Betinho

Extremo, 40 anos,
Portugal
Estatísticas: 10 épocas, 95 jogos, 951 pontos
Em 2025/2026: 3 jogos, 32 golos

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (2), Supertaça (3), Taça Hugo dos Santos (3), Troféu António Pratas (2)

enzogaitan

Betinho melhor que o Lisboa? Chega de vinho ao jantar.

Gaivoto

Citação de: ratm1904 em 05 de Janeiro de 2015, 10:16
Citação de: Gaivoto em 05 de Janeiro de 2015, 02:36
Citação de: André Sousa em 05 de Janeiro de 2015, 01:53
Citação de: Gaivoto em 05 de Janeiro de 2015, 01:35
Para mim é o melhor jogador português de sempre

Nascido depois do Lisboa.

Convém dizer, não vá alguém pensar que estás a dizer mesmo isso.
Desculpa se não vivi o tempo do Carlos Lisboa, mas são opiniões. O Betinho esteve na draft para a entrar na NBA e hoje joga na segunda melhor liga do mundo de basquetebol, se isto para ti não são razões suficientes para ser considerado o melhor jogador português de sempre, não sei o que será

http://youtu.be/syHoBCiMLLI

Está explicada a tua opinião :)
1- O Lisboa teve a um passo da NBA como o Betinho, se é essa a razão para ser o melhor de sempre, cai por terra o teu argumento.
2- O Lisboa deu dimensão Europeia a uma equipa portuguesa que nenhum outro clube ou jogador em Portugal teve. O próprio Lisboa ainda tem records nas taças europeias dessa caminhada épica.
3- Como jogador, tinha uma atitude competitiva absolutamente incrível jogava sem medo e era jogador de decisões.

como todo o respeito que o Betinho me merece, estás a comparar o incomparável.

1- É verdade que o Carlos Lisboa esteve perto da NBA, mas é bom lembrar que na altura era por convite, já o Betinho teve que trabalhar muito para ter uma oportunidade na Draft e esteve perto de conseguir o sonho de ser o primeiro português a jogar na NBA. Para te relembrar, que esse não foi o meu único argumento para justificar a minha opinião, atualmente o Betinho está só a jogar na segunda melhor liga do mundo (Liga ACB), enquanto o Carlos Lisboa nunca jogou fora de Portugal (apesar de compreender as circunstâncias da altura, onde como eu próprio disse era tudo mais caseiro);
2- Jogava sozinho? :huh: Que eu saiba essa equipa era toda ela incrível onde se destacava o Carlos Lisboa. Nem podemos comparar o nível de exigência do basquetebol atual com o que existia na altura, onde só havia jogadores caseiros (próprio país) e não precisavas dum orçamento elevado e de "americanos" para entrar na EuroLeague como é preciso hoje;
3- Nesse aspeto foi sempre concordar contigo pois são características dos próprios jogadores e neste caso especifico o Carlos Lisboa era um jogador á "Benfica", como concordarás comigo ao dizer que o Betinho faz afundanços como ninguém em Portugal

Resumindo tu (e muitos users) não vão mudar de opinião em relação a este tema como eu não vou mudar a minha, o mais importante é que são duas lendas do Benfica e do Basquetebol português O0

T1n0_SLB

Citação de: faneca_slb4ever em 05 de Janeiro de 2015, 12:20
Citação de: T1n0_SLB em 05 de Janeiro de 2015, 03:59
Citação de: André Sousa em 05 de Janeiro de 2015, 02:51
Basicamente, podias dizer que o Mascarenhas também é melhor que o Lisboa. Continuaria a ser a tua opinião.

Rodrigo?

Sim.

Ok,
NJá agora, achas que está no lote dos melhores de sempre?

Walter Morgan

Epah, comparar o Lisboa ao Betinho é de loucos. Podem comparar o Betinho é ao Sérgio Ramos, em que estão os 2 +- no mesmo nivel. O Betinho, por muito que goste dele, é um jogador "normal" na Liga espanhola, o Ramos nesse aspecto foi superior.

faneca_slb4ever

Citação de: T1n0_SLB em 05 de Janeiro de 2015, 15:56
Citação de: faneca_slb4ever em 05 de Janeiro de 2015, 12:20
Citação de: T1n0_SLB em 05 de Janeiro de 2015, 03:59
Citação de: André Sousa em 05 de Janeiro de 2015, 02:51
Basicamente, podias dizer que o Mascarenhas também é melhor que o Lisboa. Continuaria a ser a tua opinião.

Rodrigo?

Sim.

Ok,
NJá agora, achas que está no lote dos melhores de sempre?

Não.

ratm1904

1-Nao te esquecas que no tempo do Lisboa nao havia praticamente europeus sem formacao norte americana ajogar na nba, eram meia duzia deles, nao e como hoje em dia. Ter existido um convite para jogar la, e de facto um feito naquela epoca.
Na liga abc ja jogaram outros com tnto ou mais sucesso que ele. Sergio Ramos  ou Paulo Pinto eram jogadores do mesmo nivel do betinho, com menos capacidade fisica e certo mas com outras capacidade.
2- Por certo vais me dizer que o Jordan nao jogava sozinho, mas olha olha que os Bulls nao ganhavam sem ele, a equipa do Benfica era brutal, mas olha que teres la um"jordan" ajudava.. E certo que o basquetebol europeu evoluiu muito, mas parece me que nao tens muito conheimento do basket dos 90s para falares de americanos e orcamentos, esses sempre existiram. Centralizou se apenas as melhores ligas como de resto tambem acontece com o futebol.
3- Tens todo o direito de teres a tua opiniao. Penso e que deverias fazer um aparte e dizeres " Dos jogadores que eu vi jogar o melhor e o betinho" Em vez de fazeres comparacoes com um jogador que praticamente nao viste jogar como e o caso do Lisboa.
Aceita a opiniao dos mais velhos, como o Lisboa nunca existiu outro :p

cheers  :drunk:

El Patron

Betinho: «Treinador disse-me para ser mais paciente»
tem vindo a subir de rendimento na liga acb

Betinho Gomes tem amanhã mais um dia que ficará, decerto, marcado na sua vida de basquetebolista. O internacional português, de 29 anos, defronta o Barcelona, uma das mais poderosas equipas da Europa.

O jogo, referente à 17.ª jornada da Liga ACB (Espanha), coloca frente a frente o Basket Club Andorra e a formação catalã e surge numa altura em que Betinho Gomes atravessa o seu melhor momento, desde a saída do Benfica, como atesta a última exibição realizada frente ao Obradoiro, onde registou 14 pontos e 11 ressaltos, cotando-se como o 3.º melhor ressaltador da 16.ª jornada.

"Tive uma conversa com o meu treinador que foi importante. No início jogava com muita ansiedade. Queria fazer tudo bem e depressa. Joan Peñarroya chamou-me ao seu gabinete, mostrou-me uma série de vídeos, disse-me que tinha de melhorar e que para isso tinha de ser mais paciente. Queria que defendesse bem e ganhasse ressaltos, porque no ataque os pontos iriam aparecer", contou-nos o extremo.

Nível alto

Depois do Real Madrid há duas semanas, segue-se o Barcelona. "É outro desafio. Tentamos não colocar o Barcelona num nível muito alto, mas jogar com esta equipa, que é uma das melhores do Mundo, é uma motivação extra", salientou.

Record
sábado, 17 janeiro de 2015

xungaria

Citação de: MrJohnny em 04 de Janeiro de 2015, 23:18
Um dos melhores basquetebolistas portugueses de sempre. :)

por amor de deus!

pcssousa

Citação de: Gaivoto em 05 de Janeiro de 2015, 13:59
Citação de: ratm1904 em 05 de Janeiro de 2015, 10:16
Citação de: Gaivoto em 05 de Janeiro de 2015, 02:36
Citação de: André Sousa em 05 de Janeiro de 2015, 01:53

Nascido depois do Lisboa.

Convém dizer, não vá alguém pensar que estás a dizer mesmo isso.
Desculpa se não vivi o tempo do Carlos Lisboa, mas são opiniões. O Betinho esteve na draft para a entrar na NBA e hoje joga na segunda melhor liga do mundo de basquetebol, se isto para ti não são razões suficientes para ser considerado o melhor jogador português de sempre, não sei o que será

http://youtu.be/syHoBCiMLLI

Está explicada a tua opinião :)
1- O Lisboa teve a um passo da NBA como o Betinho, se é essa a razão para ser o melhor de sempre, cai por terra o teu argumento.
2- O Lisboa deu dimensão Europeia a uma equipa portuguesa que nenhum outro clube ou jogador em Portugal teve. O próprio Lisboa ainda tem records nas taças europeias dessa caminhada épica.
3- Como jogador, tinha uma atitude competitiva absolutamente incrível jogava sem medo e era jogador de decisões.

como todo o respeito que o Betinho me merece, estás a comparar o incomparável.

1- É verdade que o Carlos Lisboa esteve perto da NBA, mas é bom lembrar que na altura era por convite, já o Betinho teve que trabalhar muito para ter uma oportunidade na Draft e esteve perto de conseguir o sonho de ser o primeiro português a jogar na NBA. Para te relembrar, que esse não foi o meu único argumento para justificar a minha opinião, atualmente o Betinho está só a jogar na segunda melhor liga do mundo (Liga ACB), enquanto o Carlos Lisboa nunca jogou fora de Portugal (apesar de compreender as circunstâncias da altura, onde como eu próprio disse era tudo mais caseiro);
2- Jogava sozinho? :huh: Que eu saiba essa equipa era toda ela incrível onde se destacava o Carlos Lisboa. Nem podemos comparar o nível de exigência do basquetebol atual com o que existia na altura, onde só havia jogadores caseiros (próprio país) e não precisavas dum orçamento elevado e de "americanos" para entrar na EuroLeague como é preciso hoje;
3- Nesse aspeto foi sempre concordar contigo pois são características dos próprios jogadores e neste caso especifico o Carlos Lisboa era um jogador á "Benfica", como concordarás comigo ao dizer que o Betinho faz afundanços como ninguém em Portugal

Resumindo tu (e muitos users) não vão mudar de opinião em relação a este tema como eu não vou mudar a minha, o mais importante é que são duas lendas do Benfica e do Basquetebol português O0

Betinho lenda do Benfica? Pelo amor de Deus...

Gosto muito do Betinho, mas... Mas... Mas... Ora, bolas.

pcssousa

Citação de: GZOM3N em 05 de Janeiro de 2015, 03:31
Não há dúvidas que o Lisboa é o jogador com melhor carreira e palmarés no basket português.

Mas avaliando o perfil de cada jogador, e sendo os dois jogadores bastante diferentes, é muito ela por ela. O Lisboa era fortíssimo numa vertente do jogo enquanto o Betinho é acima da média em praticamente todas para a dimensão portuguesa. Gostava de ter as %s de lançamento de 3 do Lisboa para ter uma noção do quão boas eram. Já as procurei mas nunca encontrei.

Já uma vez te disse isto: Só conheces o "Lisboa lançador". O Lisboa que, com o avançar da idade alterou o seu estilo de jogo.
Para quem conhece bem o basquetebol português, Lisboa é quase unanimemente o melhor defensor que este país já viu. Era letal na penetração para o cesto, marcando muitas vezes trinta e tal e quarenta pontos quando não haviam triplos... Há uma celebre eliminatória europeia, ainda ao serviço do Queluz em que, Meu Deus!

Quantos se lembram do Lisboa a afundar? A maioria só o deve ter visto fazer por uma vez num jogo em Almada para a Euroliga. Pois bem, em anos anteriores raro era o jogo em que não o fazia.

O Betinho ainda nem se aproximou sequer do nível do Sérgio Ramos. Viram o que ele fez quando jogou em Milão ao serviço de um histórico do basquetebol Mundial? Epá...

pcssousa

Citação de: ratm1904 em 05 de Janeiro de 2015, 23:09
1-Nao te esquecas que no tempo do Lisboa nao havia praticamente europeus sem formacao norte americana ajogar na nba, eram meia duzia deles, nao e como hoje em dia. Ter existido um convite para jogar la, e de facto um feito naquela epoca.
Na liga abc ja jogaram outros com tnto ou mais sucesso que ele. Sergio Ramos  ou Paulo Pinto eram jogadores do mesmo nivel do betinho, com menos capacidade fisica e certo mas com outras capacidade.
2- Por certo vais me dizer que o Jordan nao jogava sozinho, mas olha olha que os Bulls nao ganhavam sem ele, a equipa do Benfica era brutal, mas olha que teres la um"jordan" ajudava.. E certo que o basquetebol europeu evoluiu muito, mas parece me que nao tens muito conheimento do basket dos 90s para falares de americanos e orcamentos, esses sempre existiram. Centralizou se apenas as melhores ligas como de resto tambem acontece com o futebol.
3- Tens todo o direito de teres a tua opiniao. Penso e que deverias fazer um aparte e dizeres " Dos jogadores que eu vi jogar o melhor e o betinho" Em vez de fazeres comparacoes com um jogador que praticamente nao viste jogar como e o caso do Lisboa.
Aceita a opiniao dos mais velhos, como o Lisboa nunca existiu outro :p

cheers  :drunk:

Mas quais americanos? Até parece que o Dominique Wilkins não jogou pelo Pana contra o Benfica e levou no trombil forte e feio. Até o Jacques o abafou...
Epá, noção...

El Patron

Citação de: MrJohnny em 04 de Janeiro de 2015, 23:18
Um dos melhores basquetebolistas portugueses de sempre. :)

Carlos Lisboa é de longe mas mesmo muito longe, o melhor jogador português de sempre, é que nem dá para colocar isso em causa!

Sou muito apreciador do Betinho mas antes dele como melhor português e que me recordo ainda coloco nomes como o Pedro Miguel (base completíssimo, de gabarito europeu), Sérgio Ramos (épocas de altíssimo nível em Itália, melhor liga europeia na altura) e os infelizmente já desaparecidos Paulo Pinto ex-porto e o nosso magnífico Mike Plowden ... todos estes jogadores foram a nata do basket, jogadores de um nível absolutamente fantástico e que caso hoje jogassem se destariam na mesma dos demais e em ligas de topo europeu!

Como disse, sou um grande apreciador do Betinho, além de excelente jogador e colega que parece ser, para além das suas tremendas capacidades técnicas e principalmente físicas, está a demonstrar na muito exigente ACB uma capacidade psicológica para aguentar a pressão de ter de ser um dos melhores da sua equipa e assim a conseguir provar toda a sua imensa qualidade e a ter bastante sucesso na segunda melhor liga do mundo, felicito-o por isso.

O único jogador portugês no activo que mais se assemelha ao Betinho mas apenas porque joga na mesma posição e que também tem uma capacidade atlética excelente para além da espectacularidade é precisamente quem o veio substituir no Benfica, o João Soares ... obviamente tem ainda um longo caminho a percorrer mas é bem mais novo (24) e a continuar a brutal evolução que está a ter este ano e apenas com meses de Benfica, poderá ser um caso sério no futuro pois para além de óptimas capacidades físicas e técnicas e espectacularidade no seu jogo, demonstra uma capacidade competitiva que acredito, o vão fazer chegar longe, para já está no clube certo e com as pessoas certas para continuar a evoluir como tem feito até aqui.

O Betinho esteve e evoluiu como jogador durante 3 épocas no Benfica e chegou à ACB aos 29 anos, o João Soares se estiver 3 anos no Benfica e a evoluir imenso como tem estado, acredito que pode fazer o mesmo trajecto do Betinho e lá chegar aos 27, para já está no clube certo para o conseguir.

JP.

Discussão estéril.

Na minha opinião, até se estão a esquecer de outro grande jogador português, muito mais completo que Lisboa e Betinho, que também teve sucesso no estrangeiro: Sérgio Ramos.

Qual dos 3 o melhor? Não sei. Lisboa foi mágico, Sérgio foi um monstro e um grande líder, Betinho para lá caminha.

pcssousa

Citação de: JP. em 17 de Janeiro de 2015, 13:58
Discussão estéril.

Na minha opinião, até se estão a esquecer de outro grande jogador português, muito mais completo que Lisboa e Betinho, que também teve sucesso no estrangeiro: Sérgio Ramos.

Qual dos 3 o melhor? Não sei. Lisboa foi mágico, Sérgio foi um monstro e um grande líder, Betinho para lá caminha.

Esquecer de Sérgio Ramos? Nem por isso... Ainda hoje às 13:30 postei que o Betinho ainda nem se aproximou do nível do Sérgio.
Mas o próprio Sérgio diz, mesmo em privado, que Lisboa foi de longe o melhor.

|OnE|

O Carlos foi o melhor jogador português de sempre.
Só isso diz tudo.

Sporting CP
Portugal Campeonato Nacional (3): (1977-78, 1980-81 e 1981-82)
Portugal Taça de Portugal (2): (1977-78, 1979-80)

CA Queluz
Portugal Campeonato Nacional (1): (1983-84)
Portugal Taça de Portugal (1): (1982-83)

SL Benfica
Portugal Campeonato Nacional (10): (1984-85, 1985-86, 1986-87, 1988-89, 1989-90, 1990-91, 1991-92, 1992-93, 1993-94 e 1994-95)
Portugal Taça de Portugal (5): (1991-92, 1992-93, 1993-94, 1994-95 e 1995-96)
Portugal Taça da Liga (6): (1989-90, 1990-91, 1992-93, 1993-94, 1994-95 e 1995-96)
Portugal Supertaça (5): (1984-85, 1988-89, 1990-91, 1993-94 e 1994-95)

Não brinquemos com coisas sérias.

33 troféus em 22 anos de carreira.