Gonçalo Guedes

Avançado, 27 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2014-2017, 2023-2024), 97 jogos (4482 minutos), 13 golos

Equipa B: 3 épocas, 38 jogos, 11 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (2)

Vieri

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2016, 12:04
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 31 de Outubro de 2016, 11:55
O Ivan Cavaleiro não foi também? E o Hélder Costa andou por lá emprestado, não?

O Ivan teve emprestado ao Depor e foi parar ao Mónaco a seguir. O mesmo para o Hélder, a diferença é que foi por empréstimo para o Mónaco e agora está emprestado ao Wolves, também.

Essa do "foi parar ao Mónaco a seguir" diz tudo. eheh
Sabemos que há para lá umas cláusulas, mas nem nem metade destas missas sabemos...

Almareado

O Helder Costa está emprestado....tinha valor para fazer parte deste plantel.

m20

Estes Guedes é uma riqueza de menino! :)

André Sousa

Citação de: Almareado em 31 de Outubro de 2016, 12:13

E logo com os extremos que temos.

Almareado

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2016, 12:46
Citação de: Almareado em 31 de Outubro de 2016, 12:13

E logo com os extremos que temos.
Sinceramente, acho que para a direita não é o Carrillo que está melhor que ele, e em muitos jogos poderia oferecer aquilo que o Salvio não consegue.

SLB35

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2016, 12:00
Citação de: SLB35 em 31 de Outubro de 2016, 10:07
Para ver se fica esclarecido... o Mitro consegue fazer muito melhor aquilo que equivale ao pivot no futsal. Encosta nos centrais domina e toca (e às vezes nem domina). E tem um pé esquerdo que é uma maravilha (ainda que não tenha medo de usar o direito). E nem é só pelo físico. O Jimenez também é grande e forte e não sabe fazer isso. Dizer que o Mitro neste tipo de acções não é ninguém é banalizá-lo. O Jonas é o melhor jogador do campeonato dos últimos 10 anos, acho que já o disse aqui. Dá sempre linha. É de longe o mais inteligente do plantel. E junta a essa inteligência uma execução incrível. Mas não é pivot, não encosta. E até concedo que apoios frontais não sejam só isso. Mas é uma parte substancial. E até acho que está aí a razão da discórdia. Há muitas linhas de passe que consideras apoio frontal que eu apenas considero dar linha.

Agora, se as definições dos outros te são indiferentes devias ter um blog e não uma conta num fórum.

Ou seja, não sabes o que é um apoio frontal, chegas aqui, mandas a tua laracha, e depois dizes que X não é um apoio frontal... porque não é. E os outros é que deviam abrir um blog. Estás bonito...

Apoio frontal é exatamente aquilo que o nome diz. Um apoio no corredor central. Uma movimentação a dar apoio no corredor central. E aí, repito, o Jonas é o melhor que apareceu nos últimos largos anos, juntamente com o Saviola, por exemplo. Por isso é que o Mitro não é ninguém ao pé do Jonas nesse aspeto. Não é por falta de qualidade do Mitro, que até se envolve relativamente bem com o coletivo, é apenas por ser o Jonas, que é mestre a fazer o que referiste. Por isso, dizer que o Mitro dá apoios frontais como ninguém no plantel, é uma falácia.

Outra coisa, o Jonas não é o melhor jogador do campeonato nos últimos 10 anos. Tiveste Falcao, Matic, James, Di Maria e Oblak. E até Hulk, que fez uma diferença absurda no nosso campeonato.
As opiniões dos outros não me são indiferentes, por isso estou bem aqui. Até leio muito mais do que comento.

Segundo, e isto é que interessa, apoio frontal não tem que ser no corredor central. Ao contrário do que dizes, o nome não indica nada disso. Tem apenas que ser um apoio de frente para quem tem a bola. Até há quem o defina como um apoio cuja bola percorra o mesmo flanco, seja ele qual for. Mais nada. Se estiveres na linha lateral, o apoio frontal será também na linha. Se alguém te der uma linha no meio, isso não é um apoio frontal, é apenas uma linha. Mas atenção, eu comecei esta conversa com toda a tolerância do mundo dando espaço à tua definição que nem acho que tenha uma diferença assim tão significativa da minha.

Adorava o Saviola, para mim é dos jogadores mais geniais que já vi cá. A discórdia nos apoios frontais dele vai dar quase no mesmo que no caso do Jonas, ainda que veja algumas diferenças nos apoios e nos movimentos que ele fazia em relação ao Jonas. Via-o mais no último terço (recuando às vezes, é verdade, mas menos do que Jonas) e com desmarcações entre lateral e central.

Em relação a todos esses jogadores que referiste, não sei como se compara Jonas a Oblak. Não sei mesmo. James comeu banco que foi um mimo. Di Maria comeu banco nos primeiros 2 anos e só explodiu no terceiro. Falcao fez uma época de sonho em 10/11, não dava, na minha opinião o que o Jonas dá. Nem perto. Gostei muito do Matic obviamente mas não acho que tivesse tanta importância (e não era nada pouca) como o Jonas tem no Benfica. Até tenho dúvidas que hoje fosse titular. E o Hulk, sendo decisivo em dezenas de jogos tem menos futebol que o Jonas numa unha. Estas comparações de jogadores já entram demasiado no campo do subjectivo, mas já agora fiquei surpreendido por não ver Enzo nessa lista por exemplo.

pjmorce

Goncalo: sabes que es dono e senhor do teu futuro, certo? Basta nao quereres sair do Benfica para por ca continuar durante anos e tornares te numa lenda...
Isso de Valencia, atletico ou outros...esquece.

André Sousa

Citação de: SLB35 em 31 de Outubro de 2016, 12:51
As opiniões dos outros não me são indiferentes, por isso estou bem aqui. Até leio muito mais do que comento.

Segundo, e isto é que interessa, apoio frontal não tem que ser no corredor central. Ao contrário do que dizes, o nome não indica nada disso. Tem apenas que ser um apoio de frente para quem tem a bola. Até há quem o defina como um apoio cuja bola percorra o mesmo flanco, seja ele qual for. Mais nada. Se estiveres na linha lateral, o apoio frontal será também na linha. Se alguém te der uma linha no meio, isso não é um apoio frontal, é apenas uma linha. Mas atenção, eu comecei esta conversa com toda a tolerância do mundo dando espaço à tua definição que nem acho que tenha uma diferença assim tão significativa da minha.

Adorava o Saviola, para mim é dos jogadores mais geniais que já vi cá. A discórdia nos apoios frontais dele vai dar quase no mesmo que no caso do Jonas, ainda que veja algumas diferenças nos apoios e nos movimentos que ele fazia em relação ao Jonas. Via-o mais no último terço (recuando às vezes, é verdade, mas menos do que Jonas) e com desmarcações entre lateral e central.

Em relação a todos esses jogadores que referiste, não sei como se compara Jonas a Oblak. Não sei mesmo. James comeu banco que foi um mimo. Di Maria comeu banco nos primeiros 2 anos e só explodiu no terceiro. Falcao fez uma época de sonho em 10/11, não dava, na minha opinião o que o Jonas dá. Nem perto. Gostei muito do Matic obviamente mas não acho que tivesse tanta importância (e não era nada pouca) como o Jonas tem no Benfica. Até tenho dúvidas que hoje fosse titular. E o Hulk, sendo decisivo em dezenas de jogos tem menos futebol que o Jonas numa unha. Estas comparações de jogadores já entram demasiado no campo do subjectivo, mas já agora fiquei surpreendido por não ver Enzo nessa lista por exemplo.

A mim são. Mal estaria eu se não me fossem indiferentes. O que é que eu teria de fazer quando visse alguém a dizer que o Mitroglou dá apoios frontais como ninguém?

Mas qual linha... isso é desconversar apenas por desconversar. Queres apoios frontais no flanco? Ok. Tens movimentos horizontais, aspeto em que o Jonas também é forte. Aquilo que interessa aqui não é o que é um apoio frontal, um movimento horizontal, o que for. Interessa a superioridade que tu concedeste ao Mitro, perante todos os outros jogadores do plantel, a jogar sem bola. Vou dizer isto para não voltar a dizer apoio frontal, daqui a pouco já se torna um pouco redundante. E, aí, gostes ou não, o Mitro não tem a capacidade do Jonas. Seja no corredor central, nos corredores laterais, a dar linha... o que tu quiseres, como lhe quiseres chamar. O resto é palha para andar aqui a dar voltas e voltinhas.

Jonas e Saviola foram duas grandes chaves para os títulos que ganhámos nos anos em que cá estiveram. Porquê? Exatamente por isso. Pela sua capacidade para dar apoios frontais e desequilibrar a partir daí. Permitir aquele jogo de sucessivas combinações diretas pelo corredor central com constantes desequilíbrios criados nessa zona. Jonas e Saviola são o protótipo ideal de segundo avançado neste modelo exatamente pelas suas características. São muito inteligentes, percebem o jogo como ninguém, principalmente naquela fase e executam muito bem em espaços curtos. Mitro não é nada disto, é muito mais uma referência, muito mais um Cardozo ou um Slimani, que também é um bom exemplo.

Comparo a qualidade global. Um saiu daqui como top mundial e afirmou-se como tal lá fora. Não me interessa particularmente o que os jogadores cá fizeram ou deixaram de fazer, mas sim a sua qualidade, por isso é infrutífero falar nas duas primeiras épocas do James ou do Di Maria, tendo em conta que chegaram com idade de sub-20, estando na primeira experiência fora da Argentina.

O James comeu banco porque chegou aqui com 18/19 anos. Estranho seria ter sido titular mal chegou, quando estamos a falar de um miúdo que nunca tinha jogado na Europa. Além disso, só aconteceu na primeira época e a partir de Janeiro, salvo erro, começou a ganhar outro relevo e cedo se viu o que estava para vir. Saiu daqui também como jogador de topo mundial. Hoje é jogador do Real Madrid.

Di Maria não comeu banco nos dois primeiros anos, tanto que foi mais vezes titular do que suplente utilizado. E estamos a falar de um jogador que chegou nas mesmas condições do James. Explodiu na terceira época porque finalmente encontrou um treinador decente. Foi jogador do Real Madrid, Manchester e hoje está no PSG.

Falcao foi o melhor avançado que passou por Portugal nos últimos largos anos. Partiu tudo em Espanha e hoje estaria noutro lado caso não tivesse tido a lesão grave que teve.

Tens dúvidas que o Matic fosse titular? Um jogador que é top mundial na sua posição e está a rebentar com tudo no Chelsea de Conte? Eheheh.

O Hulk tem menos futebol... eu até prefiro o Jonas, mas isso de ter menos futebol é o quê? É que o Hulk foi absolutamente determinante nas conquistas do Porto, tanto aqui como lá fora. E tem tido um papel mais relevante que o Jonas na seleção do Brasil, por exemplo.

André Sousa

Citação de: Almareado em 31 de Outubro de 2016, 12:48
Sinceramente, acho que para a direita não é o Carrillo que está melhor que ele, e em muitos jogos poderia oferecer aquilo que o Salvio não consegue.

O Benfica tem Cervi, Salvio, Carrillo, Zivkovic, Rafa e Pizzi. O Hélder não é superior a nenhum destes.

Se a ideia for pôr um canhoto a jogar à direita, então há Zivkovic e Cervi.

Semper Fidelis

Citação de: pjmorce em 31 de Outubro de 2016, 13:06
Goncalo: sabes que es dono e senhor do teu futuro, certo? Basta nao quereres sair do Benfica para por ca continuar durante anos e tornares te numa lenda...
Isso de Valencia, atletico ou outros...esquece.
ahahahah...há lendas e l€nda$...

Almareado

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2016, 13:26
Citação de: Almareado em 31 de Outubro de 2016, 12:48

O Benfica tem Cervi, Salvio, Carrillo, Zivkovic, Rafa e Pizzi. O Hélder não é superior a nenhum destes.

Se a ideia for pôr um canhoto a jogar à direita, então há Zivkovic e Cervi.
A questão do Helder Costa pode ser vista da mesma maneira como o Nelson Semedo um dia andava a jogar na equipa B para o Maxi ser suplente....Sem a oportunidade, evidentemente que todos os nomes que referiste acima são melhores que ele. Com a oportunidade, tenho a certeza que seria diferente!

SLB35

Citação de: André Sousa em 31 de Outubro de 2016, 13:25
Citação de: SLB35 em 31 de Outubro de 2016, 12:51

A mim são. Mal estaria eu se não me fossem indiferentes. O que é que eu teria de fazer quando visse alguém a dizer que o Mitroglou dá apoios frontais como ninguém?

Mas qual linha... isso é desconversar apenas por desconversar. Queres apoios frontais no flanco? Ok. Tens movimentos horizontais, aspeto em que o Jonas também é forte. Aquilo que interessa aqui não é o que é um apoio frontal, um movimento horizontal, o que for. Interessa a superioridade que tu concedeste ao Mitro, perante todos os outros jogadores do plantel, a jogar sem bola. Vou dizer isto para não voltar a dizer apoio frontal, daqui a pouco já se torna um pouco redundante. E, aí, gostes ou não, o Mitro não tem a capacidade do Jonas. Seja no corredor central, nos corredores laterais, a dar linha... o que tu quiseres, como lhe quiseres chamar. O resto é palha para andar aqui a dar voltas e voltinhas.

Jonas e Saviola foram duas grandes chaves para os títulos que ganhámos nos anos em que cá estiveram. Porquê? Exatamente por isso. Pela sua capacidade para dar apoios frontais e desequilibrar a partir daí. Permitir aquele jogo de sucessivas combinações diretas pelo corredor central com constantes desequilíbrios criados nessa zona. Jonas e Saviola são o protótipo ideal de segundo avançado neste modelo exatamente pelas suas características. São muito inteligentes, percebem o jogo como ninguém, principalmente naquela fase e executam muito bem em espaços curtos. Mitro não é nada disto, é muito mais uma referência, muito mais um Cardozo ou um Slimani, que também é um bom exemplo.

Comparo a qualidade global. Um saiu daqui como top mundial e afirmou-se como tal lá fora. Não me interessa particularmente o que os jogadores cá fizeram ou deixaram de fazer, mas sim a sua qualidade, por isso é infrutífero falar nas duas primeiras épocas do James ou do Di Maria, tendo em conta que chegaram com idade de sub-20, estando na primeira experiência fora da Argentina.

O James comeu banco porque chegou aqui com 18/19 anos. Estranho seria ter sido titular mal chegou, quando estamos a falar de um miúdo que nunca tinha jogado na Europa. Além disso, só aconteceu na primeira época e a partir de Janeiro, salvo erro, começou a ganhar outro relevo e cedo se viu o que estava para vir. Saiu daqui também como jogador de topo mundial. Hoje é jogador do Real Madrid.

Di Maria não comeu banco nos dois primeiros anos, tanto que foi mais vezes titular do que suplente utilizado. E estamos a falar de um jogador que chegou nas mesmas condições do James. Explodiu na terceira época porque finalmente encontrou um treinador decente. Foi jogador do Real Madrid, Manchester e hoje está no PSG.

Falcao foi o melhor avançado que passou por Portugal nos últimos largos anos. Partiu tudo em Espanha e hoje estaria noutro lado caso não tivesse tido a lesão grave que teve.

Tens dúvidas que o Matic fosse titular? Um jogador que é top mundial na sua posição e está a rebentar com tudo no Chelsea de Conte? Eheheh.

O Hulk tem menos futebol... eu até prefiro o Jonas, mas isso de ter menos futebol é o quê? É que o Hulk foi absolutamente determinante nas conquistas do Porto, tanto aqui como lá fora. E tem tido um papel mais relevante que o Jonas na seleção do Brasil, por exemplo.
Não desconversei nada. Como viste que tens uma noção de apoio frontal ligeiramente diferente da mais consensual (e não é por aí que vem mal ao mundo) chamas-lhe desconversa. Mas é impossível avaliarmos o Mitro em apoios frontais se discordamos da sua definição. Repara, tu no comentário anterior defines por iniciativa própria apoios frontais precisamente para sustentar que o Jonas é melhor nisso. Eu respondo com a minha definição que por acaso é aquela que é geralmente aceite. E tu chamas-lhe desconversa. Mas quem começou com definições foste tu... Não é palha nenhuma. Em quase todos os outros movimentos que não sejam o tal "movimento pivot" eu concordo que o Jonas é melhor. Se para ti apoio frontal e linha de passe é tudo a mesma merda, para mim não é. Provavelmente ainda não percebeste mas eu até acho que é na "palha" que está o desacordo. Não percebo é essa postura, mas também não me ofende. Nunca disse que o Mitro era o melhor jogador do plantel a jogar sem bola. Nem perto de dizer isso estive.

Na comparação com Cardozo e Slimani, acho que o Mitro se aproxima mais do Cardozo. O Slimani pelas características que tem e por ser um monstro competitivo dava muita profundidade e até largura ao jogo do Sporting no ano passado.

Quanto às comparações com jogadores. Tudo muito subjectivo. Tirando os números.
O Di Maria no primeiro ano foi titular em 13 jogos num campeonato de 30 (o Cristian Rodriguez foi 22) e em 4 numa campanha europeia de 11. Nas taças foi titular o que muitas vezes significa que se é suplente (depende dos adversários). No segundo ano, titular em 12 jogos num campeonato de 30, titular na Liga Europa e no único jogo da Taça de Portugal que fizemos. O Reyes por exemplo fez 20 a titular para o campeonato. Se isto não é comer banco, não sei o que será. Titular absoluto é que não era de certeza.

O James no último ano para o campeonato até já fez 19 jogos a titular, o que não é um número para um jogador imprescindível. Mas chega para considerar titular. E o ano anterior até foi semelhante. Agora, quando dizes que no primeiro ano só não foi titular de início estás baralhado. Fez 10 joguitos a titular para o campeonato sendo que no segundo semestre falhou os clássicos e foi muitas vezes suplente não utilizado. Em suma, o Di Maria comeu de facto banco. O James comeu, mas não tanto quanto achava, admito. As minhas memórias dele (às vezes prefiro nem lembrar) são de arma secreta. Era o suplente que eu nunca queria que entrasse.

Quanto às idades, tu é que foste buscar esses jogadores todos. Tu é que os comparaste ao Jonas. Eu aceitei a comparação ainda que com reservas e quando coloquei os factos na mesa tu afinal lembras-te que é injusto compará-los. Eu também acho que é, mas tu é que quiseste.

"O Jonas é o melhor jogador do campeonato dos últimos 10 anos". Foi isto que eu disse. Mais uma vez metes palavras na minha boca... Quero lá eu saber se foram para tubarões. Cá não foram melhores, na minha opinião. Tu dizes que não te interessa particularmente o que fizeram cá, mas é precisamente pelo que fizeram cá que eu disse isto do Jonas.

O "eheheh" é só gratuito. Quase tão gratuito como falar-se de Matic e Fejsa como se o Fejsa tivesse um Kante ao lado quando na verdade tem um Pizzi.

Almareado

A sério que estão a comparar Kanté com Pizzi??!!!

Kravgnar

Simplesmente, não pode sair, ponto.

Foram suficientes os erros cometidos com Bernardo, André e Renato. Imaginam o Benfica com estes meninos todos?

:smitten:

Darkboy

SL Benfica ‏@SLBenfica 24 min
Gonçalo Guedes: "O Benfica é o clube do meu coração!" #SóNósSentimosAssim