Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

VodkaBoy

Citação de: Villaridis em 14 de Julho de 2015, 08:11
Citação de: VodkaBoy em 14 de Julho de 2015, 08:07
Citação de: Edu em 14 de Julho de 2015, 01:31
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 14 de Julho de 2015, 01:22
442 ou 4231....vai depender dos jogos.

a meu ver bem.
Não acho mal mas depende da interpretação. Muito boa gente considera que, sobretudo nos jogos mais difíceis, devíamos meter mais um elemento no meio campo e que isso resolvia a coisa.

É, no entanto, preciso ter em consideração que o colectivo tem uma forma de defender em organização defensiva e alterar a mesma pode, muitas vezes, comprometer tudo. Nunca se esqueçam que continuam sempre a ser onze contra onze e que não é por aí que há uma diferença significativa. O Benfica de Jesus deu uma lição, em muitos jogos, de como defender com dois avançados e recuperar a bola rapidamente, originando transições ofensivas importantes.

Se a base dos processos defensivos estiver o 4-4-2, não considero mal jogar em 4-4-1-1 ou 4-2-3-1, desde que a forma de trabalhar sem bola se mantenha, i. é, com o MO a fazer de Lima.

Não sou apologista de se mudar a filosofia de jogo nem os processos de trabalho.
Diz-me uma equipa grande contra quem isso tenha acontecido.

Porco?
O do ano passado?

Almada

Citação de: VodkaBoy em 14 de Julho de 2015, 08:07
Citação de: Edu em 14 de Julho de 2015, 01:31
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 14 de Julho de 2015, 01:22
442 ou 4231....vai depender dos jogos.

a meu ver bem.
Não acho mal mas depende da interpretação. Muito boa gente considera que, sobretudo nos jogos mais difíceis, devíamos meter mais um elemento no meio campo e que isso resolvia a coisa.

É, no entanto, preciso ter em consideração que o colectivo tem uma forma de defender em organização defensiva e alterar a mesma pode, muitas vezes, comprometer tudo. Nunca se esqueçam que continuam sempre a ser onze contra onze e que não é por aí que há uma diferença significativa. O Benfica de Jesus deu uma lição, em muitos jogos, de como defender com dois avançados e recuperar a bola rapidamente, originando transições ofensivas importantes.

Se a base dos processos defensivos estiver o 4-4-2, não considero mal jogar em 4-4-1-1 ou 4-2-3-1, desde que a forma de trabalhar sem bola se mantenha, i. é, com o MO a fazer de Lima.

Não sou apologista de se mudar a filosofia de jogo nem os processos de trabalho.
Diz-me uma equipa grande contra quem isso tenha acontecido.
Revejam a figura que fizemos na Liga dos Campeões....

jpcafe

Citação de: VodkaBoy em 14 de Julho de 2015, 08:07
Citação de: Edu em 14 de Julho de 2015, 01:31
Citação de: 20Nico Gaitan20 em 14 de Julho de 2015, 01:22
442 ou 4231....vai depender dos jogos.

a meu ver bem.
Não acho mal mas depende da interpretação. Muito boa gente considera que, sobretudo nos jogos mais difíceis, devíamos meter mais um elemento no meio campo e que isso resolvia a coisa.

É, no entanto, preciso ter em consideração que o colectivo tem uma forma de defender em organização defensiva e alterar a mesma pode, muitas vezes, comprometer tudo. Nunca se esqueçam que continuam sempre a ser onze contra onze e que não é por aí que há uma diferença significativa. O Benfica de Jesus deu uma lição, em muitos jogos, de como defender com dois avançados e recuperar a bola rapidamente, originando transições ofensivas importantes.

Se a base dos processos defensivos estiver o 4-4-2, não considero mal jogar em 4-4-1-1 ou 4-2-3-1, desde que a forma de trabalhar sem bola se mantenha, i. é, com o MO a fazer de Lima.

Não sou apologista de se mudar a filosofia de jogo nem os processos de trabalho.
Diz-me uma equipa grande contra quem isso tenha acontecido.

Acontecia era ao contrário  :estrelas:
Com o porto e Braga entao..

Roy Kent

O Benfica de JJ deu muito poucas lições a jogar contra equipas de igual ou maior valia em 4-4-2.

joao_manike

O Benfica nem em jogos que ganhou ao porto conseguiu dominar em toda a linha, tivemos sempre de levar com bolas ao ferro e com calafrios. Nunca num jogo contra o porto senti que lhes estávamos a dar um banho de bola. Nunca.

Bola7

Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2015, 11:11
O Benfica nem em jogos que ganhou ao porto conseguiu dominar em toda a linha, tivemos sempre de levar com bolas ao ferro e com calafrios. Nunca num jogo contra o porto senti que lhes estávamos a dar um banho de bola. Nunca.
na final da taça da liga...

zefo

Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2015, 11:11
O Benfica nem em jogos que ganhou ao porto conseguiu dominar em toda a linha, tivemos sempre de levar com bolas ao ferro e com calafrios. Nunca num jogo contra o porto senti que lhes estávamos a dar um banho de bola. Nunca.

O jogo depois da morte do Eusébio, não levaram 4 ou 5 por sorte

Edu

#11302
Se calhar não me fiz entender. O cerne do meu post foi a dar a minha opinião relativamente a uma possível alternância táctica entre jogos.

Presentemente, o sistema táctico já não é algo fixo e vai-se desdobrando consoante as necessidades do colectivo.

Contudo, se os jogadores estão trabalhados para defender em 442, não sou apologista numa alternância constante para, por exemplo, um 433. Não estou a dizer que não é possível, digo é que não sou a favor.

A minha perspectiva é principalmente ao nível da organização defensiva e ocupação de espaços a que o conjunto esteja talhado e mecanizado. A forma de se fechar linhas e de se posicionar.

Porém, uma alternância entre um 442 e um 4231 não compromete os princípios e funções dos jogadores.

Relativamente à táctica do Benfica nestes últimos anos, e embora seja fã do 433 conforme já o disse muitas vezes, tenho para mim a opinião que ensinou a muito boa gente, nos quatro momentos do jogo.

Pelos vistos por aqui não, que são todos experts na matéria mas com as pessoas com quem falo diariamente de futebol e que percebem menos de certeza, também partilham dessa mesma opinião.

Bola7

abaixo o 433...Benfica é sempre 442... :metal:

SLB35

Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2015, 11:11
O Benfica nem em jogos que ganhou ao porto conseguiu dominar em toda a linha, tivemos sempre de levar com bolas ao ferro e com calafrios. Nunca num jogo contra o porto senti que lhes estávamos a dar um banho de bola. Nunca.
quero lá saber de banhos de bola se depois ganho tanto como o lotopegui. Eles que fiquem com os banhos, por mim voltava a dar 2-0 e deixava-os dominar o jogo todo outra vez. Domínio conquistado é diferente de consentido. No Dragão, ate à lesão do Luisao achei sempe que estávamos mais perto do terceiro do que eles do segundo. Ficaram mais de uma hora sem incomodar o julio cesar.  Mas já agora, no clássico após a morte do KING não foram corridos da luz com 4 ou 5 porque o Rodrigo falhou muito, mas houve banhada.

JoaoPedroLopes

4*2*3*1

Silvio   Luisão  Jardel   Eliseu           

         Samaris    Fejsa

Carcela    Nico    Taarabt

        Jonas

Banco

Lisandro
Almeida - tanto dá para substituir um médio como um lateral.
Cristante
Talisca
Guedes
Lima

Chega e sobra para o Tugão.

Patrick_slb

Citação de: zefo em 14 de Julho de 2015, 11:13
Citação de: joao_manike em 14 de Julho de 2015, 11:11
O Benfica nem em jogos que ganhou ao porto conseguiu dominar em toda a linha, tivemos sempre de levar com bolas ao ferro e com calafrios. Nunca num jogo contra o porto senti que lhes estávamos a dar um banho de bola. Nunca.

O jogo depois da morte do Eusébio, não levaram 4 ou 5 por sorte
Nesse jogo o Markovic ia de mota e o Danilo com uma lambreta. Só isto já demonstra a dominação por parte do Benfica.

JackWhite

Pode fazer-se a mesma pergunta ao contrário: excluindo 2010/11, quando é que o FCP foi claramente superior ao Benfica na era Jesus?

Jesualdo ganhou 1 jogo e perdeu 2.
Vitor Pereira ganhou 1 jogo com o golo do Maicon em fora de jogo e outro com o golo do Kelvin aos 92'.
Paulo Fonseca ganhou um jogo a feijões, e uma 1ª mão da Taça, tendo sido eliminado na 2ª.
Lopetegui não ganhou nenhum jogo.

O complexo de inferioridade com o FCP só vive na cabeça de alguns, porque no campo acabou.

Edu

Nesse jogo ou mesmo no que acabamos por perder 3-2 com o golo do Maicon, da forma como todos sabemos..
O Benfica dominava fortemente mas infelizmente não chegou. O Judas teve alguma culpa nas substituições.

JFSLB

Citação de: Edu em 14 de Julho de 2015, 11:28
Nesse jogo ou mesmo no que acabamos por perder 3-2 com o golo do Maicon, da forma como todos sabemos..
O Benfica dominava fortemente mas infelizmente não chegou. O Judas teve alguma culpa nas substituições.

E o Proença também deu uma mãozinha...