Bernardo Silva

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

VirtualKing

É com cada facada no coração...

PB

É um crime, o Benfica não ter aproveitado desportivamente um jogador deste nível.

Seria suplente do Gaitán e Salvio, neste momento. E que importante seria!

nikas

O Bernardo a jogar assim, era titular, fosse no lugar do Pizzi, do Lima ou do Julio César.
Que crime foda-se.
Cada vez que o vejo jogar, a única vontade é dar um caldo no JJ e no LFV...

Simao88


Çula

Citação de: Elvis the Pelvis em 11 de Abril de 2015, 20:30
É o jogador mais talentoso que o Benfica formou desde o... Rui Costa. Houve outros com qualidade, Manuel Fernandes, Nélson Oliveira e outros mais, mas o Bernardo é o melhor desde o Rui Costa.

O que é que o Benfica fez? Vendeu-o porque o treinador não o queria. Indesculpável! É uma daquelas vendas que o Vieira não se vai desculpar, mesmo que não o admita publicamente.

Atenção que o Rui Costa nem sequer foi o melhor jogador da sua geração formado no Benfica. O Rui foi sim aquele que maior sucesso teve no futebol sénior.
Conta quem viu que este http://serbenfiquista.com/forum/ex-funcionarios/luis-mariano/15/ foi O jogador.

Para mim, os melhores jogadores que vi saídos da formação foram sem duvida Manuel Fernandes e Hugo Leal. Em juniores já eram melhores que quase todos os outros jogadores do campeonato. Tivessem tido outra cabeça e teriam sido os melhores das suas gerações.

Bernardo não tem (para mim) a qualidade intrinseca destes dois e tudo indica que facilmente vá ter uma carreira muito melhor. Já dizia o outro "talento só é talento quando é gerido pela cabeça".

Cloughie

Do Maneli ainda me lembro bem. Potencial inferior ao Bernardo. Mas tinha tudo, de facto, para ter sido um grande médio. A cabeça não deu para mais.

André Sousa

Eu gosto mais do Bernardo, mas o Manel quando surgiu... foda-se.

Era um jogador mais completo que o Bernardo, na medida em que juntava uma dimensão física ao seu jogo que o Bernardo nunca terá, e tecnicamente era muito bom, também. Aquela agilidade...

Podia mesmo ter sido um dos melhores do mundo, na sua posição. Foi pena.

J_PN

Citação de: André Sousa em 12 de Abril de 2015, 01:44
Eu gosto mais do Bernardo, mas o Manel quando surgiu... foda-se.

Era um jogador mais completo que o Bernardo, na medida em que juntava uma dimensão física ao seu jogo que o Bernardo nunca terá, e tecnicamente era muito bom, também. Aquela agilidade...

Podia mesmo ter sido um dos melhores do mundo, na sua posição. Foi pena.

Parecido ao Renato não?

Çula

Citação de: André Sousa em 12 de Abril de 2015, 01:44
Eu gosto mais do Bernardo, mas o Manel quando surgiu... foda-se.

Era um jogador mais completo que o Bernardo, na medida em que juntava uma dimensão física ao seu jogo que o Bernardo nunca terá, e tecnicamente era muito bom, também. Aquela agilidade...

Podia mesmo ter sido um dos melhores do mundo, na sua posição. Foi pena.

E o que mais intriga é que o MF apresentava uma maturidade muito superior aos miudos da sua idade. Era focado, sereno, calculista, tudo o que um talento brutal precisa para vingar ao mais alto nivel.

Foi pena o rumo que a carreira dele teve. Mas sei que é um gajo feliz e de bem com a vida.

O Bernardo parece encarar o futebol de outra forma. Não me parece que os sacrifícios que um atleta de alta competição tem que fazer lhe custem minimamente. A felicidade dele é jogar à bola.

André Sousa

Não acho muito. Fisicamente têm semelhanças pela aparência, mas o Manel tinha uma agilidade muito forte, claramente superior ao Renato. Partia-os todos com aquelas mudanças de direcção. Era mais leve/fino que o Renato, que está mais encorpado. Mesmo assim, acho que o Manel era capaz, também, de ser mais forte na verdadeira acepção da palavra, que se mostra no choque. Era geneticamente favorecido, porque mesmo sendo relativamente magro, que lhe oferecia imensa agilidade, era também muito forte no choque. Mas aqui a coisa já equilibra mais.

Quem não se lembra de lances onde ele ia a correr lado a lado com outro jogador, e para ganhar a posição levantava a perna, metendo-a à frente do adversário, e dava uma carga de ombro para o adversário da jogada?

E tecnicamente também era fabuloso.

Tão cedo não aparece um como ele, pela combinação de características físicas e técnicas que o gajo conjugava.

Infelizmente não se mostrou muito interessado e os tempos também eram outros.

Ainda hoje joga muito, embora seja um jogador diferente.

pinheiro3

O Nelson Oliveira, na idade de júnior, também era muito, muito bom. Foi uma pena.

Slb23

O cartão de visita do Manuel Fernandes é no primeiro jogo que faz pela nossa selecção nas camadas jovens deixar 2 gajos completamente pregados ao chão junto à linha lateral com uma simulação de corpo apenas.

Podia ter tido tudo e só teve dinheiro.

André Sousa

Citação de: Çula em 12 de Abril de 2015, 01:55
E o que mais intriga é que o MF apresentava uma maturidade muito superior aos miudos da sua idade. Era focado, sereno, calculista, tudo o que um talento brutal precisa para vingar ao mais alto nivel.

Foi pena o rumo que a carreira dele teve. Mas sei que é um gajo feliz e de bem com a vida.

O Bernardo parece encarar o futebol de outra forma. Não me parece que os sacrifícios que um atleta de alta competição tem que fazer lhe custem minimamente. A felicidade dele é jogar à bola.

Ele quando apareceu, por exemplo, parecia que nem lhe fazia grande confusão estar a jogar com tipos 7/8 anos mais velhos.

Eu comparo-o muito com o Quaresma, naquilo que eles querem/queriam para as suas carreiras. Não tenho dúvidas que queriam andar no topo do mundo, a serem venerados por multidões, a decidir grandes jogos... o problema é que também gostam imenso da vida extra-futebol. Encontraram um balanço bom para eles. Foram estrelas por onde passaram, embora não tenham chegado ao topo, decidiram uma boa quantidade de jogos (mais o Quaresma, até pela posição que ocupa), foram venerados pelos seus adeptos, e viveram a vida enquanto jogavam à bola.

O Bernardo parece-me já um perfil que é algo raro no jogador de futebol, de hoje em dia. Não é alguém muito dado à glória individual. Isso, por si só, despoleta uma série de coisas.

J_PN


André Sousa

Citação de: pinheiro3 em 12 de Abril de 2015, 01:57
O Nelson Oliveira, na idade de júnior, também era muito, muito bom. Foi uma pena.

Um pouco semelhante ao Manel, mas só nas camadas jovens. Capacidade física e técnica. Revelou que não tinha em tantas doses como o Manel.

O Manel chega ao Benfica, a nível sénior, e cagava na cabeça deles todos, de todas as formas e feitios. Fosse pela capacidade física, pela técnica...