Anderson Talisca

Médio, 30 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2014-2016), 78 jogos (3797 minutos), 20 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

andre_04_SLB

Citação de: abar85 em 31 de Julho de 2014, 16:29
Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 15:55
Pois mas a tua opinião continua a não existir. Gostava que a fundamentasses porque motivo todos os jogadores que mencionaste são superiores ao Talisca.

Só isto.

E tu podias fundamentar porque e que o Talisca só e inferior ao Enzo.

Eu fundamento sempre o que falo, apenas esperava que ele desenvolvesse, o que não fez.

Ruben Amorim. Dá mais garantias ao nível da manutenção da posse, possivelmente um dos melhores jogadores portugueses nesse aspecto. Mais curto a nível do preenchimento de espaços, do passe médio e longo, da ligação intersectorial com bola, da progressão e meia distância.

João Teixeira. Talisca só perde para ele na progressão. É mais forte no preenchimento, no passe, no choque...

André Almeida. No que é que o André é superior a ele? Talvez no processo defensivo. Em todos os outros aspectos perde.

Isto dos que ele referiu.

andre_04_SLB

Citação de: abar85 em 31 de Julho de 2014, 16:32
Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:28
O talento que tem é inegável. Perde para os outros médios em alguns aspectos, ganha noutros, mas na globalidade é e será sempre um jogador superior aos outros, nem falando na margem de progressão que tem.

A passada que tem torna-o um jogador diferenciado, queima metros com uma facilidade impressionante, permitirá sempre que a equipa jogue próxima e será um grande recuperador de bolas pela agressividade que tem e disponibilidade para as várias fases do jogo que demonstra assim aprenda a posicionar-se melhor e ganhe rotinas colectivas com os colegas.

Porque isto de ter 20 anos e assumir o jogo como o faz só está ao alcance de um grande jogador. Ele no Brasil já era assim e aqui mesmo num contexto totalmente diferente está à procura de o fazer.

E depois as pessoas têm de começar a não viver apenas na ilusão, porque se ele ontem tem jogado aquela 2ª parte contra os suplentes dos suplentes do Sion, completamente a passo e sem dar qualquer tipo de oposição, tinha feito golos e partido aquilo tudo e era o novo wonderkid. Há que ter noção e analisar com calma. Felizmente temos um treinador dos melhores do Mundo.

Felizmente tanto ele como o Teixeira já fizeram mais jogos do que o de ontem para vermos.
Se há coisa que para mim o Talisca não tem feito e assumir o jogo.

E o Teixeira tem sido bem mais lesto nisso de comer metros.

Aquilo em que o Talisca tem mostrado algo e no capitulo do passe.

Assumir o jogo para ti é o quê?

O Benfica está fraco no processo ofensivo, a equipa distante e sempre dependente de quando ganha um terceiro médio fruto de um movimento interior do Gaitán para permitir a superioridade numérica de frente. As dinâmicas estão a demorar sobretudo porque está a faltar o crescimento expectável que o Talisca terá mas essencialmente a definição do 2º avançado, ou do jogador de ligação na 3ª fase que ainda não existiu em nenhum jogo.

k1n0

Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:34
Citação de: abar85 em 31 de Julho de 2014, 16:29
Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 15:55
Pois mas a tua opinião continua a não existir. Gostava que a fundamentasses porque motivo todos os jogadores que mencionaste são superiores ao Talisca.

Só isto.

E tu podias fundamentar porque e que o Talisca só e inferior ao Enzo.

Eu fundamento sempre o que falo, apenas esperava que ele desenvolvesse, o que não fez.

Ruben Amorim. Dá mais garantias ao nível da manutenção da posse, possivelmente um dos melhores jogadores portugueses nesse aspecto. Mais curto a nível do preenchimento de espaços, do passe médio e longo, da ligação intersectorial com bola, da progressão e meia distância.

João Teixeira. Talisca só perde para ele na progressão. É mais forte no preenchimento, no passe, no choque...

André Almeida. No que é que o André é superior a ele? Talvez no processo defensivo. Em todos os outros aspectos perde.

Isto dos que ele referiu.

A questão é que o Talisca não é equilibrado. É um jogador interessante ofensivamente, como referes. Mas não consegues encontrar pontos positivos (comparando-o com os outros) na vertente negativa. Ele não sabe, nunca jogou ali. É normal. Neste momento, para aquela posição, não passa de um projeto de jogador e NÃO PODE ser titular no modelo do JJ.

Para além dos problemas na fase defensiva, tem um problema grave para o que JJ quer. Ofensivamente, raramente toca a bola ao primeiro toque. Opta 90% pela progressão (muitas vezes mal), passe longo ou contenção (tem tanto tempo a bola nos pés).

É um projeto de jogador...não mais que isso.

andre_04_SLB

Não pode porquê? Se dentro da adaptação que está a ter consegue ser mais forte que os restantes?

Um jogador daquela posição não tem de fazer a,b ou c, dá-lhe dinâmicas diferentes, a equipa acaba por se readaptar dentro do modelo, porque certamente Witsel e Enzo deram dinâmicas diferentes à equipa fruto das suas características.

Depois essa questão de catalogar "bem" ou "mal" tomadas de decisão é algo que não entra na minha cabeça a analisar futebol. Uma coisa é um jogador que decide mal porque põe a cabeça no chão e vai embora para uma situação de desvantagem quando podia jogar curto ou finalizar. Isso é uma coisa. Outra é falar-se que fica muito tempo com bola, ou progride em vez de passar...isso não faz sentido em futebol.

abar85

Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:34
Citação de: abar85 em 31 de Julho de 2014, 16:29
Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 15:55
Pois mas a tua opinião continua a não existir. Gostava que a fundamentasses porque motivo todos os jogadores que mencionaste são superiores ao Talisca.

Só isto.

E tu podias fundamentar porque e que o Talisca só e inferior ao Enzo.

Eu fundamento sempre o que falo, apenas esperava que ele desenvolvesse, o que não fez.

Ruben Amorim. Dá mais garantias ao nível da manutenção da posse, possivelmente um dos melhores jogadores portugueses nesse aspecto. Mais curto a nível do preenchimento de espaços, do passe médio e longo, da ligação intersectorial com bola, da progressão e meia distância.

João Teixeira. Talisca só perde para ele na progressão. É mais forte no preenchimento, no passe, no choque...

André Almeida. No que é que o André é superior a ele? Talvez no processo defensivo. Em todos os outros aspectos perde.

Isto dos que ele referiu.

Já reparaste que grande parte da superioridade do Talisca para ti se deve a capacidade fisica?

No passe aceito perfeitamente a superioridade, no resto parece-me também fruto do posicionamento muito paralelo do Talisca com o outro medio em relação ao que produz quando joga claramente mais à frente.
E em recuperação de bola e agressividade com o portador, para mim o Teixeira tem sido superior.
O André Almeida para mim só entra em equação se estivermos a falar de Talisca para medio defensivo, que sinceramente me parece onde poderá evoluir mais.

No Ruben concordo contigo, e um jogador que será melhor no jogo mais apoiado mas menos efetivo num jogo de transições, mas no passe medio longo tem mostrado categoria, não os faz e com tanta frequência como o Talisca.

andre_04_SLB

Em relação à questão da capacidade física... agora o Serbenfiquista passou a descurar essa vertente que até é das mais importantes no Desporto porque existe um jogador chamado Bernardo Silva?

O Talisca alia a capacidade física acima da média que tem a atributos técnicos de qualidade. Isso é meio caminho andado para estar muito mais disponível para acções inerentes aquele posicionamento específico.

Para além disso ao avaliar-se um jogador enquadram-se todas essas vertentes e o Talisca é um desses casos: fisicamente é isto, tecnicamente é isto, tacticamente é isto, mentalmente é aquilo, pode ser posição X. E o Jesus sabe o que fazer.

k1n0

Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:46
Não pode porquê? Se dentro da adaptação que está a ter consegue ser mais forte que os restantes?

Um jogador daquela posição não tem de fazer a,b ou c, dá-lhe dinâmicas diferentes, a equipa acaba por se readaptar dentro do modelo, porque certamente Witsel e Enzo deram dinâmicas diferentes à equipa fruto das suas características.

Depois essa questão de catalogar "bem" ou "mal" tomadas de decisão é algo que não entra na minha cabeça a analisar futebol. Uma coisa é um jogador que decide mal porque põe a cabeça no chão e vai embora para uma situação de desvantagem quando podia jogar curto ou finalizar. Isso é uma coisa. Outra é falar-se que fica muito tempo com bola, ou progride em vez de passar...isso não faz sentido em futebol.

A tomada decisão é das coisas que faz mais sentido no futebol. E normalmente é uma característica que nasce com os grandes jogadores. Mas isso é outra discussão.

Voltando ao Talisca. Não acho nada que esteja num nível acima dos restantes (neste momento João e Amorim). Ofensivamente, destaca-se no remate e no passe longo... mas a equipa é muito mais lenta com ele em campo porque não tem estado bem na progressão com bola e porque não é um jogador que solte a bola rápido.

Se ofensivamente disfarça, por ser um jogador com muita qualidade técnica, defensivamente, a diferença com ele em campo é enorme...para o mau. Como não se sabe posicionar em campo, nunca está no sitio em que deve estar e depois é lento a reagir. A equipa fica muito desequilibrada com ele em campo.

O que garante ofensivamente não compensa o que desequilibra defensivamente.
Mas pronto, são opiniões diferentes ;)

Faz uma coisa (eu faço o mesmo). Hoje contabilizamos: passes certos e errados (longos e curtos), perdas de bola, assistências, desarmes, recuperações de bola, faltas, coberturas aos laterais... e amanhã voltamos a falar sobre o Talisca.

andre_04_SLB

k1no, a nossa forma de ver futebol é diferente e não vamos chegar a um consenso.

Falas em tomada de decisão mas não a entendes minimamente. Catalogá-la de certo ou errado é das coisas mais absurdas que se faz hoje em dia ao analisar um jogo. Faz lembrar a história do Pedroto que gritava para um jogador "cruza, cruza, cruza", o gajo remata à baliza, dá golo, e ele diz: "Não era bem isto, mas também não está mal..."

Quanto à questão dos números, aconselho-te a veres um jogo do Messi ou do Ronaldo e chegares à conclusão que perdem mais bolas ou rematam mais vezes para fora que um jogador do distrital. Mas sabes porque é normal não é? É que assumem muito mais e têm muito mais situações criadas por eles para a vertente sucesso/insucesso que todos os outros jogadores.

iKatz



Taliscão na area! Deal with it  :cool2:

k1n0

Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:57
k1no, a nossa forma de ver futebol é diferente e não vamos chegar a um consenso.

Falas em tomada de decisão mas não a entendes minimamente. Catalogá-la de certo ou errado é das coisas mais absurdas que se faz hoje em dia ao analisar um jogo. Faz lembrar a história do Pedroto que gritava para um jogador "cruza, cruza, cruza", o gajo remata à baliza, dá golo, e ele diz: "Não era bem isto, mas também não está mal..."

Quanto à questão dos números, aconselho-te a veres um jogo do Messi ou do Ronaldo e chegares à conclusão que perdem mais bolas ou rematam mais vezes para fora que um jogador do distrital. Mas sabes porque é normal não é? É que assumem muito mais e têm muito mais situações criadas por eles para a vertente sucesso/insucesso que todos os outros jogadores.
Tomada de decisão não tem nada a ver com ser "certo" ou "errado". Eu não disse isso.

As estatísticas que queria que analisasses eram principalmente as defensivas... não aceitas o desafio? Conta as recuperações de bola, os desarmes, as coberturas. Vá lá ;)

Talisca tem potencial, mas não passa de um projeto... como foi Matic, por exemplo.

alsohugo

Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:34
Citação de: abar85 em 31 de Julho de 2014, 16:29
Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 15:55
Pois mas a tua opinião continua a não existir. Gostava que a fundamentasses porque motivo todos os jogadores que mencionaste são superiores ao Talisca.

Só isto.

E tu podias fundamentar porque e que o Talisca só e inferior ao Enzo.

Eu fundamento sempre o que falo, apenas esperava que ele desenvolvesse, o que não fez.

Ruben Amorim. Dá mais garantias ao nível da manutenção da posse, possivelmente um dos melhores jogadores portugueses nesse aspecto. Mais curto a nível do preenchimento de espaços, do passe médio e longo, da ligação intersectorial com bola, da progressão e meia distância.

João Teixeira. Talisca só perde para ele na progressão. É mais forte no preenchimento, no passe, no choque...

André Almeida. No que é que o André é superior a ele? Talvez no processo defensivo. Em todos os outros aspectos perde.

Isto dos que ele referiu.

Desenvolvi.
Se não leste, não tenho culpa.

abar85

Citação de: andre_04_SLB em 31 de Julho de 2014, 16:53
Em relação à questão da capacidade física... agora o Serbenfiquista passou a descurar essa vertente que até é das mais importantes no Desporto porque existe um jogador chamado Bernardo Silva?

O Talisca alia a capacidade física acima da média que tem a atributos técnicos de qualidade. Isso é meio caminho andado para estar muito mais disponível para acções inerentes aquele posicionamento específico.

Para além disso ao avaliar-se um jogador enquadram-se todas essas vertentes e o Talisca é um desses casos: fisicamente é isto, tecnicamente é isto, tacticamente é isto, mentalmente é aquilo, pode ser posição X. E o Jesus sabe o que fazer.

Eu não estou a descurar a capacidade fisica, referi-o porque isso e algo onde o Teixeira melhorara com o trabalho a outro nível também, aliás, a melhoria tem sido visivel jogo apos jogo.

bnfc

Vê-se que não é um jogador qq, mas ainda não me impressionou minimamente. O que é natural pq tem apenas 20 anos, chega de um clube pequeno, de outro campeonato, e dão-lhe logo a titularidade numa posição mt exigente. Um jogador banal já teria feito merda a valer.

Ou seja, é uma aposta interessante mas, espero eu, não para a titularidade imediata.


abar85

E quanto àquilo de o Talisca assumir muito o jogo, não acho que para já o faça, procura pouco a bola.
E por exemplo viste o Teixeira contra o Estoril? Muitas vezes era ele próprio a dar indicações aos centrais assumindo ali um papel de protagonismo.

Acho que o Talisca te talento, não digo que não, agora, não acredito nele caso saia já o Enzo, e preferia um medio que desse, a mim, mais garantias, ficando esse tal medio, Amorim e Teixeira.

Almareado

Quando é que o pessoal vai perceber que nestes jogos são feitos testes e experiências????!!!!!