Garrancho (Hóquei em Patins)

fyure


Nome Completo: Carlos Alberto GARRANCHO
Posição: Médio
Data de Nascimento: 23/04/1947
Nacionalidade: Portuguesa (Lisboa)
Número da Camisola: n/d
Altura: n/d
Peso: n/d

Títulos pelo Benfica:
6 Campeonatos nacionais
6 Campeonatos Metropolitanos


Épocas No Benfica: 1960/61 a 1973/74


Outro dos integrantes da fantástica equipa de hóquei junior do Benfica do início dos nos 60 e da mágica equipa do clube considerada por muitos como a melhor de sempre do clube e por ventura a mais virtuosa da história do hóquei em patins Mundial. O bravo e forte Garrancho complementava na perfeição as características únicas dos companheiros, o virtuosismo de Livramento, a técnica individual de Jorge Vicente, o sentido táctico de Casimiro e os reflexos felinos de Ramalhete.

Texto: pcssousa

fyure


pcssousa

Acerca do Garrancho, uma história curiosa... em 1973 o Benfica jogou a final da Taça dos Campeões Europeus com o Barcelona.
Na 1ª mão o Benfica tinha perdido por dois golos, o que na altura e, sabendo-se o que invariávelmente acontecia nos jogos disputados em Espanha, era um bom resultado.
Esse resultado abria boas perspectivas para a 2º mão e todos estavam confiantes de que finalmente o Benfica vanceria o tão desejado titulo de Campeão da Europa. O público acorreu em massa e uns quantos milhares ficaram fora do pavilhão. A equipa do Barcelona ia controlando bem o jogo e marcando nas alturas decisivas, mas o Benfica não desarmava e mantinha a incerteza quanto à atribuição do título.
A 3 minutos do fim, Jorge vicente foi agredido com o stick de um catalão. Estalou a confusão e o Açoriano começou a "correr" atrás do agressor e outros dois espanhois acorream em defesa do mesmo. Garrancho, que não era de se ficar, pegou nos dois jogadores adversário que estavam prontos para "fazer a folha" a Jorge Vicente e bateu com a babeça de um contra a do outro... cairam os dois no chão a sangrar. Rápidamente o pavilhão virou um palco de batalha com Jorge Vicente ainda atrás de quem o teria agredido e o público a arremessar tijolos usados na construcção do pavilhão. O único que não se meteu na confusão foi Ramalhete.
Como resultado, além do Benfica ter perdido o jogo, os 4 jogadores de campo do Benfica foram punidos com 6 jogos de castigo pela Federação Portuguesa de Patinagem. Quantos aos catalães, receberam um louvor da Federação Espanhola...

As confusões com equipas espanholas eram recorrentes, e muitas vezes os adeptos portugueses tentavam, da pior manaira, dar uma "ajuda às suas equipas, uma vez que frequentemente os jogadores portugueses eram agredidos em Espanha e até queimados com pontas de cigarro por elementos do púbico durante os jogos.
As arbitragens eram ainda quase sempre polémicas.

fyure

eheh, que boss ;D

Pena termos perdido...

Fake Blood




PESAR PELO FALECIMENTO DE CARLOS GARRANCHO
HÓQUEI EM PATINS

Antigo jogador do Benfica venceu uma Taça das Nações em 1973, foi quatro vezes campeão da Europa e campeão do mundo em 1974.

   
Faleceu, nesta segunda-feira, aos 71 anos, Carlos Alberto Garrancho, ex-hoquista do Sport Lisboa e Benfica e da Seleção Nacional.
Foi um dos grandes nomes do Hóquei em Patins português, tendo defendido o Benfica entre 1967/68 e 1973/74. Pela Seleção Nacional conquistou uma Taça das Nações em 1973, foi quatro vezes campeão da Europa (1971, 1973, 1975 e 1977) e campeão do mundo em 1974.

O velório realiza-se na Igreja de Nossa Senhora de Porto Salvo, a partir das 16h00 desta segunda-feira. O funeral tem lugar na terça-feira, dia 27, no Cemitério de Oeiras, às 11h00.

O Sport Lisboa e Benfica associa-se a este momento de pesar, endereçando as mais sentidas condolências a familiares e amigos.

timduncan


BlankFile


joaoaria


Torgeir Bryn

Descanso eterno. Honra seja feita à sua memória.

Mikaeil


Gonçalo_SLB

As minhas condolências à família do Senhor Garrancho.

Descanse em paz.

Alexandre1976


Pancho Lopes 67

#12
As memórias que tenho dele não são nada boas, em Paço d'arcos quando o filho foi para lá jogar (vindo do Parede) em Iniciados de 1ºano (1995-96), arranjou uma confusão tremenda com o treinador, ameaçava-o constantemente porque o filho era suplente, uma vez que era claramente inferior ao Rui Ribeiro e o Ricardo Barreiros. A mulher dele até agrediu o treinador, uma loucura completa, e acabou com o próprio Garrancho expulso de sócio porque aplaudiu um golo do adversário contra o PA, o filho nem terminou a temporada, penso que voltou para o Parede...

Sei que foi um grande jogador e representou o Benfica com honra, mas não me deixou uma impressão nada positiva. Não digo que fosse má pessoa porque não o conhecia, secalhar vivia a carreira do filho com uma intensidade e amor tremendos, e isso por vezes atrapalhava-lhe a sua visão da razão...

Devo dizer que também não foi só ele, durante o tempo que convivi com o hóquei, assisti a cenas lamentáveis de muitos pais.