Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

sbremoved_28408

Citação de: Patrick_slb em 05 de Novembro de 2015, 01:10
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 05 de Novembro de 2015, 01:08
Citação de: Edu em 05 de Novembro de 2015, 01:03
O pessoal deve saber criticar ou elogiar de acordo com aquilo que vai vendo e não por embirrações pessoais. Em termos pontuais, o que temos feito na champions, tem que ser valorizado. Tal como no campeonato, o que temos jogado, tem que ser criticado. Simples.
E depois também deve haver espaço para aqueles que criticam mesmo quando se ganha porque entendem que o que estão a ver não tem futuro. Assim como quando se perde se pode elogiar o que de bom foi feito se acreditarmos que o trabalho é bom e trará resultados futuramente.

Em termos de resultados na Champions estamos bem. Cumprimos a nossa obrigação que era fazer 9 pontos nestes 4 primeiros jogos. Nada a apontar por aí.

Dito isto,voltamos a fazer um jogo fraquissimo e se continuarmos assim não vamos ganhar absolutamente nada.
Era a nossa obrigação fazer 9 pontos nos 4 jogos ? Não concordo. O Benfica tinha a obrigação de vencer os dois jogos em casa como fez mas fora se sacasse um ponto na Turquia e perdia em Madrid era normal. Acho que a nossa obrigação era 7 pontos. Por isso estamos muito bem nesta fase de grupos por enquanto.
Quem viu os dois jogos com o Gala percebe facilmente que tínhamos obrigação de fazer 6 pontos. E foi um Benfica fraco,imagine-se o que seria com um Benfica forte.

E ainda fui gozado quando disse que podíamos bem golear o Gala. Ontem só não o fizemos porque eles têm um GR de topo. E repito,fizemos um jogo fraco.

20Nico Gaitan20

o melhor Benfica de RV...foi com Nelsinho e Mitroglou no 11.


depois dos 2 sairem do 11 a equipa modificou muito....Tambem andamos azarados com a porcaria das lesões.

só nos faltava agora era perder o Nico.

sbremoved_28408

Citação de: Edu em 05 de Novembro de 2015, 01:11
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 05 de Novembro de 2015, 01:08
Citação de: Edu em 05 de Novembro de 2015, 01:03
O pessoal deve saber criticar ou elogiar de acordo com aquilo que vai vendo e não por embirrações pessoais. Em termos pontuais, o que temos feito na champions, tem que ser valorizado. Tal como no campeonato, o que temos jogado, tem que ser criticado. Simples.
E depois também deve haver espaço para aqueles que criticam mesmo quando se ganha porque entendem que o que estão a ver não tem futuro. Assim como quando se perde se pode elogiar o que de bom foi feito se acreditarmos que o trabalho é bom e trará resultados futuramente.

Em termos de resultados na Champions estamos bem. Cumprimos a nossa obrigação que era fazer 9 pontos nestes 4 primeiros jogos. Nada a apontar por aí.

Dito isto,voltamos a fazer um jogo fraquissimo e se continuarmos assim não vamos ganhar absolutamente nada.
Claro que sim, isso concordo perfeitamente e tenho sido critico de todos os nossos momentos de jogo, sendo que considero que em organização ofensiva, estivemos melhor neste jogo do que aquilo que temos vindo a fazer.
Contra uma equipa super desorganizada, que dá o espaço que dá,que defende com tantas referências individuais, que joga sem médios defensivos e com laterais adaptados é fácil.

Nunca na vida o Talisca vai ter outro jogo com tanto tempo e espaço para fazer o que quer. Até o Nico, que é internacionalmente reconhecido como o craque da equipa,recebia a bola sem ninguém por perto. Isto não volta a acontecer em mais nenhum jogo esta época.

Mas concordo que ofensivamente já se vê uma ou outra coisa positiva. O pior é na defesa.

JPSilva

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 05 de Novembro de 2015, 01:13
o melhor Benfica de RV...foi com Nelsinho e Mitroglou no 11.


depois dos 2 sairem do 11 a equipa modificou muito....Tambem andamos azarados com a porcaria das lesões.

só nos faltava agora era perder o Nico.

Bate já na madeira.

P∑T∑7

Acho que a equipa joga muito estendida no terreno. Pouco compacta em muitos momentos.


E este lance em cima, nos primeiros 5/7 segundos, veja-se o "bolo" de quatro jogadores que se juntam na transição defensiva e que depois se descompensam, com Eliseu a acompanhar, metros atrás, o opositor.

JPSilva

Citação de: P∑T∑7 em 05 de Novembro de 2015, 01:19
Acho que a equipa joga muito estendida no terreno. Pouco compacta em muitos momentos.


E este lance em cima, nos primeiros 5/7 segundos, veja-se o "bolo" de quatro jogadores que se juntam na transição defensiva e que depois se descompensam, com Eliseu a acompanhar, metros atrás, o opositor.

Tem a ver com as marcações individuais que para mim são coisa completamente retrógrada, a equipa está sempre a ser comida por causa disso.

P∑T∑7

#78381
Fdx, tanto erro no site, raios pá!

10Baggio

Citação de: P∑T∑7 em 05 de Novembro de 2015, 01:22
Fdx, tanto erro no site, raios pá!

E que erro que foi, sobretudo com um treinador muito melhor disponivel...

Edu

O RV procura implementar uma mentalidade de jogo atacante, procura dar espectáculo e ter uma equipa com bola. A filosofia de jogo dele assenta nisto e eu revejo-me, gosto que sejam estes os princípios. O problema é que os jogadores ainda não conseguem ter a qualidade que se pretende e se exige nesta fase. A isto se deve certamente falhas e erros na metodologia de treino.

Eu acredito que o foco dos treinos sejam a organização ofensiva e as transições ofensivas, seguindo a ideia que a equipa que melhor defende é a que detém a bola em seu poder. Se tivermos a bola, os outros não podem atacar, logo reduz-se a probabilidade de nos comprometermos defensivamente.

Por esta razão, o Benfica terá os processos defensivos ainda mais deficitários que os ofensivos. O problema é que mesmo ofensivamente, a forma como nos temos organizado para o ataque, tem demonstrado fragilidades e erros grosseiros. Em segunda e terceira fase, vemos o portador da bola com raras soluções de passe, a equipa com muita largura, colegas distantes e marcados. As movimentações e a dinâmica não têm sido as ideais.

O jogador chave e que desbloqueia, sem bola e sem contar com o talento individual do Nico, é o Jonas. Porque há uma grande diferença quando o brasileiro se perde na marcação dos centrais e quando desce para vir buscar jogo, tabelar e posteriormente aparecer nas costas dos adversários. Mas, uma vez mais, esta situação também tem mais culpa na forma como o técnico pretende que o todo se posicione e procure espaços. Parece-me que não é o Jonas que não tem cumprido, é a largura da equipa que tem comprometido.

Aqui entra Talisca em 3ra fase que, apesar de todos os defeitos tácticos, apesar de ter demonstrado pouca atitude e solidariedade sem bola, tem uma velocidade de execução assinalável, tem um excelente passe e garante verticalidade através do seu jogo, disfarçando muitas vezes o problema que temos tido no meio, um vazio enorme, consequência da largura já anteriormente abordada.

Outro aspecto determinante, apesar de termos uma ideia de jogo atacante, é necessário que saibamos recuperar a bola o mais rapidamente possível, de acordo com este modo de jogar que o técnico pretende. Só assim o adversário não tem a bola.

Aqui se explica o afastamento do Mitroglou, que aparentemente parece ter mais golo que o seu companheiro Jimenez. O mexicano é um autêntico motor, corre muito e já muitos o comparam ao Lima. A questão é que na altura do Lima, pressionávamos em equipa, raramente nunca menos que dois elementos, com os outros estrategicamente posicionados, bem subidos e fechando linhas.

Ter o Jimenez a correr sozinho não é solução, este precisa de apoio. O Lima era muito inteligente a levar o jogo para as zonas que pretendíamos e sabia quando fazer pressão, quando fazer contenção até se chegar o momento certo para posteriormente se pressionar em grupo.

Finalmente, organização defensiva. Se o Guedes é um exemplo, o André Almeida e o Talisca têm sido o oposto e têm sido verdadeiras dores de cabeça para os nossos defesas. Não temos sabido defender no todo, temos estado desorganizados, fechando mal linhas e o meio. O Nico também tem comprometido e o Jonas pouco tem ajudado. Assim fica difícil e os mais expostos são os defesas.

Temos muito a evoluir, não haja dúvidas que o problema não está só na falta de qualidade em uma ou duas posições.

Godescalco

Ao contrário do que tem sido frequentemente apregoado, não nos falta qualidade individual neste plantel (apesar de ser deficitário em algumas posições importantes) para montarmos uma equipa tão ou mais sólida que a que tivemos na época passada.

É preciso é haver know how da parte do técnico (ou do Almirante) para realizar com eficiência esse trabalho. Até agora vimos grande atitude e entrega dos jogadores, mesmo em jogos horríveis como foi o da Luz contra o Sporting. Não tem faltado suarem a camisola em prol do clube e muitos destes jogos temo-los resolvido à custa da raça e do puro talento de jogadores como Gaitán e Jonas. O problema é sobretudo a ausência de um modelo de jogo e de uma organização em campo clara e de equipa grande. Um Benfica a precisar de assumir jogo tem sido colectivamente paupérrimo no processo ofensivo, salvo honrosos fogachos.

iKatz

Vamos ver se com a paragem para as seleçcões para a semana, com o regresso do Nelsinho e do Mitroglou de lesões e com mais 1 semana e tal só a treinar e sem jogos, a equipa consolida o seu jogo.

É importantissimo chegarmos a Janeiro ainda na taça e a disputar a liga de modo a que algumas posições sejam reforçadas, o Salvio regresse e assim ficaremos muito mais fortes para lutar pelo título.

MoreThanRed

Não quero tecer grandes considerações sobre o último jogo, pois não consegui acompanhar a transmissão como deve ser. Daquilo que pude ver, a equipa pareceu continuar muito desorganizada em campo. Contra um Gala que é altamente anárquico em processo defensivo, não nos conseguimos impor. E a defesa continua a parecer cheia de buracos.

Não tenho confiança no futebol que praticamos, parece que cada jogo é uma lotaria, nunca sabemos bem que Benfica esperar...

pinheiro3

#78387
Citação de: Louco_da_Cabeça em 05 de Novembro de 2015, 00:31
Citação de: pinheiro3 em 04 de Novembro de 2015, 23:37


















































http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt/analise-ao-benfica-vs-galatasaray-18031


Como só tive tempo para acabar agora, deixo mais gifs que o normal. :)
Excelente análise mais uma vez!
Se as referências HXH forem para manter, têm de se trabalhar muito as compensações, e o alinhamento do setor defensivo.
Os médios a par têm de mudar rapidamente, continuamos a dar muito espaço entre linhas.
Ofensivamente continuamos a abusar da largura, apesar de se terem visto mais movimentos ofensivos em relação aos jogos anteriores.
A pressão também tem de ser trabalhada para coletivamente para funcionar. Este é um aspeto muito importante a melhorar para nos expormos menos à nossa maior fraqueza, o momento defensivo.
Parabéns e continua com este fantástico trabalho. :clap1: :coolsmiley: :drunk:


Eu acho é que os médios a par são para manter e esta é a nova ideia do Rui Vitória. Acho que o que ele quer é colocar a equipa mais coesa, com os dois jogadores mais juntos, dando depois espaço aos extremos e avançados para abrirem ou terem mais espaço para se movimentarem.
O que eu acho é que acontece o contrário e por mais que uma razão. Primeiro porque a equipa pressiona mal e são muitas vezes batidos, logo se um dos médios é batido, estando eles a par, o outro também fica logo. Depois a defesa tem de estar mais junta aos médios. Estando a defesa mal e sem confiança, já se viu que o que eles fazem é estar mais baixos no terreno, para assim terem mais segurança. Depois com o HxH, os defesas quando não têm a bola, em grande parte dos casos o seu comportamento vai depender sempre das movimentações dos avançados. Se os médios estivessem em 1x2, era muito melhor, mas não me parece que vá ser assim.

E obrigado. :)

The_Riggs

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 05 de Novembro de 2015, 01:13
Citação de: Patrick_slb em 05 de Novembro de 2015, 01:10
Citação de: Benfiquista_de_1ª em 05 de Novembro de 2015, 01:08
Citação de: Edu em 05 de Novembro de 2015, 01:03
O pessoal deve saber criticar ou elogiar de acordo com aquilo que vai vendo e não por embirrações pessoais. Em termos pontuais, o que temos feito na champions, tem que ser valorizado. Tal como no campeonato, o que temos jogado, tem que ser criticado. Simples.
E depois também deve haver espaço para aqueles que criticam mesmo quando se ganha porque entendem que o que estão a ver não tem futuro. Assim como quando se perde se pode elogiar o que de bom foi feito se acreditarmos que o trabalho é bom e trará resultados futuramente.

Em termos de resultados na Champions estamos bem. Cumprimos a nossa obrigação que era fazer 9 pontos nestes 4 primeiros jogos. Nada a apontar por aí.

Dito isto,voltamos a fazer um jogo fraquissimo e se continuarmos assim não vamos ganhar absolutamente nada.
Era a nossa obrigação fazer 9 pontos nos 4 jogos ? Não concordo. O Benfica tinha a obrigação de vencer os dois jogos em casa como fez mas fora se sacasse um ponto na Turquia e perdia em Madrid era normal. Acho que a nossa obrigação era 7 pontos. Por isso estamos muito bem nesta fase de grupos por enquanto.
Quem viu os dois jogos com o Gala percebe facilmente que tínhamos obrigação de fazer 6 pontos. E foi um Benfica fraco,imagine-se o que seria com um Benfica forte.

E ainda fui gozado quando disse que podíamos bem golear o Gala. Ontem só não o fizemos porque eles têm um GR de topo. E repito,fizemos um jogo fraco.

Ou porque não tivemos um ponta de lança de topo.

Com Cardozo tínhamos goleado.

Theroux

#78389
Citação de: Gottschalk em 05 de Novembro de 2015, 01:50
Ao contrário do que tem sido frequentemente apregoado, não nos falta qualidade individual neste plantel (apesar de ser deficitário em algumas posições importantes) para montarmos uma equipa tão ou mais sólida que a que tivemos na época passada.

É preciso é haver know how da parte do técnico (ou do Almirante) para realizar com eficiência esse trabalho. Até agora vimos grande atitude e entrega dos jogadores, mesmo em jogos horríveis como foi o da Luz contra o Sporting. Não tem faltado suarem a camisola em prol do clube e muitos destes jogos temo-los resolvido à custa da raça e do puro talento de jogadores como Gaitán e Jonas. O problema é sobretudo a ausência de um modelo de jogo e de uma organização em campo clara e de equipa grande. Um Benfica a precisar de assumir jogo tem sido colectivamente paupérrimo no processo ofensivo, salvo honrosos fogachos.

Esse mito da falta de qualidade do plantel já foi desconstruído pelo... Rui Vitória.

Uma equipa que faz 9 pontos em 12 (e claramente podia ter sido 12!) na Champions nunca pode ser curta para o Arouca e o Sporting (até dou barato o porto).

De facto os médios são curtos... mas são EXACTAMENTE os mesmos jogadores da época passada (a partir de Dezembro).