Norton de Matos (Equipa B)

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa B: 1 época, 42 jogos, 0 golos

Android1974

Citação de: paulomaia1972 em 09 de Junho de 2013, 23:33
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:24
Citação de: Velazquez em 09 de Junho de 2013, 23:17
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:08
A B ser equipa de formação é coisa que ainda se está a ver. A maior parte dos adeptos queria que fosse o vazadouro dos juniores, juvenis até, mas não me parece que seja assim que a direcção e, sobretudo, o Jesus a vêem. Por mim, se equilibrassem a coisa, com metade de jogadores feitos quase prontos a entrar na principal e com metade ex-juniores, já não era nada mau.
Não tem que ser o que os adeptos querem.Mas a equipa B deve ser a etapa seguinte para os jogadores saidos da formação e faze-los crescer.Se não deve ser para quem?
Se, neste momento, o Benfica é um clube de topo europeu que serve de formador para os outros grandes clubes europeus, e é isso que tem sido o seu sustento financeiro, é perfeitamente admissível que a equipa B sirva para comprar potenciais jogadores mais novos e fazê-los jogar, quando não sejam logo capazes de se integrar como opções válidas na principal. E isso podem ser jogadores de 19/20 anos (tipo Derlis ou Rojas) como, mais provável, de 22-23 anos (tipo Mitrović, Uroš ou D.Rosado).
Agora, tendo em conta o que aconteceu nesta época, com os campeonatos ganhos em juniores e juvenis mas, sobretudo, com a evolução comparativamente superior dos juniores e ex-juniores na própria B, parece-me evidente que as lógicas têm de ser, pelo menos, repartidas. Mas não peçam à B que seja a equipa do lugar garantido dos meninos juniores da formação, onde nem têm de competir com estrangeiros, etc.
Sabes quanto custa o seixal por época?
Quantos "do Seixal" é que estão no plantel principal? Até têm de ficar por favor, para cumprir as quotas da UEFA...

Android1974

Citação de: Velazquez em 09 de Junho de 2013, 23:37
A ver se eu me consigo explicar bem.Não precisamos de comprar mais jovens seniores para desenvolve-los.É para isso que temos formação(supostamente)

Porque é que vamos comprar jogadores de 22 ou 23 anos para faze-los crescer na equipa B e talvez um dia possam jogar na equipa principal?Talvez um dia me consigam explicar isto

Olha o plantel que o Faneca fez.Acho que tirando 3 ou 4 devia ser aquele.Deve-se é integrar os jogadores de talento e que ainda têm muita margem de progressão.Isto deve ser uma equipa de sub-20 ou 21.Um jogador de 23 anos normalmente já está no pico da sua evolução
Tratam-se de jogadores que já poderiam ou estão à beira de poderem integrar o plantel principal, é completamente diferente de alguns ex-juniores (não doutros, claro, como o Cancelo, por exemplo). Não se trata tanto de fazê-los crescer, mas de tê-los prontos para o plantel principal, quando mostrem ritmo e qualidade para isso. E o mesmo para os menos utilizados da principal. Por exemplo, para mim, o D.Rosado mostrou bastante qualidade e, até ver, pode vir a ser preciso no plantel principal. Portanto, é uma lógica equilibrada pensando no que é o Benfica hoje. Não me interessa assim tanto as guerrilhas da formação com a prospecção ou com o Jesus, etc. Para mim, tanto há jogadores bons dentro como fora do Benfica. Quanto ao plantel que o Faneca fez, pareceu-me horrível, irrealista e, sobretudo, baseado em preconceitos e favoritismos vários. Não tenho qualquer interesse em discutir tais autoridades...

paulomaia1972

Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:42
Citação de: paulomaia1972 em 09 de Junho de 2013, 23:33
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:24
Citação de: Velazquez em 09 de Junho de 2013, 23:17
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:08
A B ser equipa de formação é coisa que ainda se está a ver. A maior parte dos adeptos queria que fosse o vazadouro dos juniores, juvenis até, mas não me parece que seja assim que a direcção e, sobretudo, o Jesus a vêem. Por mim, se equilibrassem a coisa, com metade de jogadores feitos quase prontos a entrar na principal e com metade ex-juniores, já não era nada mau.
Não tem que ser o que os adeptos querem.Mas a equipa B deve ser a etapa seguinte para os jogadores saidos da formação e faze-los crescer.Se não deve ser para quem?
Se, neste momento, o Benfica é um clube de topo europeu que serve de formador para os outros grandes clubes europeus, e é isso que tem sido o seu sustento financeiro, é perfeitamente admissível que a equipa B sirva para comprar potenciais jogadores mais novos e fazê-los jogar, quando não sejam logo capazes de se integrar como opções válidas na principal. E isso podem ser jogadores de 19/20 anos (tipo Derlis ou Rojas) como, mais provável, de 22-23 anos (tipo Mitrović, Uroš ou D.Rosado).
Agora, tendo em conta o que aconteceu nesta época, com os campeonatos ganhos em juniores e juvenis mas, sobretudo, com a evolução comparativamente superior dos juniores e ex-juniores na própria B, parece-me evidente que as lógicas têm de ser, pelo menos, repartidas. Mas não peçam à B que seja a equipa do lugar garantido dos meninos juniores da formação, onde nem têm de competir com estrangeiros, etc.
Sabes quanto custa o seixal por época?
Quantos "do Seixal" é que estão no plantel principal? Até têm de ficar por favor, para cumprir as quotas da UEFA...
Creio que não deves ter percebido a minha ideia, andamos a investir qq como 5 milhões por ano no seixal se não apostarmos definitivamente nestes mais vale fechar a formação. Formar para outros clubes, para as seleções nacionais jovens ou para ganhar titulos juniores  não me parece o melhor investimento.

A equipa B deve ser o estreitar do funil que são os escalões jovens, local ideal para os miúdos evoluírem e poderem chegar mais facilmente à 1ª equipa.
Podem e devem chegar outros, estrangeiros e nacionais, mas a base deve ser sempre os da nossa formação.

Os miúdos com 10 ou mais anos de casa são aqueles que nos permitiram no futuro recuperar os valores do Benfica. 

Android1974

Citação de: paulomaia1972 em 09 de Junho de 2013, 23:51
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:42
Citação de: paulomaia1972 em 09 de Junho de 2013, 23:33
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:24
Citação de: Velazquez em 09 de Junho de 2013, 23:17
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:08
A B ser equipa de formação é coisa que ainda se está a ver. A maior parte dos adeptos queria que fosse o vazadouro dos juniores, juvenis até, mas não me parece que seja assim que a direcção e, sobretudo, o Jesus a vêem. Por mim, se equilibrassem a coisa, com metade de jogadores feitos quase prontos a entrar na principal e com metade ex-juniores, já não era nada mau.
Não tem que ser o que os adeptos querem.Mas a equipa B deve ser a etapa seguinte para os jogadores saidos da formação e faze-los crescer.Se não deve ser para quem?
Se, neste momento, o Benfica é um clube de topo europeu que serve de formador para os outros grandes clubes europeus, e é isso que tem sido o seu sustento financeiro, é perfeitamente admissível que a equipa B sirva para comprar potenciais jogadores mais novos e fazê-los jogar, quando não sejam logo capazes de se integrar como opções válidas na principal. E isso podem ser jogadores de 19/20 anos (tipo Derlis ou Rojas) como, mais provável, de 22-23 anos (tipo Mitrović, Uroš ou D.Rosado).
Agora, tendo em conta o que aconteceu nesta época, com os campeonatos ganhos em juniores e juvenis mas, sobretudo, com a evolução comparativamente superior dos juniores e ex-juniores na própria B, parece-me evidente que as lógicas têm de ser, pelo menos, repartidas. Mas não peçam à B que seja a equipa do lugar garantido dos meninos juniores da formação, onde nem têm de competir com estrangeiros, etc.
Sabes quanto custa o seixal por época?
Quantos "do Seixal" é que estão no plantel principal? Até têm de ficar por favor, para cumprir as quotas da UEFA...
Creio que não deves ter percebido a minha ideia, andamos a investir qq como 5 milhões por ano no seixal se não apostarmos definitivamente nestes mais vale fechar a formação. Formar para outros clubes, para as seleções nacionais jovens ou para ganhar titulos juniores  não me parece o melhor investimento.

A equipa B deve ser o estreitar do funil que são os escalões jovens, local ideal para os miúdos evoluírem e poderem chegar mais facilmente à 1ª equipa.
Podem e devem chegar outros, estrangeiros e nacionais, mas a base deve ser sempre os da nossa formação.

Os miúdos com 10 ou mais anos de casa são aqueles que nos permitiram no futuro recuperar os valores do Benfica.
Sempre disse que estava de acordo com isso, que devia ser essa a lógica, ainda mais quando apresentam qualidade e resultados. E já na época passada foram integrados vários ex-juniores e juniores ainda que foram, por momentos, titulares claros. Mas há aqui gente que nem quer outros jogadores para fazerem concorrência aos meninos. Querem criar uma espécie de elite alimentada a copinhos de leite... Há bastantes ex-juniores que têm valor para ser integrados, mas não deve ser visto como uma promoção automática e sem ter em conta outros jogadores que possam estar na equipa B, a ameaçar entrar na principal. E, já agora, deixo aqui a pergunta: quem impediu o Guzzo de ganhar a titularidade mais cedo, foi o L.Pimenta ou o Luciano?

Velazquez

Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:49

Tratam-se de jogadores que já poderiam ou estão à beira de poderem integrar o plantel principal, é completamente diferente de alguns ex-juniores (não doutros, claro, como o Cancelo, por exemplo). Não se trata tanto de fazê-los crescer, mas de tê-los prontos para o plantel principal, quando mostrem ritmo e qualidade para isso. E o mesmo para os menos utilizados da principal. Por exemplo, para mim, o D.Rosado mostrou bastante qualidade e, até ver, pode vir a ser preciso no plantel principal. Portanto, é uma lógica equilibrada pensando no que é o Benfica hoje. Não me interessa assim tanto as guerrilhas da formação com a prospecção ou com o Jesus, etc. Para mim, tanto há jogadores bons dentro como fora do Benfica. Quanto ao plantel que o Faneca fez, pareceu-me horrível, irrealista e, sobretudo, baseado em preconceitos e favoritismos vários. Não tenho qualquer interesse em discutir tais autoridades...
Não percebo,não vale a pena.Isto não tem a ver com ninguem.Para mim devia ser nossa politica,uma prioridade,ter como filosofia apostar na formação
Ou agora é preconceito preferir jogar com portugueses e da formação tendo eles qualidade para isso?Para mim não é igual.E quem diz que é igual jogar com 11 chineses é desconhecer a nossa historia

Android1974

Citação de: Velazquez em 10 de Junho de 2013, 00:02
Citação de: Android1974 em 09 de Junho de 2013, 23:49

Tratam-se de jogadores que já poderiam ou estão à beira de poderem integrar o plantel principal, é completamente diferente de alguns ex-juniores (não doutros, claro, como o Cancelo, por exemplo). Não se trata tanto de fazê-los crescer, mas de tê-los prontos para o plantel principal, quando mostrem ritmo e qualidade para isso. E o mesmo para os menos utilizados da principal. Por exemplo, para mim, o D.Rosado mostrou bastante qualidade e, até ver, pode vir a ser preciso no plantel principal. Portanto, é uma lógica equilibrada pensando no que é o Benfica hoje. Não me interessa assim tanto as guerrilhas da formação com a prospecção ou com o Jesus, etc. Para mim, tanto há jogadores bons dentro como fora do Benfica. Quanto ao plantel que o Faneca fez, pareceu-me horrível, irrealista e, sobretudo, baseado em preconceitos e favoritismos vários. Não tenho qualquer interesse em discutir tais autoridades...
Não percebo,não vale a pena.Isto não tem a ver com ninguem.Para mim devia ser nossa politica,uma prioridade,ter como filosofia apostar na formação
Ou agora é preconceito preferir jogar com portugueses e da formação tendo eles qualidade para isso?Para mim não é igual.E quem diz que é igual jogar com 11 chineses é desconhecer a nossa historia
Mas as políticas fazem-se de acordo com as circunstâncias, a pouco e pouco, e não por princípio de apostar na formação porque sim. Podes falar de história à vontade, mas quantos portugueses ou da formação titulares tiveste no Benfica nas últimas épocas, ou mesmo no Porto? São assim tantos? É assim tanta a qualidade que justifique a exclusividade e o proteccionismo aos meninos da formação? Eu é que estou a falar de uma lógica equilibrada, de jogadores mais velhos, já feitos, digamos assim, e mais novos, saídos da formação, sejam estrangeiros ou não (pese embora o limite de 8 por ficha de jogo). O que impediu o Bernardo Silva de ter sido titular a 10 na B logo no início da época não foi de certeza o Élvis, mas a própria incompetência ou, talvez, cautela dos responsáveis da formação. Mas depois vêm aqui pedir que vá a saltar já impor-se na principal... :bah2:

Velazquez

#2706
"Mas as políticas fazem-se de acordo com as circunstâncias" Nada mais errado.Ou se for assim estamos muito mal

Quem falou em exclusividade?Jogadores já feitos na equipa B?Infelizmente acho que os responsaveis pensam demasiado como tu

Vi ai pessoas já a pedirem o Bernardo na equipa principal mas não fui eu de certeza

Leandro Pimenta e Luciano Teixeira,2 bons exemplos que não devem fazer parte da equipa.E um é da formação e o outro é estrangeiro

Android1974

Citação de: Velazquez em 10 de Junho de 2013, 00:17
"Mas as políticas fazem-se de acordo com as circunstâncias" Nada mais errado.Ou se for assim estamos muito mal

Quem falou em exclusividade?Jogadores já feitos na equipa B?Infelizmente acho que os responsaveis pensam demasiado como tu

Vi ai pessoas já a pedirem o Bernardo na equipa principal mas não fui eu de certeza

Leandro Pimenta e Luciano Teixeira,2 bons exemplos que não devem fazer parte da equipa.E um é da formação e o outro é estrangeiro
Dizia que não podes alhear a definição de uma política do facto do Benfica se ter reerguido financeira e desportivamente apoiado em grandes vendas nos últimos anos. Quantos dessas grandes vendas foram de jogadores da formação ou portugueses? Que me lembre, apenas F.Coentrão, que veio para o Benfica com 19 e andou emprestado por fora... Típico jogador a quem a B tinha ajudado, certamente, mesmo que já mostrasse nível para outros voos. Alguns deles (tipo D.Luiz, por exemplo) não teriam sido favorecidos, mesmo na sua afirmação na principal, caso tivesse jogado mais minutos desde que chegaram?

Quando digo jogadores já feitos, nem é tanto a idade, mas sim a maturidade do seu futebol. E não digo que devem ser todos assim, pelo contrário, que a equipa deve ser um misto no espectro 19-23. Não andava o Nolito com 23/24 no Barcelona B? Parece-me ingénuo querer assentar a B apenas nos ex-juniores, quando sabemos que há uma percentagem imensa de jogadores que se perdem por completo nessa transição, muitos deles ainda não cresceram tudo e a Segunda Liga é muito física.

A questão é: L.Pimenta e Luciano contribuíram para a época da equipa B, cada um à sua maneira; mas tiraram lugar a quem da formação que era melhor que eles? Para mim, apenas o primeiro e ao Guzzo.

Velazquez

Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31

Quantos dessas grandes vendas foram de jogadores da formação ou portugueses?
Se não se aposta neles nã se podem afirmar na equpa,seja para ficar ou vender


Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31

Alguns deles (tipo D.Luiz, por exemplo) não teriam sido favorecidos, mesmo na sua afirmação na principal, caso tivesse jogado mais minutos desde que chegaram?


Outro bom exemplo.Porque acho que é pela descoberta do David que agora fartam-se de fazer experiencias a ver se encontram outro.Mas o Benfica não deve ser um clube de experiencias


Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31


Quando digo jogadores já feitos, nem é tanto a idade, mas sim a maturidade do seu futebol. E não digo que devem ser todos assim, pelo contrário, que a equipa deve ser um misto no espectro 19-23. Não andava o Nolito com 23/24 no Barcelona B? Parece-me ingénuo querer assentar a B apenas nos ex-juniores, quando sabemos que há uma percentagem imensa de jogadores que se perdem por completo nessa transição, muitos deles ainda não cresceram tudo e a Segunda Liga é muito física.


Como já disse,esta deve ser uma equipa sub-20 ou 21.A partir dai se mostrarem qualidade mas ainda não para a equipa principal devem ser emprestados a clubes da liga principal


Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31


A questão é: L.Pimenta e Luciano contribuíram para a época da equipa B, cada um à sua maneira; mas tiraram lugar a quem da formação que era melhor que eles? Para mim, apenas o primeiro e ao Guzzo.
É um caso especial porque foi o 1ºano da equipa e não havia muitas opções.Mas tem alguma hipotese de ter algum futuro no Benfica?Contribuiram em quê?


Android1974

Citação de: Velazquez em 10 de Junho de 2013, 00:44
Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31
Quantos dessas grandes vendas foram de jogadores da formação ou portugueses?
Se não se aposta neles nã se podem afirmar na equpa,seja para ficar ou vender
Quantos é que foram formados no Benfica na última década ou mais, dispensados e depois afinal até tinham lugar de caras neste plantel? João Pereira, Sílvio, M.Fernandes? Achas muito para justificar uma tal lógica?

Citação de: Velazquez em 10 de Junho de 2013, 00:44
Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31
Alguns deles (tipo D.Luiz, por exemplo) não teriam sido favorecidos, mesmo na sua afirmação na principal, caso tivesse jogado mais minutos desde que chegaram?
Outro bom exemplo.Porque acho que é pela descoberta do David que agora fartam-se de fazer experiencias a ver se encontram outro.Mas o Benfica não deve ser um clube de experiencias
Também acho que ainda se pensa na grandeza antiga do Benfica para justificar muitas opções que não funcionam no futebol de hoje em dia, mas pronto. Sem essas experiências, como lhes chamas, sem que o Jesus arrisque o Matić assim naquele meio-campo, por exemplo, não há Benfica a este nível...

Citação de: Velazquez em 10 de Junho de 2013, 00:44
Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31Quando digo jogadores já feitos, nem é tanto a idade, mas sim a maturidade do seu futebol. E não digo que devem ser todos assim, pelo contrário, que a equipa deve ser um misto no espectro 19-23. Não andava o Nolito com 23/24 no Barcelona B? Parece-me ingénuo querer assentar a B apenas nos ex-juniores, quando sabemos que há uma percentagem imensa de jogadores que se perdem por completo nessa transição, muitos deles ainda não cresceram tudo e a Segunda Liga é muito física.
Como já disse,esta deve ser uma equipa sub-20 ou 21.A partir dai se mostrarem qualidade mas ainda não para a equipa principal devem ser emprestados a clubes da liga principal
Em princípio, estou de acordo que a média de idades devia ser 17-21, mas depende muito dos casos particulares. Tal como há jogadores precoces, também os há tardios... Já quanto aos empréstimos, tenho as minhas dúvidas. Quem sabe se o D.Simão não tinha sido chamado à principal em vez do A.Gomes se tem ficado na B? Gosto mais deste, mas teria feito, talvez, mais sentido ao contrário. Emprestados podem evoluir por si mesmos (ou não, ver N.Oliveira), mas certamente não podem integrar a principal em caso de lesão ou baixa de forma de um jogador desta.

Citação de: Velazquez em 10 de Junho de 2013, 00:44
Citação de: Android1974 em 10 de Junho de 2013, 00:31A questão é: L.Pimenta e Luciano contribuíram para a época da equipa B, cada um à sua maneira; mas tiraram lugar a quem da formação que era melhor que eles? Para mim, apenas o primeiro e ao Guzzo.
É um caso especial porque foi o 1ºano da equipa e não havia muitas opções.Mas tem alguma hipotese de ter algum futuro no Benfica?Contribuiram em quê?
Não creio que tenham hipótese de ter algum futuro no Benfica, embora eu, pessoalmente, acho que o Luciano até pode dar jogador. Mas contribuíram para que a equipa B fizesse o campeonato tranquilo que ninguém, no início, esperava. E estes jogadores também permitem que outros mais novos ou mais habilidosos se integrem melhor.

Roting


Velazquez

Não percebo nada do que dizes.Se dizes que o Matic foi uma experiencia(nem percebo o que é que o Matic tem a ver com a equipa B) e o Luciano pode dar jogador não vale a pena dizer mais nada.

E preferia ter um campeonato menos traquilo e jogar com jogadores com mais potencial e de futuro,fazendo-os crescer.Como aconteceu com o Guzzo

hugo2004

Vai ser o Helder Cristovão o sucessor do Norton praticamente confirmou issso na rtp informaçao no programa grande area. Boa escolha, benfiquista e sabe muito de futebol, bons estes cargos serem entregues a ex jogadores que saibam transmitir a mistica do Benfica a estes jovens. Boa sorte! :slb2:

Tsoukalos

Citação de: hugo2004 em 14 de Junho de 2013, 23:26
Vai ser o Helder Cristovão o sucessor do Norton praticamente confirmou issso na rtp informaçao no programa grande area. Boa escolha, benfiquista e sabe muito de futebol, bons estes cargos serem entregues a ex jogadores que saibam transmitir a mistica do Benfica a estes jovens. Boa sorte! :slb2:
Acho que não é assim tão Benfiquista quanto se diz...

dinaman

Citação de: Tsoukalos em 14 de Junho de 2013, 23:58
Citação de: hugo2004 em 14 de Junho de 2013, 23:26
Vai ser o Helder Cristovão o sucessor do Norton praticamente confirmou issso na rtp informaçao no programa grande area. Boa escolha, benfiquista e sabe muito de futebol, bons estes cargos serem entregues a ex jogadores que saibam transmitir a mistica do Benfica a estes jovens. Boa sorte! :slb2:
Acho que não é assim tão Benfiquista quanto se diz...
que interessa se é benfiquista ou nao? Desde que seja competente nas suas funções, para mim até podia ter um lagarto tatuado.