Gonçalo Guedes

Avançado, 28 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2014-2017, 2023-2024), 97 jogos (4482 minutos), 13 golos

Equipa B: 3 épocas, 38 jogos, 11 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (2)

Tiago1982

Citação de: Angus M em 23 de Abril de 2014, 15:15
Citação de: Tiago1982 em 23 de Abril de 2014, 14:54
Citação de: Angus M em 23 de Abril de 2014, 14:41
Citação de: AdeptoSLB em 23 de Abril de 2014, 14:40
Este miúdo é extremo ou avançado?
Extremo

De raíz, mas jogou alguns jogos a avançado na zona central esta época.

Mais para o fim é que o Romário passou a ser mais fixo.
Eu sei... Adapta-se perfeitamente ás duas posições, mas acho que é como extremo que tirará maior proveito das suas capacidades

Opiniões :)

Eu vejo-o como um jogador na linha do João Vieira Pinto, por exemplo.

Angus M

Citação de: Tiago1982 em 23 de Abril de 2014, 15:35
Citação de: Angus M em 23 de Abril de 2014, 15:15
Citação de: Tiago1982 em 23 de Abril de 2014, 14:54
Citação de: Angus M em 23 de Abril de 2014, 14:41
Extremo

De raíz, mas jogou alguns jogos a avançado na zona central esta época.

Mais para o fim é que o Romário passou a ser mais fixo.
Eu sei... Adapta-se perfeitamente ás duas posições, mas acho que é como extremo que tirará maior proveito das suas capacidades

Opiniões :)

Eu vejo-o como um jogador na linha do João Vieira Pinto, por exemplo.
Na zona central sente muitas vezes dificuldades, só disfarçada com a sua tremenda qualidade de remate, ele sente se mais confortavel partindo da linha do que estando numa zona mais central do terreno, mas lá está é como dizes são opinioes

Jonasantos

Parece-me é que está a haver uma certa tendência para os extremos formados por nós terem mais características de jogar no meio, como 2º avançado, se pensarmos na equipa principal e no nosso actual modelo. Algo que não será alheio ao facto de a táctica predominante na formação ser o 4-3-3, e as exigências e características requeridas aos extremos diferirem consoante os modelos/tácticas. Não estou a criticar, é apenas uma constatação, tenho uma certa curiosidade em saber se isto é derivado apenas das características inerentes aos jogadores ou se é algo planeado, se eles são "formatados" neste sentido.

Se repararmos, o Ivan que na A joga como extremo, parece ter características mais para o tal 2º avançado, o Gonçalo e mesmo o Romário, na minha opinião, também. Se olharmos para os juvenis e iniciados, que não conheço tão bem, mas pelo que me parece, o mesmo acontece com o Diogo Gonçalves e o JP. A excepção parece-me ser o Hélder Costa, e se recuarmos aos juvenis, o Buta. O Nuno Santos ainda estou curioso pra perceber onde se vai fixar.

Algo comum e positivo nestes jogadores, parece-me, é a versatilidade e facilidade em ocupar bastantes posições ofensivas.

Falso 9

Citação de: .:VMPT:. em 23 de Abril de 2014, 15:05

Avançado... e é lá que se deve fixar....

Concordo.

Nos juniores pode perfeitamente continuar a extremo esquerdo, e secalhar até é bom que o faça.

Mas vejo-lhe mais futuro como 1º avançado no nosso esquema (a cair na esquerda como o Lima), com Romário a 2º (a fazer de Rodrigo).

Slb23

Acho que tem caracteristicas parecidas com o Lisandro (ex-Porto) e que embora não vá ser um jogador de classe mundial vai ser um jogador claramente acima da média e diferenciado pela sua capacidade para marcar golos.

Quanto ao valor supostamente oferecido eu duvido que o Benfica aceite, mas não sei até que ponto seria um mau negócio para o modelo que defendo no Benfica.

rui_89

Citação de: Slb23 em 23 de Abril de 2014, 19:05
Acho que tem caracteristicas parecidas com o Lisandro (ex-Porto) e que embora não vá ser um jogador de classe mundial vai ser um jogador claramente acima da média e diferenciado pela sua capacidade para marcar golos.

Quanto ao valor supostamente oferecido eu duvido que o Benfica aceite, mas não sei até que ponto seria um mau negócio para o modelo que defendo no Benfica.

Respeitosamente pergunto- E que modelo seria esse?

melo7

Já eu acho o muito parecido com o Nelson Oliveira

ICraPBullets

quando fuça parece o Ronaldo, vem da esquerda para o meio e remata.....

Belos golos já ele tem de longe  O0

Slb23

Citação de: rui_89 em 24 de Abril de 2014, 01:50
Citação de: Slb23 em 23 de Abril de 2014, 19:05

Respeitosamente pergunto- E que modelo seria esse?
O Benfica tem neste momento um plantel de top, com grandes jogadores em todas as posições e é muito complicado integrar os jovens provenientes da nossa formação.

No modelo que defendo devemos ficar com todos os grandes jogadores que existem na nossa formação e com os melhores da equipa A durante vários anos e se necessário para tal vender os bons valores provenientes da nossa formação.

Olhando para a nossa formação vejo 5 jogadores claramente diferenciados em relação aos restantes, com potencial para serem dos melhores da europa na sua posição. Falo de Varela, Cancelo, João Nunes, Renato Sanches e Bernardo Silva e estes têm de ficar a todo o custo e devem ser integrados na equipa A juntamente com as referencias já existentes por lá, Oblak, Garay, Enzo, Nico e Salvio (podia referir o Luisão, Maxi, Cardozo entre outros mas não o faço pela idade que terão na altura em que estes serão integrados na equipa A).
Depois existem bons valores como o caso do Buta, João Teixeira, Rebocho, Gonçalo, Romário, Nuno Santos entre que gostava de manter mas no caso de surgir uma proposta extremamente aliciante ponderava a venda porque sendo realista é bastante improvável que o Benfica consiga aproveitar todos estes valores para a equipa A.

nightcrowler

sou sincero, se forem verdade os tais 7 milhões de euros eu ficaria a pensar bastante.
provavelmente aceitaria a proposta.

o Benfica tem que realizar dinheiro, é obrigatório mesmo.
se for possível realizar esse capital sem desguarnecer a nossa equipa principal, e ainda por cima não me parece que o Gonçalo vá a ser um fora de série (vejo mais disso no Cancelo e no Bernardo), provavelmente aceitaria.

o Gonçalo teria a oportunidade de assinar já um contrato fabuloso, num clube que é conhecido por trabalhar bem as camadas jovens. o Benfica encaixaria quase tanto nesta operação quanto encaixaria com a venda do...Garay

Jerominho

Citação de: nightcrowler em 24 de Abril de 2014, 08:47
sou sincero, se forem verdade os tais 7 milhões de euros eu ficaria a pensar bastante.

se for possível realizar esse capital sem desguarnecer a nossa equipa principal, e ainda por cima não me parece que o Gonçalo vá a ser um fora de série (vejo mais disso no Cancelo e no Bernardo), provavelmente aceitaria.

o Gonçalo teria a oportunidade de assinar já um contrato fabuloso, num clube que é conhecido por trabalhar bem as camadas jovens. o Benfica encaixaria quase tanto nesta operação quanto encaixaria com a venda do...Garay
E se o Guedes for mesmo bom e pudesse valer uns 30 milhões daqui a 4 ou 5 anos, vende-se por 7 hoje, ganhamos muito? Além dele poder dar muito em termos desportivos. Não concordo mas bom veremos, talvez não seja um fora de série mas quem o vê jogar, sabe que há lá qualidade muito acima da média.

Enquanto ao Cancelo fora de série, não percebo. Tem qualidade técnica enorme não há duvidas mas ele jogou a extremo e a lateral, nem sei em que posição jogou pior, ele joga cada vez mais mal. é simples: ou para o ano muda de atitude, ou podemos dizer que nunca será jogador. Com essas atitudes não vai a lado nenhum.

João Norte

Citação de: nightcrowler em 24 de Abril de 2014, 08:47

Eu não o venderia. E não é apenas por ser jovem e da formação, é mesmo porque é talvez o maior talento a par do Bernardo que temos.
Sou a favor da venda do André Gomes, podem vender o cavaleiro à vontade e mesmo o Cancelo (muito talento, péssima atitude) se aparecer uma boa proposta.
Mas o Guedes não! Quero que renovem, este miúdo pode dar muito, assume o jogo e sabe resolver (ainda o ano passado deu um titulo), faz lembrar em algumas coisas o Ronaldo e 7M é muito pouco.
Espero que renove e comece a ser aposta na equipa B na próxima época.

Conception

Uma coisa que não entendo é porque é que as melhores equipas do Mundo ou equipas fortes dos melhores campeonatos do Mundo conseguem integrar jovens nos seus planteis, e nós não o podemos fazer porque temos uma equipa A muito forte num campeonato mediano.

Depois olho para o plantel, e até vejo que existem muito jovens na equipa principal do Benfica nos últimos anos a serem aposta. A diferença é que não vêm da formação. Parece-me que existe uma espécie de preconceito em relação a eles, ou porque são inexperientes, ou porque ainda não estão maduros o suficiente, ou porque não têm qualidade suficiente, ou porque têm jogadores melhores a tapar o lugar, ou porque têm "comissões" a tapar o lugar, ..., no fundo são jovens formados por nós, previsivelmente à nossa imagem, que ainda não colocaram dinheiro a mexer.

O plantel principal não é construído para existir uma sinergia com a equipa B, a equipa B não está contruída para potenciar os melhores jogadores da nossa formação antes de terem idade de sénior. Parece-me existir uma certa falta de organização neste âmbito.
Por exemplo, não conhecia o João Nunes antes destes dois jogos da Champions dos miudos, mas pelo que li esta tem sido a sua bitola habitual. Como é que não tem tido oportunidade na equipa B quando a posição de central tem sido o nosso maior problema desde a formação da equipa B?

Falam em vender o Guedes por 7 milhões, nem foi dos jogadores que mais me impressionou nestes dois jogos recentes da Champions, mas vender um miudo de 17 anos, com potencial, que tem o Benfica nas veias, não me parece boa decisão a médio/longo prazo. 7 Milhões é dinheiro, mas não é muito dinheiro, e facilmente estoiramos isso em duas "promessas" sul americanas  que quer se queira quer não, têm o mesmo problema dos nossos miudos e não têm a vantagem do que é saber e sentir o clube à anos e anos.

Do ponto de vista meramente financeiro percebo, do ponto de vista de negócio no se sentido mais abrangente, não faz sentido e compensa o risco de recusar os 7 milhões.

Slb23

Citação de: Conception em 24 de Abril de 2014, 12:38
Do ponto de vista meramente financeiro percebo, do ponto de vista de negócio no se sentido mais abrangente, não faz sentido e compensa o risco de recusar os 7 milhões.
Do ponto de vista mais abrangente tens de perceber que o Benfica não vai apostar em todos, tem de fazer uma seleção.

É utópico pensar que o Benfica vai ter no seu plantel mais do que 4/5 jogadores oriundos da formação.

Conception

Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 12:42
Citação de: Conception em 24 de Abril de 2014, 12:38
Do ponto de vista mais abrangente tens de perceber que o Benfica não vai apostar em todos, tem de fazer uma seleção.

É utópico pensar que o Benfica vai ter no seu plantel mais do que 4/5 jogadores oriundos da formação.

E porque é que queres reduzir esse leque antes mesmo de chegarem e competirem no escalão senior? Quantas e quantas vezes não vês jogadores que pareciam estar mais atrás no processo de desenvolvimento e de repente começam a evoluir inesperadamente. Quantos miudos não vês que não sendo craques no escalão junior, conseguem estar mentalmente mais preparados para as dificuldades do escalão sénior.

O Benfica tem capacidade para formar uma equipa principal com jogadores da formação, complementada com craques. Tem essa capacidade porque tem recorrentemente dos melhores jogadores nacionais no seus escolões de formação e joga num campeonato mediano.

O principal entrave é a cultura, e organização, do clube que neste momento não aponta para que se construa esta base.