Decifrando imagens do passado

RedVC

Citação de: Gottschalk em 19 de Agosto de 2015, 19:04
Ir às fontes originais deve ser fascinante. E tentar mapear melhor e com mais rigor esses anos embrionários, por assim dizer, da nossa história.

É um trabalho que devia ser feito. A minha área de estudos é história por isso é algo que me interessa sempre.

Felizmente há quem o já tenha feito.
Apesar das vicissitudes que o nosso acervo passou através das décadas foi sendo salvo a maior parte. Algumas Direcções foram precavidas, outras desleixadas. Algumas roçaram a inconsciência. Ter-se-à perdido material precioso (por exemplo na década de 90). Hoje existe uma recuperação e preservação exemplar e uma valorização satisfatória desse acervo. Acho que o clube ainda pode melhorar nesse último aspecto. É preciso ideias e é preciso trabalho. Esperemos que continue a existir interesse e investimento. Esperemos também que se aposta nas pessoas e nos projectos certos para isso.

Godescalco

Quem é que trabalha na área do acervo documental do clube, RedVC?

Theroux

#257
Citação de: RedVC em 20 de Agosto de 2015, 08:58
Citação de: Gottschalk em 19 de Agosto de 2015, 19:04
Ir às fontes originais deve ser fascinante. E tentar mapear melhor e com mais rigor esses anos embrionários, por assim dizer, da nossa história.

É um trabalho que devia ser feito. A minha área de estudos é história por isso é algo que me interessa sempre.

Felizmente há quem o já tenha feito.
Apesar das vicissitudes que o nosso acervo passou através das décadas foi sendo salvo a maior parte. Algumas Direcções foram precavidas, outras desleixadas. Algumas roçaram a inconsciência. Ter-se-à perdido material precioso (por exemplo na década de 90). Hoje existe uma recuperação e preservação exemplar e uma valorização satisfatória desse acervo. Acho que o clube ainda pode melhorar nesse último aspecto. É preciso ideias e é preciso trabalho. Esperemos que continue a existir interesse e investimento. Esperemos também que se aposta nas pessoas e nos projectos certos para isso.


Penso que o primeiro passo mais eficaz para "devolver" a história do clube aos benfiquistas é criar um projecto praticamente sem custos, bastante simples em termos logísticos, mas de enorme valor: colocar todos os jornais do clube online.

Seria uma contribuição fantástica para a divulgação da história do clube, a meu ver. Se tivesse algum tipo de influência nessa área era a prioridade nº1, claramente.

RedVC

Citação de: Theroux em 20 de Agosto de 2015, 19:09
Citação de: RedVC em 20 de Agosto de 2015, 08:58
Citação de: Gottschalk em 19 de Agosto de 2015, 19:04
Ir às fontes originais deve ser fascinante. E tentar mapear melhor e com mais rigor esses anos embrionários, por assim dizer, da nossa história.

É um trabalho que devia ser feito. A minha área de estudos é história por isso é algo que me interessa sempre.

Felizmente há quem o já tenha feito.
Apesar das vicissitudes que o nosso acervo passou através das décadas foi sendo salvo a maior parte. Algumas Direcções foram precavidas, outras desleixadas. Algumas roçaram a inconsciência. Ter-se-à perdido material precioso (por exemplo na década de 90). Hoje existe uma recuperação e preservação exemplar e uma valorização satisfatória desse acervo. Acho que o clube ainda pode melhorar nesse último aspecto. É preciso ideias e é preciso trabalho. Esperemos que continue a existir interesse e investimento. Esperemos também que se aposta nas pessoas e nos projectos certos para isso.


Penso que o primeiro passo mais eficaz para "devolver" a história do clube aos benfiquistas é criar um projecto praticamente sem custos, bastante simples em termos logísticos, mas de enorme valor: colocar todos os jornais do clube online.

Seria uma contribuição fantástica para a divulgação da história do clube, a meu ver. Se tivesse algum tipo de influência nessa área era a prioridade nº1, claramente.

Essa ideia a concretizar-se seria fenomenal.

Estou certo que o Clube já tem tudo digitalizado. Disponibilizar na rede todo esse material mesmo com marca de água (para mim um compromisso aceitável) certamente que não traria custos muito acrescidos. Seria também uma medida inovadora pois não conheço outro clube que o tenha feito.

Seria importante para profissionais mas também para os amadores que já têm interesse e trabalho feito. Seria igualmente importante para estimular novas pessoas, sócios e simpatizantes, a conhecer a nossa Gloriosa história. Às vezes tem de ser a informação a ir ter connosco para nos apercebemos de quão fascinante é. Fazer fluir a informação é sempre positivo.

Mais pessoas, mais interesse, mais trabalho significaria mais hipóteses de se descobrir factos e pessoas hoje esquecidas. O processo da descoberta é subtil. Depende de cada pessoa. O que para uma passa despercebido para outra é óbvia. E na descoberta o mais difícil não é ver. O mais difícil é saber o que se está a ver, relacionar e perceber.

Estou certo que há pessoas do museu que são leitores deste e doutro tópicos do SB. Fiquei com essa certeza da última vez que fui ao Museu...  :coolsmiley:

Estou certo que são pessoas inteligentes. Vamos esperar que o mérito da ideia se imponha. Estou certo que acontecerá. A questão é saber quando.


RedVC

Citação de: Gottschalk em 20 de Agosto de 2015, 17:48
Quem é que trabalha na área do acervo documental do clube, RedVC?

Pessoas do museu, naturalmente. Não sei qual a política actual de consulta por profissionais ou por amadores. Penso que um contacto com o Museu responderá a isso.

No passado outras pessoas trabalharam e bem sobre o acervo. Ajudaram a preservar e estudaram muito material. O Benfica deve muito a essas pessoas. Algumas infelizmente já não estão entre nós.

Theroux

RedVC, se é provável que pessoas do Museu acabem por ler o tópico não me custa nada apresentar um modelo especifico para o projecto (entre vários possíveis).

O ideal será sempre a divulgação gratuita e sem barreiras estéticas, mas este modelo alternativo dissiparia alguma dúvida que possa existir sobre a racionalidade a longo prazo do projecto (são mais de 3.000 edições), que como mencionaste seria inédito (a nível mundial, creio).

a) Divulgação gratuita dos jornais com uma resolução apenas razoável e marca de água.

b) Arquivo dos jornais acessível mediante a assinatura por um ano do O Benfica. Sem marca de água, e com a melhor resolução e qualidade possível.

Fomentava-se o interesse na história do clube, através da versão gratuita, que se traduziria num aumento de receitas para o jornal actual, ou seja, o acesso gratuito e universal às edições antigas acabava por ser uma fonte de receitas.

Mas, repito, o ideal seria mesmo a divulgação gratuita com a melhor qualidade possível.

RedVC

Uma excelente contribuição, Theroux. São pois três os modelos propostos:
1 - gratuito e boa resolução
2 - gratuito com resolução razoável e marca de água
3 - acessível mediante assinatura de "O Benfica" e boa resolução

Mesmo este último modelo da assinatura do jornal me agrada. Traria algum retorno para o clube. Outra hipótese seria torna-lo acessível para sócios.

Admitindo um quarto (e pior) cenário que obrigasse à assinatura e disponibilizasse o acervo apenas o material numa resolução razoável ainda assim seria uma excelente notícia. O que mais importa é o acesso à informação. Incluo nisso o acesso aos jornais mas também aos números antigos do "Benfica Ilustrado".

Hoje em dia as questões ligadas aos de direitos de autor são complicadas mas permitem pelo menos parcialmente assegurar uma fonte de rendimento para as insitutições com esse tipo de acervo. Parece-me pois razoável que o Benfica venha a ter uma estratégia semelhante a outras instituições que já licenciam o direito de reprodução consoante o fim pretendido e para isso estabelecem tabelas de preços.

Não existem muitos jornais com o acervo disponível. Em Portugal para além da hemeroteca de Lisboa (poucas novidades nos últimos tempos) temos o DL por via da Fundação Mário Soares e o Digitarq que disponibiliza uma parte do acervo fotográfico de "O Século". É muito pouco. A falta do acervo de outros periódicos especialmente os que já não existem é uma lacuna gritante. Se o acervo catalogado do DN estivesse disponível, mesmo que com qualidade razoável seria muito interessante. Infelizmente vamos tendo apenas um cheirinho do tesouro do que por lá está guardado. Lá fora existem alguns bons projectos como por exemplo o "El Mundo Deportivo". Era bom que se multiplicassem.

Theroux

RedVC, refereste ao Diário de Notícias? Existem algumas edições desse jornal online?

RedVC

Não. Apenas fotos dispersas e num tamanho pequeno.
O jornal online tem uma secção antiga (ainda está online) "Lembra-se de"

Um exemplo: http://www.dn.pt/desporto/lembrasede/interior.aspx?content_id=1770261


Godescalco

O Ricardo Serrado que apareceu em alguns programas do Vitórias e Património já não colabora com o Benfica, certo?

RedVC


Theroux

Só para concluir a conversa sobre a divulgação de informação, um dos objectivos do CDI é colocar o conteúdo online: http://www.imageaccess.de/_Press/Reports/Apriva-Benfica.pdf

RedVC

#267
Não consegui perceber qual a data do documento.

Positivo: o trabalho de digitalização, preservação e catalogação com (espero) práticas arquivísticas correctas.

Negativo: até agora o que vi desse projecto foi pouco e de qualidade (resolução) baixa.

Mas esperemos que no futuro o Benfica possa inovar e arranjar uma solução para tornar acessível esse material. Seria fantástico

Theroux

Esse artigo é de 2010, talvez de 2011. Certamente estão a utilizar as práticas mais correctas, as empresas e parceiros envolvidos no projecto dão essa garantia. O questão é mesmo a divulgação (que praticamente se resume ao Museu).

Resta aguardar por novidades, pois a qualidade é garantida:
Spoiler

Theroux



O que está representado no centro do símbolo?