A velha Catedral - Estádio da Luz

JotaTê

Confirma-se. Benfica-fócul 1992-93.

Passa-se com o estádio o mesmo fenómeno que se passa com a casa onde entrei com 2 dias e saí com 25 anos: sempre que sonho e estou numa casa, é nela que estou. Nunca nas outras onde depois vivi.

Quando sonho com um estádio é neste que estou e será sempre assim, disso estou certo. Entrei lá com oito anos pela primeira vez, curiosamente também lá passei 25 anos da minha vida, nesta segunda casa. Deve ser algo que está escrito nas estrelas, este ciclo de 25 anos.

Como já foi escrito, a diferença para o novo não é a falta de resultados e de conquistas deste, é a falta de grandeza. A antiga Luz punha-nos na primeira liga dos clubes do mundo. O actual, por muito que nos custe, põe-nos na segunda. E continua a ser muito bom, mas já estivemos na primeira...

Trezeguet

Era outra história antiga luz, tinha uma imponência do camandro.até dava um frio na barriga

Sparrow

Claro que a antiga luz dá uma nostalgia que nunca mais acaba.
Mas a própria catedral perdeu encanto com o arrastar da equipa de 1995 a 2002/2003.

Para mim começou a perder encanto com a colocação de cadeiras. Na minha opinião perdeu imponência. Não era o mesmo "monstro". Não sei se alguém partilha da opinião.

Depois as assistências caíram drásticamente. Atenção que muita gente tem a iadeia que anos 80 e início dos aonos 90 era só enchentes, mas desenganem-se. Montes de jogos com menos de 10 mil. Naquele monstro.

Jogos à tarde tinha outro encanto. Clássicos à tarde mais encanto tinha. Clássicos dia que o sol não tivesse muito à espreita era magia. Havia encanto.

A nova luz é moderna. Tudo o que se moderniza perde mística, alma, história.
Lamento muito a não remodelação da antiga catedral.

Gosto muito da nova catedral...mas antiga...

Sparrow

Citação de: Elvis the Pelvis em 13 de Dezembro de 2011, 19:28
Citação de: Sparrow em 13 de Dezembro de 2011, 14:57
Citação de: Elvis the Pelvis em 12 de Dezembro de 2011, 17:14
Essas fotos aí em cima são do Benfica-porto de 1992/93 que ficou 0-0. Massacrámos os gajos o jogo todo, mas não conseguimos ganhar. Na foto dá para ver o Veloso, Hélder, Mozer, Paulo Futre e João Pinto.
Não massacramos assim tanto.
Atacamos mais e podiamos ter ganho (seria decisivo para o título). Mas eles, para além de muito fortes a defenderem ainda tiveram a melhor oportunidade do jogo...livre do timofte a barra.

Tinhamos uma equipa de sonho...individualidades fabulosas...mas eles eram igualmente fortes...mais a fruta, ficavam muito fortes.

Se bem me lembro foi a única oportunidade que eles tiveram no jogo todo, o tal livre do Timofte à barra. De resto 0. O Benfica teve em cima deles o jogo todo, mas não conseguimos marcar. Tinhamos uma equipa muito superior a eles, essa equipa de 92/93 foi talvez a melhor do Benfica dos últimos 20 anos. Ganhámos apenas a Taça de Portugal porque no campeonato a fruta e os chocolatinhos era o pão nosso de cada dia. Há muitas histórias de corrupção nesse ano, entre elas a do Acácio(GR do Beira Mar) que disse que recebeu dinheiro do fcp.

Corrupção sempre houve para aqueles lados. Isso do Acácio pode ter acontecido, mas o golo deles em Aveiro foi normal. O problema nessa ponta final é que nós fomos perder a Aveiro com um roubo descomunal.

Havia fruta, chocolates, tudo...
Aquela equipa do porto era muito boa. Baía, João Pinto, Fernando Couto, Aloísio, André, Jaime Magalhães, Semedo, Rui Filipe, Kostadinov ou Domingos. Grandes jogadores...mas valiam ainda mais como equipa. Eram muito fortes sim senhor. Com a fruta mais ainda.

Nessa época a nossa super equipa só lhes venceu para a taça, depois de termos ido lá empatar e sofre muito. Perdemos para o campeonato na antas com um golo de penalty do timofte a 5 minutos do fim, depois do silvino ter defendido um penalty do joão pinto na primeira parte e o mostovoi falhar um golo depois de passar pelo baía.

Perdemos também a supertaça no inínico da época....empatamos 1-1 e perdemos 4-3 nos penalties depois de estarmos a ganhar 3-0.

Trezeguet

concordo nada com as cadeiras. reduziu sim mas não foi por ai

Sparrow

Citação de: Trezeguet em 14 de Dezembro de 2011, 11:55
concordo nada com as cadeiras. reduziu sim mas não foi por ai
Isso são opiniões...
Para mim deixou de ter o mesmo impacto. Para ti não...é normal.

JotaTê

Citação de: Sparrow em 14 de Dezembro de 2011, 10:45
Mas a própria catedral perdeu encanto com o arrastar da equipa de 1995 a 2002/2003.

Para mim começou a perder encanto com a colocação de cadeiras. Na minha opinião perdeu imponência. Não era o mesmo "monstro". Não sei se alguém partilha da opinião.

Depois as assistências caíram drásticamente. Atenção que muita gente tem a iadeia que anos 80 e início dos aonos 90 era só enchentes, mas desenganem-se. Montes de jogos com menos de 10 mil. Naquele monstro.

Jogos à tarde tinha outro encanto. Clássicos à tarde mais encanto tinha. Clássicos dia que o sol não tivesse muito à espreita era magia. Havia encanto.

A televisão lixou tudo, nomeadamente as assistências quer por transmitirem os jogos, quer pelo horário a que passou a obrigar (com o acréscimos das equipas de marretas que fomos tendo e que afastou gente).

A minha opinião a esse respeito foi que a opção tomada tomou em consideração esse estado de falta de miltância e não uma visão mais arriscada de recuperação da mesma, em que a remodelação ganharía pontos face à construção de um estádio mais pequeno por permitir maiores assistências. Diga-se que essa recuperaçãop ainda está por fazer - a canibalização das transmissões continua, com a agravante de muitos milhares terem perdido o hábito de vir ao Benfica ou não o terem passado às novas gerações.

Quanto à colocação das cadeiras, eu concordo contigo, pois reduziu logo ali a lotação e enquanto não foi uma aplicação todal dava um aspecto estranho ao Estádio.

_Benfiquista_

Citação de: Sparrow em 14 de Dezembro de 2011, 10:45

Concordo.

_Benfiquista_

de la serna

Encontrei aqui numa pasta perdida do meu computador. Que grandes memórias, grandes saudades. Devia ter 10 anos. Ia sempre à bola com o meu pai e com os amigos dele. Não perdia um jogo apesar de o Benfica perder e empatar algumas vezes. Aquilo é que era mística. Ultimo dia no Velhinho Estádio da Luz...

:flagglorioso:

JoséTorres

Citação de: Pedro Marques em 15 de Dezembro de 2011, 00:03

O meu avô tem uma história genial num jogo na Luz assim. Vou ter de lhe imprimir esta imagem.

o_bEnFiQuIsTa

Com o tempo as saudades do antigo estádio não diminuíram. O estádio novo é muito bonito, mas não consigo deixar de sentir que o Benfica se descaracterizou um pouco com a mudança de casa.