Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

pexim

Citação de: Batistuta em 15 de Janeiro de 2011, 01:51
Citação de: Far(away) em 15 de Janeiro de 2011, 01:33
A aposta na formação vai ser difícil de ser sustentada, por um conjunto de razões. Entre elas está o sucesso desportivo. É mais fácil um clube apostar no que de bom desponta na formação se os resultados desportivos forem positivos. Existirá uma maior margem de manobra e menos pressão em quem sobe à primeira equipa. Obviamente que um clube que busca reconquistar a glória do passado, precisa de resultados imediatos, e a forma de o conseguir, não passa pela formação. Pelo menos exclusivamente.

Ou será a aposta na formação ou no mercado de jogadores livres. Parece-me a mim que o tempo do euromilhoes já acabou.

Agora a truta são os que já cá estão.
Então a ver se os seguram!!

Far(away)

Citação de: Batistuta em 15 de Janeiro de 2011, 01:51
Citação de: Far(away) em 15 de Janeiro de 2011, 01:33
A aposta na formação vai ser difícil de ser sustentada, por um conjunto de razões. Entre elas está o sucesso desportivo. É mais fácil um clube apostar no que de bom desponta na formação se os resultados desportivos forem positivos. Existirá uma maior margem de manobra e menos pressão em quem sobe à primeira equipa. Obviamente que um clube que busca reconquistar a glória do passado, precisa de resultados imediatos, e a forma de o conseguir, não passa pela formação. Pelo menos exclusivamente.

Ou será a aposta na formação ou no mercado de jogadores livres. Parece-me a mim que o tempo do euromilhoes já acabou.

Agora a truta são os que já cá estão.

Isso é um sinal dos tempos. Ainda para mais agora que Platini decidiu apertar com os clubes, estabelecendo no futuro novas regras, no que toca à saúde orçamental dos clubes. Aliás, esta suposta aposta do Benfica em jogadores em fim de contrato, tem concerteza a ver com isso também.

pexim

Citação de: Far(away) em 15 de Janeiro de 2011, 01:53
Citação de: Batistuta em 15 de Janeiro de 2011, 01:51
Citação de: Far(away) em 15 de Janeiro de 2011, 01:33
A aposta na formação vai ser difícil de ser sustentada, por um conjunto de razões. Entre elas está o sucesso desportivo. É mais fácil um clube apostar no que de bom desponta na formação se os resultados desportivos forem positivos. Existirá uma maior margem de manobra e menos pressão em quem sobe à primeira equipa. Obviamente que um clube que busca reconquistar a glória do passado, precisa de resultados imediatos, e a forma de o conseguir, não passa pela formação. Pelo menos exclusivamente.

Ou será a aposta na formação ou no mercado de jogadores livres. Parece-me a mim que o tempo do euromilhoes já acabou.

Agora a truta são os que já cá estão.

Isso é um sinal dos tempos. Ainda para mais agora que Platini decidiu apertar com os clubes, estabelecendo no futuro novas regras, no que toca à saúde orçamental dos clubes. Aliás, esta suposta aposta do Benfica em jogadores em fim de contrato, tem concerteza a ver com isso também.
E já era mais do que altura. Ou será que os jovens portugueses, se tivessem a possibilidade de ter minutos nas pernas que os argentinos e brasileiros têm, não cresciam mais rapido e não haveria mais alguns portugueses de valor no plantel?
Em também não concordo com quem diz que tudo o que sai da formação tem que dar jogador, mas acho que se o Miguel Vitor (por exemplo) tivesse tido no Benfica os minutos que o David Luiz teve desde que chegou, já seria um jogador formado e eventualmente um ídolo do clube (também podia correr mal, como corre com alguns estrangeiros, mas os critérios são sempre diferentes).
Para além do mais, apesar daquilo que o presidente veio dizer, acho que os jogadores vindos da formação são mais acarinhados e têm mais margem de manobra que quaisquer outros. Temos o caso do Moreira, do próprio Miguel Vitor e do Roderick que, apesar de terem mostrado potencial, ainda não fizeram mais do que outros que já foram recambiados como flops.

Far(away)

Eu sinceramente não acredito muito na aposta na formação a curto prazo. Acredito que estarão inscritos os jogadores necessários, para que o clube possa disputar as competições em que está inserido, mas seria uma surpresa se algum produto da formação, seja vindo dos juniores, seja vindo de algum empréstimo, constituísse opção regular dentro do plantel.

Edu

Citação de: Far(away) em 15 de Janeiro de 2011, 02:22
Eu sinceramente não acredito muito na aposta na formação a curto prazo. Acredito que estarão inscritos os jogadores necessários, para que o clube possa disputar as competições em que está inserido, mas seria uma surpresa se algum produto da formação, seja vindo dos juniores, seja vindo de algum empréstimo, constituísse opção regular dentro do plantel.
Por não acreditares neles ou por não acreditares na nossa politica?
De qualquer forma não me parece que o presidente nisto tenha culpa. Se existe alguém responsável pelos jovens não jogarem, esse alguém é o treinador. Só digo isto porque se está a falar desta situação no tópico do nosso presidente.

Far(away)

#171680
Citação de: Edu em 15 de Janeiro de 2011, 02:30
Citação de: Far(away) em 15 de Janeiro de 2011, 02:22
Eu sinceramente não acredito muito na aposta na formação a curto prazo. Acredito que estarão inscritos os jogadores necessários, para que o clube possa disputar as competições em que está inserido, mas seria uma surpresa se algum produto da formação, seja vindo dos juniores, seja vindo de algum empréstimo, constituísse opção regular dentro do plantel.
Por não acreditares neles ou por não acreditares na nossa politica?
De qualquer forma não me parece que o presidente nisto tenha culpa. Se existe alguém responsável pelos jovens não jogarem, esse alguém é o treinador. Só digo isto porque se está a falar desta situação no tópico do nosso presidente.

Isto vem a propósito do que o presidente disse acerca da formação. Estou a comentar essas palavras e a referir que não acredito numa aposta a sério na formação por enquanto.

Respondendo a tua pergunta mais concretamente, este cepticismo não tem a ver com a falta de qualidade no que formamos, apesar de ela não abundar também, mas porque o clube tem demonstrado nos últimos anos, que prefere apostar por vezes,  em jogadores estrangeiros com uma qualidade que podemos encontrar nos nossos quadros, se procurarmos com atenção.O caso Felipe Menezes é para mim um exemplo. A oportunidade que ele teve no Benfica, devia ser a oportunidade que o Miguel Rosa devia ter tido. Que mensagem passamos desta forma aos jogadores que estão emprestados e querem vingar, ou aqueles que estão nas categorias base?

Far(away)

Deixo-te aqui Edu, o que o presidente disse, e o porquê de estar a tocar neste assunto.

Citação de: Messi87 em 14 de Janeiro de 2011, 18:40
Aposta na juventude
Luís Filipe Vieira: "O nosso futuro será risonho"


O Sport Lisboa e Benfica deu, esta sexta-feira, mais um sinal claro da aposta do Clube na Formação. Os jovens jogadores Sub-17, José Costa, Hélder Costa, Bruno Varela, João Cancelo e Sancidino Silva assinaram um contrato profissional com o Clube da Luz.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, explicou, em declarações à Benfica TV, que a Direcção "encarnada" está a apostar bastante no futuro dos jovens formados no Caixa Futebol Campus.

"Nós sempre dissemos que quando tivéssemos condições íamos apostar na Formação. Começámos este trabalho há uns anos até porque, como todos sabem, não tínhamos as condições que temos hoje", afirmou Luís Filipe Vieira.

O presente já reconhece o bom trabalho desenvolvido e o futuro passa por estes atletas: "O nosso trabalho tem sido reconhecido. Ainda recentemente colocámos nove jogadores na Selecção Nacional de Sub-16 e dez nos Sub-17 e, na próxima época, queremos ter quatro a cinco atletas no plantel principal, formados no Sport Lisboa e Benfica. É por esta via que vamos atingir o objectivo de ter a equipa principal com uma grande maioria de jogadores portugueses."

Fazendo uma ligação ao passado do Clube, Luís Filipe Vieira quer retomar a aposta que era feita em jovens formados no Benfica: "No passado era grande a aposta na Formação. Tivemos um período em que não foi assim, mas agora há que voltar a apostar, até porque é uma boa estratégia e foi por isso que investimos bastante no Caixa Futebol Campus. Estamos à vontade para afirmar que o nosso futuro será risonho."

Eclectismo vincado
Sendo que o dia ficou marcado pelo Futebol, o presidente do Benfica não esqueceu as modalidades: "É importante salientar que temos o objectivo claro de trabalhar a pensar na Formação e os resultados estão à vista de todos. Os benfiquistas têm de saber que esta Direcção aposta seriamente na Formação, não só do Futebol, como de todas as modalidades."

No final, Luís Filipe Vieira deixou um pedido aos adeptos: "Agora quero pedir à massa associativa que apoie estes jogadores quando estiverem na primeira equipa. É muito importante que eles recebam o carinho dos adeptos."

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futjuvlfvieiradec_140111_72174.asp

tiagoterceira

a aposta na formaçao tinha de chegar....com as novas regras do Platini o Benfica tinha de mudar...o meu maior medo é que poderiamos continuar a afundar mais....mas pelo menos existem indicios de mudança de politica...é de salutar...
queria só deixar uma pequena nota....acho que desde algum tempo pra cá a qualidade das camadas jovens nao só do Benfica mas em geral tem descido...na minha opiniao...

Edu

 "...na próxima época, queremos ter quatro a cinco atletas no plantel principal, formados no Sport Lisboa e Benfica. É por esta via que vamos atingir o objectivo de ter a equipa principal com uma grande maioria de jogadores portugueses."

O vieira disse isto? Ele é treinador para afirmar isto? Bem, eu por um lado gostaria, de facto, de ver jovens formados no Clube na equipa principal do Benfica.

O pessoal acreditou nisto? E se não cumprir será o "yes man" do costume?

Obrigado Far ;)

tjbc

Desde que vejo Benfica, só vi o Manuel Fernandes singrar vindo da formação, e não acredito que isto vá mudar tão cedo...nesse aspecto somos um pouco como o Real Madrid em que preferimos "comprar" um jogador para uma posição em vez de apostar num jovem da formação com potencial. Um exemplo: porquê Kardec e não Nélson Oliveira?
Vai da política da direcção, mas também um pouco dos treinadores...

Oxalá mude, mas não me parece...

Le imperatore

Presumo que dos 4 ou 5 jogadores da formação que o grande líder disse que estarão no plantel da próxima época, 3 sejam o Rúben Amorim, o Moreira e o Roderick...

Será o Alípio o sortudo?   ::)

Edu

Citação de: Le imperatore em 15 de Janeiro de 2011, 03:10
Presumo que dos 4 ou 5 jogadores da formação que o grande líder disse que estarão no plantel da próxima época, 3 sejam o Rúben Amorim, o Moreira e o Roderick...

Será o Alípio o sortudo?   ::)
Para o ano ainda não conta como formado no clube. Penso, sem ter certezas, que são precisos 3 anos.

tiagoterceira

Citação de: Edu em 15 de Janeiro de 2011, 03:14
Citação de: Le imperatore em 15 de Janeiro de 2011, 03:10
Presumo que dos 4 ou 5 jogadores da formação que o grande líder disse que estarão no plantel da próxima época, 3 sejam o Rúben Amorim, o Moreira e o Roderick...

Será o Alípio o sortudo?   ::)
Para o ano ainda não conta como formado no clube. Penso, sem ter certezas, que são precisos 3 anos.
3 anos de clube antes dos 21 anos...é qq coisa assim...

Edu

Citação de: tiagoterceira em 15 de Janeiro de 2011, 03:37
Citação de: Edu em 15 de Janeiro de 2011, 03:14
Citação de: Le imperatore em 15 de Janeiro de 2011, 03:10
Presumo que dos 4 ou 5 jogadores da formação que o grande líder disse que estarão no plantel da próxima época, 3 sejam o Rúben Amorim, o Moreira e o Roderick...

Será o Alípio o sortudo?   ::)
Para o ano ainda não conta como formado no clube. Penso, sem ter certezas, que são precisos 3 anos.
3 anos de clube antes dos 21 anos...é qq coisa assim...
Exactamente. Esqueci-me deste pormenor importante.

luis.live

Citação de: Joga Bonito em 14 de Janeiro de 2011, 20:40
Citação de: Slb-Ag em 14 de Janeiro de 2011, 20:39
Citação de: Pedro Neto em 14 de Janeiro de 2011, 20:34
Por acaso acho essa equipa bem melhor que a actual, com a excepção de um ou outro jogador.
Roberto, Coentrão, Cardozo, e Saviola são muito melhores...

O 2º central também e o Aimar também, comparativamente a RR e Nuno Assis.

o nuno assis em 2004 fez uma grande grande época!!!