Ricardo Horta (Braga) - CM

LECN

Sabemos que está transferência caiu de vez quando o tópico está completamente ao avacalho.

bnfc

Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:49
Citação de: bnfc em 10 de Julho de 2022, 19:33
Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:18

Comediantes negros andam há décadas a fazer rios de dinheiro com piadas sobre brancos: tudo se ri, tudo na boa.

Um branco faz uma comparaçâo de um amigo com uma personagem comercial de um chocolate: AI UI!

Não levei particularmente a mal o que disse Bernardo Silva, embora tenha considerado o comentário pouco inteligente. Esperava mais dele. Mas é óbvio que não é a mesma coisa. A comparação com o conguito foi em relação a quê? Ao tamanho das unhas? Não, foi em relação à cor da pele. Reduziu-o à cor da pele e comparou-o a um estereotipo geralmente associado a um menor nível civilizacional.

E agora podes perguntar "E se ele tivesse a pele muito branca e o tivessem comparado a um vampiro? Não seria a mesma coisa?". Não, não seria. Historicamente, as pessoas de pele muito branca não foram escravizadas e segregadas, nem os vampiros foram vistos como seres inferiores (até porque não existem). Por isso, a comparação não carrega consigo o mesmo peso histórico e social. Claro que são coisas diferentes.

Isso das pessoas brancas não terem sido escravizadas e segregadas também é daqueles mitos que dá jeito para certo tipo de narrativa.

Não, não é. Como disse, historicamente não há registo de pessoas brancas que tenham sido escravizadas por pessoas negras que se consideravam superiores apenas pela sua cor da pele. Pessoas brancas foram escravizadas por questões sociais, e isso é algo que continua a acontecer em vários países. É um problema distinto.

Brian Green

Citação de: bnfc em 10 de Julho de 2022, 19:53

Comediantes negros andam há décadas a fazer rios de dinheiro com piadas sobre brancos: tudo se ri, tudo na boa.

Um branco faz uma comparaçâo de um amigo com uma personagem comercial de um chocolate: AI UI!

Não levei particularmente a mal o que disse Bernardo Silva, embora tenha considerado o comentário pouco inteligente. Esperava mais dele. Mas é óbvio que não é a mesma coisa. A comparação com o conguito foi em relação a quê? Ao tamanho das unhas? Não, foi em relação à cor da pele. Reduziu-o à cor da pele e comparou-o a um estereotipo geralmente associado a um menor nível civilizacional.

E agora podes perguntar "E se ele tivesse a pele muito branca e o tivessem comparado a um vampiro? Não seria a mesma coisa?". Não, não seria. Historicamente, as pessoas de pele muito branca não foram escravizadas e segregadas, nem os vampiros foram vistos como seres inferiores (até porque não existem). Por isso, a comparação não carrega consigo o mesmo peso histórico e social. Claro que são coisas diferentes.

Isso das pessoas brancas não terem sido escravizadas e segregadas também é daqueles mitos que dá jeito para certo tipo de narrativa.

Não, não é. Como disse, historicamente não há registo de pessoas brancas que tenham sido escravizadas por pessoas negras que se consideravam superiores apenas pela sua cor da pele. Pessoas brancas foram escravizadas por questões sociais, e isso é algo que continua a acontecer em vários países. É um problema distinto.
Basta ir ao Alentejo para o testemunhar.

Dennis

Citação de: O'Brien em 10 de Julho de 2022, 18:47
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:42
Citação de: MuadDib em 10 de Julho de 2022, 18:40
Citação de: Kinkolas em 10 de Julho de 2022, 18:23
Se a sociedade que os nossos filhos vão ter de lidar é esta de conas de sabão em que não se pode dizer nada e onde impera a cultura do cancelamento, então sim é de ficar preocupado.
Hoje em dia se discutes com alguém de outro país és xenófobo, se discutes com alguém de outra raça és racista, se fazes olhinhos a uma mulher podes ser acusado de assédio sexual, se confrontas o patrão és despedido, se criticas alguém és do contra... o mundo está louco, a isto se chama a era das redes sociais em que qualquer cromo pode acusar outro do que quiser sem nenhuma consequência.
Bem vindo ao admirável mundo novo.
Sim, tudo o que disseste é real e se te acontecer é porque provavelmente, de facto, fizeste algo que não devias ter feito.

Deixa de ser velho do Restelo e atualiza-te e não sejas idiota em sociedade.

Vê o que aconteceu ao Bernardo Silva quando brincou com o amigo. Quem ficou ofendido não foi o amigo, que levou aquilo na brincadeira, foi a sociedade que com a sua hipocrisia ficou ofendida com um assunto minúsculo. O Bernardo é um velho do Restelo?

Lição que se tira de toda essa idiotice: se fores branco, não tenhas amigos de outra etnia, porque se tiveres alguma brincadeira com eles podes ser acusado de racismo.
Branco manda uma boca no gozo a um amigo branco: tudo bem;
Branco faz o mesmo com um amigo africano, asiático, etc. : está lixado porque é racismo.
Foi isso que a FA transmitiu com o castigo ao Bernardo: não tenham amigos negros, porque qualquer brincadeira com eles vai-vos valer uma suspensão, uma multa e ter de frequentar um curso ridículo.

bnfc

Citação de: Gnr. Keenan em 10 de Julho de 2022, 19:45

Isso só acontece porque mentes preconceituosas metem esse "peso" na comparação. Para mim é um miúdo preto numa embalagem de chocolates.

Para ti é uma ofensa racial.
Onde está o estigma racial?

Eu expliquei em detalhe o estigma racial no post anterior.

MLM

Citação de: Chairman em 10 de Julho de 2022, 19:43
Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:35
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:32
Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:28
Apeteceu-me fazer uma piada sobre uma negra judia pansexual acima do peso que não consegue dizer os "r".

Mas é melhor não.

Sei lá se não anda aqui uma negra judia pansexual acima do peso que não consegue dizer os "r".

Ou alguém que a incorpore.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
És um génio da luz em termos das piadas.

Não queiras é saber a metáfora que deu origem aos Transformers, que um dia destes ainda te passas.
Deve ter sido a mesma que deu origem aos X-Men.

A cultura é pra ser apreciada pelo que é, não é a origem que a define.

Então  ;D? A origem do X-men sabes qual foi? O Stan Lee queria fazer uns gajos com poderes esquisitos.... E escreveu que eram mutantes. E é isso. Dito por ele. Várias vezes. Em várias entrevistas.
Anos mais tarde houve um reboot à franquia e teve a ter outras conotações. Aliás, o vilão mais conhecido dos X-men, o Magnetto, quando apareceu pela primeira vez toda a sua caracterização era... Um mutante muito Overpowered que conseguia lutar com os x-MSN e Avengers ao mesmo tempo e queria conquistar o planeta.
Posteriormente no dito reboot da franquia passou a ser um gajo que queria muito que os mutantes subjugassem o resto. Portanto as ideias do Magnetto são para todos os efeitos um retcon que alguém achou que ficava bem para haver tensão. E queres saber o mais hilariante ainda? Ele ser um judeu sobrevivente do Holocausto foi um retcon posterior ao anterior  ;D.
Além das conotações que deram às personagens Magnetto e Xavier algumas delas foram mitos perpetuados que a malta foi aceitando.

Já têm aqui o vosso bocado de trivia inútil do dia.

Principalmente porque os x-Men são das boas personagens da Marvel, e o Magnetto é o GOAT da Marvel.
Na realidade os X-Men primeiro volume foram mais escritos pelo Roy Thomas que o próprio Stan Lee.
No entanto desde o início mas talvez não explorado nas primeiras histórias que eles são diferentes e vistos como tal, inclusive por outros herois. Logo o revisitismo histórico é algo teu.

o Noruego

Citação de: Cob92 em 10 de Julho de 2022, 17:18
Voces são demasiados anjinhos.

Vivemos num mundo em que aquilo que as pessoas desejam e dizem as vezes são ainda piores que as ações.

Existe malta do Porto civilizada e educada sim mas a também muito malta que só deseja a morte do pessoal do Benfica e se algum dia acontecer uma desgraça ao Benfica (que esse dia nunca vem) o Porto será a última bolacha do pacote a nos ajudar.

Aliás o PdC não fez mortos porque não pode mas já ameaço de morte várias pessoas para o seu benefício pessoal.

Comparar com os Nazis ? Acho que essa comparação faz sentido se tu olhas para a obsessão que teve o Hitler e o PdC pelo poder.

Ambos fizeram tudo e mais alguma coisa para atingir esse objetivo mas claro cada um ao seu patamar e com as suas diferenças.
Já eu acabo agora de dar um like no Forçado,
Se formos a ver bem, a maior diferença do Pinto da Costa para um outro Vladimiro é o alcance do poder.
Ou alguém tem dúvidas que o Pinto da Costa, se tivesse calhado, não governaria um qualquer  país Africano ou cazaque, cheio de recursos?

Chairman

Citação de: MLM em 10 de Julho de 2022, 19:57
Citação de: Chairman em 10 de Julho de 2022, 19:43
Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:35
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:32
Citação de: Transformer em 10 de Julho de 2022, 19:28
Apeteceu-me fazer uma piada sobre uma negra judia pansexual acima do peso que não consegue dizer os "r".

Mas é melhor não.

Sei lá se não anda aqui uma negra judia pansexual acima do peso que não consegue dizer os "r".

Ou alguém que a incorpore.

És um génio da luz em termos das piadas.

Não queiras é saber a metáfora que deu origem aos Transformers, que um dia destes ainda te passas.
Deve ter sido a mesma que deu origem aos X-Men.

A cultura é pra ser apreciada pelo que é, não é a origem que a define.

Então  ;D? A origem do X-men sabes qual foi? O Stan Lee queria fazer uns gajos com poderes esquisitos.... E escreveu que eram mutantes. E é isso. Dito por ele. Várias vezes. Em várias entrevistas.
Anos mais tarde houve um reboot à franquia e teve a ter outras conotações. Aliás, o vilão mais conhecido dos X-men, o Magnetto, quando apareceu pela primeira vez toda a sua caracterização era... Um mutante muito Overpowered que conseguia lutar com os x-MSN e Avengers ao mesmo tempo e queria conquistar o planeta.
Posteriormente no dito reboot da franquia passou a ser um gajo que queria muito que os mutantes subjugassem o resto. Portanto as ideias do Magnetto são para todos os efeitos um retcon que alguém achou que ficava bem para haver tensão. E queres saber o mais hilariante ainda? Ele ser um judeu sobrevivente do Holocausto foi um retcon posterior ao anterior  ;D.
Além das conotações que deram às personagens Magnetto e Xavier algumas delas foram mitos perpetuados que a malta foi aceitando.

Já têm aqui o vosso bocado de trivia inútil do dia.

Principalmente porque os x-Men são das boas personagens da Marvel, e o Magnetto é o GOAT da Marvel.
Na realidade os X-Men primeiro volume foram mais escritos pelo Roy Thomas que o próprio Stan Lee.
No entanto desde o início mas talvez não explorado nas primeiras histórias que eles são diferentes e vistos como tal, inclusive por outros herois. Logo o revisitismo histórico é algo teu.
Sim, pois é.

imightbewrong

Citação de: humbug_1904 em 10 de Julho de 2022, 19:52
Mas agora há que voltar ao jogador. Também há um tópico para isto

Vamos por partes, o jogador quer voltar para nos?

aquaris

Citação de: bnfc em 10 de Julho de 2022, 19:53

Lembrar que havia escravos brancos e lembrar que muitos dos escravos negros iniciais foram vendidos (troca por bens) por outros negros (elementos de tribos diferentes).
Fim off-topic.

mojo_j0jo

Citação de: Polygraph em 10 de Julho de 2022, 19:51
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:37
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:26
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:23
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 19:14
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 19:04
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:58
Citação de: mojo_j0jo em 10 de Julho de 2022, 18:55
Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:50
Se a sociedade que os nossos filhos vão ter de lidar é esta de conas de sabão em que não se pode dizer nada e onde impera a cultura do cancelamento, então sim é de ficar preocupado.
Hoje em dia se discutes com alguém de outro país és xenófobo, se discutes com alguém de outra raça és racista, se fazes olhinhos a uma mulher podes ser acusado de assédio sexual, se confrontas o patrão és despedido, se criticas alguém és do contra... o mundo está louco, a isto se chama a era das redes sociais em que qualquer cromo pode acusar outro do que quiser sem nenhuma consequência.
Sim, tudo o que disseste é real e se te acontecer é porque provavelmente, de facto, fizeste algo que não devias ter feito.

Vê o que aconteceu ao Bernardo Silva quando brincou com o amigo. Quem ficou ofendido não foi o amigo, que levou aquilo na brincadeira, foi a sociedade que com a sua hipocrisia ficou ofendida com um assunto minúsculo. O Bernardo é um velho do Restelo?
O Bernardo foi um idiota. O colega de equipa não precisa de ficar "ofendido" para que algo seja incorreto.

Já quando era criança, chamar conguito a alguém era ofensivo e estúpido, quanto mais atualmente.

Não é por eu te chamar um "cigano de merda" e tu até achares piada que passa a ser correto ou que fica tudo bem.

Olha um snowflake
Eu gosto muito quando a malta de direita - como eu - acha que ofende alguém a chamar outro de "snowflake".

Se queres continuar a propagar estereótipos e racismo, estás à vontade. Nunca evoluas.

Chamar a um amigo conguito é propagar racismo....

Ontem os da weasel deviam ter sido presos, meteram mais de 50 mil pessoas a cantar nigga em voz alta.

Snowflake não está atrelado a uma ideologia política. Está atrelado a gente ultra sensível, que ainda por cima quer entrar na esfera pessoal de terceiros para dizerem como se devem sentir porque algo lhes ofendeu e a outro não.
Como deves imaginar a conotação de "nigger" ou "nigga" em Portugal não tem nada que ver com a conotação da palavra nos Estados Unidos. Ou queres argumentar que é exatamente a mesma coisa e que as pessoas negras em Portugal simplesmente não se importam com o termo?

É preciso uma ignorância atroz para argumentar dessa forma.

Ultra sensível? Antes pelo contrário, não gosto de conviver em sociedade com gente mesquinha e horrível para os outros.

Ué mas afinal é preciso contextualizar o país? A palavra não chega? Então também não conheces muito sobre a terminologia conguito e quem a usa. Podes ir no meu bairro em Loures, em Santo Antonio dos Cavaleiros, e perguntar a alguém com mais de 30 anos, pelo menos a minha geração, e ver quem é que usava mais a palavra conguito, se os brancos ou negros entre eles, quando era para se meterem com um puto mais novo. É que santo Antonio na minha altura, a escola já era quase 60-40 em termos de proporção de brancos - negros. Ahhh mas já sei, se for usado por um negro não é racista, mas por um branco já o é.

Mesquinho e horrível, é quem tenta "cancelar" tudo que mexe só porque não vai de acordo com que acham correcto. Tá bem tá.

Aulas de superioridade moral no sb. Sempre aprender.
Vejo que não és muito dotado de inteligência.

Qual é a principal diferença entre um concerto dos Da Weasel e o twitter do Bernardo Silva? Dou-te 60 segundos para lá chegares sozinho...

(....)

(.....)

Já lá chegaste?

É que um é uma plataforma mundial com exposição mundial, outro é um concerto que será visto por dezenas de milhares de pessoas, em que para a maioria delas a palavra "nigger" tem um contexto amplamente distinto do que tem para pessoas que vivam nos Estados Unidos da América.

Cancelar? Mas o Bernardo foi cancelado? O Bernardo teve de pedir desculpa. Desde quando isso é ser cancelado? Estás a argumentar sobre coisas que não aconteceram.

Mas vejo pela tua infância que foste muito posto de parte, sofreste muito de opressão racial? Sentes-te ofendido? "Não sejas snowflake."

Deve ser doença, como tal vou tentar não me rir.

És obviamente dotado de uma inteligência superior à minha.

Quanto à minha infância, a minha alcunha até hoje é Pula, e vai desde os meus 12 ou 13 anos. Se não souberes que significa também não vou explicar. Mas simplesmente vou dizer que tipos como tu querem que amigos meus numa rede social não me possam chamar isso. Porque se acham mais inteligentes e evoluídos que o resto da sociedade. Risada, é doença mesmo.

Essa conversa do "ah e tal, os (inserir aqui raça) também são racistas. A minha alcunha era/é o Pula" é só absurda.

Um negro/chinês/árabe chamar-te de branco não tem i) qualquer conotação negativa e ii) qualquer influência negativa na tua vida.

Tu nunca perderás uma oportunidade de emprego por seres branco;
Tu nunca serás barrado numa discoteca por seres branco;
Tu nunca verás uma velhinha mudar de passeio só porque tu, branco, vais a andar na rua;
Tu nunca terás nenhum pai a proibir a filha de namorar contigo, só por seres branco;
Tu nunca terás um lojista a andar atrás de ti numa loja, só por seres branco;
Tu nunca serás mandado parar pela polícia pelo simples facto de seres branco e teres um bom carro;
Tu nunca terás que ter medo quando fores mandado parar pela polícia só por seres branco.

Podia estar aqui a noite toda a dizer-te quão mais fácil a tua vida é, por seres branco.

Essa conversa de merda que os XXX também são racistas é só isso. Conversa de merda.

Não é absurda porque querem entrar no direito pessoal do Bernardo Silva de fazer uma piada com um amigo numa rede social. Logo o meu exemplo é legítimo, porque um amigo meu não me poderia o chamar numa rede social. Pois o Bernardo não é mais nem menos que eu aos olhos da lei. A lei não funciona de maneira diferente para gente com menor ou maior exposição mediática.

E esses exemplos que deste aí são todos muito engraçados, mas seria giro fazer a narrativa contrária em países por exemplo africanos.

Mas sim, já sei o racismo é algo de exclusivo a brancos. O resto no máximo é alguém maldoso só.

pexim

Citação de: Brian Green em 10 de Julho de 2022, 18:50

O Bernardo foi um idiota. O colega de equipa não precisa de ficar "ofendido" para que algo seja incorreto.

Já quando era criança, chamar conguito a alguém era ofensivo e estúpido, quanto mais atualmente.

Não é por eu te chamar um "cigano de merda" e tu até achares piada que passa a ser correto ou que fica tudo bem.
Já não sei viver neste mundo. Quando eu era puto o meu melhor amigo era preto. Ele sempre foi o preto e eu era o lixivias e sempre fomos grandes amigos. Hoje em dia eu seria racista e ele seria descriminado.
Tenho medo do futuro...

cristiano_1904

Enquanto não recebermos um cancelamento dos mods é continuar.

Aka

Citação de: bnfc em 10 de Julho de 2022, 19:50
Citação de: Aka em 10 de Julho de 2022, 19:43

E essa de que só é racismo se for contra pretos porque eles foram escravizados mais isto mais aquilo é uma piada, só pode.

Então e todos os que foram escravizados pelos romanos? E onde e a quem é que os brancos compravam esses escravos negros?

Claro que houve brancos que foram escravizados no passado. Só não foram escravizados por negros que os consideravam inferiores pela sua cor da pele. Foram escravizados por pessoas que os discriminavam por razões sociais. Obviamente, diferente.

Ai sim? Então explica-me lá porque é que os portugueses eram maluquinhos pelo Preste João só porque ela era cristão de tal forma que andaram à porrada com os otomanos na Etiópia?

Se nunca houve negros a escravizarem brancos (e apostava um colhão em como isto não é verdade) deve-se simplesmente ao contexto, porque nunca fez sentido uma nação subsariana invadir uma nação europeia nem nunca houve uma situação onde isso pudesse ser comum. Mas que bem escravizaram os seus lá isso fizeram, nem pensaram duas vezes. Não sei qual é pior.

Chairman

Citação de: cristiano_1904 em 10 de Julho de 2022, 20:02
Enquanto não recebermos um cancelamento dos mods é continuar.
E o pior de tudo é que se calhar vamos pagar uma nota preta pelo Ricardo Horta.