2ª Liga 3ª J: SC Beira-Mar 2 - 2 SL Benfica B, 21Ago. Qua. 17h00 *Sport TV 1*

andre_04_SLB

Mas atenção, não estou com isto a defender a anarquia no treino, pelo contrário. Estou sim a defender que o treino deve ser direccionado sempre, mas sempre, para situações concretas de jogo e não as situações de aprendizagem (teoria+livros) que andam a ser tomadas como modelo. É frustrante ter formação e não acreditar em nada do que se estuda, e eu passei por essa fase.

Korczak

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:24
Shoky eu trabalhei numa situação dessas com directrizes dessas e é tão ridículo, acredita. Que sentido faz ter um miúdo desse nível, que falas, e ter de lhe ensinar os princípios todos, e só depois de ir passando etapas, é que pode fazer determinadas coisas? O futebol não é a escola primária em que se aprende as palavras antes de conjugar a frase.

Mas é o poder instalado e não vale a pena ir contra os pseudo sabedores que no fundo nunca provaram nada em contexto nenhum mas continuam a ditar leis.

Para te explicar basicamente o que pretendo dizer: o 3x3 é uma situação final já da aprendizagem do miúdo nessa idade. Antes disso passa 1 mês a aprender a recepção parte interna, depois a externa. Depois o passe curto e médio. Depois a condução parte externa, cabeça levantada. Introduz-se o drible. Começam os exercícios de relação com a bola. Começa o 1x1. Passas para o 2x1. Passas para o 3x2. Ficas 1/2 anos inteiros a passar por isto tudo.

Engraçado que os supra-sumos apareceram no tempo em que o treino era 11x11, uma bola, e joguem. Curiosidades.

formatação... o pessoal pensa que fixe é jogar á barça... e que todos os miudos o devem fazer...

andre_04_SLB

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:24
Sim tiveram sorte no momento e agarraram a oportunidade especialmente o André Almeida que era visto como um cepo por aqui e agora é um dos indiscutiveis do plantel.

E eu acho que isto vai ocorrer mais vezes e cada vez com maior frequencia. O expoente máximo disto é o Barcelona que tem um 11 inicial fortissimo e depois tem diversos jogadores das camadas jovens que sem serem estrelas são jogadores úteis em termos de plantel, e falo de jogadores como Pedro, Tello, Cuenca, Roberto...

O caminho é este, um 11 forte e depois jogadores de rendimento no banco e alguns putos. A megalomania vai terminar e da pior forma nos primeiros tempos sendo o impacto na nossa competitividade lá fora principalmente muito grande.

Compreendo-te mas o exemplo Barcelona é sempre irreal e eu explico-te porquê com um jogador:

O Tello no Benfica era suplente do Ivan Cavaleiro. Chamem-me maluco, e eu que até acho o Cavaleiro médio/baixo. Mas o Tello só tem velocidade, é horrível na decisão, tecnicamente é fraco, pensa mal o jogo, não tem inteligência nenhuma no que faz.

Mas naquele contexto, parece fácil. É como o Sporting lançar o Nani, o Veloso, o Varela, e dizer que são produtos da formação. Há muito mais para além da ideia globalizada. E esses 3 são tudo menos formados pelo Sporting. Mas isto é de quem acredita que um jogador tem de estar no clube pelo menos desde os Iniciados para considerar como formado.

Schweisen Tiger

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:24
Sim tiveram sorte no momento e agarraram a oportunidade especialmente o André Almeida que era visto como um cepo por aqui e agora é um dos indiscutiveis do plantel.

E eu acho que isto vai ocorrer mais vezes e cada vez com maior frequencia. O expoente máximo disto é o Barcelona que tem um 11 inicial fortissimo e depois tem diversos jogadores das camadas jovens que sem serem estrelas são jogadores úteis em termos de plantel, e falo de jogadores como Pedro, Tello, Cuenca, Roberto...

O caminho é este, um 11 forte e depois jogadores de rendimento no banco e alguns putos. A megalomania vai terminar e da pior forma nos primeiros tempos sendo o impacto na nossa competitividade lá fora principalmente muito grande.

No Benfica, 16 "titulares" não chegam para ganhar o Tugao. O "modelo Barcelona", no BEnfica, está condenado ao insucesso...

andre_04_SLB

Citação de: Korczak em 21 de Agosto de 2013, 23:28
formatação... o pessoal pensa que fixe é jogar á barça... e que todos os miudos o devem fazer...

E mesmo os que não têm condições para o fazer. E aqui é que está o erro.

Deixo só mais uma questão:

Tenho 13 anos, sou o Manuel. Tenho 13 anos, sou o João. Somos os 2 do mesmo nível.

O Manuel dos 13 aos 19 jogou no Benfica.

O João dos 13 aos 19 jogou no Atlético.

Quem vai evoluir mais? Quem terá experiências mais aproximadas do futebol profissional? Quem chegará mais facilmente ao topo, num nível de exigência alto?

Slb23

Mas é nisso mesmo que eu falo, no contexto, no momento em que são lançados. Nós na época passada tivemos essa experiencia com o lançamento de 2 putos na equipa A num contexo de vitórias consecutivas e correu sempre bem, a equipa nunca abanou. Porquê? Porque era uma equipa sólida com um 11 inicial muito forte, com os processos bem assimilados e porque fomos ganhando jogos de forma consecutiva o que eleva imenso os indices de confiança.

Os planteis não precisam de ter 25 jogadores de qualidade já feito, isso é errado até na gestão dos egos.

Shoky

Já eu defendo que devemos atirar os rapazes às feras...que é onde se separam os bons dos maus.
Tenho muita pena que o Cancelo não tenha sido aposta logo em Celtic Park. Desconfio que nunca mais saia da equipa.
Agora anda a fazer circo na equipa B.

André Sousa

Estás a padronizar demasiado, André. Anyway, já cá passo, que ainda falta para o Atlético vs. Barça acabar.

pedroslb18

Citação de: andre_04_SLB em 21 de Agosto de 2013, 23:33
Citação de: Korczak em 21 de Agosto de 2013, 23:28
formatação... o pessoal pensa que fixe é jogar á barça... e que todos os miudos o devem fazer...

E mesmo os que não têm condições para o fazer. E aqui é que está o erro.

Deixo só mais uma questão:

Tenho 13 anos, sou o Manuel. Tenho 13 anos, sou o João. Somos os 2 do mesmo nível.

O Manuel dos 13 aos 19 jogou no Benfica.

O João dos 13 aos 19 jogou no Atlético.

Quem vai evoluir mais? Quem terá experiências mais aproximadas do futebol profissional? Quem chegará mais facilmente ao topo, num nível de exigência alto?

Pergunta ao Semedo e ao Luís Martins.

Slb23

Citação de: Schweisen Tiger em 21 de Agosto de 2013, 23:33
No Benfica, 16 "titulares" não chegam para ganhar o Tugao. O "modelo Barcelona", no BEnfica, está condenado ao insucesso...
O que consegues poupar em massa salarial na diferença entre teres 20 titulares ou teres 15, esses 5 jogadores dá para segurares um Salvio, um Javi ou um Witsel mais uma época o que pode ser o suficiente para dar aquele extra que nos tem faltado nos momentos certos.

E havendo espaço para os jovens crescerem muito mais facilmente irão surgir jogadores de qualidade tanto da nossa formação como oriundos de outros clubes da nossa Liga e adquiridos ainda jovens...

Shoky

O Benfica é capaz de ter 15 ou 16 titulares de caras...craques.

Mas depois não os tem no sitio certo. O problema é esse.
Tem 0 na baliza.
0 nas laterais.

E pronto, está tudo fodido de raíz.

andre_04_SLB

Citação de: André Sousa em 21 de Agosto de 2013, 23:37
Estás a padronizar demasiado, André. Anyway, já cá passo, que ainda falta para o Atlético vs. Barça acabar.

Fico à espera.  O0

Slb23

Citação de: Shoky em 21 de Agosto de 2013, 23:39
O Benfica é capaz de ter 15 ou 16 titulares de caras...craques.

Mas depois não os tem no sitio certo. O problema é esse.
Tem 0 na baliza.
0 nas laterais.

E pronto, está tudo fodido de raíz.
O nosso guarda redes era titular em 15 das equipas da nossa Liga e o mesmo é válido para o Maxi, Sílvio ou Melga...

Shoky

Citação de: Slb23 em 21 de Agosto de 2013, 23:42
Citação de: Shoky em 21 de Agosto de 2013, 23:39
O Benfica é capaz de ter 15 ou 16 titulares de caras...craques.

Mas depois não os tem no sitio certo. O problema é esse.
Tem 0 na baliza.
0 nas laterais.

E pronto, está tudo fodido de raíz.
O nosso guarda redes era titular em 15 das equipas da nossa Liga e o mesmo é válido para o Maxi, Sílvio ou Melga...

Tinha de ser em 16, quando o nivel das outras 14 é uma merda tão grande.

E não era no Sporting...nem pensar.

andre_04_SLB

Citação de: Shoky em 21 de Agosto de 2013, 23:36
Já eu defendo que devemos atirar os rapazes às feras...que é onde se separam os bons dos maus.
Tenho muita pena que o Cancelo não tenha sido aposta logo em Celtic Park. Desconfio que nunca mais saia da equipa.
Agora anda a fazer circo na equipa B.

A experiência vai-me dizendo que para um jogador entrar na equipa A só com uma deficiência grande na equipa e uma clara necessidade de apostar no miúdo. Seja porque há 3 ou 4 lesionados. Seja porque há 3 ou 4 castigados ou porque houve vendas.

Foi assim que entrou o João Pereira, o Manuel Fernandes, o André Almeida, o André Gomes...