Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Livrinhos

Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:44
Citação de: nfgl em 04 de Setembro de 2015, 12:42
Muito sinceramente tenho muitas dúvidas se actualmente podemos considerar que o Mourinho está ao mesmo nível do Guardiola.

O Mourinho, desde que foi eliminado na CL na 1º época do Inter passou a ver o futebol de um modo totalmente diferente.

Actualmente está muito longe. Aliás, o grande rival do Guardiola está com ele na Liga Alemã.  :)

Estás a pensar no Tuchel?

VALEBEM

Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

Fernando Ferreira

Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

E então? Não há vários caminhos para o sucesso?

Desde que surgiu o Guardiola parece que só se pode ganhar com 70% de posse de bola e com a linha defensiva no meio campo adversário. O mundo é bué de cenas, como diria alguém.

Apanhaste a conversa a meio: perguntei que treinadores de topo não eram pouco maleáveis. O Valebem respondeu-me o Mourinho.

Fernando Ferreira

Citação de: Benfica hoje e sempre em 04 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:44
Citação de: nfgl em 04 de Setembro de 2015, 12:42
Muito sinceramente tenho muitas dúvidas se actualmente podemos considerar que o Mourinho está ao mesmo nível do Guardiola.

O Mourinho, desde que foi eliminado na CL na 1º época do Inter passou a ver o futebol de um modo totalmente diferente.

Actualmente está muito longe. Aliás, o grande rival do Guardiola está com ele na Liga Alemã.  :)

Estás a pensar no Tuchel?

Sim.

Livrinhos

Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

Então não era Guardiola e Ancelotti?

Trezeguet

como podes dizer que está sempre certo? ninguém discute que toda a sua estratégia na champions nestes 2 últimos anos esteve errada, mas o que ele provocou no futebol actual é algo inabalável.

Fernando Ferreira

Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

No ZeroZero diz que o Mourinho teve o pior arranque do Chelsea desde a década de 70. Bom almoço.

Johnny|SLB

Guardiola não mudou só a forma do Barcelona jogar. Mudou o futebol.

Os reflexos do trabalho dele estão presentes em imensas equipas por esse mundo fora, desde logo no porto, que tentou 'imitar' aquele estilo desde muito cedo, passando pelo City, Liverpool, Bayern (ainda antes de ele lá chegar), Swansea (na altura do Rodgers), Southampton... Todas estas equipas foram 'beber' ao estilo de jogo do Barça de Guardiola.

O Guardiola vai ficar para sempre na história do futebol. Ponto.

J_PN

Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

E então? Não há vários caminhos para o sucesso?

Desde que surgiu o Guardiola parece que só se pode ganhar com 70% de posse de bola e com a linha defensiva no meio campo adversário. O mundo é bué de cenas, como diria alguém.

Apanhaste a conversa a meio: perguntei que treinadores de topo não eram pouco maleáveis. O Valebem respondeu-me o Mourinho.

Mea culpa, então. Mas não deixa de ser verdade o que disse.

Grizzli

Sim , o guardiola inventou um estilo que ja existia a mais de 40 anos.

Johnny|SLB

Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

O Mourinho pode-te garantir títulos, mas o Guardiola 'criou' uma equipa que dominou o Mundo do Futebol durante anos, coisa que o Mourinho nunca fez e não é por haver falta de investimento nas equipas onde treinou.

zefo

Off topic quando e que a equipa treina

|OnE|

A sério que estamos a falar da CL como factor?
Ele perdeu contra o Real e Barça nas meias finais. Curiosamente ambos campeões europeus.

Não foi contra o Maccabi e o Astana.

Johnny|SLB

Citação de: Grizzli em 04 de Setembro de 2015, 12:59
Sim , o guardiola inventou um estilo que ja existia a mais de 40 anos.

Isso é "só" falso. Mostra-me uma equipa, na história, que jogasse da forma que o Barça joga. Claro que o Guardiola aprendeu e estudou o 'Futebol Total' do Cruyff, mas este Barcelona é um monstro completamente diferente.

Grizzli

Citação de: Johnny|SLB em 04 de Setembro de 2015, 13:01
Citação de: Grizzli em 04 de Setembro de 2015, 12:59
Sim , o guardiola inventou um estilo que ja existia a mais de 40 anos.

Isso é "só" falso. Mostra-me uma equipa, na história, que jogasse da forma que o Barça joga. Claro que o Guardiola aprendeu e estudou o 'Futebol Total' do Cruyff, mas este Barcelona é um monstro completamente diferente.
Ves como sabes..o guardiola nao inventou nada.Tanto que nao inventou que so sabe jogar naquilo e anda a bater a mortos na alemanha.
O guardiola tem meritos mas quando se tem as equipas que ele tem e meio caminho andado.Nem gosto dele nem do mourinho mas queria ver o guardiola a revolucionar o futebol com uma equipa com velhos como fez o mourinho a ganhar a CL no inter