Bernardo Silva

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

Maka

Citação de: Flavius Julius em 09 de Junho de 2014, 21:25
Citação de: jantunes em 09 de Junho de 2014, 18:23
Citação de: Flavius Julius em 09 de Junho de 2014, 14:43
Só uma pergunta, que eu não percebo nada disso!
Vamos despachar o pessoal da formação, o André Gomes já foi, agora  falam em mais três!
Como vão ser as inscrições na UEFA? quem serão os jogadores formados no clube?
Acho que agora é "formado localmente" e neste aspecto acho que até o Oblak conta. depois tens o Paulo Lopes e mais não sei
como é!!!
então já não há a regra de "quatro jogadores formados no clube e mais quatro formados localmente"
??????????

Claro que há, nada mudou.

Rikhart

Citação de: Bethinho em 09 de Junho de 2014, 20:57
não sabia que tinha sido considerado o melhor jogador da 2ª liga.....mas de pouco lhe vai adiantar...

E por boa distância, diria eu.

João Norte

Citação de: pexim em 08 de Junho de 2014, 23:57

Porque a classe directiva portuguesa, essa sim, tem muita falta de qualidade. E tem muita dificuldade em servir os interesses dos clubes sem que isso lhes traga contrapartidas.

...Atrevo-me a dizer que o Bernardo, com 19 anos, no campeonato holandês, depois de um ano na segundona em PT, seria rei.
Não podia concordar mais.
Há malta que gosta de dizer que alguém não vale nada porque era muito promissor mas aos 24 ou 25 não chegou a um grande patamar. Mas a verdade é que o timing da aposta conta e muito.
O comboio passa e tem que ser apanhado.
Este complexo que alguns adeptos têm em lançar jovens não faz sentido, chalana estreou-se com que idade? Não era franzino também? Se tivesse sido emprestado e guardado na prateleira teria sido a estrela que foi?

Se esta direcção rejeitou propostas por jogadores como Nelson Oliveira, Urreta e Roderick porque seriam o futuro não pode agora vender o Bernardo que já mostrou muito mais potencial que os anteriores.



Fernando Ferreira

#9483
Citação de: pexim em 08 de Junho de 2014, 23:57

Isso da falta de qualidade seria verdade se não se vissem putos a mostrar muito futebol nas camadas jovens e alguns (já não são assim tão poucos) a saírem para colossos ainda sem barba.

Qualidade há mas (aí tens toda a razão do mundo) trabalha-se mal e a qualidade perde-se.

É sabido que aquela fase de transição entre o ultimo ano de junior e os primeiros 2 de sénior são fulcrais no desenvolvimento de um jogador.

Vêem-se surgir jogadores de 17, 18 e 19 anos em ligas como a Belga, a Holandesa, a Polaca, porque apostam neles sem receio desde putos.

Por cá, um jogador de 19 anos nunca é opção porque ainda é novo. Quando, se tem qualidade, devia começar a aparecer na equipa principal a partir dos 17.

O que se faz é manter o jogador nos juniores enquanto for junior (fazendo uns jogos pela B, se for muito bom) e subi-lo à B no primeiro ano de sénior. E pronto, o nosso trabalho de formação acaba-se nesta fase.

Para além dos erros que se cometem antes, este é o maior de todos. Porque abandonamos o projecto um degrau antes de chegar ao fim.

Achas que manter um jogador como o Bernardo na B mais um ano vai ser benéfico para o jogador?
O emprestá-lo a um Setubal desta vida vai ser bom para ele? Para quê? Aprender a ser jogador de contra-ataque?

Não, um jogador com qualidade como o Bernardo (aqui podes trocar os nomes por Cancelo - já devia ter sido no ano passado - Hélder Costa, Ruben Pinto - com 2 anos de atraso - Fábio Cardoso, entre outros) tem que estar no plantel principal e ser opção.

Se falarmos de estrangeiros, já não temos problema em apostar em putos de 19 e 20 anos.
Ok, já têm experiencia de 1ª liga.
Os nossos não têm mas é por falta de oportunidades, não por falta de qualidade.
E considerar que um puto de 19 ou 20 anos, só porque brilhou no campeonato holandês, vem ser craque para PT é um exercício de raciocínio que eu nunca vou entender.
A diferença entre os campeonatos e o estílo de jogo praticado é como da noite para o dia.

Atrevo-me a dizer que o Bernardo, com 19 anos, no campeonato holandês, depois de um ano na segundona em PT, seria rei.


Repara, estás a falar de um caso específico e raro, que é o Bernardo Silva. Que é um puto cheio de talento e que todos nós reconhecemos. De resto, o Benfica B, salvo se calhar Cancelo e Hélder Costa, é um deserto.

Mas vamos por partes: miúdos saírem nas camadas jovens para grandes colossos diz-me muito pouco. São muito mais aqueles que arruinam as carreiras com essas mudanças do que outra coisa. Joguei com alguns deles, e eram projectos de jogadores interessantes, saíram para Chelsea, Milan, Real e hoje ninguém sabe o nome deles.

O primeiro erro está na avaliação que fazes do que é o processo de formação. Para ti, há aquela fase fulcral que é passagem aos seniores. Sem dúvida que o é. No entanto, essa mudança tem de ser colocada num contexto, que é que desafios tive eu durante a minha formação que atenuem essa mudança radical? A resposta da formação portuguesa é nenhuma. Porque se os jogadores que jogassem fossem os mais capazes (talentosos) e não os mais velhos ou mais atléticos, os estímulos recebidos ao longo da formação seriam incomparavelmente maiores (jogavam sempre contra maior dificuldades, tinham de encontrar soluções diferentes, tinham de errar quando devem errar muito); no fundo, como fazem os clubes e os países que efectivamente formam com qualidade. Porque maioria das vezes, ao longo de toda a formação, jogam os mais velhos e os mais fortes, como já disse. A escolha não é feita em função do talento, mas em função dos resultados imediatos que A ou B trazem à equipa e que permitirá aquilo que é o menos importante na formação: títulos. Por isso é normal que olhemos para o Benfica B e tenhamos uma equipa mal estruturada, com jogadores sem um pingo de talento, que fizeram a sua formação a ser os melhores porque era mais rápidos e mais fortes.

Também concordo que os jogadores deveriam aparecer mais cedo nas equipas principais, mas a verdade é que só me lembro do Bernardo nos últimos anos que o pudesse fazer. Tal como acho um absurdo manter o Bernardo na B mais um ano (nem devia lá ter estado este). Uma equipa como o Setúbal não favorece o seu futebol, mas o impacto do treino com uma equipa de um escalão superior seria o suficiente para subir um patamar, porque os estímulos seriam maiores - mesmo jogando em contra-ataque ou pouco.

O Rúben Pinto e o Fábio Cardoso? Mas deviam jogar na equipa A por caridade ou algo do género?

Tenho dificuldade em fazer o exercício oposto e em dizer que o Bernardo era rei na Holanda ou onde quer que fosse. A questão é que um puto na Holanda que deslumbre tem necessariamente de ser bom jogador, embora, mudando de campeonato, como acontece com qualquer campeonato, se tenha de adaptar a novas exigências. O facto é que já está a jogar noutro patamar.

Não discordamos em assim tantas coisas, mas só queria deixar claras outras tantas. Mantendo o que disse: forma-se com muito pouca qualidade em Portugal, a Federação é a principal culpada e os grandes andam perdidos em guerras de títulos e demasiado ocupados a medir palmarés para fazerem aquilo que realmente podem fazer.

Quanto à classe directiva, não tem tanto a ver com corrupção ou negócio, tem também a ver com puro desconhecimento do jogo, puro resultadismo, como já disse.

Ramiro Lopes

Se o Bernardo estivesse há 5 anos na Holanda, neste momento estávamos a pagar 10 milhões de broas por ele sem fazer muito barulho...

Puches

Citação de: Ramiro Lopes em 09 de Junho de 2014, 23:25
Se o Bernardo estivesse há 5 anos na Holanda, neste momento estávamos a pagar 10 milhões de broas por ele sem fazer muito barulho...
Mas seria curto. Um ordenado superior do Arsenal fá-lo-ia pensar duas vezes.

Android1974

«(U)ma equipa mal estruturada, com jogadores sem um pingo de talento, que fizeram a sua formação a ser os melhores porque era mais rápidos e mais fortes.» Está bem... :bah2: Fui só eu que vi o Barcelona com matulões muitos maiores do que os nossos miúdos na final da Liga dos Campeões Jovem? Ainda agora no Brasil, estavam completamente aquém fisicamente da equipa que defrontaram na final do torneio da FIFA.

andre_04_SLB

Barcelona esse que deixou os 5 melhores jogadores de fora dessa final para dar um pouco de competição aos seus "outros".

darkwolf

digo até que se o Bernardo fosse formado no Barça já estaria na equipa A.

MonstroSagrado

Citação de: andre_04_SLB em 10 de Junho de 2014, 01:59
Barcelona esse que deixou os 5 melhores jogadores de fora dessa final para dar um pouco de competição aos seus "outros".

Então mas as estrelas principais não eram o puto hispano-marroquino e o extremo-direito camaronês que já joga pelos seniores?

Esses dois jogaram.

Fernando Ferreira

#9490
Citação de: darkwolf em 10 de Junho de 2014, 09:51
digo até que se o Bernardo fosse formado no Barça já estaria na equipa A.

;D

Tenham tino, se faz favor. O Barça dispensa putos que eram titulares de caras na nossa equipa. Basta pensarmos no exemplo do Nolito.

No entanto, uma coisa é certa: a sua qualidade teria sido bem mais valorizada ao longo da sua formação, algo que connosco não foi.

Quanto ao Barça serem matulões na Youth Cup, foi algo que achei muito estranho. Aliás, nem reconheci aquilo. Não sei o que se passa no Barça, sei que o Zubizarreta não sabe de nada, mas aquela equipa não tem nada a ver com as habituais do Barça. No entanto, 5 jogadores daquela equipa não jogaram porque estavam a jogar na equipa B.

VirtualKing

Melhor jogador da 2a Liga. Fazer parte da equipa principal, ou emprestar a um clube da primeira.

Ad Astra

Citação de: Fernando Ferreira em 10 de Junho de 2014, 11:20
Citação de: darkwolf em 10 de Junho de 2014, 09:51
digo até que se o Bernardo fosse formado no Barça já estaria na equipa A.

;D

Tenham tino, se faz favor. O Barça dispensa putos que eram titulares de caras na nossa equipa. Basta pensarmos no exemplo do Nolito.
Nolito não foi dispensado, recusou-se renovar, por falta de oportunidades, mas teve-as, e também não é das escolas do Barcelona, foi contratado para a B já com mais de 20 anos.(penso que 22)

Flavius Julius

Citação de: Maka em 09 de Junho de 2014, 21:50
Citação de: Flavius Julius em 09 de Junho de 2014, 21:25
Citação de: jantunes em 09 de Junho de 2014, 18:23
Citação de: Flavius Julius em 09 de Junho de 2014, 14:43
Só uma pergunta, que eu não percebo nada disso!
Vamos despachar o pessoal da formação, o André Gomes já foi, agora  falam em mais três!
Como vão ser as inscrições na UEFA? quem serão os jogadores formados no clube?
Acho que agora é "formado localmente" e neste aspecto acho que até o Oblak conta. depois tens o Paulo Lopes e mais não sei
como é!!!
então já não há a regra de "quatro jogadores formados no clube e mais quatro formados localmente"
??????????

Claro que há, nada mudou.
então como vamos respeitar a regra dos formados no clube se vão vender os melhores formados no clube!

nikas

Citação de: VirtualKing em 10 de Junho de 2014, 11:23
Melhor jogador da 2a Liga. Fazer parte da equipa principal, ou emprestar a um clube da primeira.

Claramente.
No minimo fazer a pré-época.