim mas o benfica de santos não estava a jogar contra o benfica de koeman ou trap. jogou contra o porto e o sportem.

mas é como dizes, cada um faz a interpretação que entende dos factos. e para mim falhar a passagem aos oitavos-de-final não é aceitável. assim como ser eliminado da taça de portugal precocemente por uma equipa mediana da 2ªdivisão não é aceitável. lutar até final da temporada é aceitável. mas num mês fazer 7 jogos e ganhar somente 1 não é aceitável.

e já que falas de numeros de pontos etc, é bom ter a noção que com os tais 67 pontos + 4 jogos muito provavelmente não daria para ser campeão.

E desculpa que te diga, mas esta foi das melhores que já ouvi

"e lamento que a fase de grupos da Champions tenha decorrido durante o processo de adaptação ao losango,"

VALEBEM

Guardo dessa temporada as sábias palavras do meu «velho», à saída do Zé Gomes num jogo que vencemos por 1-0, golo do Petit perto do fim, quando num ambiente de euforia, quando estávamos ainda na UEFA e a 1 ponto do Porto no campeonato, o meu pai solta a seguinte frase «Estou a ver o Benfica a ceder! Não temos plantel para campeonato e UEFA!»

VALEBEM

Se formos analisar a concorrência, além de terem saído bem mais cedo da Europa nessa época, o que lhes deu outra «folga» para o campeonato, e focando-me na equipa do Porto, tinham jogadores como Pepe (agora no Real Madrid), Bosingwa (Chelsea), Quaresma (Chelsea), Anderson (Manchester United), Paulo Assunção (Atletico de Madrid), para lá de Lucho, Lisandro, Meireles, etc...
Era a meu ver um Porto bem mais forte do que o actual, e do que o da época em que fomos campeões...

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 17:42
Guardo dessa temporada as sábias palavras do meu «velho», à saída do Zé Gomes num jogo que vencemos por 1-0, golo do Petit perto do fim, quando num ambiente de euforia, quando estávamos ainda na UEFA e a 1 ponto do Porto no campeonato, o meu pai solta a seguinte frase «Estou a ver o Benfica a ceder! Não temos plantel para campeonato e UEFA!»

Terá sido o jogo contra o Estrela na Reboleira?

O meu medo foi (e é) esse: o abanar do Benfica nos momentos decisivos.
Não fiquei contente com a vinda do Santos nem com a volta do Camacho, mas eu sou um gajo que dá sempre o beneficio da duvida ao pessoal. Só depois de mostrarem o trabalho e de o fazerem até ao fim é que julgarei em definitivo.

E nessa época do Santos eu só pedia que chegassemos ao jogo da Luz frente aos porcos a 1 ponto de distância deles.

E o que vi nesse mês de Abril foi a equipa a baquear psicológicamente, o que influencia também fisicamente. Não conseguiram passar para a frente do porco, logo de seguida perderam estupidamente em Barcelona e depois foi empates em casa com Braga e Sportem e fora com Beira-Mar.

E depois de sentirem que estava tudo perdido, lá foram alegremente ganhar as 3 ultimas jornadas na boa.

O Fernando Santos não os conseguiu levar lá, como conseguiu o Trapp.

francisco

o Fernando Santos com este plantel... ai ai... o belo do losango

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 17:46
Se formos analisar a concorrência, além de terem saído bem mais cedo da Europa nessa época, o que lhes deu outra «folga» para o campeonato, e focando-me na equipa do Porto, tinham jogadores como Pepe (agora no Real Madrid), Bosingwa (Chelsea), Quaresma (Chelsea), Anderson (Manchester United), Paulo Assunção (Atletico de Madrid), para lá de Lucho, Lisandro, Meireles, etc...
Era a meu ver um Porto bem mais forte do que o actual, e do que o da época em que fomos campeões...

Esses todos que indicaste jogavam nos porcos no tempo do Koeman, mais o Diego e o McCarthy.
E no tempo do Trap jogavam mais o Luis Fabiano, Jorge Costa, Maniche, Costinha para além dos já citados Pepe, Bosingwa, Meireles, Quaresma, Diego e Mcarthy. Ah, e no tempo do Trap foram aos oitavos-de-final da liga dos campeões.

VALEBEM

#11871
Lá está... Mas estamos a falar de jogos com Porto, Sporting e Braga, que são 3 equipas fortes... Embora tenham sido jogos disputados na Luz, e os pudessemos ter ganho, e apesar de a atenção estar dispersa entre campeonato e a eliminatória com o Espanyol, o que é diferente de preparar apenas um jogo por semana, foram jogos em que o Benfica foi competitivo, não foi inferior aos adversários, e lutou para vencer...
Por exemplo, na 2ª parte com os porcos na Luz, dominámos os corruptos de forma avassaladora... Embora não houvessem grandes oportunidades, o jogo só se jogou num meio campo...
Era um Benfica que, na minha óptica, jogava «à Benfica»!
Nem Santos é um treinador perfeito, nem esse plantel era perfeito, mas não tenho dúvidas que foi a equipa do Benfica que mais me ilusionou nos últimos 15 anos... Talvez sejam essas memórias que guardo!

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 17:56
Lá está... Mas estamos a falar de jogos com Porto, Sporting e Braga, que são 3 equipas fortes... Embora tenham sido jogos disputados na Luz, e os pudessemos ter ganho, e apesar de a atenção estar dispersa entre campeonato e a eliminatória com o Espanyol, o que é diferente de preparar apenas um jogo por semana, foram jogos em que o Benfica foi competitivo, não foi inferior aos adversários, e lutou para vencer...
Por exemplo, na 2ª parte com os porcos na Luz, dominámos os corruptos de forma avassaladora... Embora não houvessem grandes oportunidades, o jogo só se jogou num meio campo...
Era um Benfica que, na minha óptica, jogava «à Benfica»!
Nem Santos é um treinador perfeito, nem esse plantel era perfeito, mas não tenho dúvidas que foi a equipa do Benfica que mais me ilusionou nos últimos 15 anos... Talvez seja essas memórias que guardo!

Desculpa lá, se o objectivo é ser campeão não interessa muito não ter sido inferior aos adversários. Interessa é ser superior aos adversários, e se não somos superiores aos adversários isso quer dizer que não somos os melhores e não fizemos bem o trabalho.
Quanto a esse jogo, efectivamente é a tua memoria que está a guardar coisas diferentes. Pergunta a qualquer portista ou não benfiquista, e eles te dirão que esse jogo ficou marcado pelos vários falhanços do Renteria em matar o jogo e dar a vitoria aos porcos. Aliás por causa desse jogo principalmente, o Renteria passou a ser mal visto no Covil.

Mercurio_10

#11873
Citação de: lonstrup em 28 de Março de 2009, 17:55
Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 17:46
Se formos analisar a concorrência, além de terem saído bem mais cedo da Europa nessa época, o que lhes deu outra «folga» para o campeonato, e focando-me na equipa do Porto, tinham jogadores como Pepe (agora no Real Madrid), Bosingwa (Chelsea), Quaresma (Chelsea), Anderson (Manchester United), Paulo Assunção (Atletico de Madrid), para lá de Lucho, Lisandro, Meireles, etc...
Era a meu ver um Porto bem mais forte do que o actual, e do que o da época em que fomos campeões...

Esses todos que indicaste jogavam nos porcos no tempo do Koeman, mais o Diego e o McCarthy.
E no tempo do Trap jogavam mais o Luis Fabiano, Jorge Costa, Maniche, Costinha para além dos já citados Pepe, Bosingwa, Meireles, Quaresma, Diego e Mcarthy. Ah, e no tempo do Trap foram aos oitavos-de-final da liga dos campeões.

Sinceramente acho que não é possível comparar os jogadores há 3/4/5 anos com o que são hoje. O Bosingwa em 2004/2005 pouco calçava e nem lateral-direito era, o Meireles estava bem abaixo de hoje, o Pepe só começou a render em 2005/2006. Na minha opinião, o plantel do Porto era muito bom na época do Fernando Santos (os jogadores já estavam próximos daquilo que valem hoje). Na época de 2004/05, havia muitas individualidades que falharam e muitos jogadores que eram apenas promessas e que acabariam por confirmar o seu potencial.

Quanto a nós, acho que em termos de 11, Fernando Santos tinha mais opções, faltava-lhe banco como faltou a Trap (felizmente não foi preciso).

Do Fernando Santos tenho boas recordações (jogos em casa, campanha europeia ingloriamente perdida, boa pontuação final) e más recordações (algumas goleadas sofridas e sobretudo o Varzim e infelizmente zero títulos).

VALEBEM

O Renteria falhou 1 golo nesse jogo, não mais do que isso...
Num momento louco do jogo, em que também Derlei (em pontapé de moinho) e Mantorras (de cabeça) proporcionaram grandes defesas ao Helton...

lonstrup

Citação de: VALEBEM em 28 de Março de 2009, 18:04
O Renteria falhou 1 golo nesse jogo, não mais do que isso...
Num momento louco do jogo, em que também Derlei (em pontapé de moinho) e Mantorras (de cabeça) proporcionaram grandes defesas ao Helton...

Mas a falha do Renteria foi gritante.

A do Mantorras é que custou, ia de cabeça e o Helton tocou para cima. No estadio a defesa pareceu muito mais impressionante que na realidade.

Lembro-me de uma grande jogada do Karagounis, que finta dois ou tres na área e remata à trave. Mas é capaz de ter sido contra o Sportem.

jocapeixoto

Lol, dizer que este é um falhado e que o Trap é um génio é de rir. Com o Trap o Benfica jogava uma merda, o Porto ainda jogava pior e fomos campeões como fomos.

Há certas coisas que me deixam de boca aberta e o endeusamento ao Trapattoni é uma delas..

lonstrup

Citação de: jocapeixoto em 28 de Março de 2009, 18:08
Lol, dizer que este é um falhado e que o Trap é um génio é de rir. Com o Trap o Benfica jogava uma merda, o Porto ainda jogava pior e fomos campeões como fomos.

Há certas coisas que me deixam de boca aberta e o endeusamento ao Trapattoni é uma delas..

o que me deixa de boca aberta é, num clube grande como o benfica, desvalorizar-se a capacidade de uma equipa se superiorizar-se a outras, em deterimento de outra que não se superiorizou a ninguém em Portugal. Tudo por questões de estetica.

Shoky

Essa jogada do Kara foi contra o Braga no patético 0-0 em casa...que arrumou de vez connosco...

nightcrowler

vivo no porto há alguns anos, e nunca mas nunca vi os portistas com tanto medo mas tanto medo de irem à luz.
só visto. só ouvia dizer "se empatarmos é muito bom". "temos que empatar".

medo. sem, tirar nem por.
hoje, qualquer merda vai à Luz ganhar como se não fosse nada.