Anderson Talisca

Médio, 30 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (2014-2016), 78 jogos (3797 minutos), 20 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

André Sousa

Verdade.

O problema é que o David Simão nunca na vida seria jogador para fazer os slaloms que o Bernardo fazia com bola controlada.

Está-se a olhar para o Bernardo como um jogador possuidor de um bom pé esquerdo e pouco mais, o que é errado. Muito errado.

T1n0_SLB

Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:32
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:30
E não se trata de opinião, em termos de jogo sem bola e intensidade o Bernardo Silva dá 10-0 ao Talisca.
É a tua opinião, não a minha....E o Bernardo chegou a jogar pelo Benfica o ano passado....

Na equipa B, este Talisca até voava e seria também um dos melhores jogadores da II Liga.

Chegou a jogar quantos minutos? 30 distribuídos por 3 jogos?

PS: O Bernardo Silva foi eleito o melhor jogador da segunda liga.

T1n0_SLB

Citação de: Fernando Ferreira em 09 de Setembro de 2014, 16:33
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:30
Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:26
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:25
Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 15:21
Citação de: Velazquez em 09 de Setembro de 2014, 14:58
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 14:50


Definitivamente não conheces o Bernardo Silva, quem é parecido ao David Simão é o Talisca.
Claro que não conhece se não nunca diria que o problema dele é o seu comportamente sem bola e o que se esconde e desaparece do jogo.Isto revela um total desconhecimento do que é o Bernardo
Por acaso vi quase todos os jogos da equipa B o ano passado, a que somei alguns das selecções jovens. Tem grande qualidade técnica, tem excelente visão de jogo, mas mantenho que intensidade e jogo sem bola são duas das suas maiores lacunas.

Eu percebo a vossa necessidade em "aportuguesar" a equipa, e em fazer crescer um craque ou mais da formação na equipa principal. Eu também preferia um Benfica mais português, mas quero acima de tudo um Benfica vencedor, e nao me importo de deixar o "título formação" para os "loosers" dos lagartos.

Não, não viste.
Olha que essa.....Se o estou a afirmar, porque estás a duvidar? Porque tens uma opinião diferente?

Porque aquilo que dizes não corresponde a verdade, ninguém que tenha visto jogos do Bernardo Silva pode acusa-lo de ter pouca intensidade de jogo e de ser fraco no jogo sem bola, a não ser por desonestidade.

Ou pode ter uma opinião diferente, não sei, essa raridade. Não que eu ache que o que falta ao Bernardo é intensidade.

1+ 1 = 2.

T1n0_SLB

Aliás não sei de onde tiraram essa ideia de falta de intensidade.

Fernando Ferreira

Citação de: tone em 09 de Setembro de 2014, 16:11
Citação de: Fernando Ferreira em 09 de Setembro de 2014, 15:58
Citação de: tone em 09 de Setembro de 2014, 15:48
Citação de: Fernando Ferreira em 09 de Setembro de 2014, 15:36
Citação de: tone em 09 de Setembro de 2014, 15:33

Lá está, o James parece acima do Bernardo porque aos 22 aninhos jogou um Mundial, porque aos 19/20 foi-lhe dada a oportunidade de jogar. Ou o James com 19/20 era já muito superior ao atual Bernardo. Lá está, nunca saberemos, porque um teve OPORTUNIDADES e o outro não.

Não acho que a razão seja apenas essa nem reconheço no Bernardo o talento que reconhecia no James. Aliás, é o tal problema da formação do qual falei há uns posts atrás.
Repara. E é isto que eu quero dizer. Não reconheces, nem nunca poderás reconhecer, porque não se pode comparar o incomparável, na medida em que estão em desigualdade, isto é, só se poderiam comparar se estivessem em igualdade de circunstâncias. Para estarem em igualdade, teria o Bernardo que ter neste momento e já no ano passado, as oportunidades que o James teve.

Repara, o James quando chegou ao Porto não pegou de estaca. Era-lhe reconhecido potencial... que acabou por concretizar e evoluir, através das muitas oportunidades que têve e agarrou, ao mais alto nível.

Não, não é. O que tu estás a dizer é que as diferenças entre o James e o Bernardo não existiriam se o Bernardo fosse aposta. Eu acho que os problemas são de fundo, passam sobretudo pela formação, e afectaram também o Bernardo no seu crescimento. Acho que dará um bom jogador, se tiver sorte na carreira, mas não acredito que chegue ao nível do James, só isso - e espero, caso ele faça carreira no Benfica, estar enganado, como é óbvio.
Nao, não é isso que eu estou a dizer. O que eu estou a dizer é que só saberíamos se um é melhor que o outro se estivessem em pé de igualdade em oportunidades.
Não sou adivinho portanto não posso garantir que estariam ao mesmo nível. Se o Bernardo tivesse as oportunidades que o James teve com 19 anos, aí poderíamos avaliar. Na minha opinião, e aí já a minha opinião, acho que poderia andar lá perto.
Espreita os jogos que o James fez no Porto na primeira época, começou por baixo e foi ganhando espaço. Começou nas Taças até ser aposta mais regular no campeonato.

O Bernardo teve a oportunidade de fazer meia dúzia de minutos no Dragão (e logo onde) e foi criticado... Fds, se no Dragão não entrasse nervoso...

Então eu também não sei se o João Coimbra, tivesse tido minutos aos 18 anos, não seria hoje o Kroos. O que eu estou a dizer, e volto a frisar, é que o problema é de base - má formação dos jogadores e que o James beneficiou de uma formação livre, isto é, sem as amarras da necessidade de vencer para justificar a abertura de centros de estágios. Foi livre de errar e de crescer com esses erros, mas foi-o antes de chegar sequer a sénior. Por isso é que o nível dele, aos 19, era já superior ao do Bernardo nos dias de hoje. E não falámos sequer da sua aposta na equipa principal, entendes? Eu acredito no Bernardo, mas não acredito que dali saia uma pepita como o James, só isso.

tone

Para finalizar o meu ponto de vista. Não sou da opinião que a formação do Benfica (e de Portugal) esteja assim tão atrasada relativamente a outros países. Até porque isso é um contra senso. Então, quer dizer, "temos dos melhores treinadores a nível mundial, mas a nível de treinadores formadores de jovens não damos uma para a caixa? Nesse aspeto, os brasileiros, argentinos e sérvios são os melhores!" NÃO ACREDITO NISTO.

O que eu acredito é que nesses países, os jovens são lançados às feras. Não vão ao estrangeiro buscar reforços, há uma lacuna lançam-se aqueles que parecem ser os melhores jovens. E a fase final da formação fazem-na a jogar em alta competição. Errando, aprendendo, corrigindo e errando novamente... mas com oportunidades reais.

O Partizan de onde veio o Mark, não tem dinheiro é obrigado a lançar "Markovics" todos os anos. E o Markovic só é o que é porque teve a sorte de se formar no Partizan, teve sorte de TER QUE JOGAR!

Por cá, cria-se o ciclo vicioso, não é aposta porque não tem intensidade, não tem intensidade porque não joga... e assim nunca será ninguém.

Não estou com isto a retirar valor ao Talisca. O Bernardo já cá não está, portanto, não conta e por quem vou torcer que vingue é o Talisca e acho que tem potencialidade para isso. O que não invalida que ache que o Bernardo, podia e devia ter tido mais oportunidades de se mostrar e, principalmente de poder concluir a formação jogando. Nenhum jogador sai da "formação" 100% pronto para render ao mais alto nível.

PS: obviamente também fico a torcer para que o Bernardo rebente... no bom sentido.

Almareado

Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:33
Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:32
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:30
E não se trata de opinião, em termos de jogo sem bola e intensidade o Bernardo Silva dá 10-0 ao Talisca.
É a tua opinião, não a minha....E o Bernardo chegou a jogar pelo Benfica o ano passado....

Na equipa B, este Talisca até voava e seria também um dos melhores jogadores da II Liga.

Chegou a jogar quantos minutos? 30 distribuídos por 3 jogos?

PS: O Bernardo Silva foi eleito o melhor jogador da segunda liga.
E depois????!!!!! Isso quer dizer o quê???!!! O Miguel Rosa também....

T1n0_SLB

Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:37
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:33
Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:32
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:30
E não se trata de opinião, em termos de jogo sem bola e intensidade o Bernardo Silva dá 10-0 ao Talisca.
É a tua opinião, não a minha....E o Bernardo chegou a jogar pelo Benfica o ano passado....

Na equipa B, este Talisca até voava e seria também um dos melhores jogadores da II Liga.

Chegou a jogar quantos minutos? 30 distribuídos por 3 jogos?

PS: O Bernardo Silva foi eleito o melhor jogador da segunda liga.
E depois????!!!!! Isso quer dizer o quê???!!! O Miguel Rosa também....

Então?

Almareado

E mais uma vez , não vejo onde investir no Talisca poderia representar ou não, a afirmação do Bernardo Silva no plantel.

Ninguém pode afirmar que o Bernardo não está no plantel devido ao Talisca. A aferir pelo que o Jesus diz, não posso concluir isso.

Almareado

Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:38
Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:37
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:33
Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:32
Citação de: T1n0_SLB em 09 de Setembro de 2014, 16:30
E não se trata de opinião, em termos de jogo sem bola e intensidade o Bernardo Silva dá 10-0 ao Talisca.
É a tua opinião, não a minha....E o Bernardo chegou a jogar pelo Benfica o ano passado....

Na equipa B, este Talisca até voava e seria também um dos melhores jogadores da II Liga.

Chegou a jogar quantos minutos? 30 distribuídos por 3 jogos?

PS: O Bernardo Silva foi eleito o melhor jogador da segunda liga.
E depois????!!!!! Isso quer dizer o quê???!!! O Miguel Rosa também....

Então?
Então o Miguel Rosa chegou o ano passado à I Liga, no Belenenses, e não explodiu tendo em conta as expectativas nele depositadas, tanto que ainda lá está.

O Miguel Rosa também poderia ter tido mais oportunidades, e não as teve. Mas na realidade, o ano passado destacou-se como muitos outros se destacaram em equipas de menor dimensão e nem sequer deu o salto.

T1n0_SLB

Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:39
E mais uma vez , não vejo onde investir no Talisca poderia representar ou não, a afirmação do Bernardo Silva no plantel.

Ninguém pode afirmar que o Bernardo não está no plantel devido ao Talisca. A aferir pelo que o Jesus diz, não posso concluir isso.

Mas o Talisca tem jogado a defesa? Se conheces o Bernardo como afirmas conhecer saberias que ele joga precisamente nas posições que o Talisca tem jogado.

BenficaSetsFire

Citação de: Almareado em 09 de Setembro de 2014, 16:39
E mais uma vez , não vejo onde investir no Talisca poderia representar ou não, a afirmação do Bernardo Silva no plantel.

Ninguém pode afirmar que o Bernardo não está no plantel devido ao Talisca. A aferir pelo que o Jesus diz, não posso concluir isso.

Eu também não disse isso. Eu contesto que achem que o Talisca está pronto para a equipa A e que o Bernardo não esteja, porque nesse ponto, até acho que seja mais ao contrário.

iSLBenfica

O problema do Bernardo não tem nada a ver com intensidade, jogo sem bola..

O problema do Bernardo é não existir um tratamento, não existir uma aposta, tal como acontece com Markovic, Di Maria, etc.
A formação do Benfica é simplesmente ignorada, desprezada pelo Jorge Jesus.

Fernando Ferreira

Citação de: tone em 09 de Setembro de 2014, 16:36
Para finalizar o meu ponto de vista. Não sou da opinião que a formação do Benfica (e de Portugal) esteja assim tão atrasada relativamente a outros países. Até porque isso é um contra senso. Então, quer dizer, "temos dos melhores treinadores a nível mundial, mas a nível de treinadores formadores de jovens não damos uma para a caixa? Nesse aspeto, os brasileiros, argentinos e sérvios são os melhores!" NÃO ACREDITO NISTO.


Está formatada, tone. Temos os meios para ter uma formação de topo, mas temos na Federação gente ultrapassada e nos clubes gente demasiado preocupada em mostrar resultados, em vez de dar aos jogadores espaço para crescer. Por isso é que vês os jogadores brasileiros, argentinos e sérvios chegar mais longe: não estão formatados para ganhar, têm liberdade para errar, errar de novo, errar até crescer. Depois chega o mais fácil, caso eles tenham essa disponibilidade: moldá-los tacticamente. Tudo o resto já está interiorizado. Agora o que acontece com o jogador português é que ele entra em contacto com a táctica cedo de mais, com apenas um momento de jogo (transições rápidas) e os jogadores ficam a saber apenas isso. Não desenvolvem na totalidade as suas capacidades técnicas e cognitivas por estarem amarrados a processos e depois tornam-se Nélsons Oliveiras: jogadores monofuncionais, desperdícios de talento. É preciso uma pedrada no charco na formação em Portugal e enquanto não o fizermos estaremos sempre atrás dos outros. 

Fernando Ferreira

Citação de: iSLBenfica em 09 de Setembro de 2014, 16:42
O problema do Bernardo não tem nada a ver com intensidade, jogo sem bola..

O problema do Bernardo é não existir um tratamento, não existir uma aposta, tal como acontece com Markovic, Di Maria, etc.
A formação do Benfica é simplesmente ignorada, desprezada pelo Jorge Jesus.

Em defesa do Markovic e do Di Maria: o Bernardo não está, actualmente, ao nível deles. Está longe até.